0167 – O Que Eu Tenho, Isso Te Dou

0167 – O Que Eu Tenho, Isso Te Dou 

Introdução

Nestes dias de isolamento social, cada crente precisa saber o que Ele tem recebido de Cristo e entregar à sua geração.

O propósito de sua vida foi escrito por Deus. Assim como Deus disse sobre Davi:

At 13.36  Porque, na verdade, tendo Davi servido à sua própria geração, conforme o desígnio de Deus, adormeceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção.

Davi serviu à sua geração segundo o desígnio de Deus. Davi cumpriu o propósito existencial de sua vida, dando ao mundo de sua época a sua contribuição. Ele não foi uma estátua, ele não adquiriu apenas um título, ele entregou à sua geração o que tinha recebido de Deus.

Da mesma maneira você recebeu de Cristo para entregar “ao seu mundo”, não se omita, não se isole, não morra com os dons dados pelo Espírito Santo. Não permita que o medo enterre o dom que há em ti.

Deus lhe deu uma esfera de influência – este é o seu mundo, transforme-o pelo poder da UNÇÃO que HÁ EM VOCÊ. 

LIBERE SUA UNÇÃO para o mundo. Não morra com ela, não morra no “seu ninho”. Jó desejava apenas morrer em seu ninho (o lugar de conforto) mas o Senhor lhe ensinou que melhor é dar do que receber e se recebemos de graça, de graça devemos dar. Abençoar as pessoas é o evangelho de Cristo. Quando Jó orou pelos seus amigos, então sua história foi mudada. A sua também será.

“Eu dizia: no meu ninho expirarei...”. (Jó 29:18). Não seja como Jó. Deixe o Espírito Santo lhe usar. A unção não pode ser desperdiçada. Dê ao mundo o que você recebeu.

Você tem um destino de milagres, uma experiência com o IMPOSSÍVEL. Para mostrar ao mundo que Jesus está vivo.

“o que eu tenho, isso te dou”

Atos 3.1-11 Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola. Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram; de um salto se pôs em pé, passou a andar e entrou com eles no templo, saltando e louvando a Deus. Viu-o todo o povo a andar e a louvar a Deus, e reconheceram ser ele o mesmo que esmolava, assentado à Porta Formosa do templo; e se encheram de admiração e assombro por isso que lhe acontecera. Apegando-se ele a Pedro e a João, todo o povo correu atônito para junto deles no pórtico chamado de Salomão.

Pedro e João sabiam o que TINHAM RECEBIDO e, por isso, ousadamente liberaram uma palavra de cura sobre um homem coxo de nascença.

O que Pedro e João tinham?

Eles tinham o NOME DE JESUS. Você também tem.

Este coxo tinha apenas um problema, não erram muitos problemas, apenas um, mas este problema paralisava sua vida toda. Ele tinha 40 anos de idade e precisava ser carregado pelos outros, uma vida dependente, sem liberdade de ação, de agir, um estilo de vida limitado desde sua infância. Como disse, era apenas um problema, seus tornozelos eram aleijados, ele também era! 

Às vezes você tem um único problema que impacta toda a sua vida, é um problema raiz. Ele está incrustrado em sua história, impedindo a vida abundante de fluir. Eu creio que Jesus enviou esta Palavra para libertar você. Você será livre para por outros em liberdade. Afinal ninguém dá o que não tem. Deus-Pai deseja remover este problema de sua vida. Ele colocará um Pedro e João em seu caminho para lhe entregar uma palavra de libertação.

Ao ser livre, você terá liberdade para “pular e louvar” ao Senhor. Então, o Espírito Santo lhe conduzirá na hora certa até uma “porta formosa”, onde alguém está esperando que você lhe dê o que recebeu.

DENTRO DE VOCÊ EXISTE UM REINO COMPLETO

Lucas 17:21  Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está dentro de vós.

1Jo 3.8 [...] Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.  

Você é o filho de Deus na terra, onde o Reino de Deus habita, quando você chega em qualquer lugar, você pode liberar a atmosfera do reino de Deus, ao dar o Nome de Jesus aos outros, você atrai toda a autoridade dos céus à terra, as mudanças começarão.

Todo o poder que há no reino é liberado pela fé no Nome de Jesus.

A FÉ QUE VEM POR MEIO DE JESUS

At 3.12,16  À vista disto, Pedro se dirigiu ao povo, dizendo: Israelitas, por que vos maravilhais disto ou por que fitais os olhos em nós como se pelo nosso próprio poder ou piedade o tivéssemos feito andar? [...] Pela fé em o nome de Jesus, é que esse mesmo nome fortaleceu a este homem que agora vedes e reconheceis; sim, a fé que vem por meio de Jesus deu a este saúde perfeita na presença de todos vós.

Pedro e João tinham fé no NOME DE JESUS e esta fé é que curou o coxo. É a fé que existe no Nome de Jesus. Quando você libera esta fé o sobrenatural se torna comum. É o nome de Jesus que tem autoridade para transformar as situações. E o que você precisa crer: Este nome lhe pertence.

Imagine comigo: se você tivesse R$1.000,00 no banco não precisaria de qualquer ato de fé consciente da sua parte para escrever um cheque de R$100,00, mas se precisasse de R$2.500, isso requereria sua fé. Concorda? Quando Pedro disse para o coxo: “O que eu tenho, isso te dou”, demonstra que Pedro sabia o que tinha, ele sabia que o NOME de Jesus lhe pertencia. Não precisamos de fé para dar o que temos. Digo isso, para canalizar sua fé de forma adequada. O nome de Jesus pertence a todo o filho de Deus.

Óh... como é necessário que nós descubramos que TEMOS O NOME de JESUS. E que basta usá-lo para que Ele atue. Se eu tenho uma chave que abre a porta da minha casa, eu não preciso usar fé para crer que a porta se abrirá, eu apenas deixo a “chave operar”. 

PENSE NISTO!

Os recursos do Nome de Jesus são inesgotáveis. Toda a herança da graça é disponível para você, através do Nome de Jesus. Se você é filho de Deus, então você é um herdeiro de Deus, um co-herdeiro com Cristo e, tem o direito de usar o Nome de Jesus. 

Medite nisto... somente a doce revelação no espírito te levará a desfrutar desta autoridade.

O nome une uma família e dá acesso a herança.

A fé deve ser canalizada no NOME de Jesus. Não é uma fé apenas no que Jesus fez, nos milagres que pode fazer, “existe uma fé focada NO NOME”.

Fomos salvos pelo Nome:

Atos 2:21  E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.

Autorizados pelo Nome:

Marcos 16.17,18  Estes sinais hão de acompanhar aqueles que crêem: em meu nome, expelirão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.

Lucas 10.17-19 Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Mas ele lhes disse: Eu via Satanás caindo do céu como um relâmpago. Eis aí vos dei autoridade para pisardes serpentes e escorpiões e sobre todo o poder do inimigo, e nada, absolutamente, vos causará dano.

a herança da graça é o nome

Fp2.9-10 Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu O Nome que está acima de todo nome, para que ao Nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai"

Havia um Nome desconhecido por todos, reservado nos céus. Acima de todo ser, revestido de toda a autoridade do próprio Deus e, Jesus herdou este nome. A herança de Cristo foi este NOME. O Nome foi a recompensa de Cristo. E quando Ele o deu para a igreja, estava entregando o acesso a todos recursos da graça conquistados pela Sua Obra Consumada. 

Temos o direito de usar esse Nome contra as adversidades da vida. 

O Nome representa a Pessoa. 

Por exemplo: eu tenho a procuração no nome de minha mãe. Posso movimentar contas, vender ou comprar tudo no nome dela, sem que ela ou outros irmãos estejam presentes! Eu uso a autoridade dela, porque sei que tenho uma procuração assinada por ela. Foi isto que Jesus fez por nós. Ele nos deu uma procuração em Seu Nome para usarmos contra as obras do diabo e acessarmos todos os recursos conquistados por Ele. 

Por isso, Ele disse: “Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa” (João 16.24). Peça e receba. Não existe uma negação, apenas peça em Nome de Jesus. Você acha que o Deus-Pai negará algum pedido para Jesus? Então, Ele não negará nenhum pedido para você.

Tudo o que você pede para o Pai é em Nome de Jesus.

João 16:23  Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome.

O Pai lhe concederá NO NOME de Jesus. As respostas estão no Nome de Jesus. É por causa dele que podemos ter todas as promessas, é por causa deste Nome que temos o privilégio de participar da herança dos santos. Adore este Nome, Jesus.

Atos 4 – a ousadia do espírito

Atos 4.1-4 Falavam eles ainda ao povo quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem, em Jesus, a ressurreição dentre os mortos; e os prenderam, recolhendo-os ao cárcere até ao dia seguinte, pois já era tarde. Muitos, porém, dos que ouviram a palavra a aceitaram, subindo o número de homens a quase cinco mil.

O coxo de nascença foi curado e isto resultou em quase 2 mil conversões! Aleluias! Veremos milagres em que milhares se converterão em um instante.

Continuemos em Atos 4:

5 No dia seguinte, reuniram-se em Jerusalém as autoridades, os anciãos e os escribas [...] 7  e, pondo-os perante eles, os argüiram: Com que poder ou em nome de quem fizestes isto? 8  Então, Pedro, cheio do Espírito Santo, lhes disse: Autoridades do povo e anciãos, 9  visto que hoje somos interrogados a propósito do benefício feito a um homem enfermo e do modo por que foi curado, 10  tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós. 11  Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12  E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos. 13  Ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.

Pedro e João não eram homens de uma classe especial para Deus, apenas filhos amados que sabiam o que TINHAM RECEBIDO e usavam o Nome para abençoar as pessoas. Eles não se omitiram.

Pedro e João passaram a noite na prisão e saíram de lá cheios do Espírito. Será que alguns de nós precisamos de “algumas prisões” para “agitar a nossa fé” e entrarmos no sobrenatural do enchimento do Espírito? Estou brincando! Realmente, você não precisa de um momento ruim para se encher do Espírito, aprenda a ser cheio em todo o tempo. Ser Cheio do Espírito lhe dará fé ousada para curar os enfermos.

Pedro e João falaram de tal maneira, que todos reconheceram que eles haviam estado com Jesus. Como gosto desta frase! Eles falaram como Jesus. Jesus era ousado para falar, ele não tinha medo de nada, sabia quem era. Hoje precisamos saber quem somos nele e o que o nome dele pode fazer através de nós, assim seremos ousados.

A Intimidade manifesta o Poder. É beber da água da vida que me habilita a dar vida aos outros. É tempo a sós com Jesus que me dá ousadia em Seu Nome. Como somos carentes de intimidade com Jesus!!! 

Vivemos agitados de um lado para outro, buscando ajuda. Enquanto nossa maior ajuda está bem perto, está dentro de nós. 

Meu apelo para você, meu irmão e irmã amados, é: reserve um momento especial no dia, apenas para ESTAR COM JESUS, adorando-o e meditando em Sua Palavra. Comece com 15 minutos e continue avançando. Logo, você notará que não existem prisões, desafios e problemas que o abaterão.

Continuemos lendo Atos 4... 

14  Vendo com eles o homem que fora curado, nada tinham que dizer em contrário. 15 E, mandando-os sair do Sinédrio, consultavam entre si, 16  dizendo: Que faremos com estes homens? Pois, na verdade, é manifesto a todos os habitantes de Jerusalém que um sinal notório foi feito por eles, e não o podemos negar; 17  mas, para que não haja maior divulgação entre o povo, ameacemo-los para não mais falarem neste nome a quem quer que seja. 18  Chamando-os, ordenaram-lhes que absolutamente não falassem, nem ensinassem em o nome de Jesus. 19  Mas Pedro e João lhes responderam: Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; 20  pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos. 21  Depois, ameaçando-os mais ainda, os soltaram, não tendo achado como os castigar, por causa do povo, porque todos glorificavam a Deus pelo que acontecera. 22  Ora, tinha mais de quarenta anos aquele em quem se operara essa cura milagrosa. 

Todo o Sinédrio reconheceu que foi o NOME de Jesus que operou o milagre. Então, ameaçaram aos discípulos para não mais falarem neste NOME! O Sinédrio reconheceu que o “perigo” era o Nome de Jesus. O segredo do poder estava no Nome de Jesus. Jesus ainda estava vivo NO NOME. Eles tinham que impedir que o Nome de Jesus chegasse a cada família. Eles perceberam que a ousadia de Pedro e João estava no uso do nome. Se conseguissem silenciar o Nome de Jesus, eles teriam vencido. É como se dissessem: “falem sobre o que quiser, mas não mencionem o Nome de Jesus”.

Faça um teste. Abençoe as pessoas em Nome de Jesus e não em nome de Deus. Se você mencionar Deus, ninguém se incomodará, mas quando falar o Nome de Jesus, notará a mudança no ambiente. Às vezes haverá oposição maligna, às vezes uma liberação de paz.

O Sinédrio era o mais alto tribunal religioso dos judeus, do qual faziam parte os sumos sacerdotes (o atual e os anteriores), chefes religiosos (anciãos) e professores da Lei. Tinha 71 membros, incluindo o presidente.  Todos eles reconheceram que Pedro e João falavam COMO JESUS. Lembre-se que Pedro disse para o coxo: “o que tenho, isso te dou”. Ele tinha o Nome de Jesus e o nome representa a pessoa.

Você pode receber cura hoje, em Nome de Jesus. Num instante, 40 anos de limitações e vergonha foram removidos! O Nome de Jesus tem todo o poder. Ele pode hoje libertar você e sua família.

Continuemos em Atos 4, agora, enquanto você lê, observe o pedido dos discípulos. Eles não pediram por proteção, como a maioria de nós pediria. 

23 Uma vez soltos, procuraram os irmãos e lhes contaram quantas coisas lhes haviam dito os principais sacerdotes e os anciãos. 24  Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; 25  que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs? 26  Levantaram-se os reis da terra, e as autoridades ajuntaram-se à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido; 27  porque verdadeiramente se ajuntaram nesta cidade contra o teu santo Servo Jesus, ao qual ungiste, Herodes e Pôncio Pilatos, com gentios e gente de Israel, 28  para fazerem tudo o que a tua mão e o teu propósito predeterminaram; 29  agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, 30  enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. 31  Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.

A única coisa que pediram foi ousadia para anunciar a Palavra de Deus. Nada mais... Eles sabiam que enquanto anunciavam o Nome de Jesus, os milagres ocorreriam. As ameaças resultaram em desejo de ter mais ousadia. 

Precisamos depender da Palavra e do Espírito Santo para pedirmos as coisas certas. Nem sempre o que parece ser necessário, realmente o é. Ainda bem, que Deus deixou as Escrituras para nos ensinar o que devemos fazer.

É exatamente aqui que desejo enfatizar o que devemos fazer. Ficamos fora do mover do sobrenatural porque estamos preocupados com as ameaças deste momento, enquanto deveríamos pedir por mais ousadia e coragem para anunciar o Nome de Jesus e darmos ao mundo o que ele realmente precisa. Este é o momento oportuno. 

Há muitas pessoas sentadas “na porta Formosa” com uma vida paralisada e você passa por perto todos os dias. Peça por ousadia para dar-lhe o Nome de Jesus.

Não se conforme com o mundo, transforme o mundo.

Amém.

Perguntas para o Compartilhamento

  1. Você acredita que o Nome de Jesus tem o mesmo poder que Jesus?

  2. Quando você menciona o nome de Jesus, você tem a ideia da dimensão e impacto que este nome tem? Conte-nos uma experiência com o Nome de Jesus;

  3. Você tem a ousadia de compartilhar o Nome de Jesus para os “aleijados” deste mundo. Caso não tenha, ore por ousadia com seus irmãos.

Comentários