0269 – Chaves para Desbloquear a Palavra de Deus em sua vida

 0269 – Chaves para Desbloquear a Palavra de Deus em sua vida

Introdução

A Palavra de Deus traz as respostas que você precisa

Deuteronômio 8 é um texto fascinante, poético de graça e bondade, de fartura e descanso. É a provisão do Pai para nós.

Deuteronômio 8:7-9 7  porque o SENHOR, teu Deus, te faz entrar numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes, de mananciais profundos, que saem dos vales e das montanhas; 8  terra de trigo e cevada, de vides, figueiras e romeiras; terra de oliveiras, de azeite e mel; 9  terra em que comerás o pão sem escassez, e nada te faltará nela; terra cujas pedras são ferro e de cujos montes cavarás o cobre. 10 Comerás, e te fartarás, e louvarás o SENHOR, teu Deus, pela boa terra que te deu”.

A terra prometida para os israelitas descrita, neste texto, é um retrato da Palavra de Deus, porque na Palavra temos toda a provisão para as nossas necessidades.

A Palavra é nossa herança e precisamos deixar que ela habite ricamente em nós (Cl 3.16). 

Jesus venceu as tentações do diabo declarando a Palavra, Ele apenas CITOU a PALAVRA, Ele não preciso interpretá-la, mas apenas citou: “Está Escrito”. Você também precisará declarar o que ESTÁ ESCRITO para vencer ao diabo.

Desejo compartilhar algumas chaves para destravar a Palavra de Deus em sua vida.

Chave nº 1: Relacione-se com a Palavra de Deus como Alimento 

“Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração,... Jeremias 15:16.

A primeira coisa que você faz com a Palavra de Deus é comê-la, você precisa se relacionar com ela como alimento. Assim encontrará PORÇÃO DOBRADA de alegria, como aconteceu com Jeremias. 

Ao lê-la não fique perguntando: “O que devo fazer?” Essa é uma mentalidade da lei. Apenas vá desfrutando do alimento, saboreie a bondade de Deus revelada em Sua Palavra.

Uma das razões por que há tanta fraqueza espiritual, tanta tristeza na alma, depressão e medo é porque os filhos de Deus tem se contentado em comer as migalhas de pão que caem da mesa!  

O seu espírito tem fome de Deus

As mídias sociais não podem satisfazer essa fome. O entretenimento pode estimular sua mente, mas não pode satisfazer sua necessidade espiritual. 

Comer a Palavra é colher as riquezas espirituais para todo seu ser. O inimigo sempre ataca a colheita. Houve muitas ocasiões em que os israelitas tiveram suas colheitas roubadas por seus inimigos. Por exemplo, quando Deus se aproximou, pela primeira vez, de Gideão, ele estava debulhando trigo em um lagar para escondê-lo de seus inimigos (Jz 6:11). Ele estava protegendo a colheita. Esta é uma imagem de estudar a Palavra de Deus e guardar sua colheita do inimigo. Por causa disso, Deus chamou Gideão ser o ajudador de seu povo. Aqueles que se alimentam e guardam a Palavra serão chamados por Deus para ajudar o povo de Deus. 

Devemos reconhecer que nosso espírito tem fome do verdadeiro pão que é a Palavra de Deus. Pare de se alimentar de coisas que não satisfazem, pare de gastar seu dinheiro e tempo naquilo que não é “boa comida”, conforme diz Isaías:

Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas. 3  Escutem-me e venham a mim, prestem atenção e terão vida nova. Eu farei uma aliança eterna com vocês e lhes darei as bênçãos que prometi a Davi. Is 55:2,3 NTLH 

2) Chave no. 2 - Enquanto come, Desfrute da Palavra de Deus, mesmo que haja partes que você não entenda completamente

Quando você está comendo peixe e encontra uma espinha, o que você faz? Você para de comer o peixe?

Tire a espinha e continue saboreando o peixe! 

Assim, quando você não compreende algo que estiver lendo, continue comendo e desfrutando da Palavra de Deus, porque a Palavra está produzindo uma limpeza em você.

A Palavra de Deus é tipificada pela água, enquanto você a come, ela purifica e santifica você. Em Efésios 5.26,27 está escrito: para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, 27  para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém santa e sem defeito.

A noiva gloriosa é a igreja, é você. É através do lavar da palavra que a igreja é santificada. As coisas velhas e sujas são removidas de nossa alma. 

Estar sujo é diferente de estar em pecado. Estar sujo é ter a “poeira deste mundo” impregnada em seu caminhar. Somente a Palavra de Deus pode remover essa sujeira. 

Em João 13 Jesus se levanta da ceia, tira sua capa, toma uma toalha e se cinge com ela, deita água numa bacia e começa a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha. É uma cena impressionante, porque lavar os pés era a posição de um escravo. Quando chega para lavar os pés de Pedro... Pedro diz: “Senhor, tu me lavas os pés a mim?”. Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. 8  Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar, não tens parte comigo. 9  Então, Pedro lhe pediu: Senhor, não somente os pés, mas também as mãos e a cabeça. 10  Declarou-lhe Jesus: Quem já se banhou não necessita de lavar senão os pés; quanto ao mais, está todo limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos. 

Jesus santificava os seus discípulos enquanto andava com eles (João 17.12). Mas agora Jesus voltaria para o Pai e como os discípulos poderiam ser guardados da sujeira deste mundo? Através do lavar da Palavra de Deus. O ritual do lavar os pés significa a remoção de toda a sujeira que frustra a comunhão entre nós e com Deus Pai e ele ocorre sempre que nos relacionamos com a Palavra viva.

Enquanto você come, a Palavra lavará você

Sua doce comunhão com Deus e com os irmãos é mantida. 

Chave nº 3: Procure Ver Jesus na Palavra

No dia em que Jesus ressuscitou dos mortos, Ele se encontrou com dois discípulos que desanimados andando rumo à cidade de Emaús (Lucas 24). Jesus repreende esses discípulos:

E disse-lhes: Ó néscios e tardos de coração para crer em tudo o que os profetas falaram!”
Lucas 24:25 

Então Jesus:

 “... começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras (Lucas 24.27).

“ Emaús” significa “banhos quentes” que eram usados ​​para curar problemas de pele. Isso nos diz que os dois discípulos no caminho de Emaús estavam passando por um processo de curaCura da ignorância e lentidão para CRER nas Escrituras.

Existem muitos discípulos de Jesus que possuem essas duas enfermidades hoje em dia. Qual a cura para elas? É ver Jesus na Palavra.

Toda a Escritura é inspirada por Deus; cada palavra é inspirada por Deus (2Tm 3:16).  A Palavra é o próprio Cristo.

Se você acha que a Bíblia é um livro fechado, é porque você não está procurando Jesus na Palavra.  

Chave nº 4: Peça ao Espírito Santo que o guie na aplicação da Palavra em sua vida

Toda a Escritura foi escrita como tipos e sombras do amor de Deus para nosso benefício.

Por exemplo,

“Não amordaçarás o boi enquanto ele debulha o grão.”
Deuteronômio 25:4 NVI

Os fariseus conheciam as Escrituras, mas não tinham a revelação da graça e interpretavam as coisas do ponto de vista natural, sem o Espírito.

Naquela época, os bois eram amordaçados porque os fazendeiros tinham medo de que os bois comessem o grão (diminuindo assim o lucro). Mas o boi tem o direito de comer enquanto trabalha. Na verdade, um boi bem alimentado trabalha mais. Este versículo não foi escrito apenas para o benefício dos bois. Foi escrito para você!

“[...] Pois está escrito na lei de Moisés: “Não atarás a boca do boi enquanto ele debulha o grão”. É com bois que Deus está preocupado? Ou Ele diz isso totalmente por nossa causa? Por nossa causa, sem dúvida, está escrito que quem lavra, lavra com esperança, e quem debulha com esperança seja participante de sua esperança. Se nós semeamos coisas espirituais para vocês, é uma grande coisa colhermos suas coisas materiais?”
1 Coríntios 9:7–11 

Paulo está falando sobre cuidar das pessoas que semeiam a Palavra de Deus em sua vida. Não “amordace” as pessoas que estão servindo ao Senhor. De fato, no versículo 11, ele diz que devemos cuidar das pessoas que servem ao Senhor, também com provisões materiais.

Às vezes, podemos sentir que a Palavra de Deus é muito geral e não nos fornece orientação prática e específica sobre o que devemos fazer em nossa situação (por exemplo, Efésios 5:22 diz aos maridos que amem suas esposas assim como Cristo amou a igreja e se entregou por ela - mas como amar a esposa especificamente?). O Espírito Santo respeita sua identidade e falará com você de maneira específica. Ele lhe dá a porção certa para cada ocasião.

Chave nº 5: Veja o amor e a bondade de Deus em cada porção das Escrituras

Quando você ler o Antigo Testamento, esteja consciente do amor de Deus nos versículos. Ao interpretar a lei, faça-o à luz do amor de Deus.

Moisés representa a lei e pediu para ver a Deus, Ele O viu pelas costas, entretanto veja de Deus: Então Deus passou diante de Moisés e disse em voz alta: —Eu sou o SENHOR, o Deus Eterno! Eu tenho compaixão e misericórdia, não fico irado com facilidade, e a minha fidelidade e o meu amor são tão grandes, que não podem ser medidos. Êx 34.6.  

No Salmo 136, cada versículo termina com “porque a sua misericórdia dura para sempre”. Nos versículos de um a sete é fácil entendermos por que “Sua misericórdia dura para sempre” quando pensamos em todas as grandes obras de Deus. No entanto, nos versículos seguintes, pode ser menos óbvio como Sua misericórdia pode ser vista: Salmos 136.13-15 diz:  Àquele que separou em duas partes o mar Vermelho, porque a sua misericórdia dura para sempre; 14  e por entre elas fez passar a Israel, porque a sua misericórdia dura para sempre; 15  mas precipitou no mar Vermelho a Faraó e ao seu exército, porque a sua misericórdia dura para sempre.

Mesmo no julgamento, Sua misericórdia dura para sempre. Houve misericórdia até mesmo no julgamento de Faraó e seu exército. Deus deu a Faraó muitas chances, mas o coração de Faraó permaneceu endurecido para com Deus. Ele poderia ter libertado o povo de Deus, mas se recusou a deixá-los ir.

Chave nº 6: Leia o Antigo Testamento através das lentes da graça

Quando interpretamos a Palavra de Deus, é crucial que diferenciemos a lei da graça.

Davi foi punido por Deus por causa de seu pecado porque estava sob a lei. Não podemos assustar as pessoas para que não cometam pecado. Quanto mais temerosas as pessoas se sentirem, mais elas pecarão. “A força do pecado é a lei” (1Co 15.56b).

A lei foi dada para mostrar que não podemos alcançar a salvação por meio de nossos próprios esforços. No Antigo Testamento, Deus deu ao Seu povo uma saída por meio de ofertas pelo pecado, que eram uma imagem de Jesus na cruz. E Deus os abençoou enquanto continuavam queimando ofertas pelo pecado. Quando eles pararam com suas ofertas pelo pecado, Deus tirou Sua mão de bênção porque seus pecados não foram mais cobertos pelo sangue do cordeiro inocente.

Hoje, não estamos mais sob a lei. Estamos sob a graça e seremos tolos senão possuirmos nossa nova identidade em Cristo. Jesus tomou nosso lugar na cruz para que possamos tomar o Seu lugar no céu. Quando lemos o Antigo Testamento, devemos ter em mente que Jesus cumpriu todos os requisitos da lei para nós.

Em 2Co 3.6 lemos: O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. 7  E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, 8  como não será de maior glória o ministério do Espírito! 9  Porque, se o ministério da condenação foi glória, em muito maior proporção será glorioso o ministério da justiça.

“A letra mata, mas o Espírito vivifica ” – Algumas pessoas interpretam essa parte como significando que não devemos apenas ler a Bíblia como letras em uma página, mas devemos lê-la com o Espírito para que ela ganhe vida. No entanto, o contexto deste versículo deixa claro que “a letra” se refere aos Dez Mandamentos que produzem a morte, e “o Espírito” se refere à obra consumada de Jesus que dá vida.

A lei se concentra em nós fazendo, enquanto a graça se concentra em receber . Devemos receber a obra consumada na abundância da graça e no dom da justiça. Aleluia!

Os filhos de Israel não podiam olhar fixamente para o rosto de Moisés por causa da glória do seu semblante, glória essa que diminuía ” — A lei, o ministério da morte, tinha glória, mas estava desaparecendo tanto que Moisés teve que colocar um véu no rosto quando desceu do Monte Sinai porque não queria que o povo visse a glória desaparecer.

Se houve glória quando Deus exigiu justiça de pessoas espiritualmente mortas, quanto mais glória não haverá sob a graça, na qual Deus concede o dom da justiça a nós? Aqueles que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida (Rm 5:17). O diabo ataca a abundância da graça e o dom da justiça porque sabe que começaremos a reinar em vida quando entendermos que essas são as maiores lições da Bíblia.

Conclusão 

Reserve um tempo esta semana para ler a Bíblia e começar a ver Jesus, no evangelho de João. Escreva suas revelações e compartilhe com alguém. 

Antes de começar, ore pedindo que o Pai lhe abra os olhos do coração.

Amém.


Comentários