0143 – Sem Unidade Não Há Herança

0143 – Sem Unidade Não Há Herança

Finalmente o povo cruzou o rio Jordão, sobrenaturalmente. As nações inimigas souberam disto e seus corações desfaleceram.  Os inimigos hoje são os demônios que tentam impedir você de cruzar o Jordão e adentrar na posse da sua herança em Cristo. Mas assim como foi com o povo de Israel, assim é com você: todos seus inimigos estão amedrontados porque sabem que em Cristo a herança te pertence.

Ao cruzarem o rio, diante deles estava a primeira posse da herança, a cidade de Jericó, mas... antes de possui-la, o SENHOR falou para Josué: “...circuncida o povo” (Js 5.2-9). Os jovens que cresceram no deserto estavam fora da circuncisão e, portanto, fora da Aliança feita com a descendência de Abraão, logo estavam DESQUALIFICADOS PARA A HERANÇA. Se tentassem possuir Jericó fora da aliança seriam aniquilados.

O que representa a circuncisão para nós? Representa a UNIDADE ENTRE NÓS. A unidade é a expressão visível da ALIANÇA entre os filhos de Deus.

A unidade é tão básica para o alcance de objetivos, que desde um time de futebol de rua, jogado por guris, até a copa do mundo todos dependem dela.

Uma das figuras da Igreja e, creio que a mais ilustrativa delas, é que somos membros do Corpo de Cristo e juntos constituímos o Corpo vivo de Cristo na terra.

Primeira menção da Unidade está em Gn 11.1-6

Em Gênesis 11 encontramos a primeira menção da unidade. Ela foi afirmada pelo próprio Deus e não por homens. A Bíblia diz que havia apenas uma linguagem e uma só maneira de falar e, por causa disto, eles alcançariam tudo o que intentassem no coração. A unidade é tão poderosa que mesmo contrários ao propósito de Deus aqueles homens alcançariam seus desejos porque tinham a mesma linguagem!

Quando falamos a mesma coisa tudo o que Deus tem para nós como igreja acontecerá.

Uma célula onde todos “falam a mesma coisa” alcançará a multiplicação de forma sadia, os membros crescerão num ambiente saudável rumo à plenitude de Cristo e, farão a diferença nesta geração.

Pudera que no dia de Pentecostes, Atos 2 - na inauguração da igreja, Deus tornou a linguagem comum de nossos irmãos, pelo batismo no Espírito Santo. Antes de realizarem o que realizaram, Deus lhes mudou a linguagem de algo comum para espiritual. Uma das marcas de um crente cheio do Espírito é que ele se “submete” aos outros irmãos.

No livro da história da Igreja, Atos. Encontramos 10 ocorrências da palavra “Unânimes”, sendo que em todo o NT há 12. At 1.14 , At 2.1, 2.46.

A palavra unânimes em grego é “Homothumadon”. Segundo o léxico de Strong´s, ela significa:

A imagem é quase musical; um conjunto de notas é tocado e, mesmo que diferentes, as notas harmonizam em grau e tom. Como os instrumentos de uma grande orquestra sob a direção de um maestro, assim o Santo Espírito harmoniza as vidas dos membros da igreja de Cristo.

Quando você nasceu de novo, você nasceu em UNIDADE no espírito, por isso, ela é completamente possível entre nós. A Palavra afirma que há um só corpo, um só Espírito, uma só esperança da nossa vocação, um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos (Ef 4.4-6). No Corpo existe a multiplicidade da graça, as diferentes funções e dons, mas todos SOMOS UM EM CRISTO.

Enquanto o Espírito Santo visa manter-nos conscientes de nossa unidade no vínculo da paz, o diabo visa gerar problemas nos relacionamentos tentando esfacelar nossa unidade.

Quando há unanimidade, há o sobrenatural em operação.

A Primeira Meta de Deus  Ef 4.13

Em Efésios 4.13 descobrimos que a primeira meta de Deus no treinamento dos santos pelos ministérios quíntuplos é a UNIDADE da fé. Porque a unidade é fundamento e alicerce entre nós, é o ponto de partida para o crescimento da igreja.

Unidade é muito mais que nos reunirmos juntos, ela tem que ser do coração.

Fatores QUE MANTÉM nossa UNIDADE como Igreja

1.      Ensino

Não precisamos cantar os mesmos cânticos e nem ter os mesmos estilos musicais, nem seguir a mesma liturgia nos cultos. Não precisamos ter o mesmo estilo de prédio e nem as cores na parede. O que nos mantém unidos é o mesmo ensino. O Ensino mantém a unidade da igreja. Paulo era muito zeloso pelo ensino: 1Co 4:17; 7:17; 16:1.

 

Rm 16.17  Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles.

 

1 Timóteo 1:3  Quando eu estava de viagem, rumo da Macedônia, te roguei permanecesses ainda em Éfeso para admoestares a certas pessoas, a fim de que não ensinem outra doutrina.

 

Ensinamos os caminhos de Paulo. As unções apostólicas de hoje somente edificam sobre o fundamento dos apóstolos do NT. Cada igreja tem que ter o mesmo ensino. Se houver divisão no ensino, haverá divisão no Corpo.

Ande cada um segundo o Senhor lhe tem distribuído, cada um conforme Deus o tem chamado. É assim que ordeno em todas as igrejas. (1Co 7.17).

Se você está debaixo de uma determinada cobertura apostólica, deve estudar a doutrina da igreja e seguir em unidade. A igreja sadia persevera na doutrina apostólica (At 2.42).

 

2.Pensamento

Em Fp. 2:2; 4:2 vemos que o padrão da igreja de Cristo é pensar a mesma coisa. Quando estamos unidos ao Cabeça, pensamos a mesma coisa. A divisão é a prova que não estamos ligados à Cabeça que é Cristo, estamos ligados somente à nossa cabeça. Entretanto, no Corpo de Cristo não existem duas cabeças, existe apenas uma Cabeça, que é Jesus Cristo o Senhor.

 

3.Expressão

Em Ap. 1:11-12 os candelabros de ouro representam a igreja. Isto nos mostra que a igreja é constituída da mesma natureza de Deus, em expressão de Sua glória e realeza.

O ouro também fala da Presença do Senhor, porque é sua própria expressão visível entre nós. Todos têm que fluir na mesma Presença. Não podemos aceitar reuniões sem que “sintamos” a Presença do Senhor. Se ela não está presente, temos que nos humilhar e orar até que o Senhor a dê.

Candelabros também emitem a luz do Espírito. A luz é vida. Assim... o que nos une é a vida de Cristo em nós. Sempre que a vida de Cristo se manifesta entre nós temos luz e comunhão.

 

4.              Unção na Autoridade - Sl 133

Aqueles que discernem o corpo de Cristo reconhecem a autoridade representativa da Cabeça. Se o braço levanta, a mão segue. A mão está interligada ao braço e este ao ombro e assim até a cabeça.

5.              Em 1Co 1.10-13 Paulo revela três coisas que devemos expressar em comum para haver unidade

1)   Devemos falar a mesma coisa (v. 10)

Quando há divisão no coração, não há entendimento nas palavras! A boca fala do que o coração está cheio.

 

2)   Devemos ter uma mesma disposição mental (v. 10)

Ter a mesma disposição é ter a intenção, na mente e no coração, de aprendermos uns com os outros em toda sabedoria e entendimento espiritual.

 

3)   Devemos ter um mesmo parecer (v.10);

Jesus afirmou que uma casa dividida não prosperará – Mt 12.25.

Muitos casamentos não prosperam porque não há unidade entre os cônjuges. Eles lutam para prosperar, o problema é que lutam entre si!

Antes de ter prosperidade nos seus negócios, obtenha unidade no seu casamento.

 

6.              Conselhos do Senhor

1-   Dê importância ao que temos em comum e não em nossas diferenças – Ef 4.1-7

 

2       - Seja realista em suas expectativaslembre-se que você também vem do pó. Não idealize os relacionamentos. Não julgue como um fariseu, antes de falar do irmão, retire a trave em seu olho: Mt 7.1-5.

 

3       -Escolha encorajar em vez de criticar. Use somente palavras de graça - Ef 4.29;

 

4       Recuse-se a ouvir fofocas – Pv 20.19;

 

5       Pratique o método de Deus para resolver os conflitos - Mt 18.15-17;

 

6       Apoie seu pastor e líderes – Hb 13.17, Gl 6.6,7.

 

7.              O Amor do Pai NOS UNE

João 17.22 e 2Pe 1.17

 

Jesus nos deu sua glória para que sejamos um. A glória é saber que somos filhos amados do Pai, assim como Jesus.

Sobre tudo o que mencionei nesta mensagem este é ponto principal, portanto, confesse esta verdade sobre o amor do Pai até que o seu coração receba verdadeira luz então a unidade fluirá em seus relacionamentos.

 

 

 


Comentários