0347 – Prepare-se para o Despojo

 

0347 – Prepare-se para o Despojo



Introdução

Após uma guerra há despojo. Despojo, na Bíblia, é aquilo que tomamos de valioso depois da guerra. O maior “despojo” para nós são vidas. Nada vale mais que uma vida salva. É hora de lutarmos segundo as regras da fé na graça de Cristo.

Nosso preparo é a consagração ao Senhor.

É a hora dos campeões se levantarem. Daqueles que fazem história. Como os heróis da fé que não temem a batalha, mas a usam para alcançarem o soberano prêmio do chamado de Cristo.

Só há despojo para os vencedores, os derrotados não desfrutam da riqueza da guerra. Eles morrem. Aqueles que se posicionam na vitória de Cristo e lutam o bom combate da fé, guardando seus corações, mantendo acessa a esperança e a prática do amor ao próximo, esses são os campeões de Deus, que lutam e trazem os despojos!

Despojo

A primeira menção da palavra despojo na Bíblia ocorre na bênção de Jacó para seu filho amado Benjamim, o caçula, filho de Raquel e irmão de José. A primeira menção é um “fio” que por toda a Bíblia interliga princípios espirituais e carregam grande aprendizado espiritual.

Em Gênesis 49:27 diz: Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo.

Jacó teve doze filhos. Dez deles eram filhos de Lia e das servas, mas dois eram filhos de Raquel e, esses eram José e Benjamim. Os dez filhos simbolizam a lei e os dez mandamentos, mas os dois filhos de Raquel representam algo mais precioso.

O nome Raquel significa “cordeiro ou ovelha”. Ela morreu dando à luz a Benjamim e nesse sentido simboliza o Cordeiro de Deus que morreu para dar à luz a Benjamim.

Somos a Geração de Benjamim

José é um dos tipos mais claros de Jesus, na Bíblia. Dentre outros tipos, ele foi odiado pelos seus irmãos e vendido como escravo, assim como Jesus. No final, ele reconciliou seus irmãos e foi reconhecido como rei. É um paralelo impressionante sobre o futuro de Cristo.

Quem é Benjamim? É aquele que compartilhava com José do mesmo pai e da mesma mãe. Se José é um tipo de Cristo, então Benjamim representa os irmãos do Senhor por parte de mãe. Se a mãe é a graça, então ele aponta para nós hoje. Quando trouxeram Benjamim a José as suas primeiras palavras para ele foram: “Deus lhe conceda graça, meu filho!” (Gn 43.29).

Deus usou o tempo de fome, para manifestar o “Salvador”.

Nós somos a geração de Benjamim. Somos aqueles que receberam graça. A Palavra de Deus declara que no tempo da fome, José deu a Benjamim cinco vezes mais pão que a seus outros irmãos. Creio que durante esses tempos de crises e dificuldades financeiras, a geração de Benjamim receberá cinco vezes mais provisão porque somos filhos da Graça e irmãos do Senhor.

Precisamos perceber o quanto José amava seu irmão Benjamim. A primeira vez que José chorou quando viu seus irmãos foi quando Benjamim apareceu (Gn 43.30). Por que isso aconteceu? Porque embora fossem todos filhos de um mesmo pai, eles não tinham a mesma mãe. Somente José e Benjamim tinham a mesma mãe. Isso significa que embora todos os cristãos sejam filhos do mesmo pai, nem todos possuem a mesma mãe.

O pai representa Deus, mas quem são as mães? Lia representa a lei e Raquel representa a graça. O nome Lia significa fraca ou cansada, enquanto Raquel significa ovelha ou cordeiro. Em outras palavras, a lei nos faz fracos.

Nós somos aqueles que vão desfrutar de um suprimento cinco vezes maior. Não precisamos temer o futuro ou as circunstâncias, pois somos o irmão amado de nosso José. Podemos descansar nas bênçãos da Nova Aliança e da nossa posição como irmãos daquele que é o mais poderoso em todo o universo.

Paulo um Benjamita

O bem-aventurado apóstolo Paulo era da tribo de Benjamim, Romanos 11:1; Filipenses 3:5; ele, pela manhã do seu dia, devorava a presa como perseguidor, mas à tarde dividia os despojos como pregador; ele compartilhou as bênçãos do Leão de Judá.

Nós devoramos a presa para compartilhar o despojo.

O tamanho do nosso inimigo determina o tamanho das nossas recompensas. Nossos inimigos decidem nossas promoções. A luta é a prova de que seu inimigo discerniu seu futuro. A diferença entre a significância e a insignificância é um adversário. Sua missão sempre terá um adversário. Satanás sempre ataca os mais próximos na linha de espera para uma promoção.

Nossa luta é a partir da vitória do Calvário. Não temos que vencer, apenas crer.

Crises existem para aperfeiçoar em nós a fé e o caráter aprovado. As tribulações produzem um eterno peso de glória. Em Romanos 5, Paulo diz que devemos nos gloriar nas tribulações, porque gerará em nós experiência, caráter aprovado e esperança.

Deus levantará todo o Rio Grande do Sul para manifestar Sua glória. Onde abundou o pecado, superabundou a graça. Somos os candidatos para um nível extraordinário de glória e favor.

Benjamim devorará como um lobo – É claro que Jacó foi guiado no que disse por um espírito de profecia, e não por afeição natural; caso contrário, ele teria falado com mais ternura de seu amado filho Benjamim, a respeito de quem ele apenas prediz que sua posteridade deveria ser uma tribo guerreira, forte e ousada; e que eles deveriam enriquecer com o despojo de seus inimigos; que eles deveriam estar ativos no mundo, e uma tribo tão temida por seus vizinhos quanto qualquer outra: pela manhã ele devorará a presa – que ele agarrou e dividiu durante a noite.

Lutamos para repartir o despojo.

Benjamim foi uma tribo forte, corajosa e guerreira. Eles enfrentaram 400 mil soldados de Israel. Tinham 700 homens que eram canhotos e, qualquer um deles podia atirar com funda uma pedra num fio de cabelo, sem nunca errar.

Uma Palavra para os Jovens

Gn 49.27 diz: Benjamim é lobo que despedaça; pela manhã devora a presa e à tarde reparte o despojo.

Benjamim era o mais jovem dos filhos de Jacó. Esta palavra é para você o +jovem.

Enquanto for jovem "devore a presa" faça algo que lhe aqueça o coração, mas vá como um leão à presa. Não se canse, use sua energia, sua força e seja diligente... porque o tempo passa.

Se devorar a presa pela manhã, terá algo para repartir à tarde. Quando for mais velho, então terá muito o que dar.

Não desperdice seu tempo, dedique-o com diligência a aquilo que Deus te chamou a fazer, algo que aquece seu coração. Não importa o quê, mas faça-o de todo o coração.

Daqui a 20 anos, você terá muito a repartir.

A Bênção de Moisés Sobre Benjamim

Dt 33.12 De Benjamim disse: O amado do SENHOR habitará seguro com ele; todo o dia o SENHOR o protegerá, e ele descansará nos seus braços.

Moisés, homem de Deus, abençoou a Benjamim e em suas palavras:

1)    Benjamim é o “amado do SENHOR”;

2)    “Habitará seguro com Ele”;

3)    “Todo o dia o Senhor o protegerá” e;

4)    Benjamim “Descansará nos seus braços”.

Creio que essas declarações nos darão coragem para sermos a “tribo guerreira” do Senhor em meio às catástrofes dessa guerra que estamos enfrentando. Vamos saquear o infermo, ganhandos milhares de vidas para Cristo. Vamos manter firmes a nossa confissão da esperança sem vacilar, crendo na fidelidade de Deus. Vamos nos aguarrar ao amor do Pai acima de tudo.

“O Amado do SENHOR”

Precisamos nos ancorar na certeza absoluta que somos filhos amados pelo Pai. Deus é nosso Pai. Ele não é nosso patrão e nem nosso ditador, Ele é Pai. Esquecer disso em meio às crises, gerará indefinição em nossa fé.

Filhos que sabem que são amados IMITAM a Deus (Efésios 5.1). Quem sabe que é amado, responde em amor. Não faz as coisas por obrigação, mas por paixão. O amor governa seu estilo de vida. Sua contribuição é fruto de relacionamento e de medo.

O amor nos leva a amar o próximo e a servir, dar nossa vida em resgate de muitos.

O amor é o vínculo da perfeição, isto é, da maturidade.

Quando sabemos e cremos que somos amados, somos aperfeiçoados no amor.

“Habitará Seguro Com Ele”

Quem ama gosta de estar junto.

A casa de Deus é o seu destino para nós. Isso fala de intimidade e felicidade. O Salmos 23 mostra a condução do Pai, como nosso Bom Pastor. Porém em algum momento da caminhada, nos desviamos para o “vale da sombra da morte”. Ele entra conosco e vai à frente, preparando uma mesa de renovação no Espírito Santo e no transbordar do cálice da bênção. Ele nos tira de lá e, nos conduz com sua bondade e graça até a habitação do Pai !

O Senhor nos manterá seguros nesses dias. Ele eliminará todo o inimigo e nos prosperará em meio às crises.

“Todo o dia o Senhor o protegerá”

Deus nos protegerá todos os dias. Ele dá ordem aos Seus anjos para nos guardarem em todos nossos caminhos. Você percebe que o texto diz: TODOS e não ALGUNS. Muitos pensam que o Pai nos abandona quando entramos no erro. Não, nada disso. Ele está conosco para nos proteger e trazer de volta para a Casa do Pai.

O Salmos 46 é um descanso para a fé, um porto seguro:

1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente nas tribulações. 2  Portanto, não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; 3  ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. 4  Há um rio, cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

“Descansará nos seus Braços”

Filhos pequenos descansam nos braços do Pai. É uma figura linda de cuidado e proteção. Essa é a figura carinhosa de um Pai amoroso. Estamos nos braços eternos do Pai.

Tudo nessa bênção fala que somos filhos amados e o Pai está cuidando de nós. Aleluia!

Amém.

Comentários