0277 - "Quando sou fraco, então, é que sou forte".

 0277 - Quando sou fraco, então, é que sou forte.

Introdução

O apóstolo Paulo deixou um legado de vida profunda e experiências com Deus. Na segunda carta aos Coríntios ele declara: “quando sou fraco, então, é que sou forte”. Tal declaração é um paradoxo do Reino dos céus e, nos ensina como obter a graça e poder de Cristo.

  1. Deus Não Permitirá o Orgulho em Sua Vida

2Co 12.7  E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.

Paulo recebeu um mensageiro de Satanás que o esmurrava. Não era Satanás, mas um enviado dele. Parece que as tremendas revelações de Paulo despertavam o seu orgulho. Ele mesmo escreveu aos Coríntios: “O saber ensoberbece, mas o amor edifica” (1Co 8.1b). A ignorância sempre mata e o orgulho do conhecimento também! Tudo o que não provém do amor, provém do orgulho. Mesmo que eu tenha todo o conhecimento das ciências e mistérios, se não tiver amor, nada serei. 

Todos temos áreas de fraquezas. A sua fraqueza deve conduzi-lo para Deus. Você tem que orar até que encontre a graça do Senhor. 

  Antes, ele dá maior graça; pelo que diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes. Deus dá maior graça, mais favor, mais bênçãos aos que são humildes de coração. A graça escoa como a água para as partes mais baixas. 

O orgulho significa exaltação e a humildade significa rebaixamento. 

A humildade tem suas raízes no coração de Cristo, Ele disse: “sou manso e humilde de coração”. Jesus sempre nos ensina a humildade.

Jesus rejeitou toda a expressão do orgulho em sua carne:

1. Orgulho de Nascimento e Classe, disseram dele: “- Pode algo bom vir de Nazaré”?

2. Orgulho da Aparência Pessoal - “Ele não tinha beleza nem formosura” – Is 53:2 

3. Orgulho da Reputação - “Eis um homem glutão e bebedor, amigo de pecadores” – Mt 11:19 

4. Orgulho da Independência - “Algumas mulheres... e outros que O serviam com suas posses” – Lc 8:3b 

5. Orgulho da Cultura - “Como este homem conhece letras, nunca tendo aprendido” – Jo 7:15 

6. Orgulho da Superioridade - “Eu sou entre vós como aquele que serve” – Lc 22:27 

7. Orgulho do Sucesso - “... e os Seus não O receberam” – Jo 1:11 

8. Orgulho da Habilidade - “Eu de mim mesmo nada posso fazer” – Jo 5:30 

9. Orgulho da Vontade Própria - “Não a minha vontade, mas a dAquele que me enviou” – Jo 5:30b 

10. Orgulho do Intelecto - “Como meu Pai tem me ensinado, eu falo estas coisas” – Jo 8:28 

11. Orgulho do Ressentimento - “Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” – Lc 23:34 

12. Orgulho da Santidade - “Este homem recebe pecadores e come com eles” – Lc 15:26 


Deus pode lhe dar instruções para abater seu orgulho. Ele fez isso com Naamã um herói de guerra da nação Síria. 

O orgulho tem uma voz...

Normalmente ouvimos a sutiliza do orgulho camuflada em expressões tais como:

“- Fui eu que alcancei com a minha força e habilidade, por isso mereço a recompensa e a glória”.

“- Eu exijo que os outros sejam sempre perfeitos comigo”.

“- Eu sou uma pessoa tão boa, não mereço passar por isso. Eu mereço coisa melhor”.

“- Todos são errados... ninguém tem autoridade para me confrontar”.

“ - Ninguém está qualificado para me liderar”. 

“ – Eu exijo que seja feita a justiça sobre quem erra comigo”.

“ Como ele pode ter e eu não? Isso é injustiça”.

“ - Nunca pensei que seria capaz de fazer isso!”. (Revela confiança na carne).

“ – Eu não tolero esses erros, eu não faço isso”. 

  1.  Reconheça Suas Fraquezas 

2Co 12.8    Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.

O espinho expõe sua fraqueza. Sem ele, você não perceberia o quão fraco você é. Deus não removeu o espinho de Paulo, antes lhe deu graça para superá-lo. Não podemos remover o espinho, apenas confiar na graça.

Reconheça fraquezas, pecados e pesos que são verdadeiros “espinhos” em sua carne e confesse-os para Deus.

Confessar sua fraqueza para Deus atrairá a graça e o poder de Cristo. Não confessar manterá o espinho em sua carne.

A oração é o reconhecimento de sua necessidade. Você revela sua dependência de Deus, quando ora

Ore até obter o poder de Cristo. Paulo orou três vezes até obter a resposta, três significa algo completo na Bíblia. 

  1. Confie Que a Graça é Suficiente

2Co 12.9    Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.


Existe poder disponível para você. Tal poder é atraído pela graça de Deus.

Quando você recebe a graça, você permite a operação do poder de Cristo sobre suas fraquezas.

  1. Alegre-se no Senhor

2Co 12.10  Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

Paulo não praticava ascetismo (aqueles que têm prazer no sofrimento). Paulo tinha prazer em obter O PODER DA GRAÇA. Paulo alista cinco áreas que podem ser definidas como “espinho na carne”:

  1. As fraquezas são debilidades em qualquer área, como saúde, finanças, relacionamentos;

  2. As injúrias são calúnias a seu respeito; 

  3. As necessidades são situações extremamente difíceis, são as tribulações;

  4. As perseguições;

  5. As angústias referem-se às aflições da alma.

Todos enfrentaremos dificuldades neste mundo. Quanto maior for sua fraqueza, mas graça você receberá. O tamanho de seus problemas são o tamanho de sua recompensa.

Conclusão

Mantenha seu coração humilde.

Reconheça as áreas de sua fraqueza.

Ore a Deus até encontrar o poder da graça.

Alegre-se pela Palavra do Senhor que é fiel. E, sempre declare: quando sou fraco, então é que sou forte.


Comentários