0164 – Quando o Sobrenatural Se Torna Comum

0164 – Quando o Sobrenatural Se Torna Comum

Introdução

Atos 14.8-11 Em Listra, costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar. Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado, disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés! Ele saltou e andava. Quando as multidões viram o que Paulo fizera, gritaram em língua licaônica, dizendo: Os deuses, em forma de homens, baixaram até nós.

A humanidade tem sede pelo sobrenatural.

Muitos pensam que foi Paulo quem operou este milagre, mas note no texto que o paralítico teve fé ouvindo a pregação de Paulo. Certamente Paulo não pregava um evangelho de condenação. Ele não pregava um evangelho de conformismo com uma vida limitada, com um destino inalterável. O paralítico nunca andara, mas obteve fé para ser curado. Aleluias!

Existimos neste mundo para manifestar a ordem de outro mundo, o nosso mundo é celestial. Não somos deste mundo, somos do céu. Nosso reino é sobrenatural e, portanto, nossa maneira de viver aqui, na terra, deve ser permeada pelo sobrenatural, o sobrenatural tem que se tornar comum para nós.

não se conforme com uma vida comum

Você tem uma única vida. Como você escolhe vivê-la?

Você pode escolher ter uma vida comum ou incomum. A escolha de Deus é que você tenha uma vida incomum, para isto ele te tornou SANTO. 

Santificação significa ser “incomum”.

Você é exclusividade, não há outro como você e, foi destinado para anunciar as virtudes (o sobrenatural) de Deus nesta terra. 

Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz. 1Pe 2.9

Por que somos tudo o que somos? 

“A fim de” expressa o propósito. Somos o que somos em Cristo para MANIFESTAR ao mundo o sobrenatural de Deus. Deus não quis apenas lhe dar um título, Ele lhe deu poder para introduzir o SOBRENATURAL no natural. 

Você foi destinado a ANDAR NO SOBRENATURAL.

Pessoas comuns estabelecem alvos comuns, pessoas incomuns estabelecem alvos sobrenaturais.

Foi o sangue derramado de Jesus que nos constituiu reis e sacerdotes nesta vida. Não podemos desperdiçar o sangue. Temos uma missão, temos uma responsabilidade, temos um reino a manifestar, temos que andar no sobrenatural. 

Nosso Pai é um operador de milagres, devemos imitá-lo. Em nossa história o sobrenatural tem que ser comum.

Por toda a Bíblia encontramos o poder do sobrenatural invadindo e alterando o natural. Se você observar a história da igreja primitiva descrita no livro de Atos, descobrirá que havia um padrão entre os crentes: eles andavam cheios do Espírito Santo e eram ousadamente usados por Ele através de milagres, sinais, prodígios e maravilhas. Eles aprenderam a andar no sobrenatural, não porque eram uma classe especial de pessoas, mas porque andavam cheios do Espírito. Era o Espírito Santo através deles que realizava todos os milagres. Da mesma forma, hoje, o Espírito Santo quer lhe introduzir na esfera do sobrenatural, operando diversos milagres através de você.

Nós somos apenas um canal onde o rio de vida flui para abençoar as famílias da terra. Meu convite é: entre no rio e deixe o rio te levar.

O Espírito Santo opera milagres através da autoridade do nome de Jesus e pelos dons espirituais. Ambos manifestam o sobrenatural na terra. Nesta mensagem, pelo comando do Espírito, preciso ensinar-lhe algo sobre os dons do Espírito Santo. É a ignorância o maior empecilho para manifestá-los. 

Creio que nestes últimos dias uma demonstração maior do poder do Espírito será liberada e o sobrenatural se tornará comum, você precisa participar plenamente disto.

os milagres devem ser comuns

Quando a razão toma o lugar dos milagres, o Cristianismo perde sua força, fascinação e frutificação. Cristianismo não é uma religião. Cristianismo é a manifestação do Poder da Vida ressurreta de Cristo no homem.

Deus deixou uma marca pelo sobrenatural em nosso interior.

Queremos um evangelho vivo, de um Deus vivo. 

Tudo o que o Senhor fez em nós é sobrenatural:

O novo nascimento é sobrenatural.

A habitação do Espírito é sobrenatural.

A justificação, santificação, sabedoria, poder e as demais verdades são sobrenaturais.

Estamos imersos no sobrenatural. É hora de manifestá-lo ao mundo.

Como o apóstolo Paulo, escolha como falará ao mundo: A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder. (1Co 2.4).

não seja ignorante

A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 1Co 12.1

Paulo não queria que os irmãos de Coríntios ficassem na ignorância sobre a operação dos dons espirituais. A ignorância é cruel, ela lhe rouba a verdade, ela oculta de você a realidade das coisas. A ignorância torna-se a primeira muralha a ser destruída para que sua fé seja liberada para o sobrenatural. 

O Espírito Santo apenas precisa de sua cooperação. Ele fará o resto! Nossa interferência é que atrapalha.

O que são os dons espirituais?

Os dons são habilidades sobrenaturais dadas pelo Espírito. Eles não podem ser aprendidos, somente recebidos. Não desenvolvemos os dons, apenas aprendemos a cooperar com a manifestação deles, através de nós.

Os dons espirituais não são os frutos do Espírito, como: amor, paz, alegria.  Os frutos do Espírito podem ser cultivados e amadurecidos à medida que andamos no Espírito, enquanto os dons são automáticos.

Os dons espirituais não se referem às responsabilidades ou funções de cada membro, como: ser testemunha de Cristo, fé na Palavra, generosidade em contribuir e, outros.

Para quê o Espírito Santo concede os dons?

O Espírito Santo concede os dons a fim de COOPERARMOS com Ele no testemunho da ressurreição de Cristo. O mundo é cético. Eles zombam de Deus, até que toquem no sobrenatural de Deus. 

Os dons manifestam a dimensão do sobrenatural, porque estão muito além da capacidade humana. 

Os dons, sempre, são dados para o benefício do Corpo de Cristo e, nunca, para benefício próprio. Um dom não funcionará para você mesmo, mas funcionará para outro. Se você tiver o dom de curas, ele não funcionará para você, mas funcionará em benefício do próximo.

O Espírito Santo usa a quem ele quer. Se você é um membro do Corpo de Cristo, então tem algum dom operando em você. Desconhecê-lo é prejudicial ao Corpo. Como já disse, é a ignorância que nos impede de agir.

Nestes dias, quando o sobrenatural se tornar comum, suas palavras se revestirão de grande autoridade e os dons fluirão como um rio, abençoando as pessoas. 

Devemos desejar e buscar os dons espirituais

Se hoje despertar a sua fome pelo sobrenatural, me darei por satisfeito!

Em 1Co 14.1a está escrito: “Segui o amor e procurai, com zelo, os dons espirituais...”. O zelo envolve a busca. O que realmente nos falta é DESEJO. Estamos tão acostumados ao comum que esquecemos de como é o outro lado, o lado do sobrenatural. Que o Senhor desperte em nós fome e sede de justiça pelo seu reino.

Tal desejo é fruto do amor. O amor por ver vidas transformadas, famílias salvas e o poder de Cristo destruindo a dor, doença, pobreza e morte na vida das pessoas. Por isso, ao desejar um dom, nunca pense em ter destaque e fama, pense apenas em ser a “luz do mundo” que abençoa a todos. 

os Nove dons espirituais

1Co 12.1 A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. 2  Sabeis que, outrora, quando éreis gentios, deixáveis conduzir-vos aos ídolos mudos, segundo éreis guiados. 3  Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo. 4  Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. 5  E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. 6  E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. 7  A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. 8  Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; 9  a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; 10  a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. 11  Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente. 12  Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo.

Algo maravilhoso sobre os dons é que eles operam dentro das três unções dada por Cristo para cada filho. Os dons podem ser agrupados da seguinte maneira:

  1. Dons de revelação – unção do sacerdote;

  2. Dons de poder – unção do rei;

  3. Dons verbais – unção do profeta.

Os dons de revelação – a unção sacerdotal

São assim chamados porque MOSTRAM “alguma coisa”. 

a) A Palavra da Sabedoria

Deus tem toda a sabedoria, mas nos revela “uma palavra” de Sua sabedoria. Trata-se de um “fragmento” do que Deus sabe.

Atente-se que não é chamado de “dom da sabedoria”, mas sim da Palavra de Sabedoria. Deus tem toda a sabedoria e lhe dá apenas uma palavra, um fragmento dela. 

Normalmente este dom entra em operação quando necessitamos de uma resposta para uma questão difícil. A resposta vem para “encerrar o assunto” de forma sobrenatural. Lembre-se que não se trata de sabedoria aprendida pelo estudo. Não se trata de sabedoria aprendida pela experiência, mas a manifestação inédita de uma “palavra sobrenatural”. É a mente de Deus se revelando sobre o assunto em questão! Exemplos: 

Lc 20.21-26

21  Então, o consultaram, dizendo: Mestre, sabemos que falas e ensinas retamente e não te deixas levar de respeitos humanos, porém ensinas o caminho de Deus segundo a verdade; 22  é lícito pagar tributo a César ou não? 23  Mas Jesus, percebendo-lhes o ardil, respondeu: 24  Mostrai-me um denário. De quem é a efígie e a inscrição? Prontamente disseram: De César. Então, lhes recomendou Jesus: 25  Dai, pois, a César o que é de César e a Deus o que é de Deus. 26  Não puderam apanhá-lo em palavra alguma diante do povo; e, admirados da sua resposta, calaram-se.

Gn 41.

33 Agora, pois, escolha Faraó um homem ajuizado e sábio e o ponha sobre a terra do Egito. 34  Faça isso Faraó, e ponha administradores sobre a terra, e tome a quinta parte dos frutos da terra do Egito nos sete anos de fartura. [...] 37  O conselho foi agradável a Faraó e a todos os seus oficiais. 38  Disse Faraó aos seus oficiais: Acharíamos, porventura, homem como este, em quem há o Espírito de Deus?

Dn 5

11  pois aqui no seu reino há um homem que tem o espírito dos santos deuses. Quando Nabucodonosor, o seu pai, era rei, esse homem provou que era ajuizado, inteligente e sábio, tão sábio como os deuses. E o rei Nabucodonosor pôs esse homem como chefe dos sábios, adivinhos, feiticeiros e astrólogos. 12  Pois Daniel, esse homem a quem o rei deu o nome de Beltessazar, pensa com muita clareza; ele é sábio e inteligente e pode interpretar sonhos, explicar coisas misteriosas e resolver assuntos difíceis. Portanto, chame Daniel, e ele explicará o que está escrito na parede.

Muitos Daniel´s se levantarão nestes dias no poder do sobrenatural para trazer soluções à terra.

b) A Palavra de Conhecimento

  • Não se trata de conhecimento obtido pelo estudo profundo da Bíblia;

  • Não se trata de conhecimento obtido pela experiência.

Assim como falamos no dom anterior, Deus nos dá “uma palavra”, “uma fração” de Seu conhecimento sobre o passado, ou presente, ou futuro de uma situação ou pessoa. O Espírito Santo é onisciente e sabe todas as coisas.

Exemplo: Atos 9:10-20 - Ananias recebeu informações específicas, com muitos detalhes, sobre Saulo, o qual ele nunca havia conhecido.

10 Ora, havia em Damasco um discípulo chamado Ananias. Disse-lhe o Senhor numa visão: Ananias! Ao que respondeu: Eis-me aqui, Senhor! 11  Então, o Senhor lhe ordenou: Dispõe-te, e vai à rua que se chama Direita, e, na casa de Judas, procura por Saulo, apelidado de Tarso; pois ele está orando 12  e viu entrar um homem, chamado Ananias, e impor-lhe as mãos, para que recuperasse a vista. 13  Ananias, porém, respondeu: Senhor, de muitos tenho ouvido a respeito desse homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém; 14  e para aqui trouxe autorização dos principais sacerdotes para prender a todos os que invocam o teu nome. 15  Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; 16  pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome. 17  Então, Ananias foi e, entrando na casa, impôs sobre ele as mãos, dizendo: Saulo, irmão, o Senhor me enviou, a saber, o próprio Jesus que te apareceu no caminho por onde vinhas, para que recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo. 18  Imediatamente, lhe caíram dos olhos como que umas escamas, e tornou a ver. A seguir, levantou-se e foi batizado.

c) O Discernimento de espíritos

Esse dom revela a origem de uma manifestação espiritual. Se ela é do Espírito de Deus, do espírito humano ou de Satanás. A Bíblia nos ensina a testar os espíritos para saber se procedem de Deus (1 João 4.1). Manifestações sobrenaturais podem vir de diversas fontes. Satanás também é um ser espiritual e, portanto, nem tudo o que é “sobrenatural” tem origem em Deus.

Exemplo: Atos 16.16-18

16 Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. 17  Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação. 18  Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.

O discernimento de espírito NÃO É:

• O dom de discernimento (isto não existe na Bíblia) – muitas vezes é “palavra do conhecimento” em operação;

Adivinhação espiritual do pensamento alheio;

Introspecção psicológica – nem penetração mental;

• Não é o poder de discernir as falhas dos outros. Isto é crítica! Nem significa o discernimento do caráter da pessoa. 

Por outro lado, nem tudo é demônio. Às vezes nos deparamos com o espírito humano em ação, pelas obras da carne. Elas são conhecidas (Gl 5.19-21). A inveja é mencionada, a inimizade, discórdias, etc... são obras da carne. O Espírito Santo capacitará você  “a saber” qual a origem de determinada atitude.

Os dons de Poder – unção do rei

São assim chamados porque FAZEM algo. 

a) O dom da fé

Esse dom opera através fé sobrenatural inquestionável na vida da pessoa. É uma certeza absoluta. É o dom que se manifesta para a ressurreição de mortos. 

  • Não se trata, portanto, da fé que temos nas promessas de Deus.

  • Não se trata da fé para salvação;

  • Não se trata do fruto da fé.

Exemplo. João 11.41-43. Quando Jesus ressuscita a Lázaro, um morto de 4 dias.

Outro aspecto deste dom é a provisão sobrenatural. Temos um exemplo em 1Rs 17, quando Elias foi alimentado pelos corvos que lhe traziam pão e carne, todos os dias, numa época de extrema fome.

b) Os dons de cura

Os dons de curas funcionam sobrenaturalmente para curarem doenças e enfermidades sem nenhuma espécie de meios naturais. 

Exemplo: Lc 5.17

Ora, aconteceu que, num daqueles dias, estava ele ensinando, e achavam-se ali assentados fariseus e mestres da Lei, vindos de todas as aldeias da Galiléia, da Judéia e de Jerusalém. E o poder do Senhor estava com ele para curar.

c) O dom de Operações de Milagres

A manifestação deste dom promove “milagres espetaculares” de toda a sorte. No âmbito do corpo físico pode restituir um órgão que não existe mais, pode vencer o tempo, espaço e natureza da terra, como ocorreu com Felipe em Atos 8.39,40.

Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, não o vendo mais o eunuco; e este foi seguindo o seu caminho, cheio de júbilo. Mas Filipe veio a achar-se em Azoto; e, passando além, evangelizava todas as cidades até chegar a Cesaréia.

Felipe foi “transportado” imediatamente, tempo zero, por um espaço de 40km!

Os dons verbais – unção profética

Esses dons DIZEM alguma coisa.

A palavra libera o poder criativo. O falar no mundo espiritual é extremamente poderoso. O Espírito Santo concede os dons que dizem algo: línguas estranhas, interpretação de línguas e profecia a fim de liberar as palavras certas, espirituais e poderosas para manifestar o sobrenatural do reino celestial.

a) Variedades de Línguas – é um discurso numa linguagem desconhecida pelo falante.

São três as manifestações desta linguagem espiritual: 

  • 1) Como sinal para os descrentes. É quando falamos outro idioma da terra. Conforme ocorreu em  Atos 2.6;

  • 2) Línguas para interpretação para as reuniões públicas. São idiomas celestiais jamais conhecidos na terra, por isso, devem ser interpretadas – 1 Co 14:5, 13, 28;

  • 3) Línguas para edificação pessoal – 1Co 14.14,15. Não são entendidas por ninguém, somente por Deus Pai, 1 Co 14.2 diz: Pois quem fala em outra língua não fala a homens, senão a Deus, visto que ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

b) Interpretação de Línguas1 Co 12.10

Trata-se da interpretação espiritual e não uma tradução. Por isso, uma simples palavra pode significar uma sentença. Em 1Co 14.5 diz que línguas com interpretação equivale ao dom da profecia.

c) Profecia

É o principal dom, pois edifica a Igreja. Todos devemos profetizar (1 Co 14.1,31,39). A profecia consiste no discurso sobrenatural falado num idioma conhecido ao falante e ouvintes.

Ela visa a edificação, encorajamento e consolo (1Co 14.3). Esse dom edifica a Igreja (14.4). Quando profetizamos para nós mesmos ou para alguém NOS SENTIMOS FORTALECIDOS a atmosfera é celestial, envolta pela nuvem do sobrenatural.

Esse dom também pode revelar (em cooperação com a palavra do conhecimento) algo sobre um incrédulo ou indouto (não instruído), conforme 1Co 14.24,25.

Deus confirmará sua palavra através de você

Dando Deus testemunho juntamente com eles, por sinais, prodígios e vários milagres e por distribuições do Espírito Santo, segundo a sua vontade.  Hb 2.4

E Marcos 16.19,20:

19 De fato, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à destra de Deus. E eles, tendo partido, pregaram em toda parte, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra por meio de sinais, que se seguiam.

Por favor, não coloque os discípulos da igreja primitiva num pedestal de glória. Eles eram como nós. Homens ungidos pelo Espírito Santo que aprenderam a crer no sobrenatural e fizeram algo com isto, eles não ficaram parados, apenas saíram falando às pessoas sobre o poder de Cristo e, DEUS mesmo, CONFIRMAVA a palavra deles, assim acontecerá com você, porque Deus não mudou.

Eles saíram expulsando os demônios, destemidos sem medo de serem picados por serpentes ou beberem algo mortífero, impunham as mãos sobre os enfermos e Jesus curava. Jesus parecia estar presente... e estava! Estava presente em SEU NOME.

Esses irmãos estavam numa condição inferior à sua. Eles ainda não haviam recebido o revestimento de poder do alto ocorrido em Atos 2, mesmo assim, não se intimidaram. Porque creram nas palavras de Jesus: “Quem crer em Meu Nome fará...”. Eles apenas tiveram FÉ NO NOME DE JESUS. O nome de Jesus é sobrenatural, abre os céus e manifesta o poder na terra. 

Você, hoje, é revestido pelo poder do Alto? Você já recebeu a Cristo? Você já foi batizado no Espírito Santo? Em Nome de Jesus vou orar para que você seja, porque está escrito:

Mc 16.17  Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; 18  pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

Tudo pode ser feito pela autoridade do Nome de Jesus. Eu não estou próximo a você, mas o Nome está. E ao acioná-lo pela fé, o poder dele se manifestará em você. Você crê?

Creio que um novo “Atos dos discípulos” está vindo para revolucionar esse período de densas trevas. Ofereça-se nas mãos do Espírito Santo. Peça pelos seus dons, peça para abençoar as famílias desta geração. Depois de sentir a unção dEle vindo sobre você, comece a orar pelos enfermos, descreva as visões que Ele lhe dará, profetize as palavras que surgem no seu interior. Vamos juntos fazer com que o sobrenatural se torne comum.

Não preciso estar qualificado para dar e ninguém precisa estar qualificado para receber

Recebemos tudo pela graça e pela graça podemos dar:

Mateus 10:8  Curai enfermos, ressuscitai mortos, purificai leprosos, expeli demônios; de graça recebestes, de graça dai.

Jesus deu a ordem para curar enfermos e até ressuscitar os mortos. Se você estivesse lá e ouvisse diretamente da boca de Cristo tais palavras, o que você pensaria? 

Pensaria nas impossibilidades... 

Pensaria que não tem o poder do alto...

Pensaria que isto deve ser para alguns poucos...

O que pensaria?

Por que isto é possível? Porque é pela graça. É pela graça e de graça. Foi Jesus quem conquistou o poder para você. Por isso, usamos Seu Nome. O Nome o representa e foi dado a você. A autoridade está no uso do Nome e nada mais. Não tenho que ser mais santo, mais justo, mais fiel... apenas tenho que crer que recebo o poder pela graça.

A graça é aquilo que Jesus fez por mim. Se Ele fez eu não preciso fazer, preciso apenas crer. 

Por que posso receber? Porque foi me dado de graça. Se eu quiser e crer então entrarei na dimensão do sobrenatural na terra. 

Muitos homens e mulheres do passado possuíram a unção do Espírito para produzirem milagres. E, eles nos ensinaram, que devemos pagar o preço da oração, até que alcançarmos. Eu sempre achei que estamos muito aquém de pagar este preço, sempre me achei em débito, mas aqui Jesus diz que é pela graça que eu recebi e, por meio dela, posso realizar milagres. 

Eu não preciso me qualificar para operar milagres e nem as pessoas precisam se qualificar para receberem os milagres. Aja pela fé e deixe o Espírito Santo manifestar os dons espirituais através de você.

Tudo é pela graça mediante a fé no NOME de Jesus e no Poder capacitador do Espírito Santo que distribui seus dons como lhe apraz, sobre CADA MUM. Não existe um membro mais importante para Deus. Para Ele o importante é o Corpo todo, a Noiva por completo. 

Peça com fé pelos dons operando em sua vida. E, juntos vamos abalar este mundo, até que o SOBRENATURAL SE TORNE COMUM.

Amém.


Comentários

Postar um comentário