0252 – As Seis Marias

 0252 – As Seis Marias

Introdução

Na Bíblia uma posição muito importante é atribuída às mulheres. Depois que o homem foi criado, o que aconteceu com o homem estava muito relacionado à mulher. Por isso, podemos ver que se Deus pode ou não ter o cumprimento de Seu propósito hoje depende muito do que as irmãs farão

Após a queda do homem, Deus entrou, não para fazer algo através do homem, mas para fazer algo através da mulher. A serpente sutil, a inimiga de Deus, entrou pela mulher. Portanto, Deus escolheu derrotar o inimigo também através da mulher – pelo mesmo canal pelo qual ele veio. Assim, a queda ocorreu por meio da mulher, e a libertação foi prometida também por meio da mulher. Isso nos mostra a importância da posição das irmãs na Bíblia. 

Em Gênesis 3.15 encontramos a história do plano de redenção do homem:

Gn 3.15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.

Satanás ouviu a sentença divina e procurou matar o descendente da mulher.  Foi por isso que matou Abel e tentou matar Moisés e o próprio Jesus, quando bebês. 

Um Alerta para as Irmãs

Em Filipenses 4:2-3 Paulo escreve: “Rogo a Evódia e rogo a Síntique pensem concordemente, no Senhor. 3  A ti, fiel companheiro de jugo, também peço que as auxilies, pois juntas se esforçaram comigo no evangelho[...]. Evódia e Síntique eram duas irmãs maravilhosas, adoráveis ​​e até espirituais, mas havia um problema entre elas. Elas não estavam pensando a mesma coisa. Isso foi de grande preocupação para o apóstolo Paulo. Em uma carta tão curta como Filipenses, ele mencionou esses dois nomes.

O maior problema para as irmãs é que elas nem sempre estão pensando a mesma coisa. A causa de muitas das divisões na vida da igreja tem sido através das irmãs. Este é um assunto muito sério. Por um lado, as irmãs são muito necessárias, sem as irmãs a igreja é estéril. Mas, embora as irmãs sejam muito necessárias e muito úteis, também é muito difícil para elas serem unânimes

Você deve perceber que se você não está pensando a mesma coisa, isso significa que você está permanecendo em sua mente. A maneira de você ser unânime não é tentar mudar sua mente, mas mudar sua mente para o seu espírito. Se você se voltar para o seu espírito, você terá uma mente em concordância com os outros. Pensar “concordemente” é pensar de acordo com o Espírito do Senhor.

Quando Eva foi questionada pela serpente, ela foi a primeira a exercitar sua mente independente de seu espírito. Quando Adão caiu, ele não exercitou tanto sua mente; ele apenas seguiu sua esposa. A Bíblia nos diz que Eva, depois de comer do fruto da árvore do conhecimento, passou para Adão, e ele comeu. O mesmo princípio se aplica à vida da igreja hoje. Talvez uma irmã diga que não concorda com o seu líder. Ela come do fruto da árvore do seu conhecimento durante o dia, e quando seu marido chega em casa, ela lhe dá um pouco do fruto. Será apenas uma questão de tempo para ele ter um problema com o líder. Muitos dos maridos são bons seguidores, seguindo a mente das esposas. Precisamos ter a mente do Espírito e aprendermos a nos sujeitar uns aos outros no Temor de Cristo.

Paulo Valoriza o serviço das irmãs

Na carta aos Romanos 16, Paulo cita várias mulheres que cooperaram com ele. 

No versículo 3 lemos: “Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus,”. Em princípio, a Bíblia geralmente menciona o homem antes da mulher, mas aqui é uma exceção. Deve ser porque Priscila era uma irmã muito especial.

No versículo 13 há a mãe de Rufo. A mãe de Rufo era também a mãe do apóstolo Paulo. Você sabe o que isso significa? Isso significa que a mãe de Rufo estava sempre cuidando do apóstolo Paulo como seu próprio filho. Ela estava continuamente nutrindo e cuidando desse irmão solteiro, o apóstolo Paulo. Que precioso é isso, você não acha?

Voltemos às Marias do Novo Testamento tema de nossa mensagem. Compreenda que em nosso relacionamento com o Senhor Jesus, todos (homens e mulheres) somos a Noiva. E Eva é um tipo da Igreja. Assim, o exemplo dessas irmãs serve a todos nós.

1 - A Primeira Maria está em Romanos 16.6

A primeira Maria está em Romanos 16:6: Saudai Maria, que muito trabalhou por vós. Aqui Paulo diz para saudar a Maria que trabalhou muito para a igreja.

Essa Maria serviu à igreja de tal maneira que Paulo faz questão de mencionar seu trabalho. O avanço da igreja acontecerá quando tivermos muitas “Marias” que estão dispostas ao trabalho para a Igreja do Senhor.

2 - A Segunda Maria é a Mãe de João Marcos

Em Atos 12:12: Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavam congregadas e oravam. Depois que Pedro foi libertado da prisão, ele foi para a casa de Maria, onde muitos santos estavam reunidos orando.

Em Atos encontramos as irmãs orando. Quando os doze estavam orando por dez dias antes do tempo de Pentecostes, as irmãs também estavam lá. Em Atos 12, a reunião de oração era até mesmo na casa de uma irmã. Não diz que Pedro foi à casa de André, onde muitos estavam orando, mas que ele foi à casa de Maria. Todas as irmãs da igreja têm que aprender a orar. Se você vir um problema, não fale sobre ele e não faça fofocas sobre isso – ore. Se Pedro for jogado na prisão, não fale — ore! 

Se você espera que sua igreja local seja forte, você deve ser irmã de oração. Sempre que você vir que a igreja precisa de alguma coisa, sempre que você vir algumas deficiências, sempre que você vir que algo está faltando na igreja, não espalhe nenhum boato – ore. 

3 - A Terceira Maria é a Esposa de Clôpas

Essa Maria era esposa de um oficial de Roma. Ela aponta para as mulheres que mesmo tendo muitas sendo ricas amam ao Senhor acima de tudo e o servem com seus bens. 

João fala sobre ela:

João 19:25 E junto à cruz estavam a mãe de Jesus, e a irmã dela, e Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. 

Nos momentos agonizantes de Cristo na Cruz não encontramos os apóstolos de Jesus, exceto João. Mas as irmãs estavam lá. As irmãs expressam a “parte afetuosa” de nosso relacionamento com Cristo.

Maria esposa de Clopas era rica, mas sua riqueza não a impediu de amar o Senhor.

4 - A Quarta Maria é Maria Madalena

Maria Madalena seguia Jesus juntamente com outras mulheres: Lucas 8. 1 diz: Aconteceu, depois disto, que andava Jesus de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus, e os doze iam com ele, 2 e também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios; 3 e Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, Suzana e muitas outras, as quais lhe prestavam assistência com os seus bens.

Maria Madalena estava na crucificação e na ressurreição. Ela experimentou tanto a morte como a vida em ressurreição. As irmãs precisam conhecer o Cristo crucificado, sabedoria e poder de Deus e conhecerem o poder da vida de ressurreição. Mulheres espirituais têm um espírito meigo tratado pela cruz, pelo quebrantamento da alma e, por isso, experimentam a vida de ressurreição. 

Algo impressionante em Maria Madalena era seu amor pelo Senhor. Ela “deteve” o Senhor, antes mesmo dEle ir para o Pai! Ela foi cedo para o sepulcro, juntamente com Maria mãe de Jesus. Ela chorava muito porque não encontrara o corpo de Jesus, com suas lágrimas de amor, ela deteve o Senhor por um tempo! Imagine o momento, Jesus tinha que subir aos céus para completar a obra da redenção, o que poderia detê-lo? O inferno não conseguiu. Os religiosos não conseguiram. Apenas o choro de Maria Madalena. Tal amor promoveu a revelação da ressurreição!

Marcos 16:9  Havendo ele ressuscitado de manhã cedo no primeiro dia da semana, apareceu primeiro a Maria Madalena, da qual expelira sete demônios.

A ressurreição do Senhor não foi descoberta primeiro por Pedro, mas por Maria. Os irmãos receberam a revelação de uma irmã. Maria viu o túmulo vazio e foi contar a Pedro. Ela não ensinou a Pedro, mas transmitiu a revelação. João 20.16 diz: Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)! 17  Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. 18  Então, saiu Maria Madalena anunciando aos discípulos: Vi o Senhor! E contava que ele lhe dissera estas coisas.

Oro para que muitas irmãs possam testemunhar: “Aleluia! Eu vi o Cristo ressuscitado”.

5 - A Quinta Maria é a irmã de Lázaro 

Maria irmã de Lázaro representa os “verdadeiros adoradores” que adoram em espírito e em verdade. Àqueles que não se preocupam com a forma, mas com o conteúdo. Àqueles que entregam o seu melhor para Jesus, mesmo que lhes custe caro. São esses os fascinados por ouvir as palavras de Jesus. Os que se desligam de tudo e de todos, apenas para receber a luz da vida. 

Em Lucas 10.39 lemos: Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. 40  Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. 41  Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. 42  Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.

Existem duas partes na vida com Cristo: Fazer coisas para o Senhor ou Ouvir atentamente o Senhor. Muitos gostam de fazer coisas, mas se esquecem da melhor parte. A parte mais necessária. A parte primária e fundamental do evangelho: ouvir Jesus.

Jesus se revela a nós em Sua Palavra, precisamos de Marias que ungem os pés do Senhor e lhe dão a glória devida. Mulheres que se relacionam com a Palavra Viva e, por isso, vivem através dela.

Por fim, temos Maria, a mãe do Senhor Jesus.

6 - Maria, a mãe do Senhor

Essa Maria representa àquelas irmãs que manifestam Jesus às pessoas. Todas as irmãs devem compreender que sua posição na igreja é levar Cristo às pessoas. Tudo o que você faz deve trazer Cristo. Você tem que orar para que o Espírito venha sobre você e que o poder do Altíssimo a cubra com sua sombra a fim de manifestar a Cristo. Não importa a atividade que você está envolvida, manifeste Jesus. Não se trata apenas de trabalhar para o Senhor; é uma questão de gerar Cristo.

Lc 1.38  Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.

Maria foi uma mulher de muita fé. Ela sabia que, ao aceitar a palavra do anjo Gabriel, correria o risco de ser apedrejada. Ela não se importou, conquanto a vontade de Deus se cumprisse em sua vida.

Como é possível manifestar Jesus às pessoas? 

Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus (Lucas 1.35).

Sim... 

É possível manifestar Jesus, se cada um de nós, como Maria, aceitarmos a Palavra de Deus para nós e andarmos no Poder do Espírito.

Conclusão

Como irmãos e irmãs, devemos manifestar a Cristo para nossa geração. Nossa unidade fará com que as pessoas creiam que Jesus foi enviado pelo Deus Pai, como disse Jesus: A fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste (João 17:2). 

Amém.

Perguntas para o Compartilhamento

  1. Com qual das “Marias” você se identifica mais? Compartilhe qual a razão?

  2. Como você pode cooperar mais com a Igreja de Jesus?

  3. Cada uma das Marias teve sua missão divina, assim como nós. Você sabe identificar qual a sua missão nesta terra? Compartilhe conosco.


Comentários