0253 – O Louvor Vai à Frente

 0253 – O Louvor Vai à Frente

Introdução                                   

O louvor é a prova que você está olhando para Jesus. Quando você contemplar Jesus você terá um louvor nos lábios.

Desejo compartilhar alguns aspectos práticos sobre o louvor a Deus.

Quando Louvar

Sempre.

Davi disse: Salmos 34.1  Bendirei o SENHOR em todo o tempo, o seu louvor estará sempre nos meus lábios. Davi escreveu esse Salmo quando quatrocentos homens que se achavam em aperto, e endividados e todos os amargurados de espírito, se juntaram a ele na caverna de Adulão.

O Espírito nos ensina a dar graças em tudo e, por tudo: Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco (1 Ts 5:18). Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo (Efésios 5:20).

O que regar será regado

O Novo Testamento foi escrito em grego e a palavra para bênção “eulogia” (lê-se: Ilôguia) é a mesma utilizada para louvor. Assim, quando louvo estou liberando bençãos e sou abençoado. Em Provérbios 11.25b RC diz: “...e o que regar também será regado”. Esse é o princípio da reciprocidade. Você rega e será regado. Você louva e será abençoado. 

O Louvor Deve Ir à Frente 

Não existe arma espiritual mais eficiente que o Louvor. É impressionante como você entra no descanso e vê milagres quando é capaz de louvar ao Senhor nos momentos mais difíceis da vida.

Se você quer “lutar com eficiência” coloque o louvor em primeiro, na linha de frente!

Judá é a tribo da realeza, tanto Davi como Jesus pertencem a ela. Judá significa “louvado”.  É impressionante como Judá sempre saia primeiro. 

O Senhor direcionava e protegia o povo de Israel, no deserto, através da nuvem e da coluna de fogo (um tipo do Espírito Santo). Quando a nuvem parava sobre um lugar, Israel acampava. Assim que a nuvem começava a ser mover, Israel se movia. A primeira tribo a seguir o mover da nuvem era a tribo de Judá (Números 10:14  Primeiramente, partiu o estandarte do arraial dos filhos de Judá, segundo as suas turmas; e, sobre o seu exército, estava Naassom, filho de Aminadabe). Isso mostra claramente que o louvor está associado ao mover do Espírito

Naassom era o líder, como tal sempre ia em primeiro. Quando Deus pediu que cada príncipe trouxe uma oferta para a consagração do altar, Naassom foi o primeiro, conforme Números 7.11,12:  Disse o SENHOR a Moisés: Cada príncipe apresentará, no seu dia, a sua oferta para a consagração do altar. 12  O que, pois, no primeiro dia, apresentou a sua oferta foi Naassom, filho de Aminadabe, pela tribo de Judá. 

O louvor deve ir à frente. 

Não foi por acaso que Naassom foi avô de Boaz que casou com Rute, a bisavó de Davi. O qual foi o maior adorador de Israel e o maior guerreiro de Israel, porque a melhor maneira de lutar é louvar.

Grandes personagens na história da Bíblia foram da tribo de Judá. O que tudo isso indica? Que Judá, o louvor, deve ter destaque! 

Outro personagem da tribo de “Louvor” foi Josafá, rei de Judá.  Em determinado momento de seu reinado, toda a Judá foi cercada pelo inimigo. A situação era desesperadora. Todo o Judá passou a buscar a Deus com oração e jejum. Então o Espírito Santo veio e ungiu Jaaziel para profetizar, dizendo que a luta era do Senhor. Eles não precisavam ter medo. 

Jaaziel não era um profeta, ele era um cantor que ministrava diante da arca da Presença. O Espírito Santo fez questão de registrar a genealogia de Jaaziel, num momento que aparentemente não tinha sentido! Mas tudo, na Palavra de Deus, é para nosso ensino. Se observarmos a genealogia citada no texto: Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe. (2Cr 20.14).

A genealogia vai até a Asafe, um líder de louvor.

O significado dos nomes nos mostra algo maravilhoso:

  1. Jaaziel significa: Contemplado por Deus; - Deus vê sua situação;

  2. Zacarias significa: Jeová se lembra; - Deus não se esquece de você e Suas promessas;

  3. Benaia significa: Jeová edificou; - Deus está edificando sua vida;

  4. Jeiel significa:  Deus varre embora; - Deus lança para longe seus adversários;

  5. Matanias significa: Presente de Jeová; - Deus lhe dá tudo de graça;

  6. Asafe significa: Deus ajuntou. – Deus é o originador de tudo.

Vou reunir numa interpretação profética os significados desses nomes, desde Asafe até Jaaziel como citado na Bíblia: “Deus o originador de tudo, reuniu todas as coisas para lhe dar tudo o que for necessário. Ele lança para bem longe os seus inimigos. Ele está edificando sua vida, tudo coopera para o seu bem. Ele não se esquece de você, jamais e, nem das promessas feitas a você. Ele está contemplando sua situação e virá em Seu favor

Josafá creu e, porque creu, o texto diz: Aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o SENHOR, que, vestidos de ornamentos sagrados e marchando à frente do exército, louvassem a Deus, dizendo: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia dura para sempre. 22  Tendo eles começado a cantar e a dar louvores, pôs o SENHOR emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os do monte Seir que vieram contra Judá, e foram desbaratados (2Cr 20.21).

Se você realmente crê, você louva!

O que eles cantaram?

Talvez nós cantaríamos: “Já posso escutar o exército de Deus marchando sobre a terra...” ou então: “Não temas segue adiante não olhes para trás...” ou para os mais jovens: “Que ruja o Leão...”. Interessante... A letra da canção não tinha nada a ver com guerra, poder, força, ou algo similar. Eles cantaram e louvaram a BONDADE do SENHOR: Rendei graças ao SENHOR, porque a sua misericórdia [bondade] dura para sempre. 

Essa é a “chave de Davi” que abre as portas!

Eles cantaram e cantaram em voz alta sobremaneira (2Cr 20.19). De fato, não é possível louvar sem emitir som.

O VOLUME CONTA

Deixe-me dizer algo: O VOLUME CONTA. O volume, a intensidade de sua voz,  conta para seu milagre. Não é à toa que o SOM que desceu dos céus no dia de Pentecoste era COMO UM VENTO IMPETUOSO. Não era uma brisa, era um furacão que atraiu a todos! Goste ou não, o volume está associado à liberação do milagre. 

A voz de Deus é COMO UM TROVÃO.

Jó 37:5  Com a sua voz troveja Deus maravilhosamente; faz grandes coisas, que nós não compreendemos.

Jó 40:9  Ou tens braço como Deus ou podes trovejar com a voz como ele o faz?

Salmos 29:3  Ouve-se a voz do SENHOR sobre as águas; troveja o Deus da glória; o SENHOR está sobre as muitas águas.

Enquanto cantavam... Deus habitou nos louvores do seu povo. O Senhor interveio e aniquilou o inimigo de tal maneira que eles levaram três dias para recolher o despojo. O lugar passou a ser chamado de “Vale de Bênção”. Isso é maravilhoso, o lugar da batalha se transforma no Vale de Bênção. O louvor muda a sua sorte.  

O que Nós Louvamos?

  1. Louve O Nome do SENHOR


O louvor foca nos feitos de Deus e Seu poderoso nome. 

Devemos louvar o Nome do Senhor, conforme o Salmos 148:5  Louvem o nome do SENHOR, pois mandou ele, e foram criados. O nome representa o caráter e os atributos de Deus. Davi o excelente adorador de Judá disse: “Engrandecei o Senhor, pois só o seu nome é exaltado” (Salmos 34.3). 

Você pode reunir os vários nomes de Deus e louvá-lo audivelmente. Os nomes redentivos de Deus são:

  1. Jeovah-Jireh - “O Senhor que provê” (Gn 22:14; Fl. 4:19);

  2. Jeovah-Rafa - “Eu sou o Senhor que te sara” (Ex 15:26);

  3. Jeovah-Nissi - “Senhor nossa bandeira” (Ex 17:8-15);

  4. Jeovah-Shalom - “O Senhor nossa paz” (Jz 6:24; Jo 14:27);

  5. Jeovah-Ra’ah - “O Senhor meu pastor” (Sl 23:1);

  6. Jeovah-Tsidkenu - “O Senhor nossa justiça” (Jr 23:6; II Cor 5:21);

  7. Jeová Makadesh - o Senhor que no santifica (Ez. 20:12);

  8. Jeovah-Shamah - “O Senhor está ali” (Ez 48:35; Sl 23).


E Jesus nos revelou que na Nova Aliança da Graça, o nome de Deus: PAI.


2. Louve a Palavra de Deus

Davi escreveu no Salmos 56.10,11: 10  Em Deus, cuja palavra eu louvo, no SENHOR, cuja palavra eu louvo, 11  neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer o homem?

Fé vem quando você louva a Palavra de Deus.

O louvor é a declaração antecipada da vitória.

Abraão é o exemplo da fé em operação. Em Romanos 4.18 diz:  Abraão, esperando contra a esperança, creu, para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19  E, sem enfraquecer na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 20  não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus.

Como Abraão se fortaleceu? Enquanto esperava o cumprimento da promessa que durou 25 anos? Ele dava glórias a Deus. A palavra glória significa “emitir sua opinião sobre alguém”. Qual a sua opinião sobre Deus? Você o louva de acordo com o que você sabe sobre Ele.

Louve as promessas que você precisa. Louve quando o mar não se abriu, louve quando o filho não chegou. Se você já pediu, a partir de agora louve. O Louvor abrirá a porta da graça.

3. Louve as Obras de Deus

Em terceiro lugar, nós louvamos Suas Obras, Salmos 145.4:

  Uma geração louvará a outra geração as tuas obras e anunciará os teus poderosos feitos.

Salmos 92:4  Pois me alegraste, SENHOR, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.

Salmos 92:5  Quão grandes, SENHOR, são as tuas obras! Os teus pensamentos, que profundos!

As obras de Deus são magníficas, extraordinárias, que carregam as marcas de Sua Bondade. Tudo o que Deus faz é bom.

Diga à sua alma: “Bendiga ao Senhor e nunca se esqueça dos seus benefícios”.

4. Louve O Seu Poder

Em quarto lugar, nós devemos louvar o Seu PODER. 

Salmos 21:13  Exalta-te, SENHOR, na tua força! Nós cantaremos e louvaremos o teu poder.

5. Louve A Bondade de Deus

A expressão “Rendei graças ao SENHOR porque Ele é bom...” é poderosa nas Escrituras. É o louvor mais poderoso. Ela foi utilizada em momentos extremamente significativos na Bíblia:

  1. Quando a arca foi trazida e colocada no Tabernáculo de Davi;

  2. Quando o Templo foi concluído (2 Crônicas 5:13  [...] e quando levantaram eles a voz com trombetas, címbalos e outros instrumentos músicos para louvarem o SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre, então, sucedeu que a casa, a saber, a Casa do SENHOR, se encheu de uma nuvem”;

  3. Na batalha de Josafá, como vimos;

  4. No lançamento dos fundamentos do Templo nos dias de Esdras, após o retorno do cativeiro Babilônico (Ed 3.11);

  5. Quando Deus prometeu a prosperidade para Judá e Jerusalém, após os dias do cativeiro.


Davi mesmo dedicou um Salmo inteiro para essa canção:

Salmos 136.1 Rendei graças ao SENHOR, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre.

2  Rendei graças ao Deus dos deuses, porque a sua misericórdia dura para sempre.

3  Rendei graças ao Senhor dos senhores, porque a sua misericórdia dura para sempre;

4  ao único que opera grandes maravilhas, porque a sua misericórdia dura para sempre;

5  àquele que com entendimento fez os céus, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Existe algo poderoso que ocorre nos céus quando a Bondade, misericórdia, graça e fidelidade de Deus são reconhecidas por meio do louvor. 

Deus é sempre bom. É a bondade de Deus que nos conduz ao triunfo sobre todas as coisas.

Devemos desejar a bondade do Senhor nesta vida,  o Salmo 27 expressa tal esperança. O escritor, Davi, ilustra sua absoluta confiança em Deus (vv. 1-3), o valor supremo da Sua Presença (vv. 4-6) e sua devoção à obediência (vv. 7-10). Mas o grand finale é a revelação do seu segredo pessoal para permanecer forte (vv. 11-14). Ele diz no versículo 13: “Eu teria desesperado se não acreditasse que veria a bondade do Senhor na terra dos viventes” (KJV, tradução livre). Em nossa versão RC diz: Pereceria sem dúvida, se não cresse que veria os bens do SENHOR na terra dos viventes.

Creia hoje e amanhã que você verá a bondade do Senhor nesta terra. Esse era o segredo de Davi, para permanecer inabalável diante de tantas oposições. 

A Chave de Davi é render graças ao SENHOR porque Ele é bom e a Sua BONDADE dura para sempre.

Conclusão

Em vez de reclamar, criticar e dar colocar a culpa nos outros. Louve ao Senhor.

Louve em meio às tempestades e elas acalmarão.

Louve em meio às enfermidades e elas desaparecerão.

Louve em meio ao medo e ele fugirá.

Louve em meio às dificuldades financeiras e a provisão virá.

Louvai ao Senhor em todo o tempo.

Perguntas para o Compartilhamento

  1. Em quais áreas da sua vida você deve aprender a louvar mais a Deus?

  2. Davi se viu em grandes apertos. Ele expunha seus sentimentos, mas sempre louvava a Deus. Quando você está em apertos, em tempestades, você tem louvado ao Senhor? Compartilhe suas experiências conosco.


Comentários