0254 – As Sete Estratégias do Inimigo

 0254 – As Sete Estratégias do Inimigo 

Homem com arma de fogo

Descrição gerada automaticamente

Introdução

Não nos concentramos no inimigo, nós devemos nos concentrar em Cristo. Israel acampava olhando para o Tabernáculo um tipo de Jesus, dando as costas para o inimigo. Por outro lado, não podemos ignorar os planos do diabo contra nós.

2 Coríntios 2:11  a fim de que Satanás não se aproveite de nós; pois conhecemos bem os planos dele.

Paulo não ignorava as estratégias do inimigo. O problema não é ter um inimigo, mas ignorá-lo. A vida é espiritual. A origem de todas as coisas ocorre no mundo invisível. Não podemos decifrar a vida do ponto de vista natural, mas espiritual.

Neemias era copeiro do rei quando soube da condição miserável que estavam os judeus que ficaram em Jerusalém e como a cidade estava destruída. Ele orou e jejuou. Um dia diante do rei, ele encontrou favor para ser enviado para a difícil missão de restaurar a cidade de Jerusalém. 

Quando os inimigos amonitas e moabitas nas pessoas de Sambalate e Tobias souberam de tal obra, lançaram uma forte oposição. Isso nos revela que sempre que você se posiciona para fazer algo para o Senhor o diabo fará resistência (Ne 2.10).

Neemias responde a eles: Neemias 2.19  Porém Sambalate, o horonita, e Tobias, o servo amonita, e Gesém, o arábio, quando o souberam, zombaram de nós, e nos desprezaram, e disseram: Que é isso que fazeis? Quereis rebelar-vos contra o rei? 20  Então, lhes respondi: o Deus dos céus é quem nos dará bom êxito; nós, seus servos, nos disporemos e reedificaremos; vós, todavia, não tendes parte, nem direito, nem memorial em Jerusalém.

Pela resposta de Neemias vemos que ele era determinado, forte e corajoso. Sem coragem ninguém pode ser um vaso útil nas mãos de Deus. A coragem e força que vem do Senhor são requisitos para enfrentar as oposições.

Quais foram as estratégias que o inimigo usou para deter a restauração dos muros de Jerusalém.


1 - INTIMIDAÇÃO

4:2b que fazem estes fracos judeus.

A intimidação gera medo. Ela vem para que você não saia do lugar. Vem para paralisar você. Não faça nada, fique paralisado antes mesmo de começar. Não tente nenhuma alternativa. Não devemos trabalhar pensando nos problemas, mas nas soluções. Não nos programamos para o fracasso, mas para a vitória.

A intimidação gera a seguinte informação: “você não é ninguém para realizar essa obra” ou “não adianta, você já tentou e não conseguiu... desista”.

O diabo tenta convencer você da sua insignificância. A força de alguém está no sentimento de valorização.

Por que o diabo intimida-nos em nossa identidade? Porque ele sabe que você não pode descobrir quem VOCÊ É EM CRISTO. Ele sabe que o dia que você descobrir quem você é e que direitos têm em Cristo, o tempo dele terá acabado.

2 - DESPREZO

 4:3  ainda que edifiquem, vindo uma raposa, derribará o seu muro de pedra.

Desprezo é não dar importância.  Outra tentativa do diabo para paralisar você é tentar tirar seus olhos da recompensa. Ele despreza o que você está fazendo. Quanto maior for sua consagração, mais intensamente ele promoverá o desprezo em sua mente. 

3 - CONFUSÃO

4:8 ajuntaram-se todos de comum acordo para virem atacar Jerusalém e suscitar confusão ali”.

1 Coríntios 14:33a  porque Deus não é de confusão, e sim de paz.

Que arma maligna mais eficaz!

 O povo de Israel havia fechado o muro até metade de sua altura (v.6), porque estavam motivados. Quando iam fechar as brechas. O inimigo ficou irado. Se existe algo que faz o diabo morre de raiva é quando a igreja de Deus está sendo edificada em determinado lugar. Quando começamos a edificar os valores do Reino de Cristo em nossas vidas pessoais, você pode esperar, pois as intrigas surgirão no meio do povo.

Se o diabo não atinge você diretamente, então ele parte para atingir as pessoas mais próximas de você. As confusões surgem numa intensidade violenta. São como feras famintas tentando te devorar. Os relacionamentos ficam instáveis. Qualquer palavrinha produz uma tempestade. Há constantes incompreensões.

Essa é uma arma maligna poderosa. A confusão gera estresse emocional. A confusão é capaz de paralisar um exército inteiro. 

4 - DESÂNIMO


4:10  disse Judá: Já desfaleceram as forças dos carregadores, e os escombros são muitos; de maneira que não podemos edificar o muro.

v. 11 …entremos no meio deles e os matemos… 


O desânimo possui várias origens. Aqui veio primeiramente por intermédio de Judá. Judá era a tribo líder de Israel. É triste quando a liderança está desmotivada. Por outro lado, Judá representa o LOUVOR, quando o louvor cessa, entra o desânimo.

Veio também por parte dos vizinhos (por dez vezes vieram falar que os inimigos estavam armando um ataque). Não é possível ouvir constantemente o negativismo sem que parte dele te afete. Se você tiver tendência para o desânimo é melhor não se assentar na roda dos desalentadores.

Podemos observar quatro fontes de desânimo nesse episódio:

1) Perda de forças

A metade do caminho é desencorajadora.

O desânimo surge quando não alcançamos os resultados no tempo esperado.

2) Perda de foco

4:10 ....E os escombros são muitos

O povo começou a focar nos escombros (no entulho, na terra seca). E começou a confessar o que via. “Há muito trabalho ainda, há muito entulho”. Eles tiraram o foco do muro terminado.


3) Perda da confiança

não podemos edificar o muro. (v 10).


A ação mais devastadora do desânimo é a perda de confiança.

No verso 6, em hebraico: “o povo tinha coração para trabalhar.” Quando você desanima perde o coração para a obra.


4) Perda da segurança

A última causa para o desânimo desses judeus foi a perda do sentimento de segurança. Eles ficaram sabendo que o inimigo tinha um plano de invasão.

Há muitas áreas na vida às quais podemos nos agarras para obter segurança. Uma delas é nosso emprego. Se toda a sua segurança está nesse emprego, tudo de que precisa então é perder esse emprego, e o desânimo o derrubará.

Outra fonte de segurança pode ser seus amigos íntimos, familiares e o local onde você mora. Daí, basta uma mudança, e o desânimo floresce. O adversário sempre se aproveitará de suas horas de desânimo.

O que Neemias vez diante do desânimo?

  1. Reuniu o povo em famílias para trabalharem juntos (4:13).


A família é um lugar de proteção e abrigo.

Nada melhor do que uma família UNIDA em torno de um mesmo objetivo.

  1. Voltou à atenção do povo para o Senhor


lembrai-vos do Senhor grande e temível”. (4:14). 

Você se lembra do Senhor, quando se lembra do que Ele disse.

Você se lembra do Senhor, quando se lembra de quem Ele é.

Nosso socorro está na Palavra de Deus e no Espírito Santo.

  1. Deu-lhes um motivo para lutar.

lutai pelos vossos irmãos, vossos filhos, vossas filhas, vossa mulher e vossa casa”. (4:14).

Nada mais motivador do que termos um propósito pelo qual estamos dispostos a morrer.

Quem não tem algo pelo que morrer, não viverá corretamente.


5 - NEGOCIAR SEU TEMPO (6.1,2,5)

Como você não para de edificar as muralhas da noiva, o adversário tentará negociar algum tempo com você.

Neemias foi convidado pelos inimigos a tirar um tempo de passeio no vale de Ono (um jardim, um lugar vigoroso). Um lugar de conforto pode ser um lugar de derrota.

Neemias respondeu (6.3,4): “Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco? Quatro vezes me enviaram o mesmo pedido; eu, porém, lhes dei sempre a mesma resposta”. Acho a atitude de Neemias impressionante. Que líder focado em seu chamado. Edificar uma muralha. Não parece muito espiritual, não acha? Mas ele entendeu o chamado de Deus.

Pedro estava “aquentando-se junto aos soldados” e, por fim, negou a Jesus.

Você deve discernir as circunstâncias que o levam a cair. Aprenda a manter a distância sadia.

Jesus disse que você tem de ser “prudente como a serpente” (Mt. 10:16).


6 - CRITÍCAS DESTRUTIVAS

6:5 “trazia uma carta aberta...”

Se o inimigo não conseguiu fazer um acordo com você para uma pausa na “zona de conforto”, ele vai por a boca no trombone. Vai criticá-lo.

Sempre que você estiver perto de realizar a obra de Deus, espere críticas. Espere boatos. Espere más interpretações do que você está fazendo.

Críticas dos inimigos, tudo bem... faz parte. A pior, entretanto, é quando nossos irmãos começa a dizer coisa inconvenientes a nosso respeito.


7 - ADULTERAR A PALAVRA DE DEUS (6.10-12)


6:10 “tendo eu ido à casa de Semaías....disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus,  ao meio do templo,....”


2 Coríntios 4:2a  pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus;


O mais profundo ataque do diabo é quando ele se utiliza da Palavra para enganar você. Ele distorce a verdade. Você erra em nome da verdade. 

2 Coríntios 11:3  Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo.


Neemias foi a casa do profeta Semaías, o qual o profetizou para que ele se escondesse no Templo, adentrando em lugar sagrado. Como Neemias não era um sacerdote ele morreria se fizesse isto! Impressionante, como Satanás pode UTILIZAR-SE de “algum profeta” para destruir você. 

O texto diz: “Então, percebi que não era Deus quem o enviara; tal profecia falou ele contra mim, porque Tobias e Sambalate o subornaram”.

Quando o inimigo não consegue fazê-lo parar, não consegue desanimá-lo, ou tirá-lo do foco. Ele irá procurar levá-lo para fora da vontade de Deus e, se utilizará de tudo o que puder, até “em Nome de Deus”.

Por favor, não generalize. Acredito que Deus posiciona os seus valentes como quer e alguns saíram de nosso meio e, outros, infelizmente, sairão. Não pense que crio uma regra sobre isto.


Conclusão

Em qual área você tem sido bombardeado pelo inimigo? Procure seu discipulador e compartilhe suas dificuldades presentes. 


Comentários