0229 – O Mover do Espírito Pela Oração

 0229 – O Mover do Espírito Pela Oração

INTRODUÇÃO

Uma imagem contendo Texto

Descrição gerada automaticamente

Lucas 11.1   Senhor, ensina-nos a orar...

Havia algo na vida de oração de Jesus que despertou nos discípulos o desejo, ou necessidade, de aprender a orar. Eles não pediram ensinamento de como expulsar demônios, ou de como resolver problemas no casamento, apenas pediram... ensina-nos a orar.

É muito fácil envolver-se com as diversas solicitações do ministério e esquecer-se da coisa principal que não pode ser retirada, um estilo de vida como de Cristo, completa sintonia com o Pai, completa sintonia com o Espírito Santo. Um estilo de vida de oração.

A oração é o relacionamento com o Pai.

Veja o exemplo de Jesus 

Jesus começou seu ministério com 40 dias de oração e Jejum, a sós com o Pai. Ele foi batizado nas águas, ouviu a voz do Pai afirmando sua identidade de filho amado e a unção do Espírito veio sobre ele. Então guiado pelo Espírito foi conduzido ao deserto para ser tentado. Ele sabia que para vencer o diabo, precisa estar de prontidão. Ele mesmo disse: Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. (Mateus 26:41). Jesus sabia que sua carne era fraca, mas o espírito é forte. Se você deseja vencer na vida, tem que aprender a exercitar seu espírito pela prática da oração constante.

Intimidade com Deus gera poder espiritual, transformação social (porque muda você), paz e alegria interiores.

Jesus orava antes de cada decisão - Lucas 6:12-16.

Naqueles dias, retirou-se para o monte, a fim de orar, e passou a noite orando a Deus. 13 E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos.

O tempo a sós em oração com Deus, deu ao Senhor a revelação de quem eram os discípulos escolhidos por Deus para serem os apóstolos. Quantos oram para estabelecer seus líderes em treinamento, obreiros, pastores? 

Jesus orava para Se Mover no Sobrenatural - Mateus 14:23 

 E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava ele, só.

Ninguém anda sobre as águas porque deseja. É necessário poder sobrenatural para isto, uma fé inigualável. Jesus obteve tal fé ao orar uma noite toda.

As tempestades são comuns em nossa caminhada neste mundo, você pode obter a vitória de Cristo sobre elas, ao orar.

Jesus revelou Sua Glória ao Orar - Lucas 9:28-29.

Cerca de oito dias depois de proferidas estas palavras, tomando consigo a Pedro, João e Tiago, subiu ao monte com o propósito de orar. 29  E aconteceu que, enquanto ele orava, a aparência do seu rosto se transfigurou e suas vestes resplandeceram de brancura.

A glória foi revelada enquanto Jesus orava. A glória de Cristo será vista nas reuniões da Igreja, quando orarmos. Temos pouco, porque oramos pouco. Desafio você a entrar num novo nível de vida de oração para manifestação da glória de Cristo em sua vida.

A Oração Encontra Recompensa

Tempo a sós com Deus traz recompensa. Você nunca sai de momentos de oração vazio. O Senhor sempre lhe acrescenta algo.

Mateus 6:6  Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.

Os fariseus gostavam de orar em público para serem vistos pelos homens, mas não tinham poder espiritual. A única oração que lhe dá poder espiritual é a sós com Deus. 

Qual é a recompensa que o Pai te dá? Para mim, é a Presença Manifesta do Espírito, não há nada melhor...

Precisamos nos alegrar em orar. 

A Centralidade do Altar de Ouro

Êx 30.1 Farás também um altar para queimares nele o incenso; de madeira de acácia o farás.

Sabemos que o tabernáculo é uma figura da igreja e revela riquezas espirituais.

Havia dois altares no Tabernáculo: o altar de bronze e o altar de ouro. Esse último é chamado por diversos nomes, o mais comum é Altar de incenso. Um altar, na Bíblia, representa o lugar onde podemos nos relacionar com o Senhor. Um Altar é um Trono.

...para queimar incenso (Êx 30.1)

O altar de ouro servia para queimar o incenso ao Senhor. O incenso relaciona-se às orações dos santos que sobem a Deus:

Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono 4  e da mão do anjo subiu à presença de Deus a fumaça do incenso, com as orações dos santos. 5  E o anjo tomou o incensário, encheu-o do fogo do altar e o atirou à terra. E houve trovões, vozes, relâmpagos e terremoto. Ap. 8:3-5

Deus responde nossas orações, de acordo com Seu Poder e Graça. À medida que os incensários dos anjos enchem, a resposta é liberada sobre a terra.  

Edificamos um Altar com as orações dos santos oferecidas como incenso a Deus. Quando as orações sobem Deus executa o seu mover.  

A nuvem é gerada pelo “incenso queimado”.

O incenso era constituído de quatro essências mais o sal (Êx 30.34,35).

Bálsamo: extraído da seiva perfumada de uma árvore chamada “estoraque”. Fala-nos do poder de cura na oração. Cura emocional, física e do coração.

Ônica: era um molusco encontrado dentro das conchas localizadas no fundo do Mar Vermelho. Sua fragrância se originava das coisas que se alimentava. Fala-nos da oração com moldada pela palavra que nos alimentamos.

Gálbano: Era a goma encontrada em uma espécie de arbusto. Por ser amarga, era repelente de insetos. Fala-nos da oração que tem poder AFASTAR os demônios.

Incenso puro: Proveniente da seiva de uma árvore e de cor branca, fala-nos da pureza que a oração gera em nós. Operando em nós a santificação.

Sal: representa Aliança exprimindo a qualidade de algo permanente e durável. Fala-nos do poder da estabilidade e perseverança que a oração gera em nós.

As nossas orações sobem diante de Deus como aroma suave e ao oramos liberamos o aroma de Deus ao nosso redor e esse aroma será salvação para todos.

Será quadrado... (Êx 30.2)

O quadro é o número da terra, da criação e do universo. Está relacionado ao conceito de “quatro cantos da terra”. Assim o poder da oração dos santos tem um impacto mundial.

...suas pontas [ou chifres] formarão com ele uma só peça (Êx 30.2)

Os chifres representam poder, autoridade, força e governo. Cristo tem todo o poder nos céus e na terra. Ao ministrarmos em oração o PODER de Deus é liberado.

Onde há oração há poder.

No dia da expiação o sangue era aspergido no propiciatório sobre a arca da aliança e também sobre os chifres do altar de incenso. Isto mostra que ao orarmos estamos diante do trono de Deus.

Revestido de ouro puro (Êx 30.3)

Assim como Jesus mostrou Sua glória enquanto orava. Ao orar você mostra a glória dEle em você.

Com uma moldura [coroa] de ouro ao Redor (Êx 30.3)

A coroa representa o revestimento do Espírito Santo e a coroação como REI. Você é cercado de bondade, força e glória. Quem exerce o sacerdócio, domina. 

Também, parte da função da coroa era impedir que as brasas caíssem. Quem ora é guardado da queda.

Com duas argolas de ouro de cada lado do altar e varais para o transporte (Êx 30.4,5)

Os varais e as argolas de madeira recoberta de ouro falam do mover de Deus

Sem o Altar de Incenso não há mover de Deus e o próprio mover de Deus é o incenso subindo diante dele para a realização de sua vontade.

As quatro argolas significam que nossa oração deve ser feita em todas as direções, ou seja, a respeito de tudo.

Paulo diz que ANTES DE TUDO... devemos orar: 1 Timóteo 2:1  Antes de tudo, pois, exorto que se use a prática de súplicas, orações, intercessões, ações de graças, em favor de todos os homens,

Diante do Trono (Êx 30.6)

 Porás o altar defronte do véu que está diante da arca do Testemunho, diante do propiciatório que está sobre o Testemunho, onde me avistarei contigo.


O altar de incenso ocupa um lugar central no tabernáculo. Era ele o centro e o início de todo serviço sacerdotal. Ensinando-nos que todo o nosso servir, bem como, nossa vida cristã precisam estar centralizados na oração. 


Quanto à sua localização, comparando Êxodo 30.6 com Hebreus 9:4 parece haver uma discrepância. Em Êxodo claramente é dito que ele estava antes do véu e em Hebreus diz que ele pertencia ao Santo dos Santos junto com a arca da aliança:

Por trás do segundo véu, se encontrava o tabernáculo que se chama o Santo dos Santos, ao qual pertencia um altar de ouro para o incenso e a arca da aliança totalmente coberta de ouro, na qual estava uma urna de ouro contendo o maná, o bordão de Arão, que floresceu, e as tábuas da aliança. Hb. 9:3-4 

Essa aparente discrepância nos ensina um importante princípio espiritual: ao orarmos somos conduzidos pelo Espírito aos propósitos de Deus para nós. A oração sempre nos coloca diante do Trono de Graça.

O altar e o trono são o centro do mover de Deus na história. É a partir dali que Deus governa. 

O Altar de Incenso era o móvel “mais perto” da glória de Deus 

Quando o segundo véu se rasgou, toda a luz vinda de Presença da Glória de Deus, entre os querubins, expandiu-se sobre o Altar de Incenso, mostrando-nos que a oração e adoração no espírito são os ministérios mais pertos da Glória de Deus.


Conclusão

Toda palavra de Deus exige uma atitude, uma ação de fé.

Quero chamá-lo para uma nova realidade de oração. Uma vida que ora ao Senhor por tudo, em todo lugar e confia nEle.

Ore no Espírito, ore com o entendimento, mas ore, ore mesmo. Anote suas orações, escreva juntamente um versículo bíblico que faça conhecida a vontade de Deus sobre o assunto.

Continue orando até que você obtenha a resposta.

Amém.


Comentários