0209 – A Bênção Está na Sua Posição

 

0209 – A Bênção Está na Sua Posição

Introdução



Nunca esqueça de misturar a fé enquanto ouve a Palavra viva (Hb 4.2).

A posição libera a bênção.

Desejo que compreenda que a bênção está na sua posição. Ela não está relacionada às suas obras, mas ao entendimento que você está em Cristo e assim como Ele é, você é neste mundo.

A Bíblia ensina que existe a bênção da primogenitura, a qual, gosto de chamar, de a melhor bênção. Tal bênção é liberada quando você compreende sua posição em Cristo.

Jesus se tornou o primogênito (o primeiro filho) e, segundo a Palavra de Deus, o primogênito tem a melhor bênção que possui os seguintes benefícios, na família:

1.      A bênção da porção dobrada em todas as coisas;

2.      A posição sacerdotal para conduzir os outros a Deus;

3.      A autoridade espiritual e;

4.      A capacidade de profetizar a bênção de Deus.

Tal bênção inclui a totalidade das unções disponíveis para reinar em vida elas são: a unção sacerdotal, real e profética.

Como você está EM Cristo, você se tornou primogênito como Ele. É por isso que você é chamado como “igreja dos primogênitos” em Hebreus 12:23:  [...] e igreja dos primogênitos arrolados nos céus, [...].

Quando você compreende sua posição em Cristo e os benefícios que ela lhe dá, não deixará que ninguém a roube.

A bênção de Jacó

A bênção de Jacó é a mais reveladora sobre a bênção da primogenitura.

Em Gn 25.21 diz: Isaque orou ao SENHOR por sua mulher, porque ela era estéril; e o SENHOR lhe ouviu as orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu. 22  Os filhos lutavam no ventre dela; então, disse: Se é assim, por que vivo eu? E consultou ao SENHOR. 23  Respondeu-lhe o SENHOR: Duas nações há no teu ventre, dois povos, nascidos de ti, se dividirão: um povo será mais forte que o outro, e o mais velho servirá ao mais moço.

Em Sua soberania, Deus escolheu que o “o segundo” filho de Isaque e Rebeca seria o herdeiro da bênção da primogenitura.

É Deus quem determinou.

Não foi você quem escolheu a Deus, foi Ele quem escolheu você. Você foi salvo e abençoado porque Ele quis.

Naturalmente falando, Jacó não tinha a menor possibilidade de herdar a bênção da primogenitura, porque ele NÃO NASCEU em PRIMEIRO lugar, podemos chamar isso de uma impossibilidade natural. Mas o que são as coisas naturais para nosso Deus?

As coisas naturais não podem impedir o plano de Deus para você. Você pode estar enfrentando muitos desafios, talvez não tenha as qualificações acadêmicas ou profissionais para obter um melhor rendimento, quem sabe existe alguma limitação física em seu corpo, mesmo assim, Deus é maior e enviou o Espírito Santo para conduzi-lo à plenitude da bênção do primeiro (a melhor bênção).

O texto segue dizendo:

24  Cumpridos os dias para que desse à luz, eis que se achavam gêmeos no seu ventre. 25  Saiu o primeiro, ruivo [vermelho], todo revestido de pêlo; por isso, lhe chamaram Esaú [peludo].

26  Depois, nasceu o irmão; segurava com a mão o calcanhar de Esaú; por isso, lhe chamaram Jacó [suplantador – que tenta tomar o lugar do outro]. Era Isaque de sessenta anos, quando Rebeca lhos deu à luz. 27  Cresceram os meninos. Esaú saiu perito caçador, homem do campo; Jacó, porém, homem pacato, habitava em tendas. 28  Isaque amava a Esaú, porque se saboreava de sua caça; Rebeca, porém, amava a Jacó.

29 Tinha Jacó feito um cozinhado, quando, esmorecido, veio do campo Esaú

30  e lhe disse: Peço-te que me deixes comer um pouco desse cozinhado vermelho, pois estou esmorecido. Daí chamar-se Edom [vermelho].

31  Disse Jacó: Vende-me primeiro [agora] o teu direito de primogenitura.

32  Ele respondeu: Estou a ponto de morrer; de que me aproveitará o direito de primogenitura? 33  Então, disse Jacó: Jura-me primeiro. Ele jurou e vendeu o seu direito de primogenitura a Jacó. 34  Deu, pois, Jacó a Esaú pão e o cozinhado de lentilhas; ele comeu e bebeu, levantou-se e saiu. Assim, desprezou Esaú o seu direito de primogenitura.

Existem duas verdades nesta passagem, uma é que Deus escolheu Jacó e a outra é que Esaú desprezou a Deus. Temos em jogo a Soberania de Deus e o Livre-arbítrio do homem. Esse assunto está além da nossa compreensão e para nossa segurança de interpretação, devemos entender assim como está escrito.

Sob o ponto de vista de Esaú, vemos que ele não teve qualquer domínio próprio sobre sua necessidade imediata. Ele trocou a melhor bênção por um prato de comida! Será que ele compreendia as implicações de sua escolha? É terrível quando os sentimentos governam sua vida.

Esaú era ruivo (vermelho) e Jacó estava fazendo um cozinhado vermelho. Poderíamos dizer assim: “o vermelho foi atraído pelo vermelho”. Creio ser este um princípio no mundo espiritual. Cada um é tentado é tentado pela sua própria cobiça.

No mundo espiritual os IGUAIS SE ATRAEM!

Pessoas desinteressadas se associam com outros desinteressados. Pessoas sem compromisso com Deus, se associam com seus semelhantes. Pessoas com problemas sexuais encontram outras com os mesmos problemas.

Aquele que você defende pode ser apenas uma “autodefesa”.

É, por isso, que Jacó foi atraído até Labão alguém dez vezes “mais esperto” do que ele.  Maria grávida de Jesus, foi atraída até Isabel e ambas foram cheias do Espírito Santo. É um fato, iguais se atraem. Se você é uma águia, não se associe com uma pomba.

Tiago afirma esse princípio Tg 1.14: Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz.

Quando você foi salvo, o seu coração foi mudado. Foi uma mudança real, que desfrutada pela fé. O novo nascimento não é mudança de mente, mas de coração. Seu coração quer ser como Jesus, você é atraído até Ele.

Esaú foi chamado de impuro e profano em Hebreus 12.16: nem haja algum impuro ou profano, como foi Esaú, o qual, por um repasto, vendeu o seu direito de primogenitura.

Quando você ama o que Deus ama, você é santificado.

Quando você valoriza o que Deus valoriza, você é santificado.

Ser impuro é não ter domínio próprio sobre os desejos sexuais. Esaú não cometeu este pecado sexual, ele cometeu uma profanação quando desprezou a bênção da primogenitura. Por que a Palavra de Deus associa as duas coisas? Porque ambas têm origem na sensualidade do corpo. Ser sensual é ser governado pelos sentidos do corpo.

Depender dos sentimentos do corpo e das emoções da alma colocarão você em apuros. Neste caso, o prejuízo foi imenso, Esaú perdeu a melhor bênção.

Nunca negocie os seus valores quando estiver “exausto”. Esaú disse: “estou a ponto de morrer, do que me adianta ser fiel a este direito de ser o primeiro”. Não perca de vista a eternidade quando a tentação se apresentar. Considere o que fez Moisés.

Admiro a atitude de Moisés... que a graça de Cristo nos capacite a tomar decisões como a dele, Em Hebreus 12.24 diz: Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, 25  preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; 26  porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão.

Pense por um pouco... Moisés tinha tudo o que um homem poderia desejar, mesmo assim, rejeitou todo prazer. Como ele conseguiu? Conseguiu porque contemplava o galardão. Quando sua visão da eternidade é maior que a visão do momento, você também vencerá.

Esaú desprezou o que Deus preza e Jacó, amou o que Deus ama.

desprezando a graça

Paulo adverte que podemos desprezar a graça recebida.

1 Coríntios 15:10  Mas, pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo.

Todos recebemos graça, todos.

Quando é que alguém despreza a graça?

Quando não se apropria do que a graça lhe dá.

Jesus deu tudo o que tinha recebido do Pai. Quando você se omite em servir ao irmão, à igreja e ao próximo, você sai da posição da graça, você a despreza.

desprezando a bondade

Rm 2.4  Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?

Podemos desprezar a bondade de Deus!

Arrependimento é mudança de mente provocada pelo amor do Pai e não pela dor do pecado. Quando reconheço que Deus é bom em todo o tempo, nas coisas boas ou ruins que me acontecem, eu sou transformado. Não reconhecer a bondade de Deus é desprezá-la.

Em Mateus 11.23 Jesus censurou a incredulidade dos habitantes orgulhosos de Cafarnaum: Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se fizeram, teria ela permanecido até ao dia de hoje.

Em Cafarnaum Jesus curou a mulher com fluxo de sangue, ressuscitou a filha de Jairo e curou o servo do centurião romano. Mesmo diante de tais milagres bondosos de Cristo, eles não se arrependeram.

Você reconhece os milagres de Deus em sua vida?

Quando há bondade demonstrada deve haver favor reconhecido.

A graça não é um ensino a ser aprendido, ela é uma pessoa a ser recebida. Ela é Jesus. Rejeitar a graça é rejeitar a Jesus, o que é pior que o pecado de Sodoma.

a bênção é destinada para o amado

Em Romanos 9, encontramos a declaração que Deus amou Jacó:

11  E ainda não eram os gêmeos nascidos, nem tinham praticado o bem ou o mal (para que o propósito de Deus, quanto à eleição, prevalecesse, não por obras, mas por aquele que chama), 12  já fora dito a ela: O mais velho será servo do mais moço. 13  Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.

A melhor bênção é para aquele a quem Deus ama, independentemente, do que ele faz. Não são as obras que selecionam alguém para tal bênção, mas o amor de Deus. Jacó tinha o estigma de ser suplantador, mas Deus o amou.

Assim é para com você. Não importa o que aconteceu no seu passado, se você souber e crer que é amado por Deus, a bênção é sua. Está é a sua posição.

Abençoar você é uma escolha divina, não depende de suas obras. A escolha ocorreu porque Deus amou, logo podemos afirmar: quando Deus ama, Ele abençoa.

E quanto a você? Você acha, realmente, que é amado por Deus?

Em João 17.23 Jesus disse: eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

Preste bem atenção: você acha que Deus amou a Jesus, enquanto ele esteve na terra? Amou pouco ou muito? Responda...

Você é amado da mesma forma, aleluias!

A melhor bênção foi destinada para você, apenas não sai da sua posição, não despreze a graça recebida.

Quando Deus ama, Ele mostra Seu Favor a dimensão mais profunda da riqueza e felicidade de um homem, mesmo que tudo pareça impossível.

Você é amado.

Deus é sempre bom.

Sua posição é inquestionável.

o que esta benção contém

Gn 27.28-29 disse Isaque para Jacó: Deus te dê do orvalho do céu, e da exuberância da terra, e fartura de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações te reverenciem; sê senhor de teus irmãos, e os filhos de tua mãe se encurvem a ti; maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar.

Vamos entender cada elemento desta bênção:

Deus te dê (v.28)

Em primeiro lugar, compreenda que a bênção de Deus não é conquistada pelo nosso esforço ou merecimento, mas ela nos é dada. Nós simplesmente recebemos de Deus. Quando Deus dá, ninguém pode tomar. As bênçãos de saúde, prosperidade, casamento feliz, ministério frutífero, tudo isso é simplesmente recebido de Deus à parte de nossas obras. Amém?

Não tente conquistar aquilo que já lhe pertence.

A melhor bênção já foi conquistada por Jesus, você apenas a recebe.

Não pense que você será abençoado porque age corretamente. Você é abençoado porque Deus o colocou EM CRISTO.

Do orvalho do céu (v.28)

Primeiro recebemos do céu, depois desfrutamos do que está na terra. E a primeira coisa com a qual somos abençoados é com o orvalho do céu. O que é o orvalho do céu? Se todas as bênçãos mencionadas aqui são naturais, então não precisamos da melhor bênção. Precisamos apenas ser alguém que vive aguardando o orvalho natural sobre suas sementes, como um agricultor. Afinal o orvalho natural cai sobre bons e maus, justos e injustos. Então, o orvalho aqui tem que ser algo espiritual.

Como o bramido do leão, assim é a indignação do rei; mas seu favor é como o orvalho sobre a erva. (Pv 19.12).

O orvalho aponta para o favor, a graça de Deus. Receber o orvalho do céu é o mesmo que receber o favor do céu. Se você tem ouvido algum bramido de leão, não é do Leão da Tribo de Judá, mas daquele que anda em derredor simulando o leão rugindo, sem, contudo, ser um leão. Por que ele faz isto? A fim de enganar você, fazendo-o pensar que o verdadeiro Leão da Tribo de Judá está zangado com você.

Leões não fazem barulho quando vão caçar! Ele não é o verdadeiro Leão.

Ser favorecido lhe dará prosperidade. Talvez você não possua uma formação universitária, não tem amigos importantes, veio de uma família pobre ou possui alguma deficiência física, independentemente disso tudo, você tem o mais importante, o Senhor liberou o favor do céu sobre a sua vida, e isso é tudo o que importa. Se o céu o favorece, os anjos vão trabalhar por você.

Numa ocasião, o Senhor falou com Gideão, dizendo que ele venceria os inimigos. Gideão, porém, pediu um sinal.

Eis que eu porei uma porção de na eira; se o orvalho estiver somente nela, e seca a terra ao redor, então, conhecerei que hás de livrar Israel por meu intermédio, como disseste. E assim sucedeu, porque, ao outro dia, se levantou de madrugada e, apertando a lã, do orvalho dela espremeu uma taça cheia de água. Disse mais Gideão: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que mais esta vez faça eu a prova com a lã; que só a lã esteja seca, e na terra ao redor haja orvalho. (Jz 6.37-39).

O que Gideão não sabia é que tudo isso era um sinal do evangelho. O carneiro aponta para Cristo, assim como a sua lã. Primeiro a lã estava cheia do orvalho, mas tudo ao redor estava seco. Quando Cristo veio, todos nós estávamos secos. Estávamos secos em nossos relacionamentos, nossa saúde e nosso espírito. Espíritos malignos andam por lugares secos e estavam em nossa vida.

O Senhor, porém, era o único que tinha o céu aberto sobre si e era cheio do favor do céu, o orvalho de Deus. Mas, na cruz, o céu se fechou sobre Ele e o fogo da ira de Deus caiu sobre a lã, tornando-a seca, para que agora todos nós ao seu derredor pudéssemos ser encharcados com o orvalho do favor de Deus. É assim que recebemos o orvalho do céu. Glórias a Deus!

E da exuberância da terra (v.28)

Mais uma vez, a bênção não se refere a coisas naturais, pois, nesse caso, teríamos de nos tornar fazendeiros e nem precisaríamos da bênção do primogênito. A palavra “exuberância” no original hebraico é gordura. Isso aponta para a unção do Espírito Santo.

É pela unção do Espírito que possuiremos todas as coisas e venceremos os desejos do corpo.

O Espírito Santo é o Senhor que nos conduz. O Senhor é o meu pastor e de nada eu tenho falta. Ele conduz... Ele me Faz... Ele me leva. Tudo depende se você ouvir e deixar-se GUIAR pelo Espírito Santo. Então, desfrutará da abundância da terra (os pastos verdejantes, as águas tranquilas, a proteção, a mesa farta, a bondade e misericórdia).

E fartura de trigo e de mosto (v.28)

O trigo e o mosto apontam para o pão e o vinho, isso evidentemente aponta para a Ceia do Senhor.

O trigo e o vinho representam os elementos da Ceia, enquanto o azeite aponta para o óleo da unção. Esses três elementos colocados juntos nos farão mais abençoados do que todos os povos. Isso nos mostra que precisamos ter revelação da importância da Ceia e da unção com óleo.

Em muitos lugares das Escrituras, nós encontramos um grupo de três produtos reunidos: cereal (trigo), vinho e azeite. Esses três elementos representam a provisão completa de Deus para o seu povo.

Ao colher o trigo você já tem o pão? Não. O pão procede do trigo que foi moído. Cristo foi moído como um grão de trigo na cruz para que hoje ele possa ser o pão que nos satisfaz. Se, ao comer o pão, você entender como o trigo foi moído, você receberá cura e saúde para o seu corpo.

Ao pegar uma uva você já tem o vinho? Não. O vinho é resultado da uva que foi pisada e prensada. O Senhor Jesus é a videira que se tornou o vinho para a nossa salvação. Quando tomamos o cálice e compreendemos como a uva foi pisada na cruz, nós memoramos que fomos lavados e justificados diante de Deus.

É interessante que a última coisa que o Senhor fez com os seus discípulos antes de sua morte foi celebrar a Ceia e, depois da sua ressurreição, a primeira coisa que Ele fez foi celebrar a Ceia com os dois discípulos que iam no caminho de Emaús. E Ele fez isso no mesmo dia que ressuscitou. Isso mostra como a Ceia é importante, ela deve estar presente do começo ao fim.

Pratique na sua vida pessoal a comunhão com o Senhor através da Ceia do Senhor. Faça isto todos os dias. Se seu corpo está enfermo unja-o com o óleo da unção. Confirmando a aliança de paz e saúde que o Senhor conquistou para você.

Sirvam-te povos, e nações te reverenciem (v.29)

Na linguagem de hoje diríamos: “Que corporações e companhias te sirvam! Que bancos se curvem diante de você!” Isso não significa que você vai dominá-los, mas que eles terão interesse em trabalhar por você. Eles virão atrás de você.

Deus lhe dará conexões para sua prosperidade.

O reconhecimento entre seus irmãos

Deus é conhecido como o Deus de Jacó.

Êxodo 3:15  Disse Deus ainda mais a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: O SENHOR, o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó, me enviou a vós outros; este é o meu nome eternamente, e assim serei lembrado de geração em geração.

Ser reconhecido pelos outros pode ser mais fácil do que ser reconhecido entre a sua família. Mas a bênção do Senhor fará isto. Você será reconhecido entre os seus familiares. Normalmente na família é mais fácil o profeta ficar sem honra, mas com a bênção você será reconhecido como favorecido por Deus.

Inicialmente eles podem te resistir, mas no final da história eles verão que o Senhor é com você.

Maldito seja o que te amaldiçoar, e abençoado o que te abençoar (v.29)

Maldições podem ser proferidas ou escritas. A promessa é que aqueles que nos amaldiçoarem serão amaldiçoados. Aquele que se levanta contra nós, na verdade, se levanta contra Deus. É por isso que o Senhor Jesus disse que devemos abençoar aqueles que nos amaldiçoam, pois quando nos amaldiçoam, eles trazem sobre si terríveis maldições, e precisamos ter compaixão por eles.

Labão experimentou a bênção por causa da presença de Jacó. Àqueles para os quais você trabalha ou faz negócios são abençoados “por tabela”. Em Gênesis 30:27 diz: Labão lhe respondeu: Ache eu mercê diante de ti; fica comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por amor de ti.

Na história, todos os impérios que se levantaram contra Israel foram destruídos. O povo de Israel não era perfeito, mas estava debaixo da aliança. Nós também não somos perfeitos, mas desfrutamos da mesma bênção. É uma coisa perigosa se levantar contra nós. 

Na “Guerra de Seis Dias” Israel anexou cinco vezes a extensão territorial que tinha. Israel começara a guerra com apenas 20.300 km2 de área, depois conquistou mais de 102.400 km2, um aumento de cerca de cinco vezes em seu território. Foi a bênção de Deus que fez isto. Em Êxodo 4:22 está escrito: Dirás a Faraó: Assim diz o SENHOR: Israel é meu filho, meu primogênito. 

É a bênção do primogênito que fará diferença em sua vida.

A bênção é Irreversível (v.33)

Depois que Isaque abençoou Jacó, Esaú veio e pediu para receber a mesma bênção, mas a resposta de Isaque foi muito poderosa. Ele disse: “Eu abençoei, e a bênção não pode ser revertida. Ele está abençoado”. Isso é uma palavra para nós, a nossa bênção não pode ser revertida. Jacó não foi abençoado porque era melhor que Esaú e nem nós o somos por causa de nosso merecimento. Se não foi o nosso merecimento que nos capacitou a receber a bênção, não será a falta de merecimento que poderá nos fazer perdê-la. A sua bênção é irreversível (Gn 27.34-40).

Nada poderá desfazer o que Deus já fez.

a melhor bênção lhe dará “tudo”

Jacó encontrou seu irmão Esaú depois de muitos anos. Jacó, com medo do irmão, enviou-lhe muitos presentes. Observe as palavras de ambos:

Gn 33.9  Então, disse Esaú: Eu tenho muitos [rrav] bens, meu irmão; guarda o que tens.

E Jacó diz:

Gn 33.11  Peço-te, pois, recebe o meu presente, que eu te trouxe; porque Deus tem sido generoso para comigo, e tenho fartura [kole = tudo]. E instou com ele, até que o aceitou.

Quem era a fonte da riqueza de Esaú?

Quem era a fonte da riqueza de Jacó?

Quando Deus é sua fonte, você tem a melhor bênção. Ela lhe dará tudo de bom. Você terá paz interior e provisão exterior.

Ame o que Deus ama.

Não saia da sua posição.

Espere a manifestação da melhor bênção.

Perguntas para compartilhar

1.     O que está mensagem falou com você?

2.     O que você pode aplicar em sua vida?

3.     O que você fará a partir de agora?



 

Comentários