0319 – Viva a Liberdade de Cristo

 

0319 – Viva a Liberdade de Cristo



Introdução

Gl 5.1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.

Existe uma vida de liberdade e satisfação completa em Cristo Jesus. Enquanto alguns se sujeitam a vários jugos de escravidão, como o jugo do medo, o jugo da condenação e o jugo da lei.

Você é livre. Nasceu para a liberdade. Viva na liberdade de Cristo.

A liberdade que o apóstolo Paulo se refere, neste texto, é a liberdade da lei. A lei é um jugo de escravidão terrível. Ela elimina a glória de Cristo e a vida dependente do Espírito da graça.

Você recebeu o espírito do Filho de Deus e não o espírito de medo.

A Simplicidade de Cristo

A Bíblia fala claramente do nosso relacionamento com a lei. A mensagem é clara e não devemos abandonar sua simplicidade.

2 Coríntios 11:3  Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.

Vamos citar dez afirmações no Novo Testamento, em seu relacionamento com a lei:

1)        Você Está Morto Para o Lei

Rm 7.4  Assim, meus irmãos, também vós morrestes relativamente à lei, por meio do corpo de Cristo, [...].

Paulo ilustra uma mulher casada com a lei, um marido perfeito, mas intolerável.

Esse marido tipifica a lei... a lei não tolera imperfeição. A lei é eterna, não morre, assim Deus colocou você na morte de Cristo. Ao morre com Cristo, você ressuscita na liberdade dEle.

Perfeccionistas são intoleráveis, porque são legalistas. Não toleram imperfeições. Tudo tem que estar de acordo com o que eles acham eles criticam.

A lei é eterna e não morre, assim quem morre é a mulher para ser livre e ser aliançar com Cristo.

Você está morto para a lei.

2)        Você Não Está Debaixo da Lei

Rm 6.14  Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.

Gl 5.18  Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

Viva a liberdade de Cristo em sua confissão e vida. Você não está debaixo da Lei. Se você vive uma vida de pecado, é porque não está na posição errada. Graça é liberdade para não pecar.

3)        A Lei Não é Para o Justo

1Tm1.9 RC  sabendo isto: que a lei não é feita para o justo, mas para os injustos e obstinados, para os ímpios e pecadores, para os profanos e irreligiosos, para os parricidas e matricidas, para os homicidas.

Sua justiça é uma pessoa: Cristo Jesus: 1Co 1.30 Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção, 31  para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor.)

Não é o seu bom comportamento que define sua justiça, apenas Cristo Jesus. Se você seguir o Espírito Santo não precisará de uma lei moral encontrada na lei descrita no Velho Testamento. Eram 613 mandamentos da lei. Os que dizem que você tem que guardar a lei, não a observam na íntegra. A Bíblia diz que se você errar em apenas um deles será culpado de todos.

Tiago 2:10  Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos.

Você pode não adulterar, mas se não amar sua esposa terá pecado.

4)        Você Não é Supervisionado pela Lei

Gl 3.22  Mas a Escritura encerrou tudo sob o pecado, para que, mediante a fé em Jesus Cristo, fosse a promessa concedida aos que crêem. 23  Mas, antes que viesse a fé, estávamos sob a tutela da lei e nela encerrados [presos], para essa fé que, de futuro, haveria de revelar-se. 24  De maneira que a lei nos serviu de aio para nos conduzir a Cristo, a fim de que fôssemos justificados por fé. 25  Mas, tendo vindo a fé, já não permanecemos subordinados ao aio. 26  Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus.

Um aio era um encarregado de confiança de uma família grega ou romana que supervisionava a educação, conduta, a “liberdade” da vida de um menino até sua idade viril. O menino não tinha liberdade.

A lei nos mantinha presos. Se você viveu muitos anos preso ao jugo da lei, terá dificuldades de se entregar à liberdade de Cristo. Você já viu aquelas pessoas que cumpriram mais de 20 anos de prisão. Depois de saírem eles não sabem viver em liberdade!

Muitos foram ensinados anos a fio sobre viverem na base da lei e, mesmo, ouvindo sobre a graça, querem voltar às práticas das obras da lei.

5)        Os Requisitos da Lei Foram Plenamente Cumpridos em Você

Rm 8.4 a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.

A lei foi colocada em seu coração. Você a cumpriu em Cristo.

6)        A Lei Foi Abolida

Ef 2.14 Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos {ambos: judeus e gentios} fez um; e, tendo derribado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, 15  aboliu, na sua carne, a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse, em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz.

7)        Cristo é o Fim da Lei

Rm 10.4  Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.

O fim significa que a lei foi até Cristo e que Cristo finalizou a lei, cumprindo-a completamente.

8)        Você Não Serve a Deus à Maneira Antiga

Rm 7.6 Agora, porém, libertados da lei, estamos mortos para aquilo a que estávamos sujeitos, de modo que servimos em novidade de espírito e não na caducidade da letra.

9)        A Lei É Obsoleta e Envelhecida

Hb 8.13  Quando ele diz Nova, torna antiquada a primeira. Ora, aquilo que se torna antiquado e envelhecido está prestes a desaparecer.

10) A Lei Não Pode te Dar Herança

Romanos 4:13  Não foi por intermédio da lei que a Abraão ou a sua descendência coube a promessa de ser herdeiro do mundo, e sim mediante a justiça da fé.

Atos 20.32 Agora, pois, encomendo-vos ao Senhor e à palavra da sua graça, que tem poder para vos edificar e dar herança entre todos os que são santificados.

Filhos e filhas vocês não possuirão a rica herança de Cristo se praticarem as obras da lei. Somente pela fé na justiça de Cristo poderemos desfrutar de plenitude de paz, alegria, saúde e prosperidade.

Não existe mais maldição para você. Como filho você tem a melhor posição que o Pai poderia lhe dar.

Na Nova Aliança tudo se resume em olhar firmemente para Jesus e expressá-lo.

Jesus é toda a resposta que você precisa.

Amém.

Comentários