0285 – Três Fundamentos para 2023

 0285 – Três Fundamentos para 2023



Sua Casa Cheia de Tudo o que é Bom


Nosso decreto já foi estabelecido: 2023 é o ano da casa cheia, é o ano da fartura, de nenhum espaço vazio. Jesus preenche tudo em todos. É um ANO COMPLETO DE JESUS.


Casas Cheias de tudo o que é BOM.


A promessa é de “tudo o que é bom”. Que Deus maravilhoso é o nosso Deus!


Dt 6.10  Havendo-te, pois, o SENHOR, teu Deus, introduzido na terra que, sob juramento, prometeu a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, te daria, grandes e boas cidades, que tu não edificaste;

11  e casas cheias de tudo o que é bom, casas que não encheste; e poços abertos, que não abriste; vinhais e olivais, que não plantaste; e, quando comeres e te fartares,

12  guarda-te, para que não esqueças o SENHOR, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

13  O SENHOR, teu Deus, temerás, a ele servirás, e, pelo seu nome, jurarás.


Participamos dessa promessa porque ela foi feita aos filhos de Abraão e nós o somos pela fé.


Jesus disse: 

Mateus 4:10  Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.


Observe que Jesus substituiu a palavra temerás por adorarás. Participamos dessa maravilhosa promessa quando ADORAMOS a Deus. A adoração é muito mais que cantar, música é um veículo, louvor e adoração são FRUTO de lábios que confessam o NOME DE JESUS.


E Jesus substituiu a palavra a ele servirás e pelo seu nome jurarás por culto!


Muitos não entendem o valor do culto a Deus. O culto é um lugar onde as promessas deste Texto são consolidadas em nosso coração. Se alguém participar de todos os cultos ao SENHOR, ele jamais será o mesmo. Claro que me refiro a cultos ao Senhor e não exposição de sabedoria humana. Não me refiro a ajuntamento de pessoas, mas culto ao SENHOR. Um lugar onde Deus se manifesta pelo Seu Espírito, Sua Presença é palpável. 


Quero estabelecer uma declaração para nossos cultos:

Cada Culto Um Encontro com Deus.


A fim de cumprirmos a palavra profética, precisamos de alguns fundamentos em nossa maneira de andar nesse novo ano. Temos a profecia, mas ela não se cumpre automaticamente, ela deve ser gestada em ventres de fé.



1 - Siga o Bom Pastor


Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz.  Jo.10:4


Ovelhas reconhecem a voz do pastor. Jesus é o bom pastor. Precisamos seguir a Jesus de perto.

Há muitos anos, tive uma revelação que mudou minha percepção da vida. Eu trabalhava muito, estudava de tudo e deseja como todos êxito na carreira profissional. Eu nunca sai de dentro da igreja, sempre estive envolvido na liderança, mas um dia o Espírito acendeu a luz sobre o seguinte texto: Lucas 22:54  Então, prendendo-o, o levaram e o meteram em casa do sumo sacerdote. E Pedro seguia-o de longe.

Vi que Pedro seguia Jesus de longe. Ele era amado pelo Senhor, tinha participado de milagres, andado sobre as águas, visto a glória do Senhor, presenciado a ressurreição de Lázaro, MAS SEGUIA a Jesus de longe.

Naquele momento eu me vi. 

Você pode conhecer Jesus, participar de suas bênçãos e, ainda assim, estar longe DELE!

Realmente isso exigiu de mim uma DECISÃO. E graças a Deus que a dei. Eu deixei de lado todos os livros técnicos que comprava, deixei de dedicar-me muito a eles e comecei a comprar os livros cristãos e estudar mais a Palavra. Eu alterei minha agenda de vida. Meu foco mudou. 

Eu queria andar mais próximo de Jesus. Ainda estou tentando acompanhá-Lo bem de perto!


Seguir alguém significa que você não está no comando. Não é você quem define se vira à esquerda ou a direita. Seguir exige obediência e submissão.  


Seguir é confiar que ELE me levará ao destino certo.


No contexto de João 10, Jesus fala do ladrão, do mercenário, do salteador que tenta confundir as ovelhas. Mas quem é ovelha de Jesus NÃO ouve vozes estranhas.


Seguir é saber reconhecer a VOZ que você segue. Nenhuma voz é sem sentido, nada é neutro, o que você ouve determinará sua fé. Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido” (1Co 14.10). 


É fácil seguir quando você sabe que é Amado


Em João 21, João consciente do amor de Jesus, o seguia. Se você é ciente do amor de Jesus, então já o está seguindo.

Mas para Pedro Jesus disse: “Segue-me tu”. João não precisa ouvir “segue-me” pois já o seguia. Para Pedro era uma ordem, um imperativo! Enquanto para João era “natural”, porque ele sabia o quanto Jesus o amava.


Não precisamos convencer quem sabe que é amado.


Mas Qual o caminho de Jesus, o bom pastor? 


O Salmo 65 responde:

Coroas o ano da tua bondade; as tuas pegadas destilam fartura. Sl. 65:11


Quando você segue Jesus, a bondade e misericórdia e a fatura o acompanharão.

Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre. Sl. 23:6


Independentemente do que os especialistas dizem sobre a situação econômica atual, as notícias são boas para nós. Coisas boas vão acontecer com você este ano porque a Palavra de Deus declara: O Senhor coroa o ano com a sua bondade, e seus caminhos destilam abundância e fartura!



2 - Ouça Atentamente 


Tu coroas o ano da tua bondade, e as tuas veredas destilam gordura. Sl. 65:11 RC


  1. Quem segue?

  2. Aquele que reconhece a voz;

  3. Quem reconhece a voz?

  4. Aquele que sabe e confia no amor do Pai.


No Salmo 65.11 encontramos duas palavras bondade (towb) e fartura (déshen). Ambas ocorrem também em Isaías 55.2.


Is 55.2  Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão, e o vosso suor, naquilo que não satisfaz? Ouvi-me [shama‘] atentamente [shama‘], comei o que é bom (towb) e vos deleitareis com finos manjares (déshen).


O Senhor diz OUVI-ME ATENTAMENTE então comerás do que é bom e você se deleitará nos finos manjares. OUÇA E OUÇA, há uma dupla ênfase em ouvir.


Quando você ouve atentamente você COME do que é BOM.

A fartura do Senhor Jesus está ONDE VOCÊ é capaz de OUVIR.


É preciso considerar que a palavra déshen tanto se refere à fartura/gordura, como a cinzas. Como duas coisas aparentemente opostas são usadas juntas?

Cinzas é o resultado de tudo o que o fogo consumiu. Naquela cruz, quando Jesus tomou sobre si toda a condenação do homem tornando-se pecado, o fogo da ira divina consumiu todo o pecado, toda a maldição, todas as enfermidades e toda pobreza. Quando tudo vira cinzas, o fogo se apaga significando que o julgamento acabou. Por isso Ele bradou: “Está consumado”. A obra de Cristo foi perfeita. Jesus consumou a eterna redenção. Não há mais sacrifício pelo pecado.


Já que os caminhos do Senhor destilam fartura e abundância, seguir Seus passos o levará a andar nessa mesma abundância de toda a OBRA CONSUMADA! 


Não é o dinheiro que o conduzirá às farturas de Cristo, mas OUVIR JESUS, ouça o conselho da Palavra, ouça o Espírito Santo antes de qualquer outra voz. 


Gaste seu dinheiro para OUVIR Jesus.


Se você deseja sair da escassez e andar na providência divina, continue ouvindo a pregação sobre as boas novas da obra consumada de Jesus. Continue ouvindo tudo o que Ele fez por você para capacitá-lo a herdar toda a bondade e riqueza de Deus. 

A fé virá para te libertar de doenças crônicas, medos, dívidas e depressão para te trazer saúde, sabedoria, providência, abundância de frutos e alegria do céu! Lembre-se que a fé vem pelo ouvir a pregação.


Em nosso meio sempre exisirão as “Martas” e as “Marias”. Maria escolheu a melhor parte: ouvir a Jesus. Em Lucas 10.42, o Senhor disse: Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.


Jesus jamais tiraria de Maria a melhor parte. A melhor parte da vida foi reservada para aqueles que desejam ouvir atentamente ao Senhor.


4 – Veja Jesus

…corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus…  Hb. 12:1-2


Quando surgem os problemas o que você vê? Você vê os problemas ou você vê Jesus?


Somos chamados a correr a carreira proposta OLHANDO FIRMEMENTE para Jesus. Tal frase: “olhar firmemente” significa desviar os olhos de tudo e fixá-los somente em JESUS. Você precisa “achar” Jesus no meio da tempestade. Você precisa CONSIDERAR Jesus. Você precisa “ler a Escritura” até ver a Cristo para sua resposta.

Israel estava diante do Mar Vermelho, eles viam a impossibilidade à frente. Eles chegaram num lugar SEM SAÍDA. Estavam falidos. Não havia escape. De repente, eles olharam para trás e viram o exército de Faraó vindo contra eles. Eles se assustaram, eles se apavoraram, eles olharam para todos os lados exceto para Jesus.

Moisés por outro lado, não olhou para o Mar à frente e nem para o exército inimigo atrás, ele OLHOU Jesus. Vejam o texto:


Êxodo 14.11  Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? 12  Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. 13  Moisés, porém, respondeu ao povo: Não temais; aquietai-vos e vede o livramento [y@shuw‘ah] do SENHOR que, hoje, vos fará; porque os egípcios, que hoje vedes, nunca mais os tornareis a ver.

Quando surgem os problemas a quem você vê?

Moisés viu Jesus, Ele viu a salvação de Deus.


Quando você olha para si mesmo (suas fraquezas) e suas circunstâncias negativas, é fácil ficar sobrecarregado de ansiedade, medo e desesperança.


Outro exemplo está em Números 13 e 14. Os 12 espias voltaram depois de 40 dias olhando a terra prometida, veja o relatório deles:


Nm 13.27 [...] Fomos à terra a que nos enviaste; e, verdadeiramente, mana leite e mel; este é o fruto dela. 28  O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades, mui grandes e fortificadas; também vimos ali os filhos de Anaque. 29  Os amalequitas habitam na terra do Neguebe; os heteus, os jebuseus e os amorreus habitam na montanha; os cananeus habitam ao pé do mar e pela ribeira do Jordão. 32 [...] A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. 33  Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos.


Observe que eles não citaram a DEUS. Eles não viram a Deus em nenhum momento. Eles viram os fatos, a realidade, os problemas, os desafios, as impossibilidades, tudo MENOS A DEUS.


Veja o que Calebe e Josué que tiveram OUTRO ESPÍRITO:


Nm 13.30 [...] Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela. 14.7 [...] A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa. 8  Se o SENHOR se agradar de nós, então, nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel. 9  Tão-somente não sejais rebeldes contra o SENHOR e não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar; retirou-se deles o seu amparo; o SENHOR é conosco; não os temais.


Calebe citou três vezes o SENHOR, porque viu o Senhor Jesus em meio aos problemas. Ele foi um vencedor. Somente ele e Josué entraram na posse de sua herança, os outros espias morreram no deserto. Que impressionante! Que exemplo simples de compreender!



Em 2023, siga Jesus, Ouça Jesus e Veja Jesus! São os três fundamentos para trilharmos um ano de Casa Cheia de Tudo o que é Bom!

Amém.


Comentários