0228 – Sendo Mais Ilustre que os Demais

 0228 – Sendo Mais Ilustre que os Demais

Introdução


Imagem em preto e branco

Descrição gerada automaticamente  Nossos dias são compostos de ciclos. Deus contabiliza os anos de nossa vida de acordo com marcos e eventos. No Salmo 90.12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio. Nosso tempo de vida é regido por ciclos. Hoje dia 20/11/2021 estamos num novo começo, aqui em Gramado e Canela, tenhamos esta data em nosso coração.

Também para mim, todo dia 20, me traz à memória, uma palavra profética. Faz 5 anos e 3 meses que o Espírito Santo falou comigo e me deu a palavra escrita em Jeremias 3.16 na versão “A Mensagem” da Bíblia:

Isto é o que acontecerá: vocês se multiplicarão e prosperarão na terra. Virá o tempo - decreto do Eterno.

Uma palavra profética se cumprirá no tempo de Deus. Provas, desafios e mudanças podem ocorrer até que ela se cumpra. Isto aconteceu comigo. Todavia, a chama permanece acesa, hoje profetizo esta promessa.

Quando vim para Porto Alegre, substituir o outro pastor, por decisão unânime do Conselho Apostólico da Videira, ao qual faço parte. Orei e pedi ao Senhor uma palavra sobre a qual pudesse andar aqui. Ele me deu o texto do jovem Jabez, o qual desejo compartilhar com você.

Sendo Mais Ilustre que os Demais

Na genealogia Jabez:

 I Cr 4:9.10 “Foi Jabez mais ilustre do que seus irmãos; sua mãe chamou-lhe Jabez, dizendo: Porque com dores o dei à luz. Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Oh! Tomara que me abençoes e me alargues as fronteiras, que seja comigo a tua mão e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição! E Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido”.

Pequenas diferenças, fazem a diferença.

Jabez não aparece na Bíblia de forma triunfal como um Moisés ou um Davi, antes o seu nome é apenas mais um de uma genealogia onde pelo menos 500 outros nomes são mencionados. Mas depois de mencionar 44 nomes a narração para repentinamente. E no verso seguinte a lista recomeça como se nada tivesse acontecido. Houve alguma coisa na vida desse homem que levou o narrador a fazer uma pausa em sua ladainha e mudar a história. É como se ele dissesse: “espere um pouco, há algo a respeito desse cara chamado Jabez. Ele está muito acima dos demais.” 

Qual foi o segredo de Jabez? Ele ousou pedir! O pedido simples e direto que fez a Deus mudou a sua vida e marcou o livro da história de Israel.

A oração de Jabez pode ser sincera, sensível, e até nobre, mas não poderíamos dizer que é extraordinária. Todavia, por debaixo da superfície simples há um enorme poder e um novo paradigma que vai contra a maneira comum de se pensar e que pode desencadear coisas maravilhosas em nossas vidas.

Rompendo Seus Limites

Existem pessoas que não veem além do seu passado. Tudo se resume em experiências frustradas e erros cometidos.

É fato que não podemos negar os sentimentos que acompanham as experiências frustrantes. Todavia, você pode romper com eles.

A maneira que Jabez rompeu seus limites, foi orando a Deus. Como sabemos de seus limites? Seu nome significa “dor” ou “aquele que promove dores”. Imagine Jabez jogando bola com os amigos. As crianças são cruéis, praticam “bullying”. Alguém cai e se machuca numa dividida com Jabez. Imagino o que diriam? “- Só podia ser este causador de dores...”.  

Não sabemos por que sua mãe lhe deu esse nome. Talvez não o desejasse, ou foi um parto terrível, ou o pai tinha abandonado a família com o nenê na barriga da mãe. O fato é que sua chegada não resultou em alegria, mas em dores. Seu nome, Jabez, era um presságio de um futuro ruim.

Deus escolheu as coisas que não são para confundir as que são. Se seu passado foi tão cruel quanto ao de Jabez, a bênção de Deus vai liberar você para um novo horizonte, um novo começo.

Enquanto sua mãe lhe chamou “causador de dores”, Jabez chamou ao Deus de Israel. Em vez de aceitar o estigma da vida, Jabez resolveu chamar a Deus. Que você também experimentar?

A derrota é certa, quando você tenta encontrar a saída em você. Nunca se chame de algo que Deus não lhe chama, nunca mesmo. Em Provérbios 17:15  lemos: O que justifica o perverso e o que condena o justo abomináveis são para o SENHOR, tanto um como o outro. Se você condena quem Deus justificou é abominação para Deus. Você é justo e filho amado, confesse apenas o que Deus confessa a seu respeito.

Não declare a sua condição, declare a sua posição em Cristo. Sua condição atual pode estar bem diferente da sua posição em Cristo, porém é esta última que você deve confessar. 

Deus sempre o vê diferentemente dos homens. Ele disse para Gideão: “homem valoroso”, enquanto a realidade era bem diferente. Existe uma diferença entre realidade e a verdade. A verdade é o que Deus declara a seu respeito, a realidade é o que você está vivendo agora. Nem sempre elas são compatíveis.

O segredo do avanço é OLHAR FIRMEMENTE PARA JESUS, O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ. Em toda e qualquer situação ou condição que você está, olhe para Jesus, faça isto por meio da adoração de seus lábios, porque você se torna semelhante àquele que adora. 

Compreenda que sua situação não muda, até que você mude suas palavras. 

A Vontade de Deus

A oração de Jabez surgiu de seu coração, para nós, ela revela o coração de Deus para nós. Ele pediu:

“Oh! Que me abençoes”. 

Ainda garoto, Jabez cria num Deus de milagres e novos começos. Assim ele pediu a Deus o maior e mais formidável pedido: “Óh que me abençoes”! Ele creu, creu no quê? Que a bênção é maior que sua condição, a bênção é mais ampla, mas magnífica e não depende do que sou, mas do que Deus é.

A expressão no hebraico é algo como “me abençoes muito, muito, muito” ou “Óh que me abençoes muitíssimo!”. Fico triste ao ver que nossa mente ainda tenta encontrar algum versículo que invalide a bondade de Deus. Vivemos num mundo injusto, cruel e maligno, algo dele se apega em nosso caminhar.... Precisamos constantemente do lavar da Palavra para nossos passos. Precisamos da fé mais pura na Palavra. 

Jabez pediu a bênção de Gênesis 1.28. Ele apenas pediu o que Deus já havia dado. Assim é com a bênção. Ele já foi dada.

Alguns ensinam que você deve buscar a Deus e não sua bênção. Dizem que você não deve orar egoisticamente: “Me abençoe, me abençoe”. Mas parece que com Jabez foi diferente! Ele disse o pronome “me”, cinco vezes!! Não sabemos o quanto Jabez sabia da graça, o número cinco aponta para ela, mas o fato é que ele não se preocupou com o que os outros diziam, ele queria a bênção de Deus e não dos homens. O mais importante é ser exaltado por Deus. Jesus não aceitava a glória que vinha dos homens.

Alguns acreditam que seu nome é sinônimo de dor e problema e não se consideram candidatos para a bênção. A natureza de Deus é abençoar. Ele quer que você aceite a bênção.

A liberalidade e a generosidade de Deus somente podem ser limitadas por nós mesmos.

Fé agrada a Deus. Mas que tipo de fé? A fé que crê que Ele é galardoador dos que o buscam.

Não importa quem você é ou quem seus pais decidiram que você seria. O que importa realmente é saber quem você quer ser. É este desejo apresentado a Deus em sinceridade de coração que transformará sua vida.

Deus amou Jacó e se aborreceu de Esaú. Um fato na vida de Jacó é que ele desde o nascimento “amou a bênção” e na sua vida adulta lutou por ela, chegando ao ponto de enganar seu pai, Deus tratou com ele, e por fim, tornou-se em Israel.

“E me alargue as fronteiras”

Jabez viveu na época dos juízes. Nos seus dias a terra de Canaã ainda estava sendo conquistada. Alargar as fronteiras significa mais que possuir expansão de terras. Ele queria mais influência, maior responsabilidade e mais oportunidade para deixar uma marca para o Deus de Israel.

Muitos temem pedir, mas é a vontade de Deus o nosso sucesso e crescimento. Se você toca um negócio de acordo com princípios bíblicos, o próprio Deus espera que você peça para alargar seu território. Seu negócio é seu território.

Alargar no hebraico significa aumentar sobremaneira ou excessivamente. Jabez não pediu pouco, ele pediu muito.

Do ponto de vista espiritual significa pedir um ministério maior, uma oportunidade para alcançar mais território para o Reino de Deus. O Senhor quer que os talentos sejam multiplicados. Independentemente de quais sejam nossos dons a vontade de Deus é que realizemos sua obra na terra e cresçamos em influência e bênção sobre outros. A maioria de nós foge disso porque as nossas mentes têm sido condicionadas por uma matemática errada. Temos na mente uma matemática mais ou menos assim:

Minhas habilidades + experiência + treinamento + personalidade + meus contatos = o território a mim reservado. Porém, o nosso Deus trabalha através de pessoas comuns que creem num Deus extraordinário que faz sua obra através delas. Afinal dEle será sempre a glória!

Na matemática de Deus a equação seria assim: Minha fé + a bênção de Deus = meu território expandido.

Se você pedir honesta e intensamente a oportunidade de ter mais influência e responsabilidade, Deus vai colocar muitas pessoas em seu caminho para serem ministradas. Células serão multiplicadas. Igrejas serão estabelecidas e o reino de Deus se expandirá. Orar para alargar as fronteiras é orar de acordo com a bênção. Foi isso o que Jabez fez, para transcender seu nome e mudar a sua situação.

Há uma poderosa promessa do Senhor escrita em Is 54:2-3 de expansão, de multiplicação, de filhos espirituais, de domínio para sua posteridade. 

“Que seja comigo a tua mão”

Depois de sua fronteira alargada os desafios aumentam. Sua nova posição na empresa exigirá conhecimentos que você ainda não adquiriu. A obra ministerial que lhe foi confiada parece não funcionar da maneira que você esperava. Você não tem os recursos que precisa para manter toda esta expansão. Isto tudo produz uma sensação de desconforto e insegurança, mas este sentimento se chama dependência. Quando deixamos de ter esse sentimento de dependência isto significa que deixamos de viver por fé.

A bênção se Deus vem por Sua graça e, a graça vem sobre aqueles que reconhecem suas fraquezas, sua incapacidade e, por isso, clamam ao Senhor. 

O termo bíblico “a mão do Senhor” expressa o poder e a presença de Deus na vida de seu povo.

Para que todos os povos da terra conheçam a mão do SENHOR, que é forte, para que temais ao SENHOR, vosso Deus, todos os dias. Js 4:24

Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, apara que não possa salvar; nem o seu ouvido, agravado, para não poder ouvir. Is 59.1

Em Atos o sucesso da Igreja é atribuído a mão do Senhor.

A mão do Senhor estava com eles, e muitos, crendo, se converteram ao Senhor.” At 11.21

Na medida em que desfrutamos da bênção e o nosso território é alargado então necessitaremos da mão de Deus para nos capacitar. Para o cristão a dependência é apenas sinônimo de poder. A mão de Deus sobre nós nada mais é que o enchimento e direção do Espírito Santo.

“E me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição”

Na medida em que recebemos a bênção de Deus e alargamos o nosso território, adivinhe de quem é o terreno que estamos invadindo?

Não tem como alargar fronteiras sem tomar espaço do maligno. Primeiro pedimos a mão de Deus para suprir as nossas fraquezas, mas agora precisamos pedir por proteção sobrenatural contra Satanás.

É fato comprovado que o sucesso traz consigo grandes oportunidades de fracasso. Quanto mais caminhamos numa vida cheira de bênçãos sobrenaturais, mas enfrentaremos ataques do maligno.

O mal não está somente no diabo, mas na nossa carne também. Expansão, influência e riquezas tentem a nos afastar do propósito de Deus.

A maioria dos cristãos ora simplesmente para que possa suportar as tentações tendo vitória contra o inimigo. Por alguma razão não lhes ocorre pedir a Deus que simplesmente os mantenha longe da tentação e que deixe o diabo encurralado fora de suas vidas. Jesus nos ensinou a orar dizendo: “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal.” É sábio pedir para ficar longe de tentações desnecessárias em vez de tentar vencê-las.

Peça a Deus que te conduza pela Sua poderosa mão e o livre do mal.

"E Deus lhe concedeu"

Deus registrou essa história de um jovem desprezado e estigmatizado pela dor. Ele tinha tudo para dar errado na vida, MAS, MAS resolver clamar a Deus e, Deus o ouviu.

Deus ouvirá o seu clamor, o seu pedido. Faça isto com fé, em Nome de Jesus e prepare-se para “expandir suas fronteiras”. Amém

Perguntas para o Compartilhamento

  1. O que esta mensagem falou com você? 

  2. Como você se veria no lugar de Jabez? Você tem alguma experiência para compartilhar sobre o “estigma” que alguns lhe deram?

  3. O que você fará com esta mensagem em seu coração?

Comentários