0307 – Vivendo Uma Vida Incomum

 

0307 – Vivendo Uma Vida Incomum 



Introdução

Em Colossenses 1:9,10 diz: Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus.

A expressão “de modo digno” é aqxíos no grego que significa: “que é pesado, que tem peso, que tem o peso de outra coisa de valor semelhante, que vale tanto quanto; de alguém que mereceu algo de valor”.

Você é chamado a viver um estilo de vida superior aos comuns desta terra. Você não é comum, mas incomum. Você manifesta a pessoa extraordinária que nasceu para ser, quando descobre a vontade completa de Deus, você transborda de vida e paz, você é definido, sadio e não vive “levado pelo vento”. Você é pleno do conhecimento e da sabedoria espiritual. Você se torna numa referência para seus amigos. Um orientador, uma pessoa única com tremendo propósito.

Você nasceu para dominar e não ocupar um espaço.

Você nasceu para reinar em vida.

Você nasceu para influenciar gerações.


Sacerdotes e Reis Sobre a Terra

Ap 1.5,6  E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados, 6  e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!

Apocalipse 5:10  E para o nosso Deus os fizeste reis e sacerdotes; e eles reinarão sobre a terra.

Somos Sacerdotes

Deus tem um sonho – ter uma nação de sacerdotes. Um sacerdote é aquele que ministra diante de Deus a favor de si mesmo, de sua casa e dos outros. Ele conhece a Deus. Infelizmente encontramos muitos que abdicaram desta função. Vemos famílias inteiras sem qualquer sacerdócio.

As pessoas do mundo não conhecem a Deus, são os sacerdotes que devem apresentá-LO ao mundo. As pessoas têm ideias muito erradas sobre o caráter e intenção de Deus. Elas o julgam culpado pelas calamidades que ocorrem no mundo.

Onde estão os sacerdotes a quem Deus confiou o ministério da reconciliação? Como vemos em 2Co 5.18-19 : Cristo e nos deu o ministério da reconciliação,a saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões, e nos confiou a palavra da reconciliação.

O Livro do profeta Malaquias fala do abandono do sacerdócio e das consequências ruins que isto acarreta. Se você abandonar a função de sacerdote toda a sua casa sofrerá, as pessoas sofrerão e você sofrerá. Não seja como o povo de Israel que renunciou, como Nação, a este chamado.

Nosso encargo é ter uma igreja de sacerdotes, onde cada membro ora, expulsa demônios e cumpre sua função sacerdotal.

Você é um sacerdote. Deve cumprir seu papel. Muitos não exercem a sua função de sacerdote e permitem que a dependência e apatia espiritual entrem em sua vida. Há um vírus maligno, chamado clericalismo, no meio da Igreja que anestesia o sacerdócio de cada membro. Há uma inércia em nossa geração, uma lentidão de pensamento e uma dependência do corpo.

Um sacerdote ora. Ele sabe que pode adentrar na Presença do Pai com ousadia, pela obra consumada de Cristo. Ele não depende de outros para orar por ele.

O diabo coloca mentiras na mente dos irmãos impedindo-os de serem sacerdotes. Eles ainda se sentem desqualificados por viver uma vida comum. Assediados pelas coisas do mundo e, por isso, não se posicionam para ser o que são em Cristo.

Ser um sacerdote significa que você foi santificado. Você é santo. Santo significa ser INCOMUM. As pessoas do mundo são comuns, mas você não. Você não é comum, não lida com as coisas da vida de forma comum.

Jesus disse em  Lucas 6.33: Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. Não há nada incomum em fazer o bem aos que nos fazem o bem. Sacerdotes são incomuns porque podem agir de acordo com a natureza de Cristo.

Ser um sacerdote é assumir o ministério da reconciliação.  É levar o conhecimento de Jesus aos outros. Você tem feito isto?

Reis sobre a terra

No VT não se misturava o ofício do rei e do sacerdote, em Cristo, você se tornou ambos, isto é precioso demais!

Significa que temos uma dupla parte do poder de falar, porque como reis: "Onde está a palavra de um rei, há poder" (Eclesiastes 8: 4 KJ) e; ainda como sacerdotes, “ [...] por sua palavra, toda controvérsia e todo caso de violência serão decididos " (Deuteronômio 21: 5).

A terra é o lugar de nosso reinado. Um rei é um nobre. Um nobre não vive de acordo com a terra, mas de acordo com sua grandeza.

Um nobre trata as coisas com nobreza e grandeza. Ele se porta como um incomum. Não fala mal dos outros porque é nobre. Ele verifica se as coisas ditas são exatamente assim, está disposto a aprender com a sabedoria.

Como você acha que um rei se comporta? Como acha que ele resolve seus problemas?

Ser rei é uma constituição espiritual, não se trata de título ou coroa na sua cabeça, de uma boa formação curricular ou o pedigree. Não se trata de vestimenta, ou riqueza, mas daquilo que o Senhor fez por você. Jesus é o Soberano dos reis da terra. Assumir sua identidade em Cristo tornará sua vida espetacular!

Salomão o rei mais sábio da terra disse:

Provérbios 11:13 NTLH  O mexeriqueiro espalha segredos, mas a pessoa séria é discreta.

A nobreza o torna gentil, discreto, confiável e valorizado.

Um rei não se mistura com as coisas do mundo, apesar de viver no meio delas. Não se torna um homem vulgar, com palavras torpes, com ideias mundanas, com brincadeiras tolas, Ele é refinado. Ele sabe quem é e sabe seu valor.

Jacó foi levado à presença do homem mais influente da terra e, foi Jacó quem abençoou a Faraó. A Bíblia diz em Hebreus 7:7:  Evidentemente, é fora de qualquer dúvida que o inferior é abençoado pelo superior.

Gênesis 47:7  Trouxe José a Jacó, seu pai, e o apresentou a Faraó; e Jacó abençoou a Faraó.

Jesus tinha dupla linhagem real. José veio de Natã filho de Davi (Lc 3.31) e Maria veio de Salomão também filho de Davi (Mt 1.6-7). Você é como Cristo.

Feliz é a terra cujo rei é filho de nobres. Você é filho de um NOBRE para expressar a Sua natureza.

Eclesiastes 10:17  diz: Ditosa, tu, ó terra cujo rei é filho de nobres e cujos príncipes se sentam à mesa a seu tempo para refazerem as forças e não para bebedice.

Nobres têm propósito determinado. Não se entregam a um momento de prazer para perderem o juízo.

A oferta dos Nobres

 Em  Nm. 7:1-3 lemos: No dia em que Moisés acabou de levantar o tabernáculo, e o ungiu, e o consagrou e todos os seus utensílios, bem como o altar e todos os seus pertences, 2  os príncipes de Israel, os cabeças da casa de seus pais, os que foram príncipes das tribos, que haviam presidido o censo, ofereceram 3  e trouxeram a sua oferta perante o SENHOR: seis carros cobertos e doze bois; cada dois príncipes ofereceram um carro, e cada um deles, um boi; e os apresentaram diante do tabernáculo.

Esse é o maior capítulo de Números! São 87 versículos falando de ofertas para o Santuário de Deus.

O nome dos príncipes e suas ofertas são citados. Por que Deus ocuparia um capítulo tão grande descrevendo as ofertas? Existe um poder espiritual por trás das ofertas de príncipes.

Sabemos que o santuário era o tabernáculo de Moisés, hoje nós somos o tabernáculo espiritual, mas temos uma obra a realizar.

Lugares contam. Os lugares existem antes das pessoas. Deus preparou o Éden para colocar Adão. O lugar expressava a grandeza de seu criador.

Toda a obra expressa a grandeza de seu criador. Precisamos compreender que nos reunimos em um lugar que deve expressar a Presença de Deus em harmonia com o que há de melhor.

Ter atitude de príncipe, se destaca, diante de sua família. Um príncipe representa sua toda sua casa. Ele é um cabeça.

É muito interessante que ofertas de príncipes têm atenção especial diante de Deus, há um registro diferenciado, Deus valoriza e faz questão de contar item a item.

Somos príncipes e somos nobres, assim deve ser nossa oferta diante do Senhor.

 3 Características da Oferta de Nobres

 1.             Ofertaram voluntariamente

 No Verso 3 : diz 6 carros repletos e 12 bois. Não havia nenhuma prescrição na lei para isto. De onde eles tiveram esta ideia? Deram porque nobres são generosos.

De fato, generosidade é marca de nobreza. A nobreza começa no coração e não na cabeça.

Eles deram não porque houve um pedido formal, mas porque tinham um coração para a Casa de Deus.

Um nobre não dá de acordo com a necessidade do outro, mas de acordo com sua grandeza.

Ilustração do exemplo de Alexandre o Grande. Conta-se que certa vez um mendigo aproximou-se de Alexandre lhe pediu uma esmola. Este disse que o faria governador de uma cidade próxima. O mendigo, lógico, custou a acreditar. Mas Alexandre respondeu rápido: Não pense em você, pense em mim. Sou eu quem dá, portanto, a esmola tem que ser digna de mim, e não de você.

Jesus era nobre, Sua santidade fluía dele, mas ninguém se afastava. Os leprosos e prostitutas não o contaminavam, mas mudavam. Todos se aproximavam dele. Por onde passava luz irradiava, paz e alegria se floresciam.

 2.             Ofertaram para tornar a obra leve - Nm 7.6

v.6  Moisés recebeu os carros e os bois e os deu aos levitas.

Os levitas tinham um trabalho árduo no transporte dos utensílios do Tabernáculo. Somente para você ter uma ideia, havia 100 bases de prata e cada uma pesava em torno de 34 Kg. Imagine transportar isto pelo deserto, nos ombros?

 Um nobre alivia a carga dos outros. Ele se importa. Não esmiúça a cana quebrada. Ele ajuda.

     Quantos se dispõem a ajudar a Casa de Deus?

 3.             Ofertaram por amor ao altar

Ofereceram os príncipes para a consagração do altar, no dia em que foi ungido; sim, apresentaram a sua oferta perante o altar. Nm. 7:10

 

O que representa o Altar para nós hoje? Ele representa a “mensagem da Cruz”.

No altar todas as ofertas e holocaustos eram queimados ao Senhor. Isto aponta para a Cruz de Cristo, onde o Jesus foi amaldiçoado por nós.

Como reis, deveríamos ser os primeiros a contribuir, simplesmente porque amamos a Mensagem da Cruz.

Quem ama a mensagem da Cruz manifesta as marcas da nobreza. Quem ama investir na obra da Casa de Deus, ama a obra de Deus.

O primeiro príncipe a ofertar foi o da tribo de Judá.

O que, pois, no primeiro dia, apresentou a sua oferta foi Naassom, filho de Aminadabe, pela tribo de Judá.(Nm 7:12).

 Judá significa louvor. Porque o nobre louva em vez de reclamar. Pessoas que vivem reclamando manifestam que são “comuns”. Nobres louvam e falam de maneira positiva. O louvor sempre precede sua vida.

Quando havia uma guerra, a tribo de Judá saía em primeiro. O louvor é a vitória nos lábios dos nobres. A oferta é uma expressão deste louvor. Um verdadeiro adorar é generoso.

Naassom era o príncipe de Judá, um nobre. Ele gerou um filho chamado Salmom que se casou com Raabe (a prostituta que entrou na linhagem de Jesus). Eles tiveram um filho chamado Boaz, o qual se casou com a moabita Rute, que também entrou na linhagem de Jesus, eles tiveram um filho chamado Obede que gerou Jessé que gerou o rei Davi. Que impressionante!

Uma oferta de um nobre marca a sua descendência com a bênção de Deus e prepara o caminho para a vinda de Cristo ao mundo.

Viva de modo digno de sua vocação, como um Rei e Sacerdote neste mundo para a glória do Pai, mostrando a marca de Deus: a generosidade.

Amém.

Compartilhe com a célula o que esta mensagem falou ao seu coração.

Comentários