0159 – O Senhor dos Senhores

0159 – O Senhor dos Senhores

Introdução

Quando você conhece mais de Jesus mais do favor e da paz são multiplicados em sua vida, conforme diz 2Pe 1.2. Basta encontrar Jesus na Palavra que você se encontra.

Em cada situação coloque o seu foco e sua busca na pessoa de Jesus. Antes de sair fazendo qualquer coisa, o que é natural ao ser humano, encontre a Jesus na Palavra. Porque a palavra transforma as circunstâncias, cria realidades e manifesta o Poder de Deus. Jesus é a Palavra viva de Deus.

Nossa caminhada nesta terra é como subir uma escada, de glória em glória, de fé em fé. Esta escada é o próprio Jesus. Ele disse a Natanael: “Em verdade, em verdade vos digo que vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. A primeira revelação esta escada foi dada a Jacó. Ele viu a Jesus! Conectando a terra e os céus. Jesus se fez homem para nos ligar aos céus. Jesus é o mediador entre Deus e os homens. Não há outro nome debaixo dos céus, dado entre os homens, pelo qual alguém pode ser salvo. Jesus é a salvação dos céus.

Nestes dias considerando com o Espírito Santo eu lhe perguntei? “Quem são os senhores sobre os quais JESUS é o SENHOR”. Em Apocalipse 19.16, está escrito:

Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES.

Jesus é SENHOR dos Senhores. Sua salvação está condicionada a crer em Jesus como Senhor, assim diz Romanos 10.9:

 “Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo”.

Agora vamos considerar quem são estes Senhores sujeitos ao SENHOR Jesus.

Os “Senhores” sujeitos ao SENHOR Jesus

Esses Senhores seriam os presidentes, imperadores, ou reis da terra? Acredito que não. Por mais elevados que estejam, são apenas homens mortais. Acredito que “Senhores” deve ser algo superior aos homens em poder.

Satanás é um “deus deste século” e tem poder sobre os elementos da terra, porque usurpou de Adão, o qual dominava sobre a criação de Deus. Então Satanás é colocado como um “senhor”. A única referência a ele como “senhor” ocorreu quando disseram a Jesus que ele expulsava os demônios por Belzebu que significa “Senhor dos insetos” uma divindade dos filisteus.

Além de Satanás e seus principados existem definições clássicas sobre os elementos que governam a terra e o universo: terra, água, ar, fogo e éter. Que aos serem dominados, mostrariam o poderio de alguém superior,  de um “Senhor”.

A física, por sua vez, define quatro elementos básicos que se plenamente dominados manifestariam um poder superior. Eles são: a matéria (natureza de algo), o tempo, o espaço, e a energia (força ou movimento).

Creio que estes elementos apontam para os “senhores” sobre toda a humanidade. Qual homem pode vencer a força das águas do mar? Qual homem pode vencer a força dos tornados? Qual homem pode vencer o fogo? Qual homem pode mudar a natureza de algo? Ou, ainda, qual homem pode controlar o tempo? Ninguém controla o tempo. Você está totalmente sujeito a ele. Ele é um “senhor” sobre a humanidade. Quem pode acrescentar mais de 24h ao dia? Quem pode fazer com que o ano diminua ou aumente? Por mais que a ciência avance quem pode dar longevidade? Quem pode rejuvenescer alguém, vencendo a velhice? Quem pode vencer a morte? Sendo ela o último inimigo do homem?

Assim, quem domina sobre os elementos clássicos: terra, ar, fogo e água, espaço, tempo, natureza e força (movimento), universo é o SENHOR dos Senhores. Só a Ele devemos temer e honrar.

Os Sinais do Senhor dos Senhores vistos no evangelho de João

O Evangelho de João afirma que os milagres de Jesus serviram como sinais para que crêssemos nEle. Sinais apontam para uma outra realidade.

João 20:30  Na verdade, fez Jesus diante dos discípulos muitos outros sinais que não estão escritos neste livro.

E a beleza da sabedoria de Deus, neste mesmo evangelho, nos mostra que os quatro primeiros sinais milagrosos de Jesus mostram que Ele é Senhor dos Senhores. Senhor sobre os elementos clássicos da terra.

O PRIMEIRO SINAL DO SENHOR DOS SENHORES: O SENHOR DA MATÉRIA E DO TEMPO

O primeiro milagre do Senhor dos Senhores foi transformar a água em vinho envelhecido numa festa de casamento.

Vamos ler a narrativa toda de João 2.1-9 para captarmos a beleza deste milagre:

Três dias depois, houve um casamento em Caná da Galiléia, achando-se ali a mãe de Jesus. 2  Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento. 3  Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Eles não têm mais vinho. 4  Mas Jesus lhe disse: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. 5  Então, ela falou aos serventes: Fazei tudo o que ele vos disser. 6  Estavam ali seis talhas de pedra, que os judeus usavam para as purificações, e cada uma levava duas ou três metretas. 7  Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram totalmente. 8  Então, lhes determinou: Tirai agora e levai ao mestre-sala. Eles o fizeram. 9  Tendo o mestre-sala provado a água transformada em vinho (não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água), chamou o noivo 10  e lhe disse: Todos costumam pôr primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, servem o inferior; tu, porém, guardaste o bom vinho até agora. 11  Com este, deu Jesus princípio a seus sinais em Caná da Galiléia; manifestou a sua glória, e os seus discípulos creram nele.

João diz que este foi o primeiro sinal para que você creia.

O que aconteceu? A natureza da água foi transformada em bom vinho. Houve um milagre sobre o senhorio tanto da “matéria” como do “tempo”. Água tem duas moléculas de Hidrogênio e uma de Oxigênio. Os vinhos têm diversos elementos químicos! Segundo Aquarone (1983), as principais substâncias que constituem o vinho são: açúcares, álcoois, ácidos orgânicos, sais, ácidos minerais e orgânicos, compostos fenólicos, compostos nitrogenados, pectinas, gomas e mucilagens, compostos voláteis e aromáticos. 

O Senhor dos Senhores tem poder sobre a NATUREZA, ele reagrupa os elementos químicos como quer.

Se o seu casamento tem duas moléculas de hidrogênio e uma de oxigênio (quase acabando!). Deixe o Senhor dos Senhores acrescentar novos elementos de cor, sabor, textura, paladar e prazer.

O SENHOR DA FÚRIA DAS ÁGUAS DO MAR

Jesus estava dormindo num barco enquanto este atravessava o Mar da Galiléia, Jesus tinha uma missão do outro lado do Mar: libertar um homem possuído por 6.000 demônios. No meio do percurso, surgiu uma grande tempestade causada por fortes ventos e FÚRIA das ondas do Mar estavam afundando o barco.

O diabo mostrou aqui o seu poder sobre os elementos ar e água.

O Senhor dos Senhores é maior, é mais poderoso, é o Soberano sobre tudo. Ele se levanta, Mateus dá a entender que nem se levanta! Ele repreende o vendo e o mar e eles têm que obedecer. Houve calmaria completa e o barco chegou ao seu destino. Mesmo que ventos e tempestades surjam no seu caminho, o Senhor dos Senhores está com você, VOCÊ CHEGARÁ ao SEU DESTINO. Fique tranquilo, descanse no nome do Senhor dos Senhores. Ele é inigualável. Tudo o que o diabo PODE FAZER com seu poder contra você, Jesus pode desfazer com APENAS UMA PALAVRA.

O SENHOR DO TEMPO

Os melhores vinhos são obtidos depois de muitos anos de envelhecimento, os melhores do Porto possuem até 50 anos! O Senhor dos Senhores é Senhor do tempo. Ele transformou a água naquele casamento no melhor vinho. Não foi em um vinho barato! Aquele mestre sala era um sommelier, um enófilo, ele conhecia os melhores vinhos!

Para os últimos dias, esses que estão vivendo, nesta geração , O Senhor dos Senhores e Senhor do tempo disse: Jl 2.25  Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador. Você não precisa se entristecer à medida que fica mais velho e não alcançou seu propósito. Apenas confie no Senhor dos Senhores. Ele tem poder sobre o tempo! Mesmo que você tenha perdido relacionamentos, tempo, vida, recursos, o SENHOR dos SENHORES promete restituir anos. Não dias, mas anos.

O RELÓGIO DE ACAZ

O rei Ezequias adoeceu com uma enfermidade mortal, era uma úlcera. O profeta Isaías lhe foi enviado para anunciar sua morte. Assim que recebeu a sentença do profeta, Ezequias em lágrimas ora ao Senhor. O profeta tinha saído da parte central da cidade, quando o Senhor lhe disse para voltar até Ezequias dizendo:

2Rs 20.6  Acrescentarei aos teus dias quinze anos e das mãos do rei da Assíria te livrarei, a ti e a esta cidade; e defenderei esta cidade por amor de mim e por amor de Davi, meu servo. 7  Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos; tomaram-na e a puseram sobre a úlcera; e ele recuperou a saúde. 8  Ezequias disse a Isaías: Qual será o sinal de que o SENHOR me curará e de que, ao terceiro dia, subirei à Casa do SENHOR? 9  Respondeu Isaías: Ser-te-á isto da parte do SENHOR como sinal de que ele cumprirá a palavra que disse: Adiantar-se-á a sombra dez graus ou os retrocederá? 10  Então, disse Ezequias: É fácil que a sombra adiante dez graus; tal, porém, não aconteça; antes, retroceda dez graus. 11  Então, o profeta Isaías clamou ao SENHOR; e fez retroceder dez graus a sombra lançada pelo sol declinante no relógio de Acaz.

 Você sabe o que significa o relógio voltar dez graus! A terra tem rotação de cerca de 1.700 km/h em torno de seu eixo. Isto dá em torno de 465m/s! (Agora você entende por que algumas pessoas são tão tontas? Elas se identificam demais com a terra! Rsrs). E o segundo movimento da terra é chamado de transladação que ocorreu ao redor do Sol na velocidade de apenas 107.000 km/h.

Quem pode parar o governar sobre os elementos da terra?

O SENHOR dos SENHORES, Senhor do tempo, parou o MOVIMENTO DA TERRA para dar um SINAL que curaria o rei Ezequias!

Isto está na velha aliança. Na Nova Aliança Deus deu o próprio Senhor do tempo naquela cruz como sinal que curará você.

Josué estava no meio de uma batalha, ele precisava de mais tempo para derrotar o inimigo, então clamou ao Senhor dos Senhores, o Senhor do Tempo:

Josué 10.12  Então, Josué falou ao SENHOR, no dia em que o SENHOR entregou os amorreus nas mãos dos filhos de Israel; e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom. 13  E o sol se deteve, e a lua parou até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no Livro dos Justos? O sol, pois, se deteve no meio do céu e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro14  Não houve dia semelhante a este, nem antes nem depois dele, tendo o SENHOR, assim, atendido à voz de um homem; porque o SENHOR pelejava por Israel.

Josué não entendia de astronomia ou física. Ele não sabia que era a terra que estava girando e não o sol. Isto não importa. VOCÊ NÃO PRECISA se preocupar COM O MÉTODO de Deus, como Ele fará o milagre, apenas peça segundo sua necessidade e confie, pois Ele é o Senhor dos Senhor, Ele define o método.

Segundo Sinal do Senhor dos Senhores: O SENHOR DO ESPAÇO

João 4.46  Dirigiu-se, de novo, a Caná da Galiléia, onde da água fizera vinho. Ora, havia um oficial do rei, cujo filho estava doente em Cafarnaum. 47  Tendo ouvido dizer que Jesus viera da Judéia para a Galiléia, foi ter com ele e lhe rogou que descesse para curar seu filho, que estava à morte. 48  Então, Jesus lhe disse: Se, porventura, não virdes sinais e prodígios, de modo nenhum crereis. 49  Rogou-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra. 50  Vai, disse-lhe Jesus; teu filho vive. O homem creu na palavra de Jesus e partiu. 51  Já ele descia, quando os seus servos lhe vieram ao encontro, anunciando-lhe que o seu filho vivia. 52  Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou. 53  Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa. 54  Foi este o segundo sinal que fez Jesus, depois de vir da Judéia para a Galiléia.

 

A distância entre Cafarnaum e Caná da Galiléia é aproximadamente 27Km. A palavra de Jesus venceu o espaço. Porque Ele é SENHOR DO ESPAÇO. Não existe distância que possa impedir o seu agir. A palavra de Cristo não é limitada pela distância.

Quando você crê, você descansa. O pai do menino estava a 27Km de casa, mas resolver voltar para casa somente no dia seguinte. O que você faria se seu filho estivesse à beira da morte e Jesus a princípio não atendeu o seu pedido? Não fez aquilo que você queria? Você ficaria no mesmo lugar ou voltaria o quanto antes? Ele creu e quando você realmente crê, VOCÊ DESCANSA.

Não existe esforço para ENTRAR NO DESCANSO. A fé te introduz no DESCANSO. Repita isto comigo: “a fé é a porta de entrada no descanso”. Não existe fé quando você declara com ansiedade e com receios no coração. Pare de ser religioso! Fé não é declaração medrosa, mas declaração da Palavra até que a fé genuína venha.

JESUS é o SENHOR SOBRE O ESPAÇO. Gosto da passagem em João 6 que diz que os discípulos estavam no meio do mar, no escuro, tinham navegado até a metade da extensão do mar, rumo a Cafarnaum, então uma tempestade surgiu e eles não conseguiam levar o barco adiante. Eles estavam paralisados, todo esforço era inútil, homens não podem vencer a força do mar e do vento. Então Jesus se aproxima e ENTRA NO BARCO e IMEDIATAMENTE o barco CHEGA ao seu DESTINO. O espaço foi SUPERADO, porque imediatamente significa instantaneamente, ainda faltavam em torno de 7km até o destino!

Isto também aconteceu com Filipe que foi arrebatado pelo Espírito Santo e venceu o espaço, achando-se a mais de 40km de onde estava. Porque o SENHOR DOS SENHORES é Senhor do ESPAÇO. Na verdade quando você vence o espaço, você vence os limites do tempo, ambos estão relacionados.

Não importa em que lugar você se encontra agora. Você pode estar preso fisicamente ou emocionalmente. O tempo passou e a distância que você se encontra é muito grande até o seu destino. Seus sonhos foram esquecidos e você NÃO CONSEGUE mais VOLTAR. O SENHOR DO ESPAÇO é capaz de trazê-lo de volta. Ele encontrará você onde estiver, vai tomá-lo pelas mãos, colocá-lo em seus ombros de força e o levará até o lar do seu destino. NÃO TEMAS, entregue-se a Ele e invoque-o como Senhor dos Senhores. Ele prontamente lhe conduzirá ao seu destino.

O Senhor Jesus reduz o espaço entre você e a casa do pai.

O Terceiro Sinal do Senhor dos Senhores: O Senhor da Força, do Movimento

Em João 5 encontramos o terceiro milagre (que é um sinal) do Senhor Jesus, mostrando que Ele é SENHOR DO MOVIMENTO e da FORÇA.

Não foi apenas uma cura de paralisia, foi também de decepções. Um paralítico enfermo havia 38 anos. Sua enfermidade era por causa de seu pecado. Havia culpa e condenação nele. Frustrante, decepcionante é estar enfermo por 38 anos esperando uma ajuda de alguém que pudesse colocá-lo em primeiro lugar no tanque de águas que quando agitadas, por um anjo, se tornavam em águas curadoras, mas somente para o primeiro que nelas entrasse. Não havia um filho, nem um irmão, não havia pai e mãe e nem amigos. Ele estava só, por muito tempo.

Até que o Senhor do Tempo, do Espaço, do Fogo, da água, dos céus e da terra, do inferno e do próprio satanás que tem que CONFESSAR que ELE É SENHOR DOS SENHORES chegou! E disse ao homem: “queres ficar curado”. O homem disse: “EU NÃO TENHO NINGUÉM...”.

Às vezes você acha que está sozinho e por isto fica frustrado e decepcionado com a vida. Muitos pensam em suicídio. Mas espere um pouco... o SENHOR dos SENHORES está com você, em você e é por você. Aleluias!

Quando o SENHOR chega sua condição muda. Sua paralização acaba. Você tem avanço. Isto significa MOTIVAÇÃO no coração. Força para se levantar e avançar. Ele cura fisicamente a paralisia e cura emocionalmente o coração abatido. Ele refrigera a alma em desespero.

Depois de mostrar seu Senhorio sobre o Movimento. Jesus passa a falar: “o Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que faz e coisas maiores verás, para que vos maravilheis”. O Pai também ama você, assim como ama Jesus, você também pode pedir para o Pai lhe mostrar as coisas maiores que o SENHOR DOS SENHORES está pronto para operar em sua vida.

Estes sinais mostraram que Ele é SENHOR DOS SENHORES sobre os elementos da matéria, do tempo, do espaço e do movimento.

O SENHOR dos senhores

Jesus segue realizando outros milagres:

Multiplicando pães e peixes;

Caminhando sobre as águas;

Dando visão a um cego de nascença;

Ressuscitando a um morto de quatro dias. Ele é SENHOR DOS SENHORES sobre a morte, o diabo, o inferno, o mundo.

Colossenses 2.15 diz: E, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.

Todos os principados e potestades foram vencidos por Jesus.

Colossenses 2.10 diz:  Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.

Apocalipse 1:18  E aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno. A chaves está no plural porque todas as obras do diabo, suas prisões, suas enfermidades, medos, aflições, tormentos, absolutamente sobre todo o mal, O SENHOR DOS SENHORES tem todas as chaves. Não existe porta que Ele não abra.

O SENHOR DOS SENHORES PODE SUBORDINAR TODAS AS COISAS A SI MESMO

Em Filipenses 3:21 está escrito: “O qual transformará o nosso corpo de humilhação, para ser igual ao corpo da sua glória, segundo a eficácia do poder que ele tem de até subordinar a si todas as coisas”.

O SENHOR DOS SENHORES tem o poder de subordinar a si todas as coisas. Todas as coisas, todos os casamentos, todas as enfermidades, todas recessões, tudo e todos Ele pode colocar debaixo de Seu Reino de Amor.

Três jovens foram jogados numa fornalha tão intensa que matou os homens que os lançaram. Ao caírem no fogo, o SENHOR DO FOGO estava com eles e nada lhes aconteceu.

Isaías 43:2  Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando, pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.

A chama não arderá em ti. Sou um brigadista. Já fiz vários treinamentos para apagar as chamas do fogo. Um deles foi terrível! O treinador me empurrava para perto do fogo, eu segurava a ponta da mangueira aguardando que outro abrisse o registro! E pessoa não abria! O fogo ardeu tanto em mim que queimou meus pelos da mão. Mas quando você ENTRAR NA PROVA DE FOGO das circunstâncias causadas pelo diabo. Quando ele acender uma fornalha ardente contra sua família. Fique tranquilo, não se assuste. O SENHOR DOS SENHORES, o Senhor do Fogo está com você. NEM ARDIDO de chama você sentirá. Aleluias!!

Isaías 40.12-31leia a beleza da descrição do poder do SENHOR DOS SENHORES.

 

Conclusão

Jesus é o SENHOR DOS SENHORES. Não existe circunstância adversa que Ele não tenha poder e autoridade para dominá-la.

Que momento você está enfrentando hoje? Há inúmeros relatos de tentativas de suicídio em nossos dias. O Senhor dos Senhores pode dominar sobre a morte.

O SENHOR DOS SENHORES é também o PRÍNCIPE DA PAZ, e ama muito você. Ele deseja agora se revelar com Seu poder e amor para você, basta apenas invocar o seu Nome Jesus Cristo e Ele estenderá a mão para você, neste exato momento. Ele curará você, ele te envolverá com sua vida.

Hoje Ele quer colocar você debaixo de seus cuidados, de Sua inteira proteção, onde você encontra refúgio e descanso.

Todos os seres nos céus e na terra e debaixo da terra TEM QUE CONFESSAR que JESUS CRISTO é o SENHOR. O SENHOR DOS SENHORES, aleluias!

Nos dias do imperador César o título de “KURIOS” (SENHOR) deveria ser dado somente a ele e a ninguém mais. Os nossos irmãos tiveram que decidir entre a vida e a morte. Quando lhes perguntavam se César era o SENHOR, eles respondiam: JESUS É O SENHOR e por causa disto foram entregues como comida aos leões. Hoje o nome SENHOR não passa de uma expressão de tratamento na sociedade, Sr. Gilberto, Sr. João, mas para nós que cremos só existe um SENHOR: O SENHOR DOS SENHORES, JESUS CRISTO.

Assim, todo aquele que confessar a Jesus como SENHOR, crendo que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será SALVO.

Amém.


Comentários