0156 - A Glória do Templo




0156 – A Glória do Templo

Introdução

O Templo de Salomão representa Cristo e a Sua Igreja em sua forma mais precisa do que o Tabernáculo de Moisés.
Enquanto o Tabernáculo de Moisés apontava para a graça a ser revelada em Cristo. O Templo apontava para a glória que viria.
O esplendor do tempo era magnífico. Uma maravilha no mundo antigo.
Falamos muito sobre o Tabernáculo, mas desejo pregar uma séria de mensagens sobre o Templo de Salomão, por quê? Porque creio que atravessamos um tempo profético quando a glória da casa última casa virá sobre a igreja.

A Glória está Vindo...

Sempre que as trevas se acumulam sobre a terra, a glória do Senhor é resplandecente sobre Seus filhos, a igreja.
Quando toda a terra se encontrava mergulhada no caos de trevas, confinada no abismo de demônios, o Espírito Santo pairava sobre a terra! Deus está “pairando” sobre o caos presente. Em breve veremos Sua Glória manifesta.
Ainda, em todos os períodos sombrios do povo de Israel, Deus atuava com grande poder sobre homens e mulheres.
Onde abunda o pecado superabunda a graça.
Lázaro estava com uma doença mortal, Jesus sabendo disto esperou até que ele morresse, porque a glória é maior com o desafio é maior. Quanto mais intensa for a guerra, maior o milagre.
Isaías declara que em tempos de trevas a glória resplandecerá.
Isaías 60:2  Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o SENHOR, e a sua glória se vê sobre ti.

A Glória do Templo

Gosto de pensar na GLÓRIA como a Presença Manifesta de Deus. Quando Ele enche um ambiente de Sua Presença, pelo Mover do Espírito Santo.
Existiram 3 lugares em que a glória da presença de Deus residiu no Antigo Testamento:
1.     O Tabernáculo de Moisés no monte Gibeom;
2.     O Tabernáculo de Davi no monte Sião e;
3.     O Templo de Salomão em Jerusalém, no monte Moriá.
·        O Tabernáculo de Moisés é uma figura da graça de Deus, pois oferecia misericórdia e perdão para o povo.  
·        O Tabernáculo de Davi é uma figura da Presença de Deus.
·        O Templo de Salomão reúne os dois e, por isto, manifesta a glória do Senhor numa medida maior.
A glória segue a graça:

Paulo diz em Romanos 8:30  E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.

Este texto é profético e apresenta uma sequencia pra o mover do Espírito, depois da justificação vem a glorificação. À medida que vivenciarmos a justificação pela fé experimentaremos o próximo nível do mover: a manifestação da glória.
Assim como o Templo é uma revelação progressiva de Deus em relação ao tabernáculo, demonstrando seu desejo de levá-lo para um lugar maior e mais glorioso.

O templo de Salomão unificou os sacrifícios do Tabernáculo de Moisés e a Adoração do Tabernáculo de Davi.

No Tabernáculo de Moisés a adoração ocorria pelos sacrifícios e ofertas ao Senhor como cheiro suave. No Templo a adoração também ocorria através dos desses sacrifícios e muitos mais, pois incluía a adoração do tabernáculo de Davi, por meio de louvores contínuos.
Nos dias do rei Saul, o Tabernáculo de Moisés, no monte Gibeom, perdeu seu principal elemento: a arca da aliança. Todos os sacrifícios ocorriam, mas não havia a Presença Manifesta de Deus. Isto nos fala de rituais sem a Presença, sem vida.
Quando Davi assume o reino, sua prioridade foi trazer a Arca da Presença para perto de sua casa. Davi era apaixonado pela Presença. Ele se importava primeiro com Deus. Davi faz uma tenda simples e coloca a arca e institui adoração contínua e ininterrupta por meio de louvores durante seu reinado de 40 anos.
A bíblia não utiliza a expressão: “O Templo de Salomão”. Salomão foi o executor da obra, mas o encargo foi edificá-lo foi de Davi.  O Templo (Casa para Deus) nasceu no coração de Davi. Ele recebeu do Espírito Santo a planta completa de como ele seria. Acho que a melhor definição seria: “O Templo de Davi”.

Comparação entre o Tabernáculo e o Templo

O TEMPORÁRIO E O PERMANENTE

O tabernáculo fala do que é temporário e transitório. Israel peregrinava no deserto, não havia entrado na terra da promessa.
O Templo fala do que é permanente. A terra havia sido conquistada e as peregrinações cessado.
Deus havia habitado de tenda em tenda, mas agora Ele habitava numa casa.

CRISTO E A IGREJA

O Templo manifesta a União entre Cristo e a Igreja de maneira mais precisa e gloriosa.
No tabernáculo tudo era um. Uma única arca da aliança, um único altar de ouro, um único candelabro, uma única mesa de pães da presença, um único altar de bronze e uma única bacia de bronze e um único pátio. Toda a ênfase é para um, apontando para Cristo.
O Templo também revela a unicidade do único Deus em Cristo e, entretanto acrescenta o aspecto dos muitos filhos de Deus gerados em Cristo que são a igreja, a noiva, a morada de Deus. Temos uma única arca, um único altar de outro, um único altar de bronze e um único mar de metal sustentado por 12 figuras de boi (este não havia no tabernáculo). E relativamente à Igreja temos dez mesas de pães da presença, dez candelabros e dez bacias de bronze e dois pátios: o pátio para os sacerdotes e o pátio para os israelitas permitindo um número muito maior de adoradores.
Deus se multiplicou na igreja. Antes Ele tinha um Filho, agora, seus filhos são inumeráveis.

AS MEDIDAS DO TEMPLO

As medidas do Templo ERAM O DOBRO do tamanho daquelas do Tabernáculo, o Templo FALA portanto de PORÇÃO DOBRADA.  Aponta para Cristo e a igreja, Cabeça e Corpo formando um só!
O número 12 era marcante e significativo no Tabernáculo, no Templo era o 24 (2x 12)!
Em Apocalipse vemos os 24 anciãos que representam governo na eternidade. Assim o Templo é uma figura também da Nova Jerusalém.

MATERIAS UTILIZADOS

No Tabernáculo:
O Tabernáculo no deserto foi marcado pela madeira de acácia revestida por ouro, além de outros materiais.
Os sacerdotes ministravam no “chão do deserto”, indicando peregrinação, pois não haviam possuído a terra da promessa.
No Templo:
Em contraste, O TEMPLO foi construído com pedra, madeira de cipreste (significando força), cedro (significando incorruptibilidade e ação germicida) e, a madeira da oliveira ( representando o azeite e a unção do Espírito) tudo revestidos com ouro e ainda na superfície eram embelezadas com ornamentos de pedras preciosas.
Os sacerdotes ministravam sobre um “chão de ouro”, apontando para a Nova Jerusalém que tem as ruas de ouro transparente.  O Templo, portanto, fala tanto do TEMPO como da ETERNIDADE.
Quantidade de Ouro
Somente para você ter uma dimensão da quantidade de ouro envolvida no Templo:
·         Davi deu do seu tesouro pessoal 105 toneladas de ouro de Ofir. Hoje equivale a mais de 30.765 bilhões de reais (considerando o grama do ouro em 293,00 reais);
·         E do tesouro do reino ele deu 3.500 toneladas.
·         Os príncipes deram 175 toneladas de ouro e mais 10.000 moedas de ouro.

ORAÇÃO E ADORAÇÃO

No Tabernáculo:
As ministrações a Deus eram diárias e vinham dos sacrifícios oferecidos sobre o altar de bronze, vinham também do incenso queimado no altar de ouro e das lâmpadas que ardiam no candelabro.
No Templo:
Temos a mesma adoração vinda dos mesmos objetos mencionados acima e, além deles, o turno dos cantores levitas com seus sacrifícios de louvor e adoração.

O SACERDOTE E O REI

No Tabernáculo:
Temos a figura somente dos levitas, sacerdotes e sumo-sacerdote.
No Templo:
Temos a figura somente dos levitas, sacerdotes e sumo-sacerdote e a figura do Rei Salomão.
Na Nova Aliança, em Cristo, somos tanto reis como sacerdotes de Deus.

O TEMPLO HOJE

Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? 1Co 3.16 RC
Na Velha Aliança Deus não habitava nas pessoas apenas na Arca da Aliança. Sua posição era geográfica e determinada. Somente o sumo-sacerdote podia ter acesso a esta presença. Deus ungia profetas e reis, mas nenhum deles era O TEMPLO de Deus.
Na Nova Aliança, quando você CRÊ na ressurreição de Jesus e o confessa como Senhor da sua vida, você imediatamente se torna no Templo de Deus, onde o Espírito Santo vem habitar. Isto é demais!!
Deus nunca está longe de você, porque Ele vive em você.

AS PEDRAS DO TEMPLO

Do lado de fora, as pedras que compunham o templo foram deixadas lisas e descobertas. Mas por dentro estavam cobertas com madeira de cedro revestidas por completo com ouro
Tais pedras foram assentadas como muro uma sobre a outra com prata (prata era o Cimento!).
A prata simboliza a redenção:
1.      Jesus foi vendido por 30 moedas de prata;
2.      Os Israelitas SOMENTE podiam SER CONTADOS entre os redimidos se resgatados com uma oferta de ½ siclo de prata;
3.      Sansão foi vendido por 13 kilos de prata;
4.      José foi vendido por 20 moedas de prata;
Você foi REDIMIDO, COMPRADO, mas não com prata, e sim com o PRECIOSO SANGUE de JESUS:

1Pe 1.18  sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, 19  mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.
É o sangue de Jesus que nos mantém UNIDOS.

Você é UMA PEDRA VIDA

1Pe 2.4  E, chegando-vos para ele, a pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 5  vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.

“ Você também, como pedras vivas ” - A Bíblia diz que somos como pedras vivas. Pedras vivas são pedras que foram escolhidas da pedreira e usadas com a finalidade de construir o templo.
Uma vez, éramos “pedras mortas”, mas quando fomos escolhidos, recebemos um propósito e assentados na casa de Deus nos tornamos “pedras vivas”. VOCÊ ESTÁ NO SEU LUGAR?
“ Chegando-vos para Ele ” - Nosso Senhor Jesus é a primeira pedra viva rejeitada pelo homem, mas escolhida e preciosa aos olhos de Deus. Como Jesus, também estamos assentados como pedras vivas em Seu Templo. Cada um de nós foi trazido e moldado especialmente para Ele.
Nada que pudéssemos fazer poderia nos tirar de onde estávamos, das PEDREIRAS ESCURAS de Israel. Nenhum guia, ferramentas ou leis poderiam ter feito isso por nós. Tivemos que ser trazidos pelo próprio Senhor.
ESTAMOS CONSTRUINDO uma CASA ESPIRITUAL - Tudo o que fazemos (casamento, carreira e ministério) tem o propósito final de construir a casa espiritual de Deus.
A casa espiritual de Deus continuará para sempre. É muito mais duradoura e importante do que esta vida na terra. Tem a ver com o nosso propósito divino e eterno. Deus tem um propósito maior em mente para você, que se estende além da sua rotina diária. Por isso, Deus fará grandes coisas através de você e por você.

O Templo era cercado de glória e majestade
1 Crônicas 16:27  Ele está cercado de glória e majestade; poder e beleza enchem o seu Templo

Pedras grandes, pedras caras e pedras lavradas (talhadas)

1 Rs 5.17-18 Mandou o rei que trouxessem pedras grandes, e pedras preciosas, e pedras lavradas para fundarem a casa. 18  Lavravam-nas os edificadores de Salomão, e os de Hirão, e os giblitas; e preparavam a madeira e as pedras para se edificar a casa.

Visualização das Pedras no muro das lamentações. Foto retirada da Internet. 

Essas pedras foram esculpidas nas pedreiras escuras de Israel. Esta é uma imagem de nós sendo chamados da cova das trevas e do pecado. Deus nos chamou, e nos tirou das trevas para sermos pedras vivas do Seu templo.

PEDRAS DE VALOR (CARAS), GRANDES

1Rs 7.10  O fundamento era de pedras de valor, pedras grandes; pedras de dez côvados e pedras de oito côvados;

“ Pedras caras ” - as pedras eram caras porque eram feitas de calcário e mármore preciosos
Essas pedras também eram uma figura do alto custo que Deus pagaria por entregar Seu Filho. Jesus teve que entrar  na escuridão da morte para nos tirar do pecado, custou a Deus ENTREGAR SEU AMOR, Seu precioso Filho, Jesus.
Pedras grandes, cerca de dez côvados (4,5m)  e oito côvados  (3,6m)" - As pedras do templo eram enormes. Veja uma foto delas:

EDIFICANDO NO DESCANSO

Edificava-se a casa com pedras já preparadas nas pedreiras, de maneira que nem martelo, nem machado, nem instrumento algum de ferro se ouviu na casa quando a edificavam. 1Rs 6.7
“Nenhum martelo, nem machado nem ferro” - Geralmente, quando edifícios são construídos, há muito barulho

No entanto, nenhum som pôde ser ouvido durante a construção do templo, porque todas as pedras foram preparadas na pedreira. Deus constrói seu templo em silêncio, que é uma figura do descanso.
O nome de Salomão em hebraico procede de  Shalom”A palavra“ shalom ”significa paz e descanso. Esta foi a razão de Deus ter escolhido Salomão para construir seu templo e não a Davimque era um homem de guerra.
Para Deus, quando você descansa, você progride.  Tudo de bom que acontecerá, acontecerá, quando você estiver em descanso - não quando estiver agitado, preocupado e ansioso.

MANIFESTANDO A GLÓRIA DE CRISTO

1Pe 2.9     Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.

Sacerdócio Real ” - A Bíblia nos chama de sacerdotes e reis. Um sacerdote sabe TRAZER a Glória da Presença de Deus em oração e louvores. E um rei expressa autoridade e nobreza. A palavra de um rei tem poder; quando um rei fala, deve ser feito. 
Você sabia que uma maneira de expressarmos a santidade é exercemos a realeza em Cristo? Um rei é separado do comum. Ser santo é ser nobre! Não se trata de arrogância ou orgulho, apenas de beleza da realeza.
Jesus tinha uma aparência de realeza mesmo quando não estava fisicamente vestido com roupas reais. Ele era príncipe, mas nunca teve um ar de orgulho. Nosso Senhor Jesus é totalmente desejável. Jesus é gentil sem ser fraco. Quando Ele é humilde, não é servil. Mesmo quando Ele se inclinou para lavar os pés de Seus discípulos, ainda havia uma glória e uma realeza nEle que impactou a Pedro.

ANUNCIAR AS VIRTUDES DE CRISTO

Virtude é louvor, força, gentileza, realeza, conduta moral, caráter.
Sua missão de vida: Anunciar as virtudes de Jesus. Deus quer que o mundo saiba como Ele é bom. Fazemos isso proclamando Suas bênçãos, seus louvores em todas as áreas de nossa vida, seja no casamento, na criação dos filhos, em nosso ministério ou nossa carreira profissional.
Você anuncia falando sobre Jesus, você anuncia brilhando com a glória da Presença do Espírito e você anuncia quando a bênção do favor de Deus se manifesta sobre você.
"Chamou você das trevas para Sua maravilhosa luz ". Pedras não podem sair da pedreira por conta própria. De fato, elas não podem fazer nada. Da mesma forma, com base em nossos próprios méritos, não poderíamos sair do poço das trevas. Foi unicamente porque Jesus entrou na escuridão da morte, onde estávamos e, nos chamou para sermos pedras vivas.
Agora somos filhos e filhas da luz, libertados do poder das trevas e traduzidos para o reino de Seu Filho. Este é o seu chamado. Aceite o seu lugar. Deixe o Espírito Santo assentar você na Casa de Deus, no lugar reservado para ti.

VOCÊ É UMA COROA DE GLÓRIA NAS MÃO DE DEUS
Isaías 62:3  Serás uma coroa de glória na mão do SENHOR, um diadema real na mão do teu Deus.
Deus mostrará a glória de Sua Presença coroando sua cabeça de glória. Ele está aguardando você se posicionar para colocar a coroa de glória em você.

Perguntas para o Compartilhamento
1)     Você é uma Pedra viva encaixada na Casa de Deus? Conte-nos como você coopera com os demais irmãos.
2)     Você deseja a manifestação da Glória de Deus em sua vida? Compartilha como é seu coração para Deus, Ele tem o primeiro lugar em sua vida?
3)     A Casa de Deus é edificada no descanso da alma, como você está enfrentando estes dias de crise?
4)     Nossa missão de vida é ANUNCIAR AS VIRTUDES DE CRISTO. Como você acredita que poderá fazer isto de uma maneira mais completa?

Comentários