0267 – O Mover do Espírito Começa em sua casa

 


0267 – O Mover do Espírito Começa em sua casa

Imagem gráfica de pessoas em pé

Descrição gerada automaticamente com confiança média

Introdução

Em 2 Samuel 6 temos a descrição de como Davi resolveu trazer a Arca da Aliança para Jerusalém, sua casa. A Arca simboliza a presença de Deus no meio do seu povo, então, o que temos nessa passagem é um relato do mover de Deus.
A vontade de Deus é habitar no meio do seu povo, ser seu conteúdo e satisfação. Mas, em meio a esse mover, nossa atitude determina se desfrutaremos da benção de Deus ou não. Nesse relato, temos pelo menos quatro personagens com atitudes distintas: Uzá, Obede-Edom, Mical e Davi. Cada um deles tocou no mover de Deus de uma forma.

1. Uzá (Força)
Você não pensa que a disposição de Uzá de amparar a Arca para que ela não caísse foi uma atitude louvável? Por que, então, Deus se irou contra ele? (2Sm 6.6-7).

a) Cuidado com a familiaridade 

Uzá era filho de Abinadabe, cuja casa havia abrigado a Arca por 20 anos. Uzá certamente tinha crescido na presença da Arca, pois ela era um dos muitos móveis de sua casa. Porém, essa familiaridade foi fatal, pois ele já não via a Arca como algo sagrado, mas como uma peça de mobília. 


Em Marcos 6.3-5 o próprio Senhor Jesus não foi reconhecido por causa da familiaridade:  Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra, entre os seus parentes e na sua casa.  Não pôde fazer ali nenhum milagre, senão curar uns poucos enfermos, impondo-lhes as mãos.


Considere os seguintes fatos sobre a familiaridade:


  1. A familiaridade tem bloqueado a unção para milagres na família; 

  2. Na maioria das vezes as esposas têm dificuldade de reconhecer a unção sobre seus maridos por causa da familiaridade, limitando os milagres em sua casa. Elas não se submetem à unção de sua liderança, trazendo prejuízo para todo o lar;

  3. Os pais que, sempre, veem seus filhos como “crianças” e não como ungidos do Senhor, podem desonrar a unção;

  4. Deus depositou seu tesouro em vasos de barro. É seu dever reconhecer o tesouro;

  5. Ande com pessoas que valorizam a sua unção, mesmo reconhecendo suas fraquezas;

  6. Não permita que a amizade se transforme em familiaridade;

  7. A maioria das pessoas que andam com você são as que limitam sua unção, porque elas o veem como veem a si mesmas;

  8. Se você não acredita na unção de um homem de Deus, simplesmente cale sua boca, não critique e gentilmente procure outro líder.


b) Não tente segurar aquilo que precisa cair

Davi estava usando carros de boi para carregar a Arca, o que era algo contrário ao ensino da lei. Tudo o que está fora do padrão de Deus precisa ser demolido. Apenas os levitas podiam levar a Arca e, mesmo assim, sustentada por varais sobre os ombros (Ex 25.13-15). Antes de edificar, Deus primeiro precisa demolir. 


Em Hebreus 9:8 lemos: Querendo com isto dar a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do Santo Lugar não se manifestou, enquanto o primeiro tabernáculo continua erguido. Para vir o novo, o antigo, o velho tinha que ser demolido!


Deus deseja liberar espaço para novas colheitas. Em Levítico 26:10 está escrito: As colheitas serão tão grandes, que vocês precisarão jogar fora o trigo velho para terem lugar onde guardar o novo. Você tem que permitir o “abalo”, “remoção” de velharias, de entulhos que estão em sua vida. O velho tem que passar para que o novo ocupe seu lugar.


  1. Deus precisa abrir espaço para as coisas novas que estão chegando, precisamos arrumar a casa, retirar as coisas velhas de nossos pensamentos e andar em novidade de vida;

  2. Precisamos ser flexíveis para o VINHO NOVO; 

  3. Precisamos estar atentos para o MUDANÇA DO VENTO;

  4. Precisamos estar alertas para a VOZ DO NOIVO.


Riquezas e glória virão depois dos “abalos” do Espírito removendo os entulhos de nosso coração.


Ag. 2.6-9  Pois assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, dentro em pouco, farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações, e as coisas preciosas de todas as nações virão, e encherei de glória esta casa, diz o SENHOR dos Exércitos. Minha é a prata, meu é o ouro, diz o SENHOR dos Exércitos.  A glória desta última casa será maior do que a da primeira,


Sem os “abalos” não teremos espaço para o que é maior e melhor. Você precisa se desvencilhar dos velhos comportamentos do coração para receber o novo mover do Espírito.


Considere a voz do Espírito:


Hb 12:26-28 26  aquele, cuja voz abalou, então, a terra; agora, porém, ele promete, dizendo: Ainda uma vez por todas, farei abalar não só a terra, mas também o céu. 27  Ora, esta palavra: Ainda uma vez por todas significa a remoção dessas coisas abaladas, como tinham sido feitas, para que as coisas que não são abaladas permaneçam. 28  Por isso, recebendo nós um reino inabalável, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus de modo agradável, com reverência e santo temor.


Quem permite que as coisas velhas sejam abaladas abre espaço para as coisas permanentes.

Servir a Deus tem que ser de modo agradável, reverenciando tudo o que se refere ao Senhor.




2. Obede-Edom

Obede significa servo.

Deus não procura voluntários, mas servos para realizar toda a Sua vontade. Cristianismo não é um clube de voluntários para alguma obra social, mas um reino de filhos servos. 


O servo obedece. Obede-Edom recebeu a Arca em sua casa e, por causa disso, ele, sua família e tudo o que possuía receberam a benção de Deus. A bênção está no propósito de Deus para você.


A primeira coisa que precisamos entender é que as coisas de Deus nunca são neutras. Por que a Arca foi maldição para Davi e seus soldados e, no entanto, foi benção para Obede-Edom? O que determina se algo de Deus será benção ou maldição é a nossa atitude de obediência e fé.


Certamente, toda a rotina da família de Obede-Edom teve que ser alterada. A Arca agora estava em sua casa. Em primeiro lugar, Obede-Edom recebeu a Arca como quem recebe o próprio Senhor. Jesus disse que “quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta, quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo” (Mt 10.41). Não se diz que Abinadabe foi abençoado por receber a Arca, mas Obede-Edom recebeu benção. A diferença certamente foi a forma como cada um recebeu a Arca do Senhor.

Obedecer ao Senhor às vezes envolve algum risco. Sempre há muitas desculpas para não servir a Deus. Uns poderiam dizer que tinham filhos pequenos que poderiam tocar na Arca inadvertidamente, outros talvez dissessem que eram sonâmbulos e poderiam tocar na Arca dormindo. Obede-Edom, porém, não se importou com as dificuldades e cuidados que deveria ter, mas obedeceu à ordem do rei Davi.


3. Mical

a) Cuidado quando a forma é mais importante que o conteúdo

Mical estava interessada em se apresentar diante do povo, mas Davi queria se apresentar diante de Deus. Mical aponta para aqueles que dizem: “Não precisamos disso tudo para adorar a Deus”. Ela amava o rei, não o marido; amava a glória, não a humildade; amava o senhor, mas não o servo. Mical simboliza quem ou aquilo que reprime e intimida sua adoração.


b) Não podemos receber o que não honramos

Mical desprezou Davi e não o honrou diante do povo. A unção que honramos é a unção a que servimos. Mical poderia ter ido com Davi à casa de Obede-Edom para buscar a Arca, poderia ter pegado um pandeiro e celebrado. Mas ela não queria servir.

A unção que honramos, nós abençoamos. Davi queria abençoar Mical, mas não foi possível. Você não tem o que você não abençoa. Portanto, você não terá daquilo que você despreza e critica!

A natureza orgulhosa gosta de criticar e desprezar o dom que há nos outros. E enquanto vivermos assim, perderemos muito, pois nos tornamos incapazes de receber o que o outro pode acrescentar à nossa vida. A desonra é fruto do orgulho. Toda pessoa que desonra, no fundo, se acha melhor, mais importante e tenta desqualificar os outros.


4. Davi

A Palavra de Deus diz que o Senhor restaurará o Tabernáculo de Davi (At 15.16; Am 9.11). Mas, por que Deus deseja reconstruir o tabernáculo de Davi? Por que ele não diz que vai restaurar o tabernáculo de Moisés? Afinal, foi o primeiro lugar sagrado construído por homens. Ou, por que Deus não quer reconstruir o templo de Salomão com toda a sua glória e esplendor? Em vez disso, temos a promessa de que o tabernáculo de Davi será restaurado.

O tabernáculo de Davi era um símbolo da Igreja no Velho Testamento. Ele foi fruto de paixão e profundo desejo pela presença de Deus. O fato é que Deus procura paixão e não palácios.

Davi não estava atrás do ouro da arca ou da vitória sobre seus inimigos. Ele estava buscando a chama da glória de Deus que se apresentava sobre a arca.


Davi errou em sua primeira tentativa. A arca pesava 132Kg aproximadamente, era mais rápido e fácil transportá-la sobre um carro de bois, todavia, não é o mais fácil que garante a glória, somente o método de Deus pode liberar a bênção de Deus. Sirva a Deus obedecendo seus princípios.

Quando Davi seguiu o método de Deus, os levitas FORAM AJUDADOS pelo Senhor:

1Cr 15.25,26  Foram Davi, e os anciãos de Israel, e os capitães de milhares, para fazerem subir, com alegria, a arca da Aliança do SENHOR, da casa de Obede-Edom. 26  Tendo Deus ajudado os levitas que levavam a arca da Aliança do SENHOR, ofereceram em sacrifício sete novilhos e sete carneiros.

Construa um trono para sustentar a glória de Deus em sua vida diária. Somente o louvor sustenta a glória.
Davi fez duas coisas: construiu um tabernáculo sem véu para abrigar a presença de Deus e, depois, construiu um trono de louvor e adoração contínua ao Senhor.

O caminho do Trono da Graça foi aberto pelo sangue de Jesus. No caminho de aproximadamente 20 km, eles sacrificavam a cada seis passos. Aproximadamente 3.300 sacrifícios foram feitos! Quando você exalta o sangue, você lembra a Deus de Sua Aliança e todas as riquezas se manifestarão sobre sua casa.

A glória é para aqueles que cultivam uma sede insaciável por Deus. Davi clamou: “Como trarei a mim a Arca do Senhor!”  Não permita que a religiosidade tome conta da sua vida. Jesus disse: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos. (Mt 5:6). Você encontrará a felicidade na manifestação da Presença de Deus.

Perguntas para compartilhamento

  1. O Espírito Santo falou algo com você através dessa Palavra? O que você precisa aplicar em sua vida?

  2. O Mover de Deus começa em sua casa. O que você precisa mudar para que esse mover se torne mais real em sua casa?

  3. Existem coisas velhas em sua vida que precisam ser removidas? Você pode compartilhar conosco? 

Comentários