0288 – A Viva Esperança

 

0288 – A Viva Esperança

Introdução

1 Pedro 1:3  Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos.

Louvado nosso Deus e Pai ele nos regenerou para uma viva esperança. Somos criados para termos esperança.

Pedro diz que foi mediante a ressurreição de Jesus Cristo. Quantas riquezas nos foram dadas quando Jesus ressuscitou! Vida e Poder, Direção e Justificação, Habitação Santa e esperança viva. A esperança em nós NÃO MORRE, porque a vida ressurreta vence a morte. A esperança não será destruída, jamais, o amor a mantém firme. Veja sua casa cheia de tudo o que é bom. Veja sua descendência cheia de vida e paz. A esperança nos leva a sonhar com fé.

A esperança deve ocupar seu coração e seus pensamentos. Você deve vestir o capacete da esperança, a fim de impedir que o diabo conquiste espaço dentro de seus pensamentos. Paulo disse: Nós, porém, que somos do dia, sejamos sóbrios, revestindo-nos da couraça da fé e do amor e tomando como capacete a esperança da salvação. 1Ts 5.8 

Devemos manter firme a confissão da esperança, sem vacilar, porque quem fez a promessa é fiel.

A Esperança São os Sonhos e Visões do Espírito Santo em seu Coração

A esperança se traduz em sonhos e visões do Espírito colocados em seu coração.

Trabalho duro e diligência são componentes essenciais para o sucesso, mas eles requerem uma motivação interna. Essa motivação é dada pela visão de seu propósito.

Paulo disse ao rei Agripa: “Não fui desobediente à visão celestial”. Ele tinha uma visão de seu chamado, de seu propósito, de seu destino. Ele sabia que era apóstolo e mestre para os gentios.

Ter a visão de Deus em seu coração vai casar você com o seu destino. Deus transmite ideias, propósitos e destinos a nós através de sonhos e visões.

            Você deve alinhar sua vida de acordo com o sonho de Deus plantado em seu coração. Você é único para um propósito, ninguém pode ocupar seu lugar. Você não é uma cópia carbono, você é o original e quando criou você Ele jogou o original fora. Não existem cópias reservas.

Em Atos 13.36 diz que Davi serviu a sua própria geração e morreu, assim é conosco também. SIRVA a sua geração com o sonho de Deus dentro de você.

Quando você sabe e compreende o que foi criado para cumprir, isso é propósito. Quando consegue vê-lo em sua mente pela fé e começa a imaginá-lo, isso é visão.

 

Deus disse a Jeremias: Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações ( Jr 1.5). Note que Deus falou no tempo passado, foi antes de Jeremias nascer. Sua consagração existe antes de seu nascimento. Você não cria o seu propósito, você o descobre. Jeremias disse: “Eis que não sei falar” (v.6). A reação de Deus foi: “Não diga isso”, se te constituí profeta, então você sabe falar” (v.7).

Quando Deus lhe chama para fazer algo, Ele o capacitará. As dificuldades que você enfrenta fazem parte do treinamento, até que você cumpra plenamente o seu propósito. Pedro disse que você não deve se espantar pelas dificuldades que surgem, porque Deus mesmo está fundamentando, firmando, consolidando e aperfeiçoando você. Veja os problemas como pão. Alimente-se deles. Veja cada desafio como uma oportunidade de crescimento na fé e no conhecimento de Cristo, para a manifestação de uma glória maior.

Sempre existirão limitações desafios, obstáculos dos mais diversos, mas não permita que a visão de Deus se apague em seu coração. Em Romanos 5 diz que devemos nos alegrar nas tribulações, nos problemas, porque eles têm um propósito: produzir perseverança, experiência e esperança. Note que a esperança é o produto final, o último estágio de nossas provações. Você sabe que a visão é de Deus quando continua firme depois que a tempestade passou.

Quando você recebe a visão de Deus você ainda não está preparado para ela, por isso, o treinamento da fé virá. As tribulações fazem parte do processo. Se você estiver feliz com o que está fazendo, vai acabar permanecendo onde está. A tolerância com o presente não mudará nosso futuro.

As visões do Coração

A primeira menção de coração no Velho Testamento está em Gênesis 6:5.

E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. Gn. 6:5 RC

Os pensamentos do coração. O coração tem pensamentos que sobem à nossa consciência, à nossa mente. O coração teve ser mantido a 7 chaves. Ele é essencial para a nossa vida. Guarde-o de imagens erradas, imaginações que são contrárias à Palavra de Deus.

Jesus afirmou: “os limpos de coração verão a Deus”. Ser limpo é ser puro. Não guarde ressentimentos, não guarde mágoas, não guarde nada além dos mandamentos de Deus. As pessoas não percebem que o inimigo deseja semear o joio, ele deseja afetar seu futuro colocando imagens e ideias que são coisas de homens.

“O homem bom tira do bom tesouro coisas boas” retire somente coisas boas de seu coração.

Deus nos deu os olhos para ver, ter vista, e o coração para ter visão. Jesus disse aos fariseus que o questionavam sobre a cura de um cego de nascença: “Se fôsseis cegos, não teríeis pecado algum; mas, porque agora dizeis: Nós vemos, subsiste o vosso pecado”. Precisamos de coração iluminado pelo Espírito Santo para enxergar as realidades da vida espiritual e a hipocrisia da carne.

A primeira menção de esperança na Bíblia está no episódio de Raabe, em Josué.

Josué 2. 17  Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar, 18  se, vindo nós à terra, não atares este cordão [tiqvah] de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai. E ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja. Então, os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.

A palavra cordão é esperança no hebraico. Uma corda é uma boa ilustração para esperança. Normalmente utilizamos a corda como objeto de “suporte” e “auxílio”. Ela traz o sentido de união entre duas coisas. Une você ao seu destino! Raabe pôs toda a sua esperança na visão de um cordão vermelho. Esse cordão foi a sua salvação quando Jericó foi destruída. Vale lembrar que a casa de Raabe era na muralha que foi totalmente destruída por Deus, exceto a casa dela! A esperança dela foi recompensada por Deus e pelos homens. Mantenha Jesus e Sua obra bem “amarrados” em sua visão interior. Tudo pode cair ao seu redor, mas nada acontecerá com sua casa e com os seus. O SENHOR guardará vocês neste ano.

Devemos Ser Ricos de Esperança

É o que Paulo diz em Romanos 15.13

E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo.

 

Enquanto você espera no Senhor, Ele renova as suas forças

Isaías 40:31  mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Se você está cansado de esperar por algo é porque não está desviando o foco do SENHOR. Você provavelmente perdeu a Jesus de vista. Você está considerando mais as circunstâncias e acontecimentos. Você está dando voltas no deserto da vida, sem avançar para a terra do desfrute. É provável que deixou de seguir o Mestre bem de perto e permitiu que os acontecimentos descrevessem seu futuro.

Pela fé, mantenha firme a confissão da esperança, porque quem fez a promessa é fiel.

Amém.

Oremos para que o Espírito Santo renove os sonhos e visões de Deus em sua vida.

Comentários