0308 – O Que Você Agradece Aumenta Na Sua Vida e o que você reclama permanece na sua vida.

 

0308 – O Que Você Agradece Aumenta Na Sua Vida e o que você reclama permanece na sua vida.



Quando você reclama, você permanece com o que reclamou. Mas quando você dá graças, você se levanta sobre os seus problemas!

À medida enfrentamos desafios e circunstâncias difíceis, nossa tendência natural é reclamar. Pensamos que reclamar é uma coisa “pequena” ou até uma respostanatural” aos problemas. Mas a Bíblia nos adverte sobre os perigos de reclamar:

Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.”  1 Coríntios 10:10

“Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar [destruir]”.  1 Pedro 5:8

Observe como 1 Pedro 5:8 diz que o inimigo anda procurando a quem possa tragar. Ele não é capaz de simplesmente destruir qualquer um de nós. Mas quando reclamamos, ficamos suscetíveis aos ataques do inimigo! Jesus disse que o diabo veio para destruir.

Reclamar também nos faz permanecer nos problemas.  A palavra hebraica para “reclamar” é “ lûn ” que também significa “hospedar, passar a noite, habitar”. Isso significa que quando reclamamos passarmos a noite com o problema, significa que ele permanece no dia seguinte.

Como a reclamação tem efeitos tão adversos em nossas vidas, Deus se entristece quando reclamamos. Vemos um exemplo disso em Números 21. Os filhos de Israel, após saírem do Egito, experimentaram os milagres e a provisão de Deus durante toda a sua jornada no deserto. Mesmo assim, eles passaram a murmurar em cada desafio. Falaram contra Deus, contra Moisés, contra a libertação da escravidão e chamaram o maná (o pão do céu) de algo desprezível. Tal atitude desprezou a Deus e isso permitiu que o diabo atuasse enviando serpentes abrasadoras que mordiam o povo e muitos morreram.

A solução de Deus foi “olhar para a Cristo na cruz”. Ele mandou que Moisés fizesse uma serpente abrasadora de bronze e pendurasse num madeiro. Todo o que fora picado ao olhar para a serpente no madeiro era instantaneamente curado. Jesus se fez maldição na cruz por nós, para nos liberar do veneno da serpente.

A cruz é a resposta para eliminar nossa murmuração. Aos Gálatas 6:14, Paulo escreveu:  Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

Foi na cruz que meus pecados foram perdoados, que a maldição foi eliminada, foi na cruz que a obra de Cristo foi consumada. Não há mais condenação eu sou livre! Alegra-se pela cruz, produz um coração grato.

Opte por Agradecer

Em vez de reclamar, podemos optar por agradecer pelo que Deus já fez por nós. Por exemplo, mesmo que estejamos passando por uma situação de saúde, ainda podemos agradecer pelo restante de nosso corpo que está saudável. E quando escolhermos louvar, nos levantaremos vitoriosos!

Não fale palavras destituídas de gratidão

Efésios 4:29  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

A palavra graça é charis que também significa gratidão. Podemos interpretar o texto como: “transmita gratidão aos que ouvem”.

Devemos ser motivados pela gratidão em todas as coisas. Proferir reclamações aumenta o nosso problema e nos faz permanecer nele.

A gratidão desbloqueia a Graça de Deus em todas as áreas de nossas vidas

Ser grato não é apenas uma coisa boa ou educada a se fazer; há um poder transformador na ação de graças.

A graça pode ser definida como algo “que não merecemos”. Quando eu recebo algo que não mereço eu sou grato. Mas quanto eu recebo algo que julgo merecer então não sou grato. Perceba que a ingratidão em outras palavras é o resultado de eu achar que mereço receber. Isso é o princípio da lei. Para eu ser abençoado pela lei eu tenho que ter méritos. Mas na graça eu apenas confio em Jesus que fez tudo por mim.

Uma pessoa ingrata vive debaixo da lei e atrai a maldição da prática da lei, conforme Gálatas 3.10: Todos quantos, pois, são das obras da lei estão debaixo de maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las.

O Vencedor Não Murmura

Jesus nos ensina sobre o reino dos céus.  Ele é semelhante a um dono de casa que passa a contratar pessoas para trabalharem em sua vida. Ele encontrou bem cedo alguns trabalhadores e combinou com eles 1 denário por dia. Às 9h da manhã encontrou outros trabalhadores, assim também ao 12h e às 15h e por fim outros às 17h, sendo que a diária terminava às 18h. No final do dia, ele manda pagarem os trabalhadores, começando pelos últimos que receberam 1 denário e ao chegar nos primeiros trabalhadores eles receberam 1 denário igualmente, então o texto diz:

Mateus 20:11-13  Mas, tendo-o recebido, murmuravam contra o dono da casa, 12 dizendo: Estes últimos trabalharam apenas uma hora; contudo, os igualaste a nós, que suportamos a fadiga e o calor do dia. 13 Mas o proprietário, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço injustiça; não combinaste comigo um denário?

Eles esperavam receber mais que os outros. Você esperaria? Eu acho que eu esperaria! Mas não há injustiça no que foi combinado. Jesus explica que muitos são chamados, mas poucos escolhidos. Certamente os que murmuraram são os que NÃO FORAM ESCOLHIDOS para o reino dos céus. Todos fomos chamados, mas nem todos receberão a recompensa do reino!

A murmuração impedirá você de ser arrebatado! Os vencedores são pessoas gratas. Eles não reclamam da vida, eles agradecem pelo que têm.

Um Raciocínio obscurecido e Um Coração Tolo

Veja o que o apóstolo Paulo escreveu aos Romanos:

“Porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato.  Romanos 1:21

Como resultado de sua falta de gratidão, o coração das pessoas foi obscurecido e seus raciocínios, isto é, seus processos de pensamento, tornaram-se fúteis. E isso abriu caminho para mais degradação moral.

Por outro lado, como crentes, recebemos o poder de reinar sobre todos os desafios e hábitos pecaminosos em nossas vidas quando recebemos a abundância da graça e o dom da justiça que nosso Senhor Jesus operou por nós por meio de Sua obra consumada na cruz (Romanos 5:17). Quando recebemos a abundância da graça, somos gratos! Quem viu a graça, é grato. Ser grato é desfrutar da graça.

E nós honramos o Senhor dando-Lhe graças por Seu sacrifício. Quando recebemos livremente Sua obra consumada por nós com um espírito de ação de graças, revelamos Sua graça e favor imerecido em todas as áreas de nossas vidas.

A Gratidão Libera a Multiplicação

Nosso Senhor Jesus demonstrou o poder da ação de graças no milagre da alimentação de 5.000 homens.

Quando pensamos nessa história, a maioria de nós se lembra que nosso Senhor Jesus multiplicou os 5 pães e 2 peixes (o almoço de um menino) e alimentou 5.000 homens, sem incluir mulheres e crianças. Mas vejamos o que o Espírito Santo nos faz lembrar:

João 6:22–23 No dia seguinte, a multidão que ficara do outro lado do mar notou que ali não havia senão um pequeno barco e que Jesus não embarcara nele com seus discípulos, tendo estes partido sós. 23  Entretanto, outros barquinhos chegaram de Tiberíades, perto do lugar onde comeram o pão, tendo o Senhor dado graças.


Embora nosso Senhor Jesus tenha realizado um milagre tão maravilhoso, foi Seu ato de ação de graças que agradou a Deus! Tanto é assim que, ao contar a mesma história, o Espírito Santo LEMBRA o milagre após Jesus de ter dado graças! Seu foco não estava no milagre que Jesus havia feito, mas no ato de ação de graças e adoração do Senhor. Você percebe isso?

A partir desta passagem da Escritura, podemos ver que:

a) Deus se deleita em nossa ação de graças e;

b) Experimentamos as bênçãos de Deus em medida ainda maior quando honramos e agradecemos pelo que Ele já nos deu. Nosso Senhor Jesus não desprezou o que Lhe foi dado. Ele não viu a exigência impossível colocada sobre Ele para alimentar a multidão com o lanche de um menino. Em vez disso, viu o suprimento sobrenatural no reino de Seu Pai. E assim Ele deu graças a Seu Pai por Sua provisão e viu uma enorme multiplicação!

O que é que você precisa hoje? Seja um problema de saúde ou uma situação financeira, não reclame da aparente falta que você vê. Agradeça até mesmo pelo “pouco” que você tem, e confie que Deus fará um grande aumento em sua vida!

“Sede gratos por tudo e em tudo”

Podemos ser gratos em tudo e por tudo, porque nosso Pai é sempre bom. Seus planos são perfeitos e cheios de bondade para conosco.

Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. 1 Tessalonicenses 5:18.

Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Efésios 5:20. 

Independentemente das circunstâncias em que nos encontramos, sejam bons ou maus momentos, Deus quer que mantenhamos um coração de gratidão porque, em última análise, é para nosso benefício.

Alguns de nós podem se perguntar: “ Como posso agradecer quando tudo o que vejo são problemas ao meu redor? ” Assim como Calebe viu os gigantes na terra prometida e os chamou de pão (Números 14:9), podemos escolher ver nossos problemas como pão que nos alimentará e fortalecerá. É assim que podemos manter uma postura de ação de graças, independentemente das estações que passamos.

Portanto, crie o hábito de apreciar o que você tem e agradeça pela bondade que vê em sua vida e ao seu redor. Você não apenas agrada ao seu Pai celestial, mas também se prepara para aumentar e melhorar a saúde física e mental.

Abundância de Ações de Graças

2 Coríntios 4:15  Porque todas as coisas existem por amor de vós, para que a graça, multiplicando-se, torne abundantes as ações de graças por meio de muitos, para glória de Deus.

Observe neste texto que tudo existe por amor de você. Todo o plano de redenção foi realizado por amor a você. E isso deve nos levar a “tornar abundantes em ações de graça”. Em outras palavras é se tornar cada vez mais uma pessoa grata.

Somente 10% são Gratos?

A gratidão não faz parte da natureza humana, o diabo não é grato por nada. 

Jesus curou 10 leprosos, apenas um retornou para agradecer, isto representa 10%. Acredito que apenas 10% das pessoas são gratas, as demais não.

O texto está em Lucas 17.11-19: “E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia; e, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe. E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz. E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, senão este estrangeiro? E disse-lhe: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”.

Ele voltou louvando a Deus porque reconheceu o bem. Ele era um estrangeiro, é provável que os demais acharam que eram dignos da cura. Jesus é misericordioso até para os ingratos. Ele curou a todos, mas somente quem foi grato recebeu salvação. Nem todo o milagre conduz à salvação! Somente para aqueles que são gratos a Deus. Ser grato é glorificar a Deus.

Li de uma mulher tinha três filhos. Criar três filhos é um desafio para qualquer mãe! Infelizmente um deles faleceu, diante do caixão, ela chorava amargamente. Depois de um ano convivendo com os outros dois, ela percebeu que mais de 80% das suas discussões com o filho que morrera eram por coisas insignificantes, verdadeiras picuinhas. Quando você reclama, você perde a oportunidade de desfrutar da vida. Quantos casamentos se tornam infelizes porque os cônjuges decidiram reclamar um do outro em vez de destacar as coisas boas. Dificilmente encontro mulheres que são gratas pelo marido. Que o honram com suas palavras de amor e apreciação. Que reconhecem seu esforço pela família. 

A gratidão nos alimenta de tanta força que se você soubesse nunca mais destruiria seus relacionamentos por causa da sua arrogância egoísta.

Saúde Mental

Estudos têm mostrado que a gratidão pode melhorar nossa saúde mental e física. Quando respondemos com ação de graças, isso pode levar a níveis reduzidos de depressão, pressão arterial mais baixa e até melhora na qualidade do sono. Reclamar ou ouvir as pessoas reclamarem por trinta minutos por dia pode levar a danos cerebrais, porque encolhe o hipocampo no cérebro.

A Direção do Espírito Ocorre num Coração Grato

Ser guiado pelo Espírito é ser guiado pela gratidão em seu coração.

Quando somos agradecidos entramos na dimensão do sobrenatural, onde os milagres ocorrem, onde a direção do Espírito é segura. Paulo disse em Cl 3.15  Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

Ser guiado pelo Espírito Santo é ser guiado pela paz no coração. Um coração em paz é um coração agradecido. As duas coisas andam juntas! Quem tem um coração ingrato, não tem paz e não discerne a voz do Espírito Santo.

Pessoas cheias do Espírito são gratas: Ef. 5:18-20  E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais, dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Não tente ser grato sem o enchimento do Espírito, será uma obra da carne.

Olhe as Estrelas

Li uma história de uma moça recém-casada que foi morar no deserto, junto aos índios com seu marido. Era um lugar terrível e, ainda, seu marido foi convocado para a guerra. Depois, de semanas sozinha, ela estava deprimida, completamente irritada com tudo e escreveu para sua mãe, dizendo que não suportava mais e iria voltar para casa. Dias depois ela recebeu a resposta da mãe, por meio de uma carta, a qual dizia:

- Filha, dois homens estavam presos e olhavam pela janela da prisão, um via a lama e o outro as estrelas.

A moça chorou, ficou envergonhada, pensou por dias sobre essas palavras de sua mãe. Então ela decidiu olhar as estrelas. E, para resumir, encontrou alegria e satisfação em viver onde estava.

E, você, prefere olhar para a lama ou olhar para as estrelas?  

Ser feliz é uma decisão, não uma casualidade.

Paulo era agradecido pelos irmãos

O apóstolo Paulo sempre era agradecido pelas igrejas, seja você também.

1Co 1:4 “sempre dou graças a Deus a vosso respeito”; 

Ef. 1:16  “não cesso de dar graças por vós”; 

Fp. 1:3 “dou graças ao meu Deus por tudo que recordo de vós”; 

Cl. 1:3  “damos sempre graças a Deus.... quando oramos por vós”; 

1Ts 1:2 “damos, sempre graças a Deus por todos vós...”; 

2Ts 1:3 “cumpre-nos dar sempre graças a Deus no tocante a vós outros”.



Eu agradeço a Deus por você

Vamos provocar uma revolução de graça em nossos lares? Comece agradecendo por tudo, pelas coisas mais simples que existem na vida do lar.  Expressões simples como: “obrigada por acreditar em mim”; “obrigado por me ajudar”; “obrigada por me ouvir” começarão uma revolução de prazer.

Enquanto as pessoas caminham com você reconheça o valor de cada uma e seja grato por isso. Inúmeras vezes vi pessoas que ao terminarem um relacionamento ministerial, começam a agradecer por tudo o que receberam de nossa parte, infelizmente agradecem no fim, quando tudo acaba. Não seria melhor AGRADECERMOS DURANTE O CAMINHO?

Seja grato.

Compartilhe com sua célula

1.    O que está mensagem falou com você?

2.    Existe alguma atitude que você precisa tomar?

 

Comentários