0320 – Nunca Esqueça Quem Você É

 

0320 – Nunca Esqueça Quem Você É


Introdução

Sua identidade define seu destino.

Quem define a sua identidade é a graça de Cristo. Paulo disse em 1 Coríntios 15:10  Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo”.

Graça é Deus fazendo por você. Quando Deus trabalha por você, Ele molda sua identidade e expande suas conquistas.

Sua identidade pode ser formada pelo ambiente ou pela Palavra de Deus. Paulo tinha identidade firmada na graça, independentemente das circunstâncias em que se encontrava, mesmo preso, ele disse para o rei Agripa:

Paulo respondeu: Assim Deus permitisse que, por pouco ou por muito, não apenas tu, ó rei, porém todos os que hoje me ouvem se tornassem tais qual eu sou, exceto estas cadeias. (Atos 26.29). 

Sua identidade está EM CRISTO e não em seu ambiente.

Você não é definido pelas pessoas de seu convívio. Você é definido pela graça de Deus. A graça é todo o trabalho de Jesus por você.

O ambiente não pode Definir Sua Identidade

Romanos 12.2  E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Conformar-se é aceitar que o ambiente defina sua identidade.

Sua Identidade é de Rei e Sacerdote sobre a Terra

Foi o próprio sangue de Jesus que te constituiu em rei e sacerdote sobre a terra. (Ap 1.5,6).

Assuma sua identidade em Cristo.

A História de José

O primeiro a ser levado cativo para o Egito não foi o povo de Deus, foi José, mas o Egito não o definiu, ele tinha uma identidade estabelecida em Deus. Podem te levar para o Egito, mas isso não te faz um Egípcio! Podem mudar seu nome, mas isso não mudará sua identidade!

José recebeu de Deus a visão que ele reinaria sobre a terra em seus dias. A história de José é emocionante e espetacular. Havia muitas oposições, a começar pelos seus próprios irmãos que intentaram matá-lo.

Mas quem pode matar a visão de Deus em sua vida? Se Deus lhe deu uma visão ela acontecerá, se você não negociar a sua identidade em Cristo.

Você recebe a visão de Deus, mas não está pronto para ela.

Deus treinou José e vai treinar você. Ele vai preparar você para ocupar a sua posição reinante nesta vida. Até lá você passará por vários testes, várias crises. Elas serão crises de identidade.  

Numa crise de identidade você manifestará o que crê.

José passou por testes, antes de reinar em vida. Seu exemplo serve para nos preparar para os testes.

1º Teste: O Teste do Ressentimento e Amargura

José foi lançado numa cisterna vazia, um poço, um buraco, pelos seus irmãos.

Ou o buraco definiria a identidade de José, ou Deus. Ele escolheu confiar em Deus.

José clamou angustiado para que seus irmãos o tirarem do buraco, mas eles o venderam para os midianitas que o venderam para Potifar oficial de Faraó no Egito.

José poderia ter desenvolvido amargura em seu coração pelos seus irmãos. Quando seus irmãos vieram até o Egito comprar comida, José os reconheceu, porém, seus irmãos não. Seus irmãos se prostaram perante ele, então José se lembrou do sonho. Ele perdoou a eles.

Quem confia na graça perdoa. Não se amargura pelas críticas e pelas afrontas das pessoas. A nobreza de um rei envolve a capacidade de perdoar e reconhecer que tudo está cooperando para o seu bem!

Em Gn 50.20 José diz para seus irmãos: Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida.

Deus converterá as coisas ruins em BÊNÇÃO. Existe um propósito para sua vida e até chegar lá, você passará pelos testes do ressentimento e da amargura.

Jesus é perdoador, não de alguns, mas de todos os nossos pecados. Em Cristo, você é como Ele é. Você pode perdoar pela graça recebida. O diabo o incentivará a retaliar àqueles que tentaram contra você, não negocie sua realeza.

Não esqueça quem você é.

Buracos e cavernas na vida visam impedir você de alcançar o trono. Quando estiver em um, permaneça fiel na fé, confessando quem você é em Cristo Jesus.

Não permita que a escuridão do buraco, defina sua vida. Saia da caverna.

A Palavra de Deus é fascinante, nada é por acaso! A Bíblia diz que foi Judá quem disse: “ - Vamos tirar o rapaz da caverna e vendê-lo para os midianitas”, todos os demais concordaram. Judá significa “louvor”.

O louvor sempre lhe tirará da caverna e o colocará RUMO ao destino do propósito de Deus na sua vida.

Aprenda a louvar nas cavernas da vida. Essa é a chave de Davi que o levou ao trono.

2º Teste: O Teste da Escravidão

José foi vendido, agora seu ambiente é de um príncipe na condição de escravo. Mais uma vez ele teria que decidir quem definiria sua identidade: o ambiente ou Deus. Deus lhe disse que ele seria um príncipe na terra, mas agora o ambiente dizia que ele era um escravo.

Você pode estar na escala inferior de uma posição social, mas se não guardar ressentimentos e não usar sua boca para falar coisas ruins, Deus o promoverá. Deus era com José e o prosperou em tudo. Deus é com você? Se for, então Ele o prosperará em tudo. A fonte é Deus (nunca se esqueça disso).

Potifar, seu dono, viu que tudo o que José fazia O SENHOR prosperava em suas mãos. Como Potifar viu que era Deus que abençoava a José? É porque havia algo notável em José, ele dava glórias a Deus. José atribuía seu sucesso a Deus e não a si mesmo. Ele não escondia sua fé! José afirmava constantemente que a interpretação dos sonhos pertencia a Deus. Se você quer avançar rumo ao trono em vida, reconheça Deus em tudo.

Existe um espírito de escravidão entre os filhos de Deus. Ser escravo na Nova Aliança é se sujeitar à escravidão da prática da Lei e viver de acordo com conceitos humanos.

Sempre que houver medo, existe escravidão em sua vida. Jesus não te deu espírito de medo.

Sua identidade tem que ser forjada no amor do Pai.

 

3º Teste: O Teste do Pecado

O pecado é enganoso. Ele começa envolvendo alguém com um fio de seda e acaba se tornando numa corda.

Jamais facilite as coisas para o pecado. Ele pode impedir seu propósito de reinar em vida.

José foi testado no ambiente do pecado sexual. Todos seremos. Mais um teste... Quem definiria José? O ambiente sedutor, sensual e carnal ou a sua identidade como príncipe?

Moisés recusou os prazeres transitórios do pecado, porque contemplava o galardão. Você tem que ter algo maior na vida para vencer o ambiente pecaminoso em que vive.

Você é perdoado e liberto do pecado, não se submeta novamente a jugo de escravidão.

4º Teste: O Teste da Calúnia

Em Gênesis 39.17 a mulher de Potifar mentiu a respeito de José.

A calúnia é um grande teste para sua realeza.

Não se desanime se estão tentando entulhar seus poços, se estão caluniando você, se estão mentindo a seu respeito.

Não dê atenção à voz dos caluniadores. Ouça a voz do Pai. Esteja seguro nos braços paternos. Entregue os seus acusadores nas mãos de Deus e Ele agirá em seu favor.

José não permitiu que os caluniadores definissem sua identidade. Ele permaneceu firme na fé de quem Ele era em Cristo.

Em toda a história de José, não encontramos uma única reclamação dele, isso não é impressionante?

Quando caluniarem você, não revide. Entregue tudo nas mãos de Deus pela oração e confie que Ele o vindicará. Faça como Jesus:

Quando foi insultado, não respondeu com insultos. Quando sofreu, não ameaçou, mas pôs a sua esperança em Deus, o justo Juiz. (1 Pedro 2:23).

5º Teste: O Teste da Prisão

        José chegou ao fim do túnel, na prisão. Entretando, ele não se deixou moldar pelo ambiente. Sua identidade em Deus prevaleceu.

A prisão significa para nós o momento em que todas as portas estão fechadas. Nada acontece de bom. Tudo é ruim.

A GRAÇA de Deus se revelou sobre José, ele obteve favor do carcereiro e passou a governar ali. Assim como na casa de Potifar, tudo o que José fazia prosperava, na cadeia.

Perceba que o AMBIENTE não definiu JOSÉ.

Amado(a), não permita que o ambiente defina você.

Você é luz e trevas não podem apagá-lo.

Você é sal da terra e ninguém pode lhe tirar o sabor.

Apenas continue confiando na graça de Cristo e fazendo tudo na dependência dela, na dependência da fé, na declaração da vitória em Cristo, no descanso das promessas e, no melhor tempo, as coisas mudarão.

Tudo já estava preparado por Deus. José interpretou sonhos até que chegou ao trono e viu o sonho de Deus cumprir-se em sua vida.

Assim, será contigo também, em Nome de Jesus, amém.

José foi escoltado como prisioneiro até o trono de Faraó e depois de 30 minutos, volta de lá, escoltado como príncipe.

Conclusão  

Você identifica alguma crise de identidade em sua vida?

Você identifica algum teste? Como você tem respondido?

            Amém.

Comentários