0166 – O Poder “EK” - Ressurreição

0166 – Alcançando o Poder “Ek” da Ressurreição

Introdução

Meu desejo é pregar em demonstração do Espírito e de Poder, assim como Paulo. Tenho uma fascinação pela glória manifesta de Deus. Sinto que meu chamado está relacionado a isto. É um desejo que me impulsiona a falar e buscar tal Presença manifesta do Espírito Santo. Desejo que você também o tenha. Quero que a igreja seja despertada para o sobrenatural, até que ele se torne comum entre nós. 

O poder “ek” da ressurreição

Fp 3.10  para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; 11  para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos.

Paulo neste texto, revela sua meta de vida. Todos os vencedores têm uma meta de vida. Você sabe qual é a sua? Senão souber responder em uma frase é porque não tem. Muito pouco é realizado porque os filhos de Deus “lutam desferindo golpes no ar, sem metas”. Ocupam-se com coisas inúteis e entram em caminhos paralelos, o que os torna lentos e vagarosos em alcançar o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo. A vida é muito curta para você vivê-la sem propósitos definidos.

No verso 11, Paulo revela sua meta final e principal:

Para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos”. 

Ao ler tal declaração você imagina que ele se refere à ressurreição dos mortos que acontecerá na segunda vinda de Cristo, antes da grande tribulação, mas não é isto. Relativamente aos tempos e às épocas estamos muito perto da volta de Jesus. Depois do COVID-19 e o impacto que ele causou, judeus, mulçumanos e cristãos pelo mundo estão na expectativa da vinda do Messias. Para os judeus é o Messias e para os mulçumanos ele é o Mádi. Nós sabemos que é Jesus vindo buscar a sua noiva. A hora do casamento chegou!

Como Paulo não corria sem metas (1Co 9.26 - Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar”), ele sabia que para alcançar este poder da ressurreição outras três metas tinham que ser atingidas:

  1. Conhecer Jesus;

  2. Conhecer o poder da ressurreição de Cristo;

  3. Conhecer a comunhão dos sofrimentos de Cristo;


Conhecer aqui não é ler sobre Jesus, mas experimentá-lo. Trata-se do conhecimento obtido pela intimidade de se caminhar juntos.

A meta dois “conhecer o poder da ressurreição de Cristo” não é a mesma que a final. Aqui está a revelação do que desejo compartilhar com você. No original grego as duas palavras “ressurreição” do verso 10 e verso 11 NÃO SÃO AS MESMAS!

A primeira é anástásis e a segunda exanástásis, a diferença básica está no prefixo “ex” que significa “posição superior, movimento para fora”, tal prefixo é igual a “ek”. A palavra igreja significa literalmente: “chamado para fora”. Somos os chamados para fora deste mundo. Somos os escolhidos para manifestar o poder “ex”. O poder de DENTRO PARA FORA

Você sabia que todo o poder de Deus está habitando dentro de você? Não é parte dele, mas todo ele! O que precisamos aprender é cooperar com Deus pela fé a fim de liberarmos este poder em ocasião oportuna.

2 Timóteo 1:7  Porque Deus não nos tem dado espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação.

1Jo 4.4 [...] porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.

Fomos revestidos do poder do alto, ao recebermos o batismo no Espírito Santo.

Lucas 24:49  Eis que envio sobre vós a promessa de meu Pai; permanecei, pois, na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder.

Atos 1:8  mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.

Atos 4:33  Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

Os apóstolos estavam cheios de graça e, por isso, manifestavam grande poder. Quanto mais graça recebermos, mais poder demonstraremos.

Atos 6:8  Estêvão, cheio de graça e poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo.

1 Coríntios 1:18  Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.

1 Coríntios 2:4,5  A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder, 5 para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria humana, e sim no poder de Deus.

1 Coríntios 4:20  Porque o reino de Deus consiste não em palavra, mas em poder.

2 Coríntios 4:7  Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.

  2Co 6.4,7 Pelo contrário, em tudo recomendando-nos a nós mesmos como ministros de Deus: [...] na palavra da verdade, no poder de Deus.

2 Coríntios 12:9  Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.

Efésios 3:16  para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior;

Efésios 3:20  Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,

Colossenses 1:11  sendo fortalecidos com todo o poder,

1 Ts 1:5  porque o nosso evangelho não chegou até vós tão-somente em palavra, mas, sobretudo, em poder, no Espírito Santo.

2 Pedro 1:3  Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas

O poder da ressurreição

O poder que Paulo desejava conhecer era o PODER DA Ek-RESSURREIÇÃO e manifestá-lo para manifestá-lo ao mundo. Senão fizermos isso, nosso tempo passará. Devemos “agarra” pela fé a promessa e orarmos até que ela se manifeste. O desejo é o começo de tudo. 

Deus têm um propósito em colocar os dons e poder do Espírito em você: é para você USÁ-LOS. O propósito do poder do alto é ser testemunha da ressurreição de Jesus. 

O poder da ressurreição é o maior poder de Deus revelado ao homem

Ef 1.19  e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; 20  o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais,

A “suprema grandeza do seu poder” significa o poder mais elevado de Deus. Maior que o milagre do novo nascimento, maior que a criação do universo e da terra, maior que a encarnação de Jesus no ventre de Maria, maior que a ressurreição de Lázaro ou qualquer milagre de cura ou provisão sobrenatural.

Sempre pensamos que Jesus foi ressuscitado porque não teve pecado, creio nisto e não ouso falar de outra maneira, mas pense um pouco comigo: “Deus o fez pecado” na cruz, logo o diabo tinha o poder de mantê-lo no inferno! O diabo tem poder sobre o pecador.  Sei que alguns não acreditam que ele foi feito, mas apenas que levou sobre si, todavia em 2Co 5.21 diz: “Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus”. Jesus não conheceu pecado enquanto andou sobre a terra. Mesmo no ventre de Maria, ele não teve participação do sangue pecador dela, porque, cientificamente está comprovado, que o veto não participa do sangue da mãe. Ele era totalmente puro, o cordeiro perfeito. Mas está escrito que na cruz Ele se fez PECADO POR NÓS.  Foi por isto que o Pai o abandonou. Jesus clamou: “Deus meu, Deus meu, porque me abandonastes”? 

Como o poder da ressurreição atuou sobre Jesus? Quando Ele entrou no inferno, o Espírito Santo entrou junto. Foi a glória do Pai que o ressuscitou, segundo Romanos 6.4:

Romanos 6:4  Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida.

E, ainda Rm 8.11, diz claramente que foi o Espírito Santo quem o ressuscitou dentre os mortos. Aleluias! Este mesmo Espírito Santo habita em você, é maior que qualquer poder do inferno, maior que qualquer enfermidade em seu corpo, Ele manifesta a SUPREMA RIQUEZA DO PODER DE DEUS.

Precisamos valorizar demais a justificação pela fé. Jesus foi feito pecado para que eu recebesse sua justiça. Na cruz, houve uma troca. É por isso, que Deus destinou você para reinar em vida, através da justiça pela fé. 

Desejo que perceba que a maior manifestação do PODER de Deus vem por crer na justificação pela fé. É através dela que o favor imerecido reina em sua vida.

A ressurreição é o fundamento da nossa fé

A ressurreição de Cristo não foi algo insignificante, ela é a base de toda a nossa fé, tanto para salvação como para os milagres:

1 Coríntios 15:17  E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

Somos salvos quando confessamos a Jesus como Senhor crendo que Deus o ressuscitou dentre os mortos. A salvação não é crer na cruz, mas na ressurreição de Cristo. Se ele não tivesse ressuscitado, tudo seria vão, o diabo teria prevalecido e a morte triunfado. 

Sempre que sentir a sua fé fraca e a vitória perdida declare em voz alta: “eu creio que Jesus está vivo, eu creio que Deus o ressuscitou dentre os mortos, logo, a minha fé não é vã, ela é forte e poderosa para me livrar de todo o mal”.

Nos avivamentos passados o sobrenatural vinha quando se focava no arrependimento do povo de Deus. “Se meu povo se arrepender, eu ouvirei dos céus e sararei sua terra”, disse o Senhor. Mas nos últimos dias, os dias da graça, o avivamento virá quando focarmos no PODER EK-RESSURREIÇÃO residente em nós pela Presença do Espírito Santo, através da revelação da justificação pela fé.

Este é o poder para você ir até sua família e orar pelos enfermos. É o poder para paralisar as obras do diabo no Nome de Jesus. Este poder é disponível para você no NOME de Jesus.

Ainda não alcancei, mas...

Paulo disse que não havia alcançado esta EK-RESSURREIÇÃO, mas ele tinha atitude. Ele não ficava lamentando ou falando negativamente e nem decepcionado com a vida, apenas fazia:

Fp 3.12 (RC)  Não que já a tenha alcançado ou que seja perfeito; mas prossigo para alcançar aquilo para o que fui também preso por Cristo Jesus. 13  Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim, 14  prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.

Existe um prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus para você também, nada pode se comparar a este prêmio superior. E qual é este prêmio? É O PODER EK-RESSURREIÇÃO.

Tire o foco do passado e coloque o foco em Jesus. Ele está à sua frente endireitando as coisas. Ele disse: “se alguém quiser ser meu discípulo... siga-me”, você tem que estar atrás dele para segui-lo. Ele está à frente, não tire os olhos dele. Esta é a chave para evitar as distrações da vida e as decepções do passado. Apenas siga-o bem de perto. Você não precisa viver o tempo todo trancado dentro de um quarto para segui-lo, siga-o observando seu coração, onde o amado Espírito Santo lhe conduzirá.

Somente o Espírito Santo poderá nos conduzir ao pleno poder da vida de EK-RESSURREIÇÃO que derrotou todo o inferno.

como é que paulo prosseguia para alcançar o poder ek-ressurreição?

No início deste capítulo menciona alertas sobre pessoas e crenças que afastarão você de alcançar o poder ex-ressurreição. São os cães e falsos obreiros que se orgulhavam da mutilação da carne e não da verdadeira circuncisão.  

Paulo afirma que “nós somos a verdadeira circuncisão”. A circuncisão foi o selo da Aliança de Deus com Abraão garantindo-lhe que ele possuiria a terra da promessa, tornando-se herdeiro do mundo e que ele abençoaria todas as famílias da terra.

A verdadeira circuncisão é no espírito, no coração do homem, e refere-se ao novo nascimento e ao despojamento da carne.

Você sabia que já venceu os desejos da sua carne? Como está escrito em Gálatas 5.24:

E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

Você não precisa satisfazer os desejos da sua carne. Por causa do pensamento Helenista que se infiltrou em nossa cultura, pensamos em carne como sinônimo de sensualidade e até sexualidade. Mas a carne é o princípio de todo o mal que existe em você, levando-o a depender dela. Depender da carne é depender da árvore do conhecimento do bem e do mal. Neste conhecimento há coisas boas e coisas ruins, mas ambas são expressão da carne.

Hoje você tem que saber que sua carne, seu velho homem que dominava seus pensamentos, foi crucificado com Cristo e você ressuscitou juntamente com Ele, como um novo homem.

Paulo diz que a verdadeira circuncisão, o sela da Promessa, é:

  1. Adorar a Deus em Espírito

Nossa adoração é espiritual, não tem nada a ver com o corpo e suas várias formas de expressão. Não é o levantar a mão, dançar, pular ou até cantar que torna a adoração real, mas aquilo que sai do coração do espírito, da fé na Palavra e do amor que temos para com Jesus.

Precisamos colocar a adoração no devido lugar. Ela é muito mais que cânticos, ela envolve confiança no Espírito. Ninguém pode disser: “Senhor Jesus, senão pelo Espírito de Deus”. É ele que nos conduz ao trono de graça com louvores nos lábios.

Adorar na carne é adorar segundo a Velha Aliança, com todas as suas forças sem depender do Espírito Santo. Nenhum cristão do velho testamento podia adorar a Deus em espírito e em verdade, porque não eram nascidos de novo. Apenas os nascidos de novo é que podem. Quando você nasce de novo, você se torna o selo da aliança com Abraão, para possuir a promessa de ser herdeiro do mundo.

  1. Gloriar-se em Jesus

Qual o motivo de sua alegria? Suas realizações? Seu sucesso? O motivo deve ser Cristo, nossa alegria é no Senhor. Nos gloriamos e exaltamos os feitos de Cristo e não os nossos. Ele é quem opera o sobrenatural em sua vida, é ele quem te unge com o Espírito Santo. “Ninguém tem nada que do céus não tenha recebido, e se o recebestes, por que se gloria em si mesmo”?

Não se glorie em si mesmo, e nem aceite a glória que os homens lhe dão. 

Você não é dez, você é zero!

Jesus é dez!

  1. Não confiam na carne

A fim de silenciar os orgulhos que dependiam da confiança em sua carne. Paulo abre seu currículo desde seu nascimento. Ele diz que poderia confiar na carne. Quanto mais talentoso você for, mais terá oportunidades de se gloriar na carne. 

A Confiança na Carne Impede de Conhecermos Jesus

O que te impede de conhecer a Cristo? 

Se tudo está disponível para ti?

Quem pode impedi-lo de ter tudo o que você deseja em Cristo?

É a confiança na carne que nos impede de conhecer a sublimidade do conhecimento de Cristo. A justiça própria que procede da lei é a confiança na carne. Quando abro mão do mérito pelos meus feitos, quando não confio que recebo as bênçãos porque me comportei corretamente e quando não justifico os erros da carne amenizando-os, então abandono a justiça própria e aceito a que vem de Deus pela fé.

Apenas pela fé, porque Deus só OPERA MILAGRES pela fé.

Quanto mais confio na justificação pela fé, mais eu conheço a graça e o favor de Cristo. Para o conhecer, e o poder da ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos. Os sofrimentos de Cristo são pela igreja, referem-se às perseguições, calúnias e difamações dos homens. 

A conformação com sua morte é o poder da cruz. A cruz envolve a renúncia de si mesmo, da confiança na carne. É ela que opera a morte para o mundo:

Gálatas 6:14  Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.

Existem duas mortes em relação ao mundo, a sua para ele, ocorrida no novo nascimento, e a dele para você, ocorre dia a dia quando você não se conforma com ele. Quando nos gloriamos na cruz, nos gloriamos na OBRA CONSUMADA de Cristo. Foi lá que a grande troca ocorreu!

Rm 4.25 diz “o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação”.

Jesus morreu na cruz por causa dos nossos pecados, mas ressuscitou para nos declarar justos. Você é a justiça de Deus em Cristo. 

Viva a justiça que vem pela fé, onde o poder da ek-ressurreição se manifesta.

Amém.


Comentários