0279 – Espírito de Sabedoria e Revelação

 0279 – Espírito de Sabedoria e Revelação

Introdução

Nesta mensagem desejo despertar em você a necessidade de obter o Espírito de Sabedoria e Revelação. É através dele que as riquezas de Cristo disponíveis na Sua graça são concedidas.

Nossa maior necessidade é obter o “Espírito de Sabedoria e Revelação”. Muitos pensam que precisamos orar por coisas, a fim de sermos abençoados. Mas a grande verdade é que tudo já foi realizado por Jesus. Todas as bênçãos estão disponíveis nEle. O que mais precisamos é “ver” pelo Espírito de Sabedoria e Revelação”. 

O plano de Deus foi concluído em Cristo Jesus. Não existe nada que Deus tenha que fazer, porque em Cristo, toda a obra já foi consumada. O que precisamos é “ver” pelo Espírito que tudo está disponível para nós. Não precisamos conquistar, mas receber pela fé. Recebemos pela fé quando temos o espírito de sabedoria e revelação.

A vida eterna é conhecer a Deus na face de Jesus. Não é um conhecimento pela razão e nem pelas emoções. Infelizmente muitos filhos de Deus vivem na base das emoções. Se estão alegres e contentes então definem que está tudo bem, mas quando problemas acontecem, perdem a esperança, falam negativamente e não conseguem enxergar além das circunstâncias. Não podemos conhecer a Deus pelas emoções e, nem mesmo pela razão, somente pelo Espírito de Sabedoria e Revelação.

Quando conhecermos a Deus por revelação, nada abalará nossa fé. Ela é fundamentada não em argumentos, mas numa experiência. 

Uma Oração por Revelação

Em Efésios 1.15 encontramos uma oração modelo para obter a revelação do Senhor. Revelação não é ver o que ninguém viu, não é algo inédito, mas é “ver com os olhos de Deus”. 

Existem três coisas sobre as quais Deus deseja que você obtenha revelação. Vamos ao texto:

Por isso, também eu, tendo ouvido da fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, 16  não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, 17  para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, 18  iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos 19  e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 20  o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21  acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. 22  E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23  a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

1ª.) CONHECER A PLENITUDE DE CRISTO JESUS

O que é a vida eterna para você? Uma vida sem fim? 

A vida eterna é conhecer a Deus através de Jesus. Em Jesus habita corporalmente toda a divindade. Deus é revelado na face de Cristo. O cristianismo é a vida de Cristo em nós e não conhecimento a respeito do que é certo ou errado. O cristianismo não se baseia no cumprimento e obediência de regras, mas no relacionamento entre pessoas: você e Jesus.

Em Atos 17 encontramos o apóstolo Paulo na cidade filosófica de Atenas e, seu espírito se revoltava em face da idolatria presente na cidade. Paulo vê um altar erigido ao “Deus desconhecido” e começa a discursar com os filósofos. Na mente dos atenienses daquele tempo, Deus era considerado um Ser que não se podia conhecer, eles não conseguiam conhecê-lo pela investigação mental. Por outro lado, os irmãos de Éfeso eram nascidos de novo e, portanto, tinham a vida eterna e conheciam a Deus, mesmo assim, Paulo escreve que precisavam da PLENITUDE do conhecimento de Cristo. Nós também precisamos da plenitude do conhecimento de Cristo. É em tal plenitude do conhecimento  de Cristo que o favor e paz são multiplicados: “Graça e paz vos sejam multiplicadas, no pleno conhecimento de Deus e de Jesus, nosso Senhor” (2Pe 1.2). 

Precisamos pedir pelo Espírito de Sabedoria e Revelação no pleno conhecimento de Cristo. Jesus é tudo. Todas as respostas estão em Cristo e sem Ele nada existiria. Somente nEle encontraremos plena satisfação.

Precisamos tirar o véu da lei que nos impede de enxergar a face de Cristo. 

2ª.) CONHECER O CHAMAMENTO E A HERANÇA DE DEUS

...iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos.

Deus não somente quer que O conheçamos, mas que conheçamos também qual é o Seu chamamento e Sua herança nos santos.

Observe que o chamamento é de Deus, não nosso. Isso fala do plano eterno de Deus para cada um de nós. Não definimos o nosso chamado, nós o descobrimos pela revelação do Espírito. Nos versos 4 e 5 de Efésios capítulo 1 Paulo diz: Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis perante ele e, em amor nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, segundo o beneplácito de sua vontade”.

Você precisa de revelação para saber que foi eleito por Deus, para realizar uma obra eterna. É a obra destinada a você. Você faz parte do plano de Deus. Você precisa saber disso. Você precisa se dispor a fazer a vontade de Deus. Você precisa de luz para enxergar isso. Que maravilhoso chamamento! Estamos no mundo, mas não somos deste mundo. Ser santo é saber que você é de outro mundo. 

Somos irrepreensíveis diante de Deus porque Cristo se nos tornou em Justiça. Estamos diante de Deus como Ele está, irrepreensíveis no espírito. É por isso que João disse: “...pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo” (1João 4.17b). O que Jesus é? Você é. Pense por um pouco. Ele é filho amado? Ele é santo? Ele é justo? Ele é favorecido? Como Ele é, nós somos neste mundo. Que Deus ilumine nosso coração. Tais realidades não podem ser compreendidas com a razão e nem com a inteligência, apenas obtendo o espírito de sabedoria e revelação.

Agora, consideremos a HERANÇA DE DEUS NOS SANTOS.

O significado aqui não é que Deus está dando herança aos santos, mas que os santos são a herança de Deus! Ó que maravilha! Você é o que interessa a Deus. 

Tal herança para Deus expressa a riqueza de Sua glória. Quais são elas? 

Vejamos o verso 5 e o 11 de Efésios 1:

5  Nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o beneplácito de sua vontade, [...] 11  nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade,

Em ambos os versículos a palavra “predestinados” é mencionada, assim a herança predestinada por Deus é nos TER COMO FILHOS. Deus quer filhos! 

Muitos não imaginam quão profunda é a revelação de ser filho de Deus. Somente com os OLHOS DO CORAÇÃO ILUMINADOS poderemos ver as riquezas da glória da herança de Deus nos santos. Precisamos pedir por luz, como Davi no Salmos 36:9 - Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz.

Você é a herança de Deus. Você existe para glorificá-lo, para expressá-lo ao mundo. O Salmista disse: Herança do SENHOR são os filhos [...] (Salmos 127:3).

Deus quer que você O conheça, bem como Seu Propósito Eterno. Tal conhecimento requer VISÃO. Sem visão, tudo o que vemos é incompleto e temporário. Precisamos de luz para ver. Quão frequentemente é pequena e limitada nossa visão. Por exemplo, ficamos contentes quando nosso pequeno trabalho prospera e, nos entristecemos quando isso não ocorre. Nossa visão é como de uma criancinha que ao pegar 10 reais, se sente o máximo! Não vemos o todo nem o eterno. Deus vê de ETERNIDADE a ETERNIDADE.  Deus deseja que saiamos deste estado de pequenez e vejamos e conheçamos pela experiência qual é a esperança do Seu chamamento e quais são as riquezas da glória da Sua herança nos santos. Não podemos ficar aprisionados aos pequenos ganhos aqui ou às pequenas perdas ali do nosso passado. Deus que nos expandir a visão.

Se você genuinamente viu Seu chamamento e Sua herança, Seu propósito e Seu plano, então qualquer que seja a obra que você sustente – quer grande quer pequena – ela será unida espontaneamente ao plano de Deus. Quando uma obra não está ligada ao Seu plano, ela não pode ser vista como obra de Deus.Não existe obra desprezível quando ela está conectada ao Plano Eterno de Deus, ela sempre será uma obra grande e eterna! 

Quando nós somos centralizados somente em nossos problemas pessoais, perdemos o propósito Eterno. Quando tudo na vida gira em torno de nós mesmos, nossos problemas resolvidos, nosso corpo curado, nossa provisão satisfeita, somos limitados pela visão. O propósito de Deus não é meramente nos dar vitória pessoal ou santidade pessoal, pois Seu objetivo não pode ser tão limitado. Ele quer que nós vejamos que, de eternidade a eternidade, Ele tem Sua obra para realizar, e cada filho redimido tem uma parte em Seu plano. 

3ª.) CONHECER A SUPREMA GRANDEZA DO SEU PODER


E qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder;

Deus deseja que você conheça o poder mais poderoso dEle!

Não se trata de obtermos poder, mas de vermos o poder que está em nós pelo Espírito Santo. Sermos fortes ou fracos depende, na verdade, do fato de vermos mais ou vermos menos. 

O que Deus poderia nos dar já está em nós, o que Deus poderia fazer, já foi feito. Precisamos pedir pelo espírito de sabedoria e revelação, para exercermos o poder de Deus.

Quão exatamente é a suprema grandeza do Seu Poder? 

19  segundo a eficácia da força do seu poder; 20 o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, 21  acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. 22  E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, 23  a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

Note que “segundo” a eficácia da força do Poder de Deus que exerceu em Cristo é também o poder que trabalha na igreja. Seja qual for o tamanho desse poder, a igreja o tem. 

Você já viu esse poder? 

O poder que atua em nós é o poder da ressurreição. Ele está muito acima em força do que qualquer poder do inferno e seres espirituais da maldade. O poder da ressurreição pode entrar na morte e não ser afetado por ela. Esse poder de vida está operando em nós. Ele pode vivificar nosso corpo mortal. Ele pode vencer qualquer morte. Um dia enfrentaremos a morte, mas não ficaremos nela, o poder de ressurreição nos dará um novo corpo, igual ao de Cristo Jesus. Aleluia! 

Não há tentação e nem pecado que não podemos vencer, porque o poder da vida opera em nós. Podemos vencer qualquer estado depressivo e de angústia em nossa alma. 

A igreja é a plenitude de Cristo e a expressão do Seu Poder Supremo está nela. O Senhor enche tudo em todas as coisas. Não há escassez em Cristo, nEle tudo é abundante. Todo o vazio é preenchido.

A igreja é a unidade para a manifestação do extraordinário de Deus e não o indivíduo. Membros isolados são inúteis. O poder preenche a tudo e todos. Precisamos de revelação do Corpo de Cristo. Precisamos ver que a Igreja manifesta a plenitude de Cristo. 

Amém.




Comentários