0344 – Paraklêtos

 

0344 – Paraklêtos

Introdução

Às vezes vivemos esquecidos de que o MAIOR habita em nós. Não somos filhos abandonados pelo Pai. Não somos filhos esquecidos. Deus está conosco assim como esteve com Jesus enquanto andou sobre a terra. Ele está no Espírito Santo que reside permanentemente em nós.

O tema dessa mensagem é: Paraklêtos essa palavra grega foi utilizada por Jesus quando falou sobre o Espírito Santo que estaria conosco. São 5 menções na Bíblia:

 João 14.16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.

João 14:26  mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

João 15:26  Quando, porém, vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que dele procede, esse dará testemunho de mim;

João 16:7  Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei.

1 João 2:1  Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.

Consolador que palavra carregada de conforto. Não é um acusador é um consolador, não é um crítico, mas um consolador. Não é um condenador é um consolador. Assim como Jesus esteve com seus discípulos na terra e os guardou, ensinou e os guiou, assim o “Paraklêtos” está conosco, para sempre.

Uma Vida Abundante

Viver uma vida solitária tendo o Paraklêtos conosco revela profunda ignorância!

Viver uma vida triste tendo o  Paraklêtos conosco revela profunda carnalidade!

Viver uma vida escassa tendo o Paraklêtos conosco revela profunda incredulidade!

Precisamos viver mais conscientes da Presença de Deus o Espírito Santo conosco.

Ele nos Faz Desfrutar de Tudo

2 Coríntios 13:14  (13-13) A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vós.

Neste texto encontramos as três verdades que não podem ser mudadas, alteradas ou modificadas, elas são absolutas em nossa experiência com o Deus.

Deus é amor. Deus amou e deu Jesus. A graça é o amor expresso, dado. Senão for dado permanece com Deus, mas ao ser dado se torna a graça para nós. E tal graça só pode ser desfrutada na comunhão do Espírito Santo. Em Gálatas 5.18 diz que o Espírito nos livra da escravidão da lei: Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei. Os filhos da lei estão sujeitos ao medo, à condenação e à culpa, enquanto os filhos da graça são livres.

A comunhão do Espírito Santo seja contigo.

Existe uma Pessoa Divina em nós.

Sua Vida é a Vida Abundante de Cristo, em nós.

Ele nos ensinará todas as coisas.

Ele fecundará o solo de seu coração com as palavras certas.

Ele está trabalhando para convencê-lo de toda a justiça pela fé.

Ele é o PARAKLÊTOS, o “outro” Consolador mencionado por Cristo Jesus.

Ele sempre está conosco, nunca mais nos deixará, nem por toda a Eternidade.

Fomos recriados em nosso espírito pela vinda do Paraklêtos.

Ele é o maior de todos. Ele é o melhor de todos.

Jesus é nosso Paraklêtos diante de Deus. Ele está como advogado de defesa, nos purificando por seu Sangue. O Seu sacrifício na cruz continua perdoando os pecados de todos os que se achegam para Ele.

Ele está mencionando seu nome diante do Pai. Ele não está te acusando, Ele está te defendendo. Ele está falando sobre o perdão dos seus pecados. Seu sangue é a prova de seu amor.

A Comunhão Do Espírito Santo

A palavra comunhão vem de koinonia, cuja definição é: companheirismo, amizade, comunicação, intimidade, compartilhar, relação social, parceria, participação conjunta e associação mútua íntima. Para resumir, podemos agrupar em três categorias:

1.     Companheirismo;

2.     Parceria e;

3.     Intimidade.

A palavra koinonia é utilizada em Atos 2:42  E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. Onde percebemos o relacionamento entre os discípulos, da mesma maneira, podemos ter este tipo de relacionamento com o Espírito Santo.

A Pessoa do Espírito Santo

Desejamos a Deus. Somente pelo Espírito podemos conhecer a Jesus como SENHOR. Queremos ser amigos dEle. Desejamos Sua Presença. Queremos o Seu Poder, mas antes disto, é necessário compreender a Pessoa do Espírito Santo.

Você é uma pessoa. O que faz de você uma pessoa? Não é seu corpo, um cadáver também tem. Uma pessoa tem uma personalidade expressada pelo corpo. Três coisas nos personificam: a vontade, o intelecto e as emoções. Além da alma, temos nosso espírito. Assim é com o Espírito Santo.

Quando o virmos como um poder nós dizemos: “Óh dá-me mais um pouco deste poder”. Se o virmos como uma Pessoa, então, falaremos: “Óh Espírito Santo usa-me”.

No instante que o considerar como uma pessoa. Você lhe entrega o que Ele merece como a adoração,  o amor, o louvor, o serviço. É por esta razão que a Palavra diz que podemos entristecê-lo, resisti-lo ou mesmo impedir sua influência.

Você não precisa do poder, quando o tratar como uma pessoa. Então ELE poderá USAR Você, através de Seu Poder.

O Espírito Santo não tem um corpo

Nós somos o corpo dEle. A razão porque as pessoas não conseguem ver o Espírito Santo como uma pessoa, é porque Ele não tem um corpo. Deus Pai é uma pessoa? Sim. Mas Ele não tem um corpo. Ele é um espírito. Jesus Cristo é o único que tem um corpo. Porque se tornou carne e ressuscitou fisicamente dos mortos. Ele se identificou com a humanidade. Ele veio como um homem. Ele garantiu a nossa ressurreição física.

Jamais esqueça que o Espírito Santo é uma pessoa e não uma manifestação. A maneira como O vemos determina nosso relacionamento com Ele.

Parákletos No Grego

Jesus o chamou de Paráklêtos. 

No grego a palavra parákêtos propriamente dita é uma palavra passiva na sua forma. Significa literalmente que que é convocado. Embora passiva na sua forma é quase sempre ativa no seu significado, porque aquilo que lhe dá o seu sentido é o propósito e a função para qual a pessoa é convocada.

Paráklêtos é uma pessoa chamada para ajudar numa situação com a qual um homem não pode lidar sozinho.

Paráklêtos também tem o sentido de exortar tropas que estão para entrar na batalha.

Paráklêtos e seu verbo é a palavra usada nos discursos dos líderes e dos soldados que se animam mutuamente a avançarem. Paráklêtos é, portanto, um encorajador. Uma pessoa que injeta coragem nos acovardados, que anima o braço fraco para a luta, que leva um homem muito comum a lidar heroicamente com uma situação perigosa e arriscada.

Paráklêtos tem um grandioso pano de fundo na Septuaginta (tradução da bíblia da língua hebraica para a grega) no que diz respeito àquele tipo de conforto e consolação na aflição que conserva um homem em pé, enquanto, se deixado sozinho, entraria em colapso. É o conforto que capacita o homem a ir além do ponto de ruptura sem quebrar-se.

Sétuplo Sentido de Paráklêtos

1 - Nosso Ajudador

            Frequentemente as pessoas correm para lá e para cá, buscando ajuda. E se esquecem que a maior ajuda está dentro delas! Na pessoa do Espírito Santo. Ficam esperando que alguém possa fazer algo para dar um fim aos problemas. Que tristeza! Não sabem que o AJUDADOR está com elas. Não sabem que podem recorrer a ELE. Ficam na expectativa que os homens possam fazer algo, é uma grande pena.

2 - Nosso Confortador

Atos 9:31  A igreja, na verdade, tinha paz por toda a Judéia, Galiléia e Samaria, edificando-se e caminhando no temor do Senhor, e, no conforto do Espírito Santo, crescia em número.

Confortador é aquele que nos levanta quando caímos. Sopra o vento nas velas de nossa vida. Amplia os horizontes para vermos em seus sonhos e visões o propósito de Deus para nós.

3 - Nosso Conselheiro

Quanto vale o conselho de Deus para você?

Em 1 João 2.27 diz: Quanto a vós outros, a unção que dele recebestes permanece em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina a respeito de todas as coisas, e é verdadeira, e não é falsa, permanecei nele, como também ela vos ensinou.

Permanecemos em Cristo, quando permanecemos na direção do Espírito Santo. Ouvindo suas confirmações na Palavra.

Deus, ainda, nos deu o ministério quíntuplo para confirmar as verdades faladas pelo Espírito em nosso interior. É necessário ser cauteloso e ouvir também os conselhos dos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres que confirmam aquilo que o Espírito Santo pela unção fala.

Em Atos 13 encontramos:

1 Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barnabé, Simeão, por sobrenome Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Saulo. 2  E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado. 3  Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. 4 Enviados, pois, pelo Espírito Santo, desceram a Selêucia e dali navegaram para Chipre.

Note que o Espírito disse aquilo que já tinha falado ao coração de Barnabé e Saulo. Eles continuaram jejuando e orando e impondo-lhes as mãos os despediram.  Aqui você se vê o envio genuíno do Espírito Santo:

1.     Barnabé e Saulo tinham uma palavra do Espírito dentro de si;

2.     O Espírito Santo falou de maneira que todos entenderam que era o Espírito Santo;

3.     Eles confirmaram, impondo as mãos sobre eles. O ato de impor as mãos significa colocamos vocês debaixo da bênção e autoridade do Corpo de Cristo.

 

Portanto, quando combinamos o poder do Espírito Santo com a confirmação do ministério quíntuplo e da Palavra de Deus, somos conduzidos ao destino certo com sabedoria divina e experimentamos bom sucesso.

4 - Nosso Defensor

1 João 4:4  Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.

O Maior está em nós, então tudo o que está do lado de fora é menor, tem menos poder, tem menos influência sobre mim.

5 - Nosso Intercessor

Romanos 8:26  Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis.      

6 - Nosso Fortalecedor

            Quantas vezes você já pensou em desistir?

Você precisa do óleo fresco da unção. O Espírito Santo é quem unge você.

 

Salmos 89:20 Encontrei Davi, meu servo; com o meu santo óleo o ungi. 21  A minha mão será firme com ele, o meu braço o fortalecerá. 22  O inimigo jamais o surpreenderá, nem o há de afligir o filho da perversidade. 23  Esmagarei diante dele os seus adversários e ferirei os que o odeiam.

“Não por força, nem por violência, mas pelo Meu Espírito, diz o SENHOR”.

7 - Amigo Fiel          

João 14:16  E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco.

As Sete Manifestações do Espírito Santo

1 Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. 2  Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR. —Isaías 11:1–2.

Em Isaías 11, descobrimos que o Espírito Santo tem sete manifestações distintas. Eles são:

1.     Espírito do Senhor;

2.     Espírito de sabedoria;

3.     Espírito de compreensão;

4.     Espírito de conselho;

5.     Espírito de poder;

6.     Espírito de conhecimento;

7.     Espírito de temor do Senhor.

É importante notar que estas manifestações não representam espíritos separados; todos eles fazem parte do mesmo Espírito Santo. Com eles, o Espírito Santo nos ajudará, guiará e capacitará a vivermos a vida abundante e vencedora que o Senhor comprou pelo Seu próprio sangue para nós.

Os Nove Dons do Espírito Santo

Além destas sete manifestações do Espírito, o Espírito Santo também tem nove dons (1 Coríntios 12:7-11) para capacitar os crentes na sua caminhada cristã. Os nove dons do Espírito Santo são divididos em três categorias: dons de revelação, dons de fala e dons de poder.

Esses dons capacitam e equipam os filhos para a edificação do Corpo de Cristo e o avanço do Seu reino na Terra, destruindo as obras do diabo. Quando cheios do Espírito Santo e capacitados pelos Seus dons, seremos capazes de acessar e desfrutar da abundância que o Senhor planejou para nós aqui na terra!

Ame o Espírito Santo.

Ouça o Espírito Santo.

Obedeça ao Espírito Santo.

Seu destino é o mesmo de Cristo: vencedor em todas as coisas.

Amém.

Conclusão

Desenvolva comunhão conversando com Parklêtos. Ele está sempre presente, mas reconhece-lo trará Sua manifestação.

Amém.

Comentários