0226 – Instruções de Sabedoria para Possuir Riquezas

 0226 – Instruções de Sabedoria para Possuir Riquezas

Introdução - Hb 4.2 (Misture sua fé na palavra)

Deus deseja prosperar você. E Ele estabeleceu instruções para sua prosperidade. Desejo compartilhar tais instruções vistas no livro de provérbios.

Nosso estudo está baseado na ocorrência da palavra ´osher em hebraico (traduzida por riquezas) a qual tem a raiz ´ashar que significa “torna-se rico. Assim, as instruções de sabedoria encontradas no livro de provérbios nos servirão de guia para as riquezas.

A primeira ocorrência de ´osher  está em Provérbios 3.16, mas por questões de entendimento, vamos ler a partir do verso 13:

13 Feliz o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento; 14  porque melhor é o lucro que ela dá do que o da prata, e melhor a sua renda do que o ouro mais fino. 15  Mais preciosa é do que pérolas, e tudo o que podes desejar não é comparável a ela. 16  O alongar-se da vida está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas e honra.

Feliz é quem “alcança” a sabedoria. Riquezas se tornam uma consequência dela. É importante você aprender a obter a sabedoria e não obter as riquezas. Porque a sabedoria lhe dará muito mais que dinheiro. Você terá felicidade, vida longa, riquezas e honra.

Deus é quem dá a sabedoria: “Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento”. (Pv 2.6).

Quais são, portanto, as instruções da sabedoria relacionadas à riqueza? É sobre isto que desejo compartilhar nesta mensagem.

Instrução Número 1: Honra 

Pv. 3.9-10

O texto diz:

9  Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; 10  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

O que é honra? Honra é o reconhecimento da posição que a pessoa ocupa em sua vida.

A primeira instrução de honra encontra-se foi apresentada ao povo de Israel na revelação da lei de Deus no monte Sinai. A lei revelou os valores de Deus. O conteúdo de uma lei revela o caráter de seu criador.

Êxodo 20:12  Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá. 

A lei foi escrita em duas tábuas. A primeira continha os mandamentos relacionados à pessoa de Deus e a segunda os mandamentos entre os homens. Interessante é que o 5º. Mandamento está relacionado aos homens e não a Deus diretamente, mas se encontra na 1ª. Tábua. O mandamento é: “Honra teu pai e tua mãe”.

Por quê?

Porque pai e mãe são autoridades colocadas em sua vida por Deus. Deus é o originador de toda a autoridade. Quando lemos a genealogia de Cristo em Lucas 3, ela vai até Adão e termina em Deus. Mostrando que pais têm origem em Deus.

ouvir pai e mãe

Pv. 1.8  Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe. 9  Porque serão diadema de graça para a tua cabeça e colares, para o teu pescoço.

Provérbios 30:17  Os olhos de quem zomba do pai ou de quem despreza a obediência à sua mãe, corvos no ribeiro os arrancarão e pelos pintãos da águia serão comidos.

Este texto é assustador! Ele fala de filhos que zombam dos pais, eles não terão discernimento, não enxergarão as coisas boas da vida.

Quando os discípulos perguntaram sobre como orar, Jesus lhes apresentou a Deus como Pai. Deus é nosso pai, devemos seguir suas instruções para nossa prosperidade.

a desonra impede os milagres

Mateus 13.54  E, chegando à sua terra, ensinava-os na sinagoga, de tal sorte que se maravilhavam e diziam: Donde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? 55  Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? 56  Não vivem entre nós todas as suas irmãs? Donde lhe vem, pois, tudo isto? 57  E escandalizavam-se nele. Jesus, porém, lhes disse: Não há profeta sem honra, senão na sua terra e na sua casa. 58  E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

Ser sábio é discernir a diferença

  • Alguém sabe o que você não sabe;

  • Alguém vê o que você não vê;

  • Alguém esteve onde você quer ir.

A honra libera os tesouros escondidos em alguém. 

O galardão completo

Mt 10. 40  Quem vos recebe a mim me recebe; e quem me recebe recebe aquele que me enviou. 41  Quem recebe um profeta, no caráter de profeta, receberá o galardão de profeta; quem recebe um justo, no caráter de justo, receberá o galardão de justo. 42  E quem der a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.

Quando horamos nós servimos, abençoamos e confiamos.

“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” (Romanos 13.7). A honra é uma dívida que contraímos ao longo da vida.

Se você alcançar o sucesso... Será porque escolheu honrar alguém. Se você falhar... Será porque escolheu desonrar alguém.

Como Honramos ao Senhor?

9 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda.

Bens apontam para sua riqueza.

As primícias apontam para primeira parte e representam o restante.

Rm 11.16  E, se forem santas as primícias da massa, igualmente o será a sua totalidade; se for santa a raiz, também os ramos o serão.

Deus estabeleceu o princípio do representante. Jesus é primícias 

1Co 15.19  Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens. 20 Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.

Você precisa compreender que: O primeiro não está isolado do restante. Na verdade, o primeiro representa o restante. Por isso Cristo é o primogênito. Ele nos representa diante do Pai.

O povo deveria trazer da terra de Canaã

Êxodo 23:19  As primícias  dos frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus. [...].

Deuteronômio 26:10  Eis que, agora, trago as primícias dos frutos da terra que tu, ó SENHOR, me deste. Então, as porás perante o SENHOR, teu Deus, e te prostrarás perante ele.

Abel trouxe das primícias

Gn 4. 4  Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta;

Caim trouxe alguma coisa

Gn 4.3 Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR.

No verso 3 lemos: “...Aconteceu que no fim de uns tempos trouxe Caim do fruto da terra uma oferta ao SENHOR”. A expressão fim de uns tempos mostra que Caim não trouxe ao Senhor o primeiro. 


Se Deus é o PRIMEIRO, então, ELE deve receber o nosso melhor, sempre.


Deus não aceita o segundo lugar.

Não podemos servir ao Senhor sem consagrar nossas primícias a ele. Existe uma disputa entre as riquezas e o Senhorio de Cristo. Jesus disse que não podemos servir a ambos.

A bênção Liberada

Pv 3.10  e se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

Sl 112.1  Aleluia! Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR e se compraz nos seus mandamentos. 2  A sua descendência será poderosa na terra; será abençoada a geração dos justos. 3  Na sua casa há prosperidade e riqueza, e a sua justiça permanece para sempre. 4  Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo. 5  Ditoso o homem que se compadece e empresta; ele defenderá a sua causa em juízo; 6 não será jamais abalado; será tido em memória eterna. 7  Não se atemoriza de más notícias; o seu coração é firme, confiante no SENHOR. 8  O seu coração, bem firmado, não teme, até ver cumprido, nos seus adversários, o seu desejo. 9  Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória. 10  O perverso vê isso e se enraivece; range os dentes e se consome; o desejo dos perversos perecerá.





Comentários

Postar um comentário