0317 – A Bênção de Ser Feliz

 

0317 – A Bênção de Ser Feliz

Introdução

Existe uma bênção quando você vive em alegria diante do Senhor. É a bênção de Ser Feliz.

Jacó teve duas esposas, Raquel e Lia. Ambas disputavam o amor de Jacó. Lia dera quatro filhos para Jacó e Raquel nenhum. Assim Raquel resolve “dar” a Jacó sua serva Bila que lhe deu dois filhos. Lia, percebendo que cessara de dar à luz, resolve “copiar a irmã” e entrega a Jacó sua serva Zilpa a qual lhe dá dois filhos, o segundo foi chamado Aser que significa “Feliz”.

Existem duas bênçãos sobre Aser e eu as chamo de  “A Bênção de Ser Feliz”.

Jacó antes de morrer chama seus doze filhos e lhes diz:

Gn 49.1   Depois, chamou Jacó a seus filhos e disse: Ajuntai-vos, e eu vos farei saber o que vos há de acontecer nos dias vindouros:

“Dias vindouros” fala do futuro, assim essas bênçãos podem ser consideradas como profecias para os nossos dias, os últimos dias. Elas se aplicam a nós, através de Cristo. Todas as bênçãos existem em Cristo (Ef 1.3) e pertencem a nós.

A bênção de Aser, a bênção de “Ser Feliz” pertence a você.

Árvores agradáveis à Vista (Gn 2.9)

Quando Deus criou o homem e a mulher, Ele os pôs num jardim de delícias com toda a sorte de árvores agradáveis à vista. Deus não criou um cenário de caos, destruição e morte. Não criou um deserto, um lugar de escassez. Ele criou um lugar com um cenário agradável à vista. O fato de Deus ter feito árvores agradáveis à vista significa que Deus quer ver você feliz e satisfeito. A intenção de Deus não era que o homem trabalhasse, mas ficasse completamente contente e feliz. Isso é contrário ao conceito religioso de adorar a Deus. Muitas pessoas pensam que para adorar a Deus eles têm que ter uma “cara amarrada”, têm que ter uma atitude esquisita,  como expressão de espiritualidade! Deus não dá atenção a esse tipo de adoração religiosa. Deus deseja vê-lo feliz, sorridente, alegre.

Muitos Salmos expressam a forma de um verdadeiro adorador. O Salmos 95.1 diz: Vinde, cantemos ao SENHOR, com júbilo, celebremos o Rochedo da nossa salvação. A expressão “com júbilo celebremos” é uma única palavra no hebraico que significa: “gritar em triunfo”. Você celebra a Deus gritando no triunfo da vitória de Cristo. Você é mais que vencedor nele, em todas as batalhas!

Não pense no que você tem feito para Deus ou deixado de fazer, pense se você está alegre no Senhor. O reino do Espírito é de justiça, paz e alegria. Você dever jubilar na presença de Deus. Se não tiver alegria, tudo o que fizer será um fardo pesado. Você não precisa carregar esse fardo, você precisa ter alegria em sua vida. Se estiver sem alegria diante de Deus, você está fora do propósito dEle para você. Procure viver na Presença do Senhor, em plenitude de alegria.

A Bênção de Aser (Feliz)

Gn 49.20  Aser, o seu pão será abundante e ele motivará delícias reais.

A bênção de Aser envolver ter “pão abundante” e “manjares dos reis”.

Nos dias de Jesus, no território de Aser ficava a cidade de Tiro. Trata-se da localidade mais distante que Jesus viajou durante seus dias na terra.

Jesus encontrou uma mulher cananéia, segundo Mateus 15.22:

22  E eis que uma mulher cananéia, que viera daquelas regiões, clamava: Senhor, Filho de Davi, tem compaixão de mim! Minha filha está horrivelmente endemoninhada. 23  Ele, porém, não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, aproximando-se, rogaram-lhe: Despede-a, pois vem clamando atrás de nós. 24  Mas Jesus respondeu: Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25  Ela, porém, veio e o adorou, dizendo: Senhor, socorre-me! 26  Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos. 27  Ela, contudo, replicou: Sim, Senhor, porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. 28  Então, lhe disse Jesus: Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres. E, desde aquele momento, sua filha ficou sã. 29  Partindo Jesus dali, foi para junto do mar da Galiléia; e, subindo ao monte, assentou-se ali.

Jesus foi até esse lugar apenas para liberar a “Bênção de Ser Feliz” sobre essa mulher e sua casa. Sabemos disso porque Jesus partiu da Galiléia e andou em torno de 63 Km e nenhum milagre foi registrado, essa caminhada deve ter demorado mais de um dia, porque o terreno era montanhoso. Isso é fantástico em Jesus, Ele sempre se colocará no caminho de alguém que expressa fé. Não importa se Ele tem que mudar a agenda diária!

Até esse momento, Jesus não tinha sido enviado para os gentios, Ele mesmo disse isso: “Não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel (Mt 15.24). Todavia, o Senhor é maravilhoso. Ele não se importa com sua origem, apenas com sua fé. A fé atrai a Deus.

A mulher chama Jesus de “Filho de Davi”, essa expressão era utilizada pelos judeus e não por gentios. Essa mulher fingiu ser judia! Ela fingiu ser o que não era, esperando que o Senhor a socorresse em sua angústia. Talvez seu desespero pela situação da filha a levou a isso.

Jesus recusou-se a responder-lhe enquanto a mulher se aproximava sem um “coração sincero”. Devemos nos aproximar do Trono de Graça com o “coração sincero” (Hebreus 10.22). Deus sabe todas as coisas de que precisamos, Ele conhece todas nossas fraquezas, mas espera que as reconheçamos diante dEle. Ele não se espanta com nossos erros e falhas. Ele já sabe tudo. O melhor é sempre se aproximar com um “coração sincero”. Ser sincero é ser honesto e verdadeiro e reconhecer sua necessidade.

Quando você fingir ser quem você não é, você nunca será capaz de experimentar plenamente o amor que o Senhor tem por você.

Seja completamente sincero sobre o que sente. Diga sua dor para ELE. A falta de reconhecimento da sua fraqueza, é orgulho.

Então, ele, respondendo, disse: Não é bom tomar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos [kunárion]. Mt 15:26.

Naqueles dias os judeus se referiam aos gentios como "cachorros [kúon]", mas aqui, Jesus usa a palavra "filhotes" (kunárion). Os filhotes são amados pelos seus donos, trata-se de uma expressão “carinhosa”.

Jesus quis mostrar para a mulher que mesmo sendo gentia e Ele ainda não ter sido enviado para os gentios, mesmo assim, ela poderia ter acesso ao “pão dos filhos”. A mulher foi humilde, ela não se ofendeu. Ela reconheceu sua posição.

Jesus não rejeitou a mulher, Ele lhe deu uma chave de acesso à bênção que precisava. Quando Jesus liberou essas palavras, a imagem de cachorrinhos foi criada no coração da mulher, ela os viu comendo as migalhas dos filhos que caem no chão! Ela entendeu. Jesus estava lhe dando a oportunidade de crer e receber o milagre. Foi isso que ela fez, ela disse: - Porém os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos. O Senhor viu isso como grande fé, a maior fé. Então lhe disse: “Faça-se contigo como queres”. A fé da mulher foi tão elevada que Jesus não apenas liberou uma palavra de cura, mas “qualquer coisa que ela quisesse”. Existe um nível de fé que atinge os maiores milagres, quando você entende que o pão pertence aos filhos!

Você é filho.

Seu lugar como filho amado não é debaixo da mesa, mas junto à mesa. É o Senhor Jesus quem libera a bênção de ser feliz sobre sua casa. Existe cura, provisão e iguarias dos reis nesta bênção. Receba-a pela fé.

A Bênção de Moisés Sobre “Ser Feliz”

Moisés também abençoou os filhos de Jacó.

E a bênção sobre Aser foi essa:

Dt 33.24  De Aser disse: Bendito seja Aser entre os filhos de Jacó, agrade a seus irmãos e banhe em azeite o pé.

A versão NTLH diz:De todas as tribos Aser é a mais abençoada”.

Ser Feliz é ser mais abençoado que todos. A felicidade é uma escolha de crer e desfrutar das Palavras de Deus. O Senhor diz: “se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra”. Você precisa querer e ouvir ao Espírito Santo para ser guiado no caminho que destila fartura. Muitos dizem que querem, mas não buscam o conhecimento de Cristo. “A prova do querer é a busca”. Quem busca, acha.

Quando Jesus menciona a constituição do reino dos céus (o conhecido Sermão da Montanha) Ele diz: “bem-aventurados...” várias vezes. Por quê? Porque o reino dos céus é governado pela alegria do Senhor, Deus quer ver você satisfeito e feliz em Sua presença.

E banhe em azeite o pé”. É o Espírito Santo que o guiará a tudo o que é bom. Só Ele sabe o amanhã. Ouvi-lo é sua principal meta de vida. Seus pés são seus caminhos e eles serão direcionados pelo Espírito. Aleluia!

O azeite manifesta a UNÇÃO na Bíblia que se refere ao poder e habilidade do Espírito Santo. Quando você anda na unção do Espírito Santo, você tem sucesso em todas as áreas de sua vida. É a unção que nos ensina todas as coisas. Ela dá sabedoria para o casamento, para a criação de filhos, para o trabalho. Quando ouvimos a unção reinamos em vida. E é assim que podemos ter certeza de que poderemos desfrutar de muitos dias bons, dias de céu na terra com nossa família! Em Nome de Jesus.

Banhar em Azeite também nos fala de provisão abundante. Sidom também pertencia a tribo de Aser e, por isso, faz parte de sua bênção. Em 1Rs 17 encontramos o profeta Elias trazendo a palavra de provisão para uma viúva e seu filho que moravam em Sidom.

1Rs 17.14  Porque assim diz o SENHOR, Deus de Israel: A farinha da tua panela não se acabará, e o azeite da tua botija não faltará, até ao dia em que o SENHOR fizer chover sobre a terra.

Aqui, Elias é uma figura de nosso Senhor Jesus. E o jarro de azeite que não seca é uma imagem de Seu suprimento abundante para nós. Seja qual for o pouco que pensamos que temos, seja força física, finanças ou sabedoria, quando trazemos o aparentemente pouco para o nosso Senhor Jesus, o pouco se tornará em muito! Ele multiplica tudo o que colocamos em Suas mãos. 

O coração do Pai é em prover abundantemente para nós e nossa família. Ele libera a bênção de ser feliz. Ele se importa profundamente conosco e proverá todas as nossas necessidades, segundo Sua glória em Cristo.

A bênção continua:

33.25  Sejam de ferro e de bronze os teus ferrolhos, e, como os teus dias, durará a tua paz [força].

Onde você morar haverá proteção, Deus impedirá que seus inimigos penetrem em sua casa. E como os teus dias, durará a tua força (a palavra paz é na verdade força). Isso significa que Deus abençoará a sua velhice. Sua força não diminuirá, mas aumentará. Deus dará longevidade com força. Na velhice daremos muitos frutos!

Ele enche a minha vida com muitas coisas boas, e assim eu continuo jovem e forte como a águia. (Sl 103.5 NTLH).

“Saciá-lo-ei com longevidade e lhe mostrarei a minha salvação.” (Sl 91.16).

Não diga que o melhor tempo de sua vida já passou. Deus promete força igual ao tempo de sua vida. Não diga que sua força está acabando e você se sente cansado. Deus renovou a força de Calebe! Deus pode renovar suas forças também, se você crer.

E ainda muito mais a bênção acrescenta:

Dt 33.26 Não há outro, ó amado, semelhante a Deus, que cavalga sobre os céus para a tua ajuda e com a sua alteza sobre as nuvens.

Jesus vem montado no cavalo branco. Ele é o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores. Ele vem em Sua Alteza. Ele vem para ajudar você. Ele não te deixa sozinho, mas te ampara.

27  O Deus eterno é a tua habitação e, por baixo de ti, estende os braços eternos; ele expulsou o inimigo de diante de ti e disse: Destrói-o.

Você é morada de Deus e Ele sustenta você com seus braços fortes em todo o tempo e em todos os caminhos. Ele nunca te abandonará. Ele guarda você em Suas mãos de graça.

Quando você descansa nessa promessa. Ele esmaga a Satanás debaixo de seus pés (Rm 16.20).

Conclusão

O segredo para viver da melhor maneira todos os dias é escolher ser feliz! Escolha crer e se alegrar na bênção liberada sobre você em Cristo: A bênção de Ser Feliz.

Amém.

Comentários