0251 – As Três Bênçãos da Primazia

 0251 – As Três Bênçãos da Primazia

Introdução

João 1:30  É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim.

Nosso texto tema desta mensagem é João 1.30, onde vemos que Jesus tem a primazia. Quando reconhecemos a primazia três bênçãos são liberadas sobre nossa vida.

A primazia significa o PRIMEIRO. Hoje, segundo o Espírito Santo, desejo LIBERAR as TRÊS BÊNÇÃOS sobre sua vida, relacionadas ao reconhecimento do PRIMEIRO.

As Coisas Mais Importantes Devem Vir Primeiro

Ouvimos constantemente o ditado: as coisas mais importantes devem vir em primeiro. Você se lembra do professor que ensinava seus alunos sobre esse princípio?

O que Deus estabeleceu como mais importante?

Há mais de 500 versículos na Bíblia relacionados à oração, aproximadamente 500 outros relacionados à fé e mais de 2.000 versículos relacionados a dinheiro e bens. Notoriamente, isso revela o grau de importância do dinheiro em nossa vida. Podemos dizer que o dinheiro aponta para algo muito importante.

Afirmar que o dinheiro envolve as coisas mais importantes da vida, pode soar quase como blasfêmia para alguns. Mas qual a razão de Jesus afirmar: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de aborrecer-se de um e amar ao outro, ou se devotará a um e desprezará ao outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas” (Mateus 6:24). Senão fosse de Jesus essa afirmação, acho que ninguém creria. 

Jesus contou várias parábolas que envolviam valores financeiros. Na parábola dos talentos, achamos que isso envolve dons, mas na verdade era dinheiro.

Segundo a concordância de Strong´s um talento era uma peça de ouro ou prata que equivalia a 6.000 Denários e um denário equivalia a 8,4g de ouro ou prata. Se o grama do ouro está 300,00 reais, então um denário seria R$ 2.520,00 (8,4 x 300). Um servo recebeu 5 talentos, ou seja, 5x6.000x2,520=75.600.000,00 (setenta e cinco milhões e seiscentos mil reais). O servo bom imediatamente foi trabalhar com o dinheiro e dobrou o valor para 10 talentos, ou 151.200.000,00 reais. 

O que você faria se Deus lhe desse 75 milhões para administrar? Você apresentaria tudo o que ganhou para o Senhor ou ficaria com uma parte? Veja o que o Senhor disse, no verso 27:  Cumpria, portanto, que entregasses o meu dinheiro aos banqueiros, e eu, ao voltar, receberia com juros o que é meu. 

Jesus disse dinheiro. O talento era dinheiro.

Essa parábola está no contexto das outras que falam sobre o arrebatamento e a entrada no reino. Jesus estava falando sobre “vigiarmos” porque não sabemos o dia e nem a hora. O texto está em Mateus 25.13,14 – “Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora.  Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens”.

Devemos ser sábios na aplicação do dinheiro deste mundo. Uma pessoa que não utiliza o dinheiro adequadamente não participará do galardão do reino.

Ninguém reinará lá, senão reinar primeiro aqui. Você não reina na vida se não reinar sobre o dinheiro.

O Dinheiro Revela Nossas Prioridades

A forma como lidamos com o dinheiro revela nossas prioridades, nossas lealdades e nossas afeições. E isso está diretamente relacionado com as muitas bênçãos que você desfrutará ou não nesta vida.

O dinheiro não muda você, só aumenta o que você já é. O teste da riqueza nunca será no muito, sempre é na insignificância do pouco.

O servo inútil era o que tinha menos. Por que o Senhor lhe confiou menos? O Senhor distribui conforme a capacidade de cada um, penso que o Senhor sabia que aquele servo não seria fiel. O infiel sempre terá menos.

Todo Primogênito É do Senhor

A primazia está associada ao princípio do primogênito e das primícias. Lemos:

Êxodo 13.2  Consagra-me todo primogênito; todo que abre a madre de sua mãe entre os filhos de Israel, tanto de homens como de animais, é meu.

Neste texto e em outros (são 16 vezes) você descobrirá que o primeiro sempre é de Deus. O Senhor acrescentou para Moisés:

Êxodo 13.12  apartarás para o SENHOR todo que abrir a madre e todo primogênito dos animais que tiveres; os machos serão do SENHOR. 13  Porém todo primogênito da jumenta resgatarás com cordeiro; se o não resgatares, será desnucado; mas todo primogênito do homem entre teus filhos resgatarás.

É vital que você compreenda o princípio sobre o primogênito porque esse princípio desencadeará a bênção sem medida.

O primogênito puro era para o Senhor, enquanto o primogênito impuro deveria ser resgatado.

Esse princípio aponta para Jesus como o primogênito puro oferecido pelo primogênito impuro (que somos nós). Jesus foi sacrificado como cordeiro puro para Deus, a fim de nos resgatar.

Jesus foi literalmente uma oferta de primícias. O primeiro dado para Deus libertou os demais. Você está percebendo ao que se refere às primícias? Quando entrego as primícias para Deus, os demais são resgatados.

Ainda, quanto à garantia de nossa ressurreição, o princípio das primícias, é mencionado nas Escrituras. Jesus é chamado de “as primícias” dos que dormem: 1 Coríntios 15:20  Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem. 

Como Jesus é “as primícias” dadas a Deus, assim serão os demais. Todos ressuscitaremos como Ele. Porque o primeiro aquilo que acontece com o primeiro (as primícias) acontecerá com os demais.

Deus deu Jesus como unigênito para se tornar o primogênito entre muitos irmãos. O primogênito representa os demais. Em Romanos 8.29 Paulo afirma: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. 

O dízimo representa o primeiro para Deus. Jesus foi o dízimo de Deus, as primícias, para que nós fossemos dados para Deus.

O Primogênito do Egito

Você já pensou por que Deus tirou a vida dos primogênitos no Egito? Porque todos os primogênitos do Egito e de Israel pertenciam a Ele. 

Mas os primogênitos de Israel não morreram, por quê? Porque um cordeiro foi sacrificado para resgatá-los. Mas uma vez o princípio do primeiro e das primícias.

Dar as Primícias Exige Fé

Quando um cordeiro primogênito nasce em um rebanho, não é possível saber quantos outros cordeiros aquela ovelha produzirá. Entretanto, Deus não disse: “deixe a sua ovelha gerar nove cordeiros e dê-me o seguinte”. Não, Deus disse: “Dê-Me o Primeiro”. Sempre exigirá fé para dar o primeiro. É por isso que poucos experimentam a bênção do dízimo. Eles esperam para ver se dará para dar o dízimo, depois de pagarem suas contas. 

Quando você acredita no princípio do primeiro para Deus e lhe dá o dízimo, você está dizendo: “Eu Te reconheço em primeiro lugar. Estou colocando a Ti em primeiro lugar em minha vida, e confio que Tu cuidarás do restante das coisas em minha vida”.

As Primícias dos Primeiros Frutos

Não somente o primogênito pertence a Deus, mas as primícias também. Em Êxodo 23.19a - RC, lemos: As primícias, os primeiros frutos da tua terra, trarás à casa do SENHOR, teu Deus.

Note que são as primícias dos PRIMEIROS FRUTOS. Não é a décima parte dos últimos frutos, mas dos PRIMEIROS.

Trarás à Casa do Senhor teu Deus. Ele não diz para entregar a algum ministério da televisão, nem do Youtube, mas à Casa do Senhor que é a Igreja. Apoie quem você desejar com suas ofertas, mas as primícias devem ser trazidas à Casa do Senhor.  

Jericó era a Primícia de Canaã

Jericó foi a primeira cidade a ser conquistada após a entrada de Israel na terra prometida de Canaã.  O Senhor disse ao povo que todo o ouro e prata pertenciam a Ele. Em outras palavras, Deus disse: “a riqueza da primeira cidade é minha, consagrem a mim, e eu lhes darei todas as outras cidades”. Veja Josué 6.18,19.

Infelizmente um homem chamado Acã pegou um pouco para si e foi “amaldiçoado”. 

Josué 6.18  Tão-somente guardai-vos das coisas condenadas, para que, tendo-as vós condenado, não as tomeis; e assim torneis maldito o arraial de Israel e o confundais. 19  Porém toda prata, e ouro, e utensílios de bronze e de ferro são consagrados ao SENHOR; irão para o seu tesouro.

Todo o Israel sofreu uma derrota porque Acã pegou algo que era para Deus.

O dízimo é consagrado ao Senhor. Muitos não prosperam porque não aplicam esse princípio em sua vida.

O Exemplo de Abel

Abel trouxe das primícias do rebanho e foi aceito diante de Deus. Enquanto seu irmão Caim trouxe de uma oferta ao Senhor, ao cabo de dias, ou seja, não foram as primícias. Isto está antes de toda a lei. Eles estavam debaixo da graça do Senhor, mesmo assim, o Senhor queria o primeiro para Ele.

Gn 4.3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. 4  Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta; 5  ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.

Eliminando a Maldição no Dinheiro

Quando entregamos as primícias Deus santifica o restante. O dinheiro é algo conectado à maldição desta terra liberada pelo Senhor quando Adão pecou. A maneira de Deus santificar o dinheiro é através das primícias.

Rm 11.16  E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.

O dinheiro é de origem INIQUA: Lucas 16.11  Se, pois, não vos tornastes fiéis na aplicação das riquezas de origem injusta, quem vos confiará a verdadeira riqueza? 

Tiago 5:2  As vossas riquezas estão corruptas, e as vossas roupagens, comidas de traça.

Você não tem maldição sobre sua vida, mas pode abrir espaço para que ela entre em sua casa. Suponha que você permita que seus filhos assistam toda sorte de filmes indecentes dentro de sua casa. As consequências da maldição atingirão a eles.

Deus escondeu a Riqueza nos Dízimos

Texto

Descrição gerada automaticamente

Dentro da Palavra dízimo está a palavra “rico”. A letra MEM em hebraico que é acrescentada na palavra rico significa muitas águas (oceano) e, a letra MEM corresponde ao número 40 que significa um término de um ciclo de testes e provações. Assim, juntando tudo, podemos interpretar que o dízimo é: “um novo ciclo onde a riqueza se torna como um oceano”.

Jesus confirmou o Dízimo

Mateus 23.23  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e tendes negligenciado os preceitos mais importantes da Lei: a justiça, a misericórdia e a fé; devíeis, porém, fazer estas coisas, sem omitir aquelas!

Os fariseus davam o dízimo com o coração errado. Jesus os corrigiu, mas não omitiu o dízimo.

O Dízimo e a Santa Ceia

Cada vez que você participa da ceia e cada vez que entrega o dízimo você está relembrando Deus a respeito do seu Filho. Depois que Abraão entregou o dízimo a Melquisedeque o rei de Sodoma disse: “Dá-me as pessoas, e os bens ficarão contigo.” Mas Abraão lhe disse: “não vou pegar nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão”.

Essa é a primeira menção de dízimo e riqueza na Bíblia. Aparecem juntos porque estão relacionados.

As Três Bênçãos Liberadas Pelo Reconhecimento da Primazia

  1. As Comportas dos Céus Abertas Malaquias 3 .10: Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.


Gn 7.11 No ano seiscentos da vida de Noé, aos dezessete dias do segundo mês, nesse dia romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as comportas dos céus se abriram, 12  e houve copiosa chuva sobre a terra durante quarenta dias e quarenta noites.


As janelas dos céus são as comportas dos céus que foram abertas no dilúvio, essa é a bênção de inundação do favor de Deus sobre sua família, em um novo ciclo.


Você precisa compreender que Malaquias 3.1,2 fala da 2ª. Vinda de Jesus e não da 1ª vinda. Porque na 2ª. Vinda Ele virá para julgar. Assim, a profecia das comportas dos céus aplica-se também aos nossos dias.


Malaquias 3.1-3 Eis que eu envio o meu mensageiro, que preparará o caminho diante de mim; de repente, virá ao seu templo o Senhor, a quem vós buscais, o Anjo da Aliança, a quem vós desejais; eis que ele vem, diz o SENHOR dos Exércitos. 2  Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda? E quem poderá subsistir quando ele aparecer? Porque ele é como o fogo do ourives e como a potassa dos lavandeiros. 3  Assentar-se-á como derretedor e purificador de prata;...


  1. Sua Casa Será Acumulada de Bens Pv 3.9,10 : Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Contextualize para seus negócios... eles se encherão fartamente. Sua conta corrente, suas vendas, seu estoque, seus serviços, seus contratos, serão transbordarão! Em Deuteronômio 28:8, lemos:  O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em tudo o que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus.


  1. Deus Destruirá Seus Limites


Gn 14.19  abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20  e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo.


Adversários é a palavra tsar  significa: aflição, angústia, opressores, tribulação, dificuldade, estar em aperto. Deus está dizendo que vai lhe dar caminhos espaçosos. Ele confirmou isso pelo profeta: Isaías 30:23  Então, o Senhor te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como também pão como produto da terra, o qual será farto e nutritivo; naquele dia, o teu gado pastará em lugares espaçosos <tsar>.


Deus vai romper com os limites à sua frente: Deuteronômio 12:20  Quando o SENHOR, teu Deus, alargar < tsar > o teu território...


Conclusão

Toda essa mensagem é para fazê-lo crer e se alegrar com a contribuição do dízimo na Casa do Senhor. Oro para que o Espírito de Sabedoria e Revelação ilumine os olhos de seu coração e você participe da bênção da primazia. Reconhecendo a Jesus Cristo como SENHOR e aquele que deseja te prosperar em tudo.


Perguntas para o Compartilhamento

  1. Você reconhece o princípio da Primazia como algo real para sua prosperidade? Compartilhe alguma experiência;

  2. Vamos orar pela revelação do Espírito e para que as 3 bênçãos das primícias, do primogênito e da primazia estabeleçam um NOVO CICLO em sua história financeira.

Comentários