0296 - Vivendo as Oportunidades de Deus

 

0296 - Vivendo as Oportunidades de Deus



Introdução

Você deve orar para ser bem-sucedido em tudo o que faz. Deve orar pelas pequenas coisas e pelas grandes coisas. Deus não separa o espiritual do natural, tudo importa. À medida que você ora por tudo, você tem o benefício de desenvolver a percepção da consciência de Deus, o que lhe fará bem-sucedido em tudo.

Pv 3.5  Confia no SENHOR de todo o teu coração e não te estribes no teu próprio entendimento. 6  Reconhece-o [perceba-o] em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Vou utilizar a palavra “perceber” em vez de reconhecer. Adão e Eva “perceberam que estavam nus”, após comerem do fruto. Significa que eles viram a realidade de sua nudez. Assim, quando vemos Deus na realidade de nossa situação, Ele endireitará nossas veredas.

Uma maneira bem prática de percebermos a Deus é chamando-o através da oração. Quando invocamos o Nome de Deus, Jesus, inserimos Ele na situação. No Salmos 130, o salmista diz: “Das profundezas clamo (chamo) a Ti SENHOR...”. Esse chamar é invocar o Nome.

A oração não pode ser formal e inconstante, ela é um estilo de vida de relacionamento com Deus. É conversar com o Pai. A oração tem que sair da formalidade para a intimidade.

Orar é reconhecer a Deus como Pai. Por mais famoso que seja o seu pai para as outras pessoas, para você ele é íntimo, próximo.

O SENHOR disse por meio de Isaías 45.2,3Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR [...].

Aleluia! Que promessa maravilhosa! Perceba-o e Ele irá à frente preparando seu êxito.

 

Quando você ora, você se posiciona para vivenciar as oportunidades de sucesso

Em Gênesis 24 encontramos Abraão enviando seu servo para a casa de seu irmão Naor na Mesopotâmia, a fim de buscar uma esposa dentre sua família para seu filho Isaque. Depois de uma viagem 1.400Km, ele chega ao entardecer e para diante de um poço onde centenas de moças saiam para pegar água, então ele orou: NVI v.12 - “Então orou: "SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito ['qarah' )] e seja bondoso com o meu senhor Abraão”.

“Bom Êxito” vem da palavra “Qarah” que carrega o sentido de acontecimentos corretos.

Vamos ao texto, a partir do verso 10

10 O servo partiu, com dez camelos do seu senhor, levando também do que o seu senhor tinha de melhor. Partiu para a Mesopotâmia, em direção à cidade onde Naor tinha morado.

11 Ao cair da tarde, quando as mulheres costumam sair para buscar água, ele fez os camelos se ajoelharem junto ao poço que ficava fora da cidade.

12 Então orou: "SENHOR, Deus do meu senhor Abraão, dá-me neste dia bom êxito ['qarah' )]  e seja bondoso com o meu senhor Abraão.

13 Como vês, estou aqui ao lado desta fonte, e as jovens do povo desta cidade estão vindo para tirar água.

14 Concede que a jovem a quem eu disser: ‘Por favor, incline o seu cântaro e dê-me de beber’, e ela me responder: ‘Bebe; também darei água aos teus camelos’, seja essa a que escolheste para teu servo Isaque. Saberei assim que foste bondoso com o meu senhor".

15 Antes que ele terminasse de orar, surgiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo no ombro o seu cântaro.

16 A jovem era muito bonita e virgem; nenhum homem tivera relações com ela. Rebeca desceu à fonte, encheu seu cântaro e voltou.

17 O servo apressou-se ao encontro dela e disse: "Por favor, dê-me um pouco de água do seu cântaro".

18 "Beba, meu senhor", disse ela, e tirou rapidamente dos ombros o cântaro e o serviu.

19 Depois que lhe deu de beber, disse: "Tirarei água também para os seus camelos até saciá-los".

20 Assim ela esvaziou depressa seu cântaro no bebedouro e correu de volta ao poço para tirar mais água para todos os camelos.

21 Sem dizer nada, o homem a observava atentamente para saber se o Senhor tinha ou não coroado de êxito [tsalach] a sua missão.

22 Quando os camelos acabaram de beber, o homem deu à jovem um pendente de ouro de seis gramas e duas pulseiras de ouro de cento e vinte gramas,

23 e perguntou: "De quem você é filha? Diga-me, por favor, se há lugar na casa de seu pai para eu e meus companheiros passarmos a noite".

24 "Sou filha de Betuel, o filho que Milca deu a Naor", respondeu ela;

25 e acrescentou: "Temos bastante palha e forragem, e também temos lugar para vocês passarem a noite".

26 Então o homem curvou-se em adoração ao Senhor,

27 dizendo: "Bendito seja o Senhor, o Deus do meu senhor Abraão, que não retirou sua bondade e sua fidelidade do meu senhor. Quanto a mim, o Senhor me conduziu na jornada até a casa dos parentes do meu senhor".

 

Você sabe quantos litros de água bebe um camelo? Em média 120 litros! Eram 10 camelos, isso dá 1.200 litros de água. Rebecca tinha uma disposição além do normal para dar de beber aos camelos de um estranho! Deus estava por trás disso. Quando surgir um desejo de abençoar alguém, abençoe, porque Deus está por trás disso.

Orando por bom êxito você terá PROSPERIDADE

Nos versos 40, 42 e 56 o servo de Abraão substitui 'qarah' (bom êxito) por tsalach (prosperidade) significando que quando você ora por bom êxito você terá prosperidade. Deus vai te conduzir a lugares favoráveis. Ele colocará você no lugar certo, na hora certa. Faz parte de seu favor. Ore por isso.

Rebeca vinha antes de terminar a oração

Quando você ora por êxito, você viverá os acontecimentos certos planejados por Deus. O servo orou e pediu sucesso a Deus, que é a palavra hebraica para qarah (acontecimentos corretos). Mesmo antes de o servo terminar de orar, Deus respondeu à sua oração. Gênesis 24:15 nos diz que Rebeca, que foi designada por Deus para Isaque, apareceu antes mesmo que o servo terminasse de orar.

Isso nos mostra que quando oramos pelo bom êxito, nos posicionamos para vivenciar os acontecimentos certos que Deus já orquestrou para nós! Esses acontecimentos corretos não podem ser planejados pelo homem e só podem acontecer conosco pela graça de Deus. E assim como Deus respondeu ao servo de Abraão tão rapidamente, saiba que Deus já enviou a resposta à sua oração (Isaías 65.24 E será que, antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei.). Aleluia!

Antes de terminar a oração, a resposta já foi enviada! É como se Deus estivesse AGUARDANDO você abrir a boca e pedir.

Deus mesmo coloca o desejo em nós, para que oremos. A oração estabelece a vontade de Deus na terra.

Tudo nesta terra funcionará pela oração. A oração demonstra nosso nível de dependência de Deus. Jesus sempre orava. Ele sendo Filho de Deus, tirava noites inteiras apenas para orar. Porque é através da oração que os propósitos de Deus acontecem em nossas vidas.

As pessoas pensam que há uma maneira definida de orar, mas a oração vem de um relacionamento com o Senhor. A oração é simplesmente falar com Deus e você não precisa subir aos céus! O Senhor tornou a oração muito mais simples do que pensamos. 

Neemias orou Diante do Rei

Neemias orou para ser bem-sucedido.

Neemias 1:11  Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo e à dos teus servos que se agradam de temer o teu nome; concede que seja bem sucedido hoje o teu servo e dá-lhe mercê perante este homem. Nesse tempo eu era copeiro do rei.

No capítulo 2 encontramos Neemias servindo vinho para o rei. Quando o rei lhe perguntou “por que o seu semblante estava triste”? Neemias ficou com muito medo, porque isso poderia significar que o vinho estava contaminado! Então Neemias orou, de forma rápida e simples e, obteve sucesso diante do rei.

Ne 2.4  Disse-me o rei: Que me pedes agora? Então, orei ao Deus dos céus 5  e disse ao rei: se é do agrado do rei, e se o teu servo acha mercê em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.

Neemias pediu: 1) um tempo necessário para reconstruir os muros de Jerusalém; 2) que o rei lhe desse cartas aos governadores para ter passagem livre; 3) que o rei lhe desse carta para Asafe o guarda florestal do rei para lhe dar madeira para o Templo, para os muros de Jerusalém e para construir a sua própria casa! O rei lhe deu tudo porque a BOA MÃO do Senhor era com ele.

Neemias viajou 1.583Km, 4 meses, num caminho cheio de perigos, Edras relata sua partida e chegada em Edras 7.9  Pois, no primeiro dia do primeiro mês, partiu da Babilônia e, no primeiro dia do quinto mês, chegou a Jerusalém, segundo a boa mão do seu Deus sobre ele.

A mão de Deus vai guiar você. A mão de Deus o livrará da aflição e da dor. Ela te livrará de todo o mal.  Gosto de mencionar a mão de Deus comigo. Ele me conduzirá por caminhos aplainados. Sua mão é Poderosa, Sua mão é imensurável. Com Seus dedos Ele mede o universo, o infinito. Ninguém pode medir o infinito. Se você dividir 1/3 terá uma dízima periódica infinita de valor 0,333333... que nunca acaba. Mas a MÃO DO SENHOR pode encontrar o fim de tudo.

Confie nele, ore, fale com ELE COMO SE FALA A UM AMIGO. Se Moisés fez isso na Lei, que nível de intimidade podemos ter como filhos amados?

Você se tornou AMIGO DE JESUS, a oração tem que se tornar NUM DIÁLOGO DE AMIZADE.

Quando você ora no Espírito, você será conduzido às oportunidades preparadas por Deus para você.

Deus é um Deus de oportunidades, em algum momento, a porta se abrirá, o telefonema chegará, o contrato será liberado. Enquanto esperamos em confiança no Senhor devemos ativar nosso espírito pela oração em línguas.

Somente o Espírito Santo poderá conduzi-lo para o lugar certo e a hora certa.

Efésios 6.18  com toda oração e súplica, orando em todo tempo [kairós] no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos.

Deus conduzirá você pelo Espírito Santo. O bom pastor é a porta e te levará aos pastos abundantes. A questão é como seguir Jesus bem de perto? Uma das maneiras mais eficientes é orando no Espírito em todo o tempo. A oração no Espírito não procede da mente, não procede do homem, mas do Espírito Santo falando através de sua boca. Isso é fantástico!

Deus o conduzirá a muitas pessoas que precisam de salvação. Teremos células cheias, casas cheias. Enquanto você compartilha o pão com essas pessoas, Deus prepara sua colheita. Enquanto você PARTE O PÃO, você terá mais conhecimento de Jesus.

Nada lhe faltará enquanto você está debaixo da direção do Espírito. O destino é a casa cheia de tudo o que é bom.

Amém.

 

 

Comentários