0157 – A Glória do Templo – As Câmaras Superiores

Introdução

Você é Pedra Viva na Construção do Templo de Deus, revestida por dentro com o Cedro que impede os ataques das pragas e vírus e, recoberta com a glória do ouro da vida de Cristo, sendo enriquecido com as joias preciosas da Presença do Espírito Santo com seus diversos dons espirituais dados a você.

As Varas da Arca Foram Removidas

A Arca foi o único elemento preservado do Tabernáculo de Moisés que entrou no Templo, no Santo dos Santos. A arca tipifica a Jesus, como o único, o único caminho, a única verdade e a única vida, do início ao fim Ele sempre será o mesmo, não há nele sombra de variação.

Porém, as duas varas que transportavam a arca foram removidas e deixadas ao lado da arca, simbolizando que a arca havia achado um lugar de repouso.

Davi escreveu no Salmo 132.8 Levanta-te, SENHOR, entra no lugar do teu repouso, tu e a arca de tua fortaleza”.

O lugar de repouso é o seu espírito. Em seu espírito humano existe paz perfeita e descanso completo. Aprender a “entrar” no domínio do espírito te levará a desfrutar das riquezas da glória de Deus e no descanso.

Você precisa aprender a viver de dentro para fora. A adentrar no lugar secreto da habitação eterna de Deus. Onde o trono está estabelecido em autoridade e poder. Este lugar é o seu espírito, onde o Espírito Santo habita.

O Templo é edificado juntamente com nossos irmãos. E tudo nele é glorioso.

Davi disse: “... No seu templo tudo diz: Glória!” (Sl 29.9). Cada pedra viva foi talhada adequadamente pelo Espírito Santo para fazer parte da glória do Templo. Em cada um de nós há um nível de resplendor da glória de Deus.

Esta glória está crescendo, é de glória em glória, na revelação de Cristo Jesus. Você levará paz ao seu mundo, pessoas se aproximarão de você porque a luz da glória será vista na sua face.

As Câmaras do Tesouro

De maneira bem resumida, sem citar dimensões para uma fácil compreensão desejo ministrar sobre as câmaras que havia no Templo.

Bem acima do lugar mais sagrado, o Santo dos Santos, existia uma sala grande onde câmaras foram construídas. Elas eram chamadas de câmaras superiores ou câmaras dos tesouros.

Simbolicamente estas câmaras do tesouro representam para as riquezas conquistas por Cristo para você. Elas se situam acima do Santo dos Santos. O lugar do Espírito, da Presença manifesta. Sempre que você toca nos santos dos santos, você desfruta dos tesouros de Cristo. Entrar no Santos dos Santos é ouvir o Espírito Santo e desfrutar da Presença Manifesta do Senhor por meio da adoração.

Tais câmaras são superiores porque apontam para as bênçãos advindas dos céus.

As Janelas do Templo

Antes de falar o que cada câmara continha, é importante saber que nesta sala superior havia as janelas do Templo.

1Rs 6.4 NTLH As paredes do Templo tinham janelas, que eram mais estreitas do lado de fora do que do lado de dentro.

Tais JANELAS eram ESTREITAS por fora e LARGAS por dentro. O objetivo deste design era permitir a entrada de um feixe de luz que se espalhava em todas as direções da sala.

As Janelas são a passagem das riquezas dos céus para sua vida. Elas estão no piso superior. O que aponta para a vida no espírito.

A Arca de Noé tinha apenas uma janela no piso superior, como no templo. Deus não queria que Moisés e seus filhos olhassem para as circunstâncias do mundo ao redor. Deus quer que você olhe constantemente para o trono de sua graça, os céus. Ele cuida para que você não tenha uma visão natural que causará medo em sua vida.

As Escrituras falam das JANELAS DOS CÉUS sendo abertas ou fechadas. Quando você traz seu dízimo e ofertas com coração voluntário, a bíblia diz: “Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida” (Ml 3.10).

Dízimo representa o reconhecimento de quem é sua fonte de provisão.

Houve uma janela que anunciava a esperança de salvação para uma família, através de um CORDÃO [Tiqvah = esperança] DE FIO ESCARLATE.  A casa de Raabe foi preservada da destruição, mesmo estando na muralha de Jericó, a  qual foi completamente devastada. apenas sua casa. Devemos olhar os acontecimentos ao nosso redor, através da janela de nossa salvação, da obra consumada de Cristo por seu sangue.

Daniel orava três vezes ao dia com as janelas abertas para Jerusalém. O incenso de suas orações subia ao trono de Deus, assim como a fumaça do altar de incenso saia pelas janelas do templo.

Em Cantares 2.9 diz: “... O meu querido está ali, do lado de fora da nossa casa. Ele está olhando para dentro, pelas janelas; está me espiando pelas grades”. O noivo mostrou-se através das grades da janela PARA ATRAIR a NOIVA PARA SI.

Janelas também permitem a entrada da luz. No templo a luz vem dos céus, pois apontava para ele. A luz dos céus representa a vida de Cristo, “a vida estava nele e a vida era a luz dos homens.” (João 1.4).

Como obtemos esta luz? Pela revelação da Palavra de Cristo. Quando o Espírito Santo fala ilumina uma texto da Escritura a vida se manifesta pela luz. Pode ser apenas uma palavra, mas dentro de você ela explode espalhando luz, trazendo fé e gerando mudanças permamentes em nosso comportamento.

Óh, o que mais precisamos é TER LUZ interior.

O Salmo 119.130 RC diz: A exposição das tuas palavras dá luz e dá entendimento aos símplices.

Todo entendimento espiritual vem através da luz da revelação. Nestes dias de quarentena, seja mais intensos no estudo da Palavra de Deus. Peça por revelação no espírito. Não leia a Palavra apressadamente, superficialmente, em paralelo com outras atividades. Leia com fome, com desejo, coma e desfrute de cada palavra. Se o Espírito Santo iluminar um texto para você, haverá fé, conforto e força em você.

É na luz da vida que vemos a luz. Davi disse nos Salmos 36.9:  Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz. O mais importante é ter revelação. Ler a Bíblia com os olhos vendados não mudará sua vida.

A revelação é o pão partido que abre nossos olhos para conhecer Jesus. O desejo produz revelação. Portanto, todos os dias peça pelo espírito de sabedoria e revelação no pleno conhecimento de Jesus. Peça para o Pai abrir seus olhos do coração. Quando você tiver a luz, terá o milagre. Gaste tempo suficiente em meditação, pensando em algo da Palavra de Deus durante seu dia, até que a luz adentre no templo de seu coração.

Alimente-se consistentemente da Palavra de Deus e observe como ela o edificará e fortalecerá. Se a crise ao redor for maior, aumente sua exposição à palavra de Deus. Sua luz brilhará, a glória será vista. Haverá um esplendor sobre você que até seus colegas e chefes mundanos perceberão. O SENHOR resplandecerá o ROSTO SOBRE TI.

O que havia nas Câmaras Superiores

 

1. O TESOURO DOS REIS

Os tesouros de ouro e prata dos reis e príncipes que foram ofertados voluntariamente eram colocados nestas câmaras.

Jesus ao ressuscitar dos mortos e adentar no Santo dos Santos celestial herdou o NOME sobre todos os nomes e disponibilizou a autoridade deste NOME para você.

A palavra dá a entender que este NOME estava reservado na eternidade. Nele foram inseridos toda a autoridade e poder do Espírito. O Nome representa a pessoa. Tudo o que Jesus é e conquistou está em SEU NOME.

Este nome está DISPONÍVEL nas Câmaras dos tesouros celestiais e pertence a todos os filhos de Deus. É um tesouro de valor inestimável pronto para ser usado.

2. O DESPOJO DAS BATALHAS

1Cr 26.27 Dos despojos das guerras as dedicaram para a conservação da Casa do SENHOR”.

Quando os reis venciam as batalhas traziam os despojos da guerra e colocavam nas Câmaras do tesouro.

Cristo despojou os principados e as potestades triunfando deles na cruz. Ele nos redimiu das garras do pecado, nos libertou da maldição da lei e liberou as bênçãos da Aliança.

Após cada batalha Deus promete te dar os despojos da guerra. Cada batalha visa lhe dar mais das riquezas de Cristo.

1Pe 5.10 diz: “Ora, o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de terdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar”. O Deus de toda a graça (tudo o que você recebe gratuitamente pela fé), lhe chamou para a sua eterna glória, a glória da Casa, a glória manifesta no Templo, quando você participa ativamente como pedra vida da edificação do templo espiritual.

Todo o sofrimento deve ser curto em nossa vida. E, através dele, Deus está operando 4 coisas em você: aperfeiçoando, firmando, fortificando e fundamentando você.

Depois da batalha você terá mais ouro, prata e pedras preciosas em manifestação na sua via.

3. PURIFICADOS PELO FOGO E PELA ÁGUA

Nm 31.21  Então, disse o sacerdote Eleazar aos homens do exército que partiram à guerra: Este é o estatuto da lei que o SENHOR ordenou a Moisés. 22  Contudo, o ouro, a prata, o bronze, o ferro, o estanho e o chumbo, 23  tudo o que pode suportar o fogo fareis passar pelo fogo, para que fique limpo; todavia, se purificará com a água purificadora; mas tudo o que não pode suportar o fogo fareis passar pela água.

Em 1Co 3.11-16 ¶ Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. 12  Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, 13  manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. 14  Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; 15  se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. 16 ¶ Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Todo tesouro para ser utilizado precisa ser provado. Os tesouros estão disponíveis, mas há o preço da busca. O tempo dedicado em oração e meditação na Palavra purificam o despojo para ser útil em sua vida.

Paulo afirma que os tesouros estão ocultos. Não se encontra tesouros na superfície. Existem irmãos que ouvem a Palavra, mas porque seus corações estão longe, não recebem o tesouro escondido da revelação.

Cl 2.3Em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos”. Os tesouros estão ocultos porque para encontrá-los você deve dedicar-se a ouvir e seguir o Espírito Santo na luz da Palavra de Deus. Deve aprender a ESPERAR EM DEUS até que ouça o que Ele tem para você.

4. OS INSTRUMENTOS DE DAVI

Davi fez cerca de 4.000 instrumentos musicais com os quais se deveria louvar ao Senhor. Eles foram destinados à orquestra do Templo.

O cumprimento profético disto está nos louvores ao Senhor através de hinos e cânticos espirituais.

Existem os sacrifícios de louvor através dos lábios que confessam o nome de Jesus, mesmo em meio à dor. Eles são como aroma suave diante de Deus e abrem as portas das câmaras superiores.

5. ALGUNS UTENSÍLIOS DO TABERNÁCULO DE MOISÉS

Somente a arca da aliança entrou no Templo. Porém, outros objetos do Tabernáculo de Moisés foram armazenados nas câmaras superiores. A fim de lembrar para o povo da provisão do Senhor durante a peregrinação no deserto. No deserto, os sapatos e as vestes cresceram junto com as crianças!

O TESOURO DO TEMPLO SAQUEADOS

Em muitas ocasiões as câmaras superiores foram invadidas e os tesouros saqueados pelos inimigos e, em outras ocasiões, os próprios reis de Israel substituíram o outro por uma cópia barata de bronze.

1Rs 14.25  No quinto ano do rei Roboão, Sisaque, rei do Egito, subiu contra Jerusalém 26  e tomou os tesouros da Casa do SENHOR e os tesouros da casa do rei; tomou tudo. Também levou todos os escudos de ouro que Salomão tinha feito. 27  Em lugar destes, fez o rei Roboão escudos de bronze ...

Roboão foi filho de Salomão, mas não ouviu os conselhos de seu pai! Bem-aventurados os filhos que ouvem seus pais. Ele trocou a glória do ouro pelo bronze.

Trocar o outro pelo bronze fala de atitudes carnais, incrédulas e mundanas.

À fiel igreja de Filadélfia Jesus disse: “Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa” (Ap 3.11). Você tem que guardar os tesouros da Casa de Deus. Tem que guardar seu coração das contaminações do mundo. Tem que guardar a sua santidade. Tem que guardar seus olhos da sensualidade do mundo, tem que guardar seu coração das palavras torpes.

Não troque o ouro por bronze. Não perca o tesouro.

 

ACUMULANDO TESOUROS NOS CÉUS

 

Jesus disse em Mateus 6.19-22: Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!

Tesouro são as coisas de valor que você acumula. Você pode acumular na terra ou nos céus. Jesus se referia às câmaras celestiais representadas na terra pelas câmaras superiores do Templo.

Deus construiu câmaras nos céus para você. Elas estão com o seu nome! Você pode desfrutar delas hoje também.  

O profeta Amós revela a existência delas nos céus:

Amós 9.6 Deus é o que edifica as suas câmaras no céu...

O SENHOR ABRIRÁ O SEU BOM TESOURO

Deuteronômio 28.12 “O SENHOR te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda obra das tuas mãos; emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado”.

Deus quer abençoá-lo muito, muito mesmo. Você receberá a porção dobrada da sua herança neste ano. Deus preparou chuva abundante para cada semente lançada em fé.

As câmaras do tesouro estão disponíveis no Templo, edificado em espírito pela unidade das Pedras Vivas.

AS RIQUEZAS DESTAS CÂMARAS SUPERIORES

 

Ao observarmos os acontecimentos relacionados a estas câmaras superiores do Templo, encontramos momentos preciosos de grande aprendizado espiritual.

1.   O Rei leva a noiva à sala do banquete (câmaras) e sua bandeira sobre ela é o amor (Ct 2.4);

2.   Jesus teve a ceia da nova aliança NUMA CÂMARA SUPERIOR (cenáculo significa sala superior) com seus discípulos. Em Marcos 14:15  lemos: E ele vos mostrará um espaçoso cenáculo mobilado e pronto; ali fazei os preparativos. É precioso notar que o cenáculo é um lugar espaçoso, onde não há aperto, é um lugar de conforto e riquezas. E, tudo, tudo mesmo, já está pronto. Você não tem que lutar para conquistar as riquezas destas câmaras. Jesus fez isto por você. Entre pela fé e desfrute.

3.   O DIA DE PENTECOSTES ocorreu numa câmara superior (cenáculo);

4.   O ensino de Jesus sobre o Espírito Santo ocorreu numa câmara superior, onde Ele também lavou os pés dos seus discípulos demonstrando que Ele é quem prepara a mesa para te servir.

CONCLUSÃO

Você foi destinado para receber as riquezas das Câmaras Superiores do Templo. Seus tesouros ocultos serão abertos para você à medida que você ESTÁ NA CASA DE DEUS e participa como pedra viva na EDIFICAÇÃO espiritual deste Templo.

Você foi destinado para receber as riquezas das Câmaras Superiores do Templo. Seus tesouros ocultos serão abertos para você à medida que você participa, como Pedra Viva, da edificação espiritual do TEMPLO de DEUS com seus irmãos.

Tal edificação não pode ser feita por uma única pedra viva, precisamos de mais irmãos, mais pedras vivas. Assim, não se afaste dos irmãos... bastam dois ou três para EDIFICAREM O TEMPLO DE DEUS. Você e sua esposa reunidos em nome do Senhor constituem um Templo ao Senhor.

Em sua casa levante um Templo ao Senhor. Sua família pode ser “uma célula”, um lugar onde as Câmaras Superiores serão abertas sobre seu lar.

Perguntas para o Compartilhamento

1)  Você está disposto a edificar o Templo de Deus? Em caso afirmativo, como acha que pode fazê-lo?

2)  Os tesouros reservados nas câmaras superiores falam das riquezas da vida no espírito. Como você acha que pode andar no espírito?

3)  Tesouros não são encontrados na superfície, eles estão ocultos, o que você tem feito para encontrá-los?


Comentários