0287 – O Alicerce do Sobrenatural

 

0287 – O Alicerce do Sobrenatural

Introdução

Existem três elementos que alteram o sobrenatural: a fé, a esperança e o amor.

Tudo o que existe, qualquer coisa tem a sua origem no âmbito do sobrenatural. Deus é sobrenatural. O Seu reino também. Assim, se queremos uma mudança permanente em nosso mundo, precisamos ir até a origem. Devemos tratar as causas e não os efeitos. Em Hebreus 1 diz “que o visível veio das coisas invisíveis”.

Existe uma relação entre essas três verdades: A fé opera pelo amor e dá substância à esperança. O amor é a garantia de que a esperança não será frustrada. O amor é a âncora da esperança. Desta forma, precisamos compreender e valorizar cada vez mais o que estamos pensando, imaginando, declarando e guardando em nosso coração. São os três aspectos do sobrenatural dados por Deus para governarmos as circunstâncias.

Falaremos nessa mensagem sobre o amor.

O Verdadeiro Amor

O verdadeiro amor não é o seu, mas o de Deus. É através do amor de Deus que podemos viver a vida de Deus. O amor não é algo que Deus dá, mas é Ele mesmo. Sua natureza, sua vida, seu estilo de vida, sua maneira de fazer as coisas. Assim como a água sempre molha, porque é sua natureza, quando Deus se revela, SEMPRE HÁ AMOR, porque Ele é amor. No juízo ou na dor, Deus continua o mesmo. Saber e crer que Ele é amor, nos dará uma fé robusta e uma esperança possível.

Quando sabemos e cremos que Deus é amor, podemos crer que ELE NOS AMA. Não posso julgar tal amor pelas coisas boas ou ruins que me acontecem, porque há uma guerra espiritual nesse mundo. Eu devo saber e crer nesse amor pela palavra. O apóstolo João conheceu esse amor, ele se autodenominava como “o discípulo amado”. Ele sabia que Jesus o amava. Ele tinha convicção. Por isso, escreveu : E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. A maneira de permanecermos firmes, inabaláveis na posição que Ele nos deu em Cristo Jesus é através do conhecimento e fé nesse amor de Deus por nós.

Quando Paulo fala da guerra espiritual, ele alerta por quatro vezes: “permanecei inabaláveis”, “fique firme”. A vitória é possuída quando você “fica firme” no amor de Deus por você.

Em João 15 Jesus disse que Ele é a videira verdadeira e o pai o viticultor. Ele está cuidando de nós para darmos muitos frutos. Por doze vezes Jesus diz: “permaneça”. Doze é um número de governo e domínio na Bíblia. Assim, você governa quando SABE E CRÊ que é amado pelo Pai.

“Pai, eu sei e creio no Seu amor por mim. Nada poderá me remover da posição de filho amado. Nem a vida, nem a morte, nem os poderes, nem os anjos, nem os céus ou a terra. Nem poderosos, principados ou potestades, nada... Eu sou filho amado e o Senhor já me deu provas disso. Descanso nesse amor e em Cristo Jesus. Ele me dá segurança para o amanhã. Que tudo será suprido, que o Senhor me livra de todo o mal e abençoas minha casa, obrigado Pai amado”.

Devemos ser aperfeiçoados no amor. Ser aperfeiçoado é ser completo, pleno. Nós crescemos no conhecimento do amor de Deus. Tal crescimento será manifestado no amor de uns para com os outros. À medida que sei que sou amado, amo. Pessoas que não conseguem amar o irmão são carentes da revelação que são amados pelo Pai.

Não tente amar as pessoas, creia no amor de Deus por você que o amor naturalmente se expressará. O amor de Deus não ama apenas aqueles que o amam, Ele ama a todos. É a capacitação do amor de Deus em mim que me leva à capacitação do amor pelo próximo.

Quando você tenta amar pelo seu próprio esforço, certamente fracassará, porque se coloca debaixo do preceito da lei. Mas quando confia no amor de Deus por você, então é capaz de perdoar. O perdão é a prova da revelação do amor de Deus por você.

A duração de todo relacionamento é decidida pela predisposição a perdoar. O perdão é possível através do amor de Cristo revelado a você.

Veja como o apóstolo João descreve essa realidade:

1 João 4:12  Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.

Então temos duas verdades. A primeira é que sou aperfeiçoado no amor quando sei e creio que sou amado e a segunda é que sou aperfeiçoado quando manifesto esse amor mando uns aos outros.

Desejo compartilhar quatro provas do amor de Deus por você que devem alimentar sua fé e alicerçar mais o conhecimento do amor de Deus por você.

Prova 1 – Deus Enviou Jesus Por Você

João 3.16 Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Quem ama dá. É impossível amar e não dar. Não existe tal possibilidade. Pais quando amam dão para seus filhos. A prova do amor é dar.

Muitos podem até dar sem amar, mas o contrário é impossível. Se amar você dará. É por isso que não existe obrigação no evangelho de Cristo, mas existe amor. É o amor que motiva tudo. Sem amor tudo o que fazemos é inútil. Posso até mover montanhas, mas será inútil. Posso ter todo o conhecimento, mas serei vazio sem o amor.

O amor é prova na disposição de dar. E não falo apenas de recurso financeiro, mas de seu tempo, de seu investimento pessoal em aconselhamento, em oração e jejum por alguém. Nosso é amor é muito diferente do amor de Deus. Amamos naturalmente aqueles de quem gostamos, mas Deus ama independente do que a pessoa faz.

Quem é Jesus? Apocalipse 1.4 e 8 revelam-nos que Ele é o Todo-Poderoso.

O valor de Jesus determina o nosso valor para Deus. Existe uma pensamento simples e lógico da prova deste amor. Paulo diz: “se Deus nos deu Jesus, como não nos dará graciosamente as demais coisas”. Jesus é o primeiro, todo o resto está inserido em “as demais coisas”, assim tudo o que você precisa para a vida e paz já está disponível para você. As bênçãos de 2023 não serão criadas, elas já existem em Cristo para você, aguardando que você as receba (lembre-se de seguir o bom Pastor que é Cristo).

Prova 2 - Jesus Morreu na Cruz por Você

Romanos 5.8 Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

O verbo provar está no tempo presente em Grego, significando um ato contínuo. “Deus está provando seu amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós...” .

Diante de Deus está o sangue de Jesus que anuncia o nosso perdão dos pecados e nossa justificação. O sangue está falando constantemente que Deus ama você. Isso não é maravilhoso!

Éramos pecadores, você não é mais! Aleluia! O amor de Deus partiu inteiramente da sua disposição de amar. Não tivemos participação em nada. Ele não provou o amor quando nós provamos nosso interesse por Ele. Nós éramos pecadores! Você acha que agora, sendo filhos amados, inseridos em Cristo Jesus, Ele não nos amaria mais? Será que o evangelho que você tem ouvido coloca em dúvida o amor de Deus por você? É totalmente impossível Deus não te amar. Você é amado eternamente.

Ó que obra foi a cruz. Nela o inimigo foi derrotado. Nela o sangue foi derramado. Nela o preço foi pago. Nela fomos resgatados de toda a maldição da lei. Nela encerrou-se toda a condenação da lei. Nela tivemos o nosso substituto divino. Nela o amor foi provado. Ó que doce mensagem na cruz. O diabo não pode anular o fato da cruz, o inferno pode negá-lo, mas se você olhar para a cruz, verá o amor de Deus por você.

Paulo disse: “Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.”. Existem duas “mortes” operando em você. O velho homem morreu na cruz, todo o domínio do pecado, das maldições e medos foram eliminados na cruz. Você nasceu de novo, como filho amado de Deus, agora seus pecados foram perdoados. Todavia, na guerra espiritual o mundo tenta manter você preso a ele, em todas as suas ocupações. Porém, é na cruz, onde o amor foi provado, que Deus elimina a fascinação do mundo de DENTRO de seu coração.

“Ele mesmo carregou...” gosto dessa expressão. Jesus mesmo quis levar toda a nossa maldição. Não foi uma imposição do Pai, foi o seu próprio amor por nós.

 

Prova 3 - Jesus ressuscitou para nos justificar -

Romanos 4.25 o qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação.

Deus não ressuscitou nosso Senhor Jesus como Seu Filho,  Ele O ressuscitou como nosso substituto.  Isso significa que todos nós estamos naquela ressurreição e hoje estamos sentados com Cristo à direita do Pai (Ef 2:6)! A ressurreição de Cristo ocorreu para nossa justificação.

A versão americana YLT que traduz literalmente o hebraico e grego descreve esse texto de Romanos assim:

" o qual foi entregue por causa dos nossos delitos, e ressuscitou por causa de termos sido declarados justos... Romanos 4:25b YLT

Se não fôssemos declarados justos por Deus, Jesus ainda estaria na sepultura.  Na cruz, Jesus morreu em nosso lugar, para que possamos tomar o Seu lugar.  Quando Ele morreu, nosso velho homem morreu com Ele.  E quando Ele ressuscitou ao terceiro dia, nós ressuscitamos com Ele!  Hoje, Deus nos vê em Cristo e como Cristo.  E a ressurreição de Jesus é a prova de que hoje somos absolvidos e justos.  Este dom da justiça é a prova de que Deus é por você e te ama. O apóstolo Paulo afirmou: “vivo por Cristo que amou e por mim se entregou”. O amor o levou à entrega.

Prova 4 - Deus nos deu o Espírito Santo

Romanos 5.5  Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado.

O amor de Deus é o Espírito Santo. Quando o Espírito Santo entrou em nós, aleluia! Ele nos fez sua morada eterna. Então o amor entrou também. Assim, é impossível você duvidar do amor de Deus, porque Ele está em você. Ele se move em você. Ele fala com você. Ele consola você. Ele fortifica você. Ele alimenta sua fé. Ele produz a imagem da esperança. Ele é real.

O Espírito Santo veio para provar o amor de Deus. Ele é o selo a garantia que você chegará ao destino da eternidade.

O Espírito Santo é quem reveste você de poder para vencer no mundo.

O Espírito Santo é quem orienta você. Nada seria possível sem o Espírito Santo. Muitas pessoas pensam que podem realizar a obra de Deus sem o poder do Espírito Santo. É um engano. Todos precisamos do poder do alto. Jesus não liberou seus discípulos para o ministério sem o revestimento de poder do alto. Você precisa desse revestimento de poder.

O poder do Espírito Santo lhe dará revelação para compreender o amor do Pai por você. Ele transcenderá as coisas da alma e liberará o seu espírito em graça.

Conclusão

Neste ano, caminhe na revelação que você é filho amado. O amor do Pai está em você. Deus já deu provas disso.

 

Comentários