0270 – Decisões de Qualidade

 



Introdução

Você foi criado por Deus com um destino. Tem coisas que você não pôde escolher. Você não escolheu a família que nasceria e nem a época. Foi Deus quem escolheu para você.

Deus também escolheu o propósito existencial da sua vida. Você não cria seu propósito, você o descobre.

Mesmo antes de ser formado por Deus no ventre de sua mãe, Deus havia estabelecido o propósito existencial para você. Em Jeremias 1.5 lemos: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.

Seu propósito foi estabelecido antes de você!

Deus escreveu seus dias, cumpre a você ESCOLHER ou NÃO segui-lo. Deus não escolherá por você, Ele respeitará a sua decisão.

Deus fez o homem e a mulher e os colocou diante de uma escolha entre duas árvores. Uma representando a vida de Deus e a outra representando o conhecimento do bem e do mal, ou seja, uma vida baseada em suas escolhas.

As escolhas são vitais.

Decisões de Qualidade São Baseadas na Vontade de Deus

Desejo compartilhar 7 passos para tomar uma decisão de qualidade. Vistas na vida de Moisés.

Hb 11.24-29

Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão. Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas. Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo.

 

Quem Foi Moisés?

Moisés nasceu em dias difíceis, porque havia um decreto de Faraó para que todos os bebês fossem mortos. Seus pais o esconderam por 3 meses, até não conseguirem mais. Moisés viveu 120 anos e teve três ciclos de 40 anos. Os primeiros 40 anos ele viveu no conforto do Palácio, sendo treinado no melhor que existia, depois passou 40 anos no deserto foragido e, por fim, 40 anos conduzindo o povo de Deus para a terra de Canaã. Ele morreu e seu corpo não foi achado.

Moisés foi um profeta inigualável. Deuteronômio 34:10  Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o SENHOR houvesse tratado face a face.

Tal experiência foi possível porque Moisés fez uma escolha. Uma escolha difícil aos olhos naturais. A escolha certa nem sempre estará com a maioria.

Os Passos Para Uma Decisão de Qualidade

Vamos considerar as decisões que Moisés tomou em sua vida.

1º. Passo: Considerar

Moisés considerou que sofrer com o povo de Deus era melhor que ser príncipe no Egito!

Considerar algo significa “avaliar ou pesar”.  Quando você considera alguma coisa você julga, avalia, mede e compara cuidadosamente; você a tem em alta conta. Você tem que colocar numa balança  e ver o que é mais valioso para você.

Esse processo de considerar é similar à brincadeira da gangorra. À medida que um lado pesa mais do que o outro as coisas começam a ficarem mais fáceis de decidir.

Como Moisés pôde avaliar corretamente?

Moisés viveu em torno de 1.200 anos antes de Cristo vir ao mundo. Quando tomou sua decisão, a cruz não era um fato. Como, então, ele pode considerar o que não conhecia completamente? A resposta é: PORQUE contemplava o galardão. Ele viu o galardão e ele creu nele. Ele teve uma visão do futuro, algo nasceu em seu coração que lhe deu a força para a escolha correta.

Deus também nos garante um galardão? Um dia todo o choro acabará, a tristeza não mais existirá, não haverá dor, nem morte, nem enfermidades, nem pobreza ou injustiças. Haverá um novo céu e uma nova terra. E habitaremos para sempre com Deus.

O reino não é para qualquer um. Deve-se decidir entrar nele. Se você crer em Jesus Cristo como Senhor de sua vida, as portas foram abertas para você entrar no reino. Há uma coroa reservada para todos os que amam a vinda de Jesus.

Contemplando o Galardão

Você também precisa receber uma visão de Cristo. Sem essa visão interior, você nunca trocará o prazer do pecado pela santidade. Nunca trocará a fascinação das riquezas pela paz do reino. Você nunca trocará seus interesses pessoais pelos interesses de Deus.

Moisés creu na visão. A fé é invisível. “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas (2Co 4.18). As coisas visíveis são passageiras, tudo o que você vê passará, tudo. Mas as coisas invisíveis são eternas.

Tudo o que há no mundo passará: os desejos da carne, os desejos dos olhos e a soberba da vida, mas aquele que faz a vontade de Deus permanecerá eternamente.

Qual a sua visão da eternidade? Qual a sua visão de Deus? Você crê nele? Você conhece a Deus e seus pensamentos a seu respeito? Você sabe qual o futuro que Ele tem para você? Tais respostas estão em Jesus Cristo, somente Ele é o caminho, a verdade e a vida.

Você precisa fazer esta pergunta extremamente importante a si mesmo: “Que valor a Palavra de Deus tem na minha vida?” Você não tomará decisões de qualidade até que valorize a Palavra de Deus. Se a Palavra de Deus não tem valor na sua vida, você tomará decisões influenciadas pelo mundo e até mesmo pelo pecado.

A boa notícia é que você pode evitar as consequências de fazer más escolhas valorizando a Palavra de Deus acima de qualquer outra influência em sua vida.

Toda a decisão que você tomar deve ser medida pela Palavra de Deus. Ela deve ser a sua autoridade suprema. Ela deve ser a base de seu casamento, da criação dos seus filhos, de suas finanças, do seu emprego, da sua residência e da sua igreja, da sua eternidade.

Pergunte a si mesmo: “Eu creio na Palavra de Deus? Eu creio que ela é autoridade suprema?”

Todos os questionamentos da vida cessam quando você faz da Palavra de Deus sua autoridade suprema.

2ª. e 3ª. Decisões de Qualidade: recusar e preferir.

Moisés recusou ser chamado filho da filha de Faraó. Recusar significa “negar, renunciar, rejeitar algo oferecido”.

Só existem duas vontades a serem escolhidas: a sua própria vontade ou a vontade de Deus. As opções não são muitas!

Para decidir por Deus, você terá que renunciar a sua própria vontade.  Ninguém pode ser discípulo de Jesus sem renunciar a sua própria vontade. Seguir a Jesus envolve desistir de fazer do meio jeito.

Foi a decisão de recusar que capacitou Moisés a dar o próximo passo de preferir sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado.

Você deve recusar o quê? Recurse Todo o Mal, Tudo o que é Ruim

Aceite somente o que for bom. A vontade de Deus é sempre boa. Tiago diz:

Não vos enganeis, meus amados irmãos. 17  Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança. Tiago 1.16 

Muitas pessoas são enganadas, pensam que as coisas ruins vêm de Deus. Deus nunca manda nada de ruim. Deus é amor perfeito e completamente bom, Ele não tem nada de ruim para você.

4ª. Decisão: Abandone o Mundo

            Leiamos novamente Hb 11 somente os versos 27 a 29:

Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; ...

Abandonar algo significa deixar para trás. Moisés abandonou o Egito que tipifica o sistema do mundo. Em outras palavras, ele deixou o cativeiro do sistema deste mundo para trás. Você está disposto a abandonar as coisas que o estão mantendo em um cativeiro? Talvez sejam hábitos, atitudes, relacionamentos.

Apenas você conhece aquelas áreas em sua vida que são um obstáculo para o seu crescimento espiritual e para o seu relacionamento com Deus. Seja lá o que for, se quer se colocar no caminho que leva ao seu destino, você precisa abandoná-las.

O inimigo de sua alma, sempre colocará “um sentimento de medo” em você, a fim de impedir sua decisão.

5ª. Decisão de Qualidade: Permanecer firme.

... antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível.

Existe uma guerra espiritual contra sua alma. A única maneira de vencê-la é permanecer na força do poder de Deus. Paulo descreve uma batalha espiritual contra nós. Existem espíritos malignos nas regiões celestiais que promovem toda a confusão, medo, destruição e planos contra você. Lemos em Efésios 6:10  Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força [permanecer firme] do seu poder.

Quando você aceita Jesus em seu coração, você recebe o espírito de poder.

Moisés permaneceu firme pois viu aquele que é invisível. Ele viu a Deus através de Jesus, conforme diz a Palavra em Colossenses 1:15  Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação.

Quando você vê Jesus em seu coração, tudo muda, você se fortalece e vence qualquer coisa.

6ª. Decisão de Qualidade: É Celebrar

Pela fé, celebrou a Páscoa e o derramamento do sangue, para que o exterminador não tocasse nos primogênitos dos israelitas.

Moisés celebrou a páscoa.

A Páscoa significa o novo nascimento. Não existe alegria maior do que ter o seu nome escrito no livro da vida.

O cordeiro de Deus é Jesus que tira o pecado do mundo.

Tudo o que Moisés fez foi PELA FÉ. Permanece o mesmo hoje, pela fé você pode celebrar a nova vida em Cristo Jesus, as coisas velhas ficarão para trás, tudo ser fará novo.  O Espírito Santo virá em você. Ele entrará em seu espírito e você nascerá de novo, como filho amado de Deus, purificado de todos os seus pecados e justificado por causa do SANGUE de JESUS Cristo.

Não há nada melhor nesta terra.

7ª. Decisão de Qualidade: A travessia

Pela fé, atravessaram o mar Vermelho como por terra seca; tentando-o os egípcios, foram tragados de todo.

A travessia é o último passo para uma decisão de qualidade. Atravessar o mar Vermelho é identificar-se com o poder da morte e da ressurreição de Jesus.

É atravessar para viver em novidade de vida. Conhecendo a Deus e sendo conhecido por Ele.

É atravessar para o mundo sobrenatural de vida e paz.

É ser introduzido nos céus.

É desfrutar de plenitude de paz e alegria, no reino do Espírito Santo.

É um novo tempo para coisas novas.

Atravessar o mar vermelho é ser batizado no Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

É se identificar-se com Deus.

É se tornar um embaixador dos céus, um representante celestial.

É ser tornar um reino de sacerdote para reinar em vida sobre todas as circunstâncias. Amém.

Vamos orar?

Comentários