0306 – O Ciclo da Bênção

0306 – O Ciclo da Bênção




Introdução

Quando Deus criou os céus e a terra, os mares, os corpos celestes, a vegetação, os animais, Ele se utilizou da Palavra e tudo aconteceu. Mas ao criar o homem não foi tão simples assim. Foi necessária uma conferência entre a Divindade. Deus disse: “façamos...”. Após criar, Deus abençoou. A bênção é a liberação do favor para cumprimento do propósito. Sem a bênção de Deus Adão e Eva não poderiam cumprir a sua missão. Toda bênção carrega nela o poder de um destino, da determinação do propósito de Deus para o qual ela é liberada.

A bênção de Deus nos introduz num ciclo de expansão e avanço.

Gênesis 1.28

E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Observe as palavras de bênção. Deus desejava um homem reinante, um homem que pudesse reinar sobre na terra criada; assim Ele ficaria satisfeito.

Criados à Imagem de Cristo

No versículo 26 Deus disse: “Façamos...” Ele falou na 2ª. pessoa do plural: “nós”. Mas quando Ele fez o homem o versículo 27 fala na 3ª. pessoa do singular: “Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Como podemos explicar isso? É que somente um tem a imagem da Divindade – Jesus. Adão foi feito à imagem de Jesus.

Paulo diz isso em Romanos 8.29 Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.

Você foi feito igual a Jesus. Como Deus valoriza o homem! Ao ponto dEle mesmo se tornar um homem. Quando Deus criou o homem, Ele não o predestinou para a queda. A queda está no capítulo 3, não no capítulo 1. O homem foi predestinado para REINAR EM VIDA.

Deus determina a área que o homem deve reinar: “toda a terra”. “Toda a terra” é o domínio do governo. Vemos que o assunto prioritário de Deus não é o domínio sobre os animais e criação, mas sobre a terra.

Quando Jesus orou: “Santificado seja o teu nome; venha o teu reino, faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu”. Na língua grega original, a frase “assim na terra como no céu” é comum às três frases imperativas, não apenas à última. O texto então pode ser descrito assim:

·       “Santificado seja o teu nome”, assim na terra como no céu.

·       “Venha o teu reino”, assim na terra como no céu.

·       “Seja feita a tua vontade”, assim na terra como no céu.

Essa oração nos revela que não há problemas no céu. O problema está na terra. É aqui que devemos dominar.

Enviados à Terra Como Jesus

Jesus disse em João 20.21: ... Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. E então soprou o Espírito Santo sobre eles. Pense um pouco, você foi enviado a este mundo, assim como Jesus. Isso significa que se o Pai deu autoridade para Jesus e poder para subjugar as obras do diabo, você também a tem. Se você achar que não tem, ou Jesus mentiu ou você é um incrédulo! João diz que o propósito da manifestação do filho é destruir as obras do diabo (1 João 3.8b).

Declare a bênção sobre si:

Em Cristo Jesus, eu sou fecundo na terra, eu multiplico na terra, eu possuo a terra eu sujeito a terra; eu domino na terra.

1 – Ser Fecundo na Terra

Na bênção sobre José feita por Jacó encontramos essa palavra de fecundidade (parah) duas vezes:

Gênesis 49:22  José é um ramo frutífero, ramo frutífero junto à fonte; seus galhos se estendem sobre o muro.

Ramo frutífero. O ramo é frutífero porque está conectado à fonte. Sabemos que a fonte é Cristo. Eu Sou a Videira, disse Jesus. Quem permanece em mim esse dá muito fruto.

No grego as palavras correspondentes a “parah” são: ascender, crescimento, produzir, dar à luz, elevar ao extremo da prosperidade.

Quando geramos discípulos entramos no ciclo da bênção. Se você morrer sem um discípulo nem terá entrado na primeira fase do ciclo!

Crianças não geram

Precisamos deixar das coisas de crianças para frutificarmos. Crianças precisam de lei para direcioná-las. Crianças andam nos sentimentos da carne e não se apropriam da herança de Cristo, porque precisam de regras.

Paulo fala sobre os cristãos de Corinto como crianças. Eles tinham divisões entre eles. Falavam uns contra os outros. Eram dependentes emocionalmente de reconhecimento dos homens, cheios de justiça própria.

Algumas características de crianças:

·       Crianças não têm foco, elas mudam constantemente;

·       Crianças não vivem por propósito, mas se entregam às novidades;

·       Crianças não têm ordem, é fácil perceber onde estiveram;

·       Crianças não tem senso de perigo;

·       Crianças estão sempre esperando que outros resolvam seus problemas;

·       Crianças não têm compromisso, não assumem responsabilidades;

·       Crianças não geram.

 

2 – Multiplicar na Terra

A palavra no original significa: Ser ou tornar-se grande, ser ou vir a ser muitos, ser ou tornar-se muito, ser ou vir a ser numeroso, tornar-se excessivamente grande.

A bênção de Deus nos posiciona na grandeza. Deus disse para Abraão: “engrandecerei extremamente o seu nome”.

Tudo o que você colocar as mãos, multiplicará. Se você entra em um negócio ele multiplicará. Se você assume uma célula, ela multiplicará.

Deus multiplica somente coisas boas: favor, paz, amor e misericórdia.

Deus Multiplicará Seus Anos de Vida

Provérbios 4:10  Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.

Deus Multiplicará Seus Recursos Financeiros

2Co 9.10  Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça,

Deus Multiplicará Tudo o que Se Relaciona a Você

Deuteronômio 7:13  Ele te amará, e te abençoará, e te fará multiplicar; também abençoará os teus filhos, e o fruto da tua terra, e o teu cereal, e o teu vinho, e o teu azeite, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas, na terra que, sob juramento a teus pais, prometeu dar-te.

Tal bênção está bem aqui, na terra.

Quantidade possibilita domínio. Poucos não fazem muita diferença.  Muitos esperam um homem para mudar a sociedade, nós esperamos milhares de milhares. Ser grande numericamente não é para aumentar o ego de ninguém, mas para cumprir nossa missão, nosso destino na terra.

Somente a multiplicação de discípulos poderá nos dar o domínio na terra. Desfrutar da bênção nos capacita a multiplicar discípulos. Algo está muito errado quando não existe multiplicação em nossa vida.

3 – Encher a Terra

Você não nasceu para ser um lago, você nasceu para ser um rio. Os rios têm águas em movimento. Nada é mais triste que encontrar alguém que perdeu a visão celestial. Nada é mais triste que encontrar alguém que depois de anos continua o mesmo!

1 Coríntios 2:9  Mas, como está escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.

Os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e os sentidos do coração não captaram o que Deus tem preparado para você. Mas, veja o verso seguinte... alguém sabe e Ele vai te contar:

10  Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.

O Espírito nos anunciará as coisas que estão por vir, faz parte da Presença dEle em você. Você saberá quando mudar, você saberá o que fazer na hora necessária.

4 – Sujeitar a Terra

Sujeitar é exercer autoridade.

Deus disse que devemos dominar sobre “todos os répteis que rastejam pela terra”. Satanás é um réptil, uma serpente que rasteja, os espíritos malignos são os escorpiões que ferem, veja que todo o problema de Deus está na terra.

Deus quer que seus filhos exerçam autoridade na terra. Davi tinha os olhos proféticos e escreveu o Salmos 8, enxergando o propósito de Deus:

1 Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome! Pois expuseste nos céus a tua majestade. 2  Da boca de pequeninos e crianças de peito suscitaste força, por causa dos teus adversários, para fazeres emudecer o inimigo e o vingador.

Os pequeninos aqui são seus filhos, somos nós. Jesus disse: “Pai eu te louvo porque ocultastes essas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos pequeninos”. Não se trata de crianças, mas do homem. Não podemos vencer um ser espiritual com armas naturais de guerra. Deus quer homens que apenas aprendam a LOUVAR, é da BOCA deles que os adversários emudecem e fogem! Deus quer homens que saibam louvar.

Deus quer usar você para tratar com o inimigo. O louvor em seus lábios é a maior arma de guerra contra o inimigo.

3 Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, 4  que é o homem, que dele te lembres E o filho do homem, que o visites? 5  Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus e de glória e de honra o coroaste. 6  Deste-lhe domínio sobre as obras da tua mão e sob seus pés tudo lhe puseste: 7  ovelhas e bois, todos, e também os animais do campo; 8  as aves do céu, e os peixes do mar, e tudo o que percorre as sendas dos mares.

Deus quer filhos que exerçam sua autoridade para reinar em vida. Deus não expulsará o diabo que vem contra você. É você quem deve expulsá-lo, no nome de Jesus.

Jesus andou por toda a parte fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo. Você tem que orar pelas pessoas doentes. Você tem que oferecer oração com autoridade para expelir Satanás.

Temos algo fascinante em Gênesis 1 Deus expões seu coração, sua intenção original. No Salmos 8 Davi reafirma tal intenção, mesmo depois da queda do homem, mostrando que Deus não alterou em nada seu plano e em Hebreus 2 o escritor fala após o plano de redenção de Deus. Citando as mesmas palavras de Deus, ele acrescenta, Hebreus 2:

8  Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas; 9  vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Jesus, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de Deus, provasse a morte por todo homem.

No Salmo 8 é citado “homem” e em Hebreus 2 é citado “Jesus”. Inicialmente Deus queria que o homem exercesse Sua autoridade sobre a terra, mas esse caiu, Adão não ocupou sua posição de domínio na terra.

Então, Deus enviou Seu Filho, nascido de mulher, para restaurar a posição de autoridade do homem, para dominar sobre a terra. Isso é a graça.

No final do verso 9, a expressão “todo homem”, no original pode ser traduzida por “todas as coisas”. A palavra homem não é anér, mas pas (todas as coisas).

Esse homem, Jesus, venceu a morte e está no trono, para reinar sobre “todas as coisas”. E nos deu Sua autoridade para sujeitar a terra aos seus desígnios.

5 – Dominar na Terra

Dominar significa governar.

Em Hebreus 2.10 lemos:

Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles.

Jesus veio ao mundo como homem.

Deus precisava de um homem para cumprir o Seu propósito de ter muitos filhos que exercessem o Seu domínio. Se o próprio Deus fosse tratar com Satanás na terra, seria muito fácil; num momento, Satanás cairia. Mas Deus pretendia que a criatura tratasse com a criatura.

Jesus veio como homem, Ele padeceu as nossas dores, ele foi tentado como um homem. E venceu todas as coisas e hoje está assentado no Trono. Ele está conduzindo muitos filhos à glória. Ele não veio ao mundo para receber glória como Deus, mas para obter glória como homem. Foi o homem Jesus feito menor que os anjos que obteve honra e glória.  Ele ascendeu como homem, Ele entrou nos céus. E está conduzindo muitos homens para lá. No futuro, haverá muitos homens que entrarão lá.

Quando Jesus ressuscitou, Ele nos deu Sua vida de ressurreição. Sua autoridade sobre todas as coisas. É por termos sido glorificados com a vida de Cristo, no novo nascimento, que podemos cumprir o propósito de Deus.

Reinar é ser glorificado e ser glorificado é reinar. A glória é sermos feitos filhos amados de Deus, como Jesus. A redenção veio para restaurar o homem à posição reinante.

Salmos 110.11 Disse o SENHOR ao meu senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo dos teus pés.

Assentar-se na bíblia fala do descanso. Quando descansamos, entramos na terra da promessa e subjugamos ao diabo. Possuímos nossa herança em Cristo Jesus.

Enquanto Deus criava todas as coisas, Ele contemplava e se alegrava porque tudo era bom. Essa é a declaração em cada etapa da criação. Mas toda a criação era um preparativo para o homem. Tudo o que Deus tinha feito era adequado para o homem. Assim, no sexto dia Ele criou o Homem e a Mulher e os abençoou colocando-os como governantes sobre todas as coisas. Então diz a bíblia que Deus entrou no descanso.

O descanso não é porque Deus estava cansado, Ele não se cansa. O descanso significa satisfação no propósito. Enquanto Deus não tivesse o Seu homem à Sua imagem e semelhança em Cristo, Ele não parou. Ele continuou a realizar.

Somente quanto Deus alcançou seu objetivo, Ele entrou no descanso.

O objetivo de Deus era o homem como governante sobre todas as coisas. Deus viu o homem e se satisfez. A bíblia declara: “muito bom” ao findar do sexto dia. O homem trouxe alegria a Deus, o homem foi “extremamente bom” aos olhos de Deus.

O descanso de Deus estava baseado no homem que podia reinar.

Jesus reina sobre todos e nos deu Seu Espírito para reinar sobre tudo. A enfermidade, a pobreza, as influências malignas, o medo, a falta de paz, tudo o que procede do diabo deve ser desfeito em sua vida e sua casa. Você deve ser um instrumento de Deus para desfazer as obras do diabo e levar salvação e reino às famílias da terra.

 

 

  

Comentários