0310 – Uma Posição de Grandeza no Reino Celestial

 

0310 – Uma Posição de Grandeza no Reino Celestial

 


Introdução

No reino de Deus as coisas funcionam em oposição ao mundo em que vivemos. Para se ter favor você deve crer que “não merece”; para ser exaltado, você tem que se humilhar. Se você deseja ser grande, tem que servir.

Quanto mais você servir ao próximo, maior você será no reino dos céus. Essa é a chave para sermos grandes no reino. Jesus é o Deus que continuamente nos serve e, nos dá a chave de como podemos ser grandes.

Em Marcos encontramos Tiago e João pedindo a grandeza para Jesus.

Marcos 10.35  Então, se aproximaram dele Tiago e João, filhos de Zebedeu, dizendo-lhe: Mestre, queremos que nos concedas o que te vamos pedir. 36  E ele lhes perguntou: Que quereis que vos faça? 37  Responderam-lhe: Permite-nos que, na tua glória, nos assentemos um à tua direita e o outro à tua esquerda. 38  Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado? 39  Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado; 40  quanto, porém, ao assentar-se à minha direita ou à minha esquerda, não me compete concedê-lo; porque é para aqueles a quem está preparado. 41 Ouvindo isto, indignaram-se os dez contra Tiago e João. 42  Mas Jesus, chamando-os para junto de si, disse-lhes: Sabeis que os que são considerados governadores dos povos têm-nos sob seu domínio, e sobre eles os seus maiorais exercem autoridade. 43  Mas entre vós não é assim; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; 44  e quem quiser ser o primeiro entre vós será servo [escravo] de todos. 45  Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.

O servo é o maior!

Jesus responde para os que são simples de coração. Às vezes suas respostas carregam um “certo enigma”. Assim, ele estava dizendo: “o lugar da grandeza está preparado para aqueles que servem”.

Sirva e você terá a grandeza do reino celestial.

Jesus confirma a Promessa

Apocalipse 3:21  Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.

Quantos realmente desejam sentar-se com Jesus no seu trono? Isso não é para todos, somente para aqueles que está reservado. A boa notícia é que é reservado para todos os que SERVIREM AO PRÓXIMO.

Ser vencedor não é conquistar coisas, mas viver como Jesus.

Gostaria de lhe dar cinco razões pelas quais você deve servir à sua geração.

1)Porque Somos Como Jesus é. Ele ainda continua servindo

Segundo a Palavra, somos como Jesus é, nesse mundo (1Jo 4.17). Tal verdade é maravilhosa para nossa posição de filhos. Somos herdeiros com Cristo. Se Ele é Justo somos justos, se Ele é amado somos amados, se Ele é vencedor, somos vencedores. Todavia, não podemos nos esquecer que como Ele é servo, somos servos, neste mundo!

O servo não é aquele que é dominado pelos outros. O servo é aquele que serve com seus dons e talentos. Sou filho quanto à posição e servo quanto ao serviço. Deus tem um serviço a ser realizado, uma obra a ser completa e confiou a nós concluí-la.

Eu existo para servir você.

O maior é sempre quem serve.

Lucas 22:27  Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve.

Jesus não está sentado junto à mesa, sendo servido, Ele é o que coloca os pratos, serve a comida e lava a louça!

Como é possível Deus nos servir? Ele é Deus o Todo-Poderoso. Ele não exige que seja feito, Ele faz.

Tudo o que você recebeu existe em você para servir ao próximo.

Se Deus lhe deu um dom de cura é para servir aos enfermos.

Se Deus lhe deu o ministério da Palavra é para servir ao próximo.

Se Deus lhe deu recursos é para servir ao próximo.

Ele veio como Servo, permanece nos servindo e voltará para nos servir

Mc 10.45 Ele veio para servir...

Hb 7.25 diz que Ele vive intercedendo por nós.

Lc 12.37 diz: Bem-aventurados aqueles servos a quem o senhor, quando vier, os encontre vigilantes; em verdade vos afirmo que ele há de cingir-se, dar-lhes lugar à mesa e, aproximando-se, os servirá.

2) Porque o Amor de Cristo Nos Constrange

Existe uma lei do amor. Ela é superior. Ela elimina o orgulho e atrai o favor de Deus. Ela libera o espírito.

Era uma vez, um escritor que morava numa praia tranquila, junto a uma colônia de pescadores. Todas as manhãs ele passeava à beira-mar, para se inspirar, e de tarde ficava em casa, escrevendo.

      Um dia, ao caminhar pela praia, ele viu um vulto de uma pessoa que parecia dançar na praia. Quando chegou perto, era um jovem que pegava estrelas-do-mar na areia, uma por uma, e lançava-as de volta ao mar.

      - Por que você faz isso? - Perguntou o escritor.

      - Você não vê? - disse o jovem. - A maré está baixa e o Sol está forte. Elas vão secar ao sol e morrer, se ficarem aqui na areia.

      - Meu jovem, existem milhares de quilômetros de praia por esse mundo afora e centenas de milhares de estrelas-do-mar espalhadas pelas praias. Que diferença faz? Você atira umas poucas de volta ao mar, mas a maioria vai perecer de qualquer forma...

      O jovem pegou numa estrela na areia, atirou-a de volta ao mar, olhou para o escritor e disse:

      - Para esta, fez diferença.

Você pode fazer a diferença na vida de alguém. Seremos grandes se servirmos. A grandeza do Reino pertence aos que se dão e não aos que desejam apenas receber.

Madre Teresa de Calcutá estava limpando as feridas asquerosas de um homem no hospital. Quando um visitante se aproximou e disse: “Eu não faria isso nem por 1 milhão de dólares”. Então ela respondeu: “- Nem eu, somente por amor”.

O amor é prático. O amor não é ciumento e não busca seus próprios interesses. O amor serve. O amor dá sem esperar receber. Esse é o amor que habita em você.

O maior amor é o maior servir. Em João 15:13 Jesus disse: Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Dar a vida não é morrer fisicamente, mas servir com o que você recebeu de Deus.

3) Porque Recebi Ao Menos Um Talento

Você não pode negar que não recebeu algo de Deus. E, não pode negar que, o que recebeu, não veio dEle. Em outras palavras: “você sempre tem algo e tudo o que tem veio de Deus”.

João 3:27 NTLH  João respondeu: —Ninguém pode ter alguma coisa se ela não for dada por Deus.

Mateus 25.14 Pois será como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes confiou os seus bens. 15  A um deu cinco talentos, a outro, dois e a outro, um, a cada um segundo a sua própria capacidade; e, então, partiu.

Os aprovados são os que fizeram algo com o talento enquanto os reprovados foram infiéis.

Jesus diz: “foste fiel no pouco, sobre o muito te colocarei”. O pouco é o que recebemos, o muito é a POSIÇÃO DE GRANDEZA do reino.

Jesus disse para o servo infiel: Porque a todo o que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

Você pode perder o que recebeu senão usar. Você não perde a salvação, mas pode perder a posição de grandeza.

4) Porque Sou Mais Feliz Quando Sirvo

Atos 20:35  Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado é dar que receber.

Ser mais bem-aventurado é ser mais feliz.

Onde Jesus falou essas palavras? Elas não estão registradas. Foram oralmente transmitidas pelo Senhor para Paulo, talvez no 3º. Céu!

Quando você ama, será amado.

Quando você dá, receberá.

Quando você serve, será exaltado.

Ser feliz é viver bem. Ter uma vida saudável e prospera para você e todos os seus. Podemos ser felizes servindo.

Descubra uma necessidade e procure satisfazê-la.

Doe-se.

Sirva às pessoas que Deus lhe deu.

5) Porque a vida só faz sentido quando a compartilho

1 Pedro 4:10  Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus.

Deus distribui graça sobre os que servem.

Servir é se tornar grande.

A grandeza do reino dos céus está no servir ao próximo.

“Uns aos outros” envolve a todos. Ninguém deve ser um consumidor que pensa em si mesmo. Se você deseja a prosperidade na medida de suas necessidades, você não servirá ninguém. Deus tem uma medida transbordante porque deseja que você sirva à igreja, ao próximo, ao irmão.

Uma vida centrada em si mesmo não reflete a vida de Cristo.

A graça atingirá todas as áreas de sua vida em sua multiforme expressão, quando você decide ser um servo.

Amém.

 

 

Comentários