0210 – O Deus que Se Inclina

 0210 – O Deus que Se Inclina

Introdução 



Sl 113. 1 Aleluia! Louvai, servos do SENHOR, louvai o nome do SENHOR.

2  Bendito seja o nome do SENHOR, agora e para sempre.

3  Do nascimento do sol até ao ocaso, louvado seja o nome do SENHOR.

4  Excelso é o SENHOR, acima de todas as nações, e a sua glória, acima dos céus.

5  Quem há semelhante ao SENHOR, nosso Deus, cujo trono está nas alturas,

que se inclina [colocar em um lugar inferior] para ver o que se passa no céu e sobre a terra?

7  Ele ergue do pó o desvalido e do monturo, o necessitado,

para o assentar ao lado dos príncipes, sim, com os príncipes do seu povo.

A beleza deste Salmo exalta a Deus como o único Deus, ninguém é semelhante a Ele, o criador de todas as coisas. Formou a terra e tudo o que nela há, formou o homem e a mulher à sua imagem e semelhança.

O Seu Trono está acima de tudo. Ele é a origem do universo. Ninguém pode abalar o trono de Deus. Ele é uma Pessoa adorável, um Deus que fez todas as coisas segundo a sua própria vontade. 

Ele é superior a tudo o que existe. Não existem impossíveis para Ele. Ele preenche tudo. Está em todos os lugares e é três vezes Santo, por toda a eternidade é adorado e louvado.

Pensar em Deus está além da compreensão da mente, mas Ele é tudo o que a Bíblia diz que Ele é.

Este Deus digno de ser adorado é um Deus que se inclina, a palavra inclina significa se coloca em um lugar inferior, ele se rebaixa até o seu nível para levantar você, não importa o quão profundo seja.

Que amor eterno, que amor bondoso! Ele encontrará você no seu nível. Ele não espera que você se torne santo para revelar sua santidade para você, Ele não espera que você olhe para os céus para que Ele se lembre de você, Ele vem ao seu encontro.

Quem é semelhante a Ele? Habita num trono de glória, mas não exige adoração. Não nos culpa pelos nossos pecados, Ele compreende o que somos. Tão cheio de glória, poder e santidade, mesmo assim, Ele se inclina.

Para quê?

Para levantar o que está desfalecido que perdeu as forças para viver, para consolar o desiludido que perdeu a esperança.

Para levantar do monte de lixo o necessitado, aquele que foi subjugado pelas circunstâncias da vida, para ajudar o ferido, o desprezado.

Ele não apenas levanta o caído e o deixa na beira do caminho, não... Ele o coloca NA MESA com os príncipes

Que Deus! Que amor! Que tremendo Ele é.

Ele se inclina para encontrar e levantar você.

Ele se inclina para colocar você na posição de príncipe.

davi experimentou...

Salmo 40.1 Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. 2  Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos. 3  E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR.

Davi entrou num poço de lama, desceu fundo. Deus desceu até o nível dele. Assim Ele fará por você, Ele se inclina até o nível mais baixo que você possa se encontrar. Ele entra no poço de perdição atolado na lama, mesmo que suje suas mãos, ele levantará você e o colocará sobre a rocha, um lugar firme, seguro e Seu Espírito se moverá em você a tal ponto de lhe dar uma música de louvor.

Não importa em qual condição você se encontra, Deus está vindo para mudar sua história, para iluminar seu caminho, Ele está a caminho, Ele colocará você na mesa dos nobres.

Ele foi buscar a 100º. ovelha

Se você se desviar, Ele buscará você. Ao encontrá-lo, Ele se inclinará e colocará você sobre seus ombros, trazendo-o para o lar.

reescrevendo a lei

Jesus de madrugada ensinava junto ao gazofilácio (segundo João 8.20) o qual ficava no átrio das mulheres (número 17 na figura abaixo) o qual era totalmente revestido de pedras.

De repente os judeus trazem uma mulher, pega em adultério, e a colocam de pé em frente de Jesus. Eles estavam com pedras nas mãos para apedrejarem a mulher. E querendo testar Jesus, disseram: “A lei manda apedrejar uma adultera, o que você diz”? 

Jesus não fala nada. 

O que Jesus fez? Ele se inclina. 

João 8.6 Isto diziam eles tentando-o, para terem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo.

Jesus inclinando-se escrevia na terra, como eu disse anteriormente não era terra, mas pedra. Quando Deus escreveu a lei que condenava o adultério Ele o fez com seu dedo em tábuas de pedra. Aqui Jesus, Deus encarnado, reescreve a lei da graça nas pedras do templo, novamente com seu dedo. 

Torre de um prédio

Descrição gerada automaticamente com confiança baixa


O que você acha que Jesus escrevia?

Ele escrevia o perdão dos pecados. Ele escrevia seu amor apaixonado pelas vidas. Ele escrevia uma nova história de acesso a Deus, pelo seu sangue.

Como insistissem na pergunta. Jesus se levanta e lhes diz: “Quem não tiver pecado, seja o primeiro a atirar a pedra”?

Quem era o único que poderia atirar uma pedra? Era Jesus. Os religiosos não podiam, na lei estava escrito que tanto o homem como a mulher pegos em adultério deveriam ser apedrejados! Onde estava o homem? Por que não o trouxeram também?

A lei dizia, Lv 20.10: Se um homem adulterar com a mulher do seu próximo, será morto o adúltero e a adúltera.

Por que não trouxeram o homem? É provável que pertencia a um deles! Porque eles mesmos eram adúlteros e, além do mais, hipócritas. Diziam que guardavam a lei, mas mentiam.

Jesus veio salvar e libertar o perdido. 

Jesus liberta a mulher das garras da condenação e da vergonha. Ele concede seu amor e graça.

Faz pouco tempo que um funkeiro famoso, rico, que estava em adultério tentou se esconder da esposa e morreu ao cair de uma varanda. Não posso julgar a experiência dele com Deus. Mas o que desejo ressaltar é que todos os homens e mulheres tem uma consciência, um padrão moral, colocado por Deus dentro de cada um. Assim, quando adulteram, eles sabem pela consciência que estão errando. E, por causa, disto vivem debaixo da condenação do diabo e da lei.

Veja como Jesus fala com a mulher:

João 8.11  Respondeu ela: Ninguém, Senhor! Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais.

Que lindo! Que amor! Que graça!

Se lermos considerando o sentido das palavras no original, teremos algo como: “Eu não te condeno, persiste com este pensamento e, a partir de agora não peques mais”.

Quando Jesus não a condena, Ele a liberta das garras da condenação e é EXATAMENTE isto que liberta alguém do poder do pecado.

Quando alguém sabe que não é condenado, encontrou a libertação do pecado. Todo pecado introduz a condenação, todo. A força do pecado está na condenação da lei, a graça liberta da condenação e consequentemente do pecado.

Deus se inclinou em nossa humanidade

Lúcifer era um anjo de luz, foi criado no esplendor da glória de Deus, Ele era o selo da perfeição, até que seu orgulho o baniu dos céus, tornando-o em Satanás, o diabo. 

Ele manifestou 5 níveis de orgulho:

Is 14.13  Tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu; acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono e no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte; 14  subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo.

Observe o que ele disse:

  1. Subirei ao céu;

  2. Exaltarei o meu trono;

  3. Me assentarei;

  4. Subirei acima;

  5. E serei semelhante ao Altíssimo.

E, Jesus?

Ele manifestou 5 níveis de “rebaixamento”. Ele se inclinou:

Fp 2.6  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; 7  antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, 8  a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

  1. Não julgou ser igual a Deus;

  2. A si mesmo se esvaziou;

  3. Tornou-se em semelhança de homem;

  4. A si mesmo se humilhou (inclinou);

  5. Tornando-se obediente até a morte de cruz.

Jesus veio até o nosso nível. Estávamos mortos em nossos delitos e pecados, mas Ele nos deu vida. 

Aleluias! 

o amor de Oséias

Oséias significa “salvação”. É o nome de Jesus em hebraico.

Em torno de 750 a.C. o povo de Israel estava atolado no “adultério espiritual” adorando outros deuses. Todas as áreas da sociedade estavam corrompidas, os sacerdotes, os reis, as famílias, a educação, todas.

Para que eles pudessem compreender o Amor incondicional de Deus por eles. Deus manda o profeta Oséias se casar com uma prostituta, chamada Gômer. 

Ele a tratou com amor e respeito, restaurando sua identidade de mulher. Ela lhe deu três filhos. Porém, certo dia, ela voltou à sua vida antiga de prostituição, abandonando às ocultas seu marido e filhos.

Então, Deus ordena a Oséias que a procurasse e trouxesse de volta.

Ele a procurou e finalmente a encontrou num mercado de escravos, amarrada a um trono, aguardando ser comprada. 

Imagine a cena!

Ali estava ela, à mercê dos compradores, completamente nua, como era costume fazer às mulheres postas em leitão para se tornarem escravas. 

Os homens davam lances... E Oséias, sem se preocupar com o valor, a comprou, vestiu e levou de volta para o lar. 

Oséias continuou amando sua esposa, sem o menor desejo de vingança, como nada tivesse acontecido.

Que quadro maravilhoso!

Esta história retrata o verdadeiro amor de Deus por nós.

A história deixa perceber que o amor de Oséias pela esposa foi uma enorme surpresa para ela, pois ela não conseguia acreditar que ele ainda pudesse amá-la! 

Creio que Gômer sentiu-se cheia de vergonha e culpa quando viu o marido fazendo lances para comprá-la naquele leilão de escravos. Depois de voltar para casa, certamente seus sentimentos de culpa e condenação produziram nela uma atitude de suspeita, de hostilidade, aguardando o momento da vingança do marido.

Mas, à medida que os dias se passavam e Gômer só recebia amor e aceitação por parte de Oséias sua hostilidade se transformou em AMOR E GRATIDÃO, e ela acabou escrava do marido, por amor.

Oséias é Jesus.

Nós somos como Gômer.

Deus se inclinou de sua Soberania para vestir os trapos de nossa imundície naquela cruz. Deus se inclina, não importa a sua condição. 

Em Oséias 11:4 Deus diz:  Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer. 

Na versão NTLH diz: Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim; eu os segurei nos braços como quem pega uma criança no colo. Eu me inclinei e lhes dei de comer.

A profundidade do amor de Deus não pode ser alcançada, ela é maior que qualquer abismo do pecado.

Nem morte, nem vida, nem anjos, nem principados, nem coisa no presente, nem no povir, nem os poderes, nem a altura ou a profundidade poderá nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Amém.

Perguntas para compartilhar:

  1. Você se sente amado profundamente por Deus? Como você poderia provar isto?

  2. Você é capaz de entregar-se a este amor de maneira incondicional, dando a Ele seus dias?




Comentários

Postar um comentário