0309 – Um Coração Agradecido

 

0309 – Um Coração Agradecido

 


Introdução

Quando você reclama, você permanece com o que reclamou. Mas quando você dá graças, você se levanta sobre os seus problemas. Se você deseja sair do nível em que se encontra para um nível superior – de vitória - terá que aprender a ter um coração grato.

Fale Somente Em Termos de Gratidão

Efésios 4:29  Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.

Transmitir graça é transmitir gratidão.

Toda palavra de gratidão é boa para edificar o ouvinte.

A palavra que for boa para a edificação” - Edificação significa construir. A palavra grega para edificação é "oikodoméo", que significa construir um prédio, construir uma casa. É mais um prédio do que uma casa. Você é casa e juntos formamos um edifício espiritual para habitação de Deus. Você edifica quando é grato.

Deus está edificando sua igreja. A meta de Deus é que todos cheguemos à unidade da fé, ao pleno conhecimento de Jesus, à estatura da medida de Cristo. A edificação é a palavra central na obra do Espírito Santo. Os dons espirituais e ministeriais existem para edificação. Tudo o que fizermos deve ser para a edificação de uns para com os outros.

O que você está precisando edificar? Você faz isso, com boas palavras.

Palavras de graça são as palavras que as pessoas não merecem ouvir. Como posso dizer para alguém que não merece boas palavras? Graça significa “favor imerecido”. Todos nós merecemos o inferno; Deus nos dá o céu. Todos nós merecemos ser punidos, Deus enviou seu Filho para ser punido por nós! Sob a lei, Deus exige justiça de pecadores falidos. Sob a graça, Deus fornece justiça para os homens. Sob a lei, Deus diz: "De modo algum deixarei passar os seus pecados, mas visitarei os seus pecados até a terceira e quarta geração". Sob a graça, Deus diz: "Não me lembro mais dos seus pecados".

Renovando Sua Mente

Há um estudo que saiu da Austrália, faz décadas, onde os médicos estudaram a dor. A origem da dor é algo complexo. Eles descobriram que a dor não vem de seu dano tecidual. A dor não vem de suas costas inflamadas. A dor vem do seu cérebro, que decide a dor e intensidade dela.

Eles dizem que o cérebro cria loops de dor. Pessoas que tinham membros amputados, como uma mão, ainda sentiam a dor na mão, mesmo sem ela! Porque o cérebro entra no loop da dor.

Seu cérebro está no âmbito físico da mente, Seu entendimento no âmbito da alma e a revelação no âmbito do espírito, mas todos estão associados. O homem sem Deus tem a murmuração como padrão natural de respostas aos sofrimentos da vida. O cérebro entra em loop querendo se concentrar na dor sofrida, como fracassos, perdas, infelicidade, angústia, mágoas e coisas parecidas.

O cérebro é capaz de não processar uma dor, se outra maior ocorrer. Vamos supor que, você está caminhando num campo e uma tachinha entra em seu pé, você não consegue mais andar direito sentindo a dor da perfuração. Entretanto, se de repente, você se depara com um leão faminto ameaçando pegá-lo. Imediatamente, o cérebro interpreta a dor de ser devorado pelo leão maior do que a dor da tachinha furando seu pé. Você será capaz de correr como se não tivesse nada perfurando seu pé. Naturalmente, ele entra no loop da “dor maior”.

O que me interessa nisso tudo é te dizer que se você não focar sua mente na gratidão, sua vida será de dor. Você precisa intencionalmente focar na gratidão. Isso se chama RENOVAÇÃO da mente.

Ser grato é um foco intencional no que é bom. Agradecer é chamar sua atenção e colocá-la no que Deus tem feito em sua vida. Direcione seus pensamentos para aquilo que é bom. Você pode enxergar um futuro glorioso porque a Palavra assim o diz. Deus tem pensamentos de paz a seu respeito. Deus é bom e, por isso, rendemos-lhe graças.

Veja o exemplo de Daniel, considerado na Bíblia como um homem de espírito excelente!

Durante o reinado de Belsazar (medo-persa), este deu um banquete para mil dos seus grandes. Em determinado momento da festa ele ordena que os utensílios de ouro e prata trazidos do Templo de Jerusalém sejam trazidos para neles beber vinho e adorar os seus deuses. Enquanto fazem isso, Belsazar vê uma mão de homem escrevendo numa parede branca à sua frente. Ele começa a tremer da cabeça aos pés, ficando pálido como a neve! Ele chama todos os seus magos para tentar interpretar o que a mão na parede escrevera. Ninguém consegue. Então diz a Bíblia que a mãe-rainha disse:

Há no teu reino um homem que tem o espírito dos deuses santos; nos dias de teu pai, se achou nele luz, e inteligência, e sabedoria como a sabedoria dos deuses; teu pai, o rei Nabucodonosor, sim, teu pai, ó rei, o constituiu chefe dos magos, dos encantadores, dos caldeus e dos feiticeiros, 12  porquanto espírito excelente, conhecimento e inteligência, interpretação de sonhos, declaração de enigmas e solução de casos difíceis se acharam neste Daniel, ... Daniel 5.11. 

Precisamos de muitos “Daniéis”!

Daniel dava graças a Deus intencionalmente, com hora programada. Em Daniel 6:10 lemos: Daniel, pois, quando soube que a escritura estava assinada, entrou em sua casa e, em cima, no seu quarto, onde havia janelas abertas do lado de Jerusalém, três vezes por dia, se punha de joelhos, e orava, e dava graças, diante do seu Deus, como costumava fazer.

“Quando soube”. Foi assinado um decreto pelo rei que se alguém invocasse outro deus que não fosse o rei, ele deveria ser lançado na cova dos leões. Isso pelo tempo de trinta dias. Daniel, mesmo sabendo disso, não excitou em manter sua prática de agradecer a Deus três vezes no dia, com hora programada!

Amar a Vida e Ver Dias Felizes

Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie [cessar, acabar] a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente; aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la. Porque os olhos do Senhor repousam sobre os justos, e os seus ouvidos estão abertos às suas súplicas, mas o rosto do Senhor está contra aqueles que praticam males. (1Pe 3.10-12).

Amar a vida e desejar viver dias felizes nem sempre são considerados anseios legítimos entre os cristãos. Lamentavelmente, muitas pessoas alimentam ideias erradas a respeito de Deus. Acreditam, por exemplo, que Deus deseja enviar doenças e enfermidades ao seu povo. Um Deus que manda doenças certamente não quer que amemos a vida ou que tenhamos dias felizes.

E você? Que amar a vida e ver dias felizes?

Refreie (cesse, pare) a língua do mal

O conceito comum é que refrear a língua do mal é não falar obscenidades e vulgaridades. Evidentemente, não vamos falar tais tipos de palavras, mas existe algo que é muito ruim para Deus. É falar com incredulidade. Israel estava para entrar em Canaã, porém, eles ouviram o relatório dos espias que falaram coisas ruins a respeito da terra prometida.

E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. (Nm 13.32)

Falar mal é falar com incredulidade, falar de forma negativa, falar o oposto do que Deus disse. Deus disse que era uma terra que manava leite e mel, mas eles disseram que era uma terra que devorava os seus moradores.

Provérbios 18.21 diz que, na sua boca, está o poder da vida e da morte. Você vai ter vida ou morte, tudo depende daquilo que você diz. Você vai ou não amar a vida, tudo depende do que você confessa. Você pode abrir a sua boca e liberar a palavra certa para ver dias felizes.

Provérbios 18.20 Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. Você é alimentado espiritualmente pelo que fala. Seu coração é um solo de sementes e sementes são as palavras que você fala. Você não colherá o que deseja na vida, você colherá o que está falando.

Pratique a Gratidão

Alguém pode declarar: “Infelizmente minha vida não tem muitos motivos para ser grato”. É mesmo? Que tal você começar a treinar a gratidão a Deus pela salvação. Jesus disse que devemos nos alegrar porque o nosso nome está escrito no livro da vida.

Boas Palavras são as palavras de Deus para nós, repita-as para você e para as pessoas de seu convívio. Você verá uma transformação de graça!

Amém.

Comentários