0300 – Os Acontecimentos da Cruz até o Trono

 



Introdução

1 Coríntios 1:18  Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.

 

O amor de Deus por você foi provado na crucificação de Jesus. Os momentos que Jesus enfrentou revelam sua obra de amor por nós.

Meditemos em cada momento que Jesus passou naquela cruz.

 

1.     Jesus é crucificado às 9h da manhã;

No momento em que o chofar soava anunciando a morte do cordeiro no templo, a cruz de Cristo foi levantada unindo a humanidade à divindade! Era grande aquele sábado (Jo 19.31). Provavelmente o dia da expiação nacional, quando o sumo sacerdote sacrificava o primeiro animal, o outro seria morto às 15h.

 

2.     Jesus na cruz diz: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem” (Lc.23:34). Foi um brado de perdão incondicional para todos os que o feriam. O perdão dos pecados é o início da obra de Cristo.

 3.     Jesus observa os soldados repartindo as suas vestes e lançando sortes sobre sua túnica e ouve os gritos de escárnio dos fariseus, das autoridades, dos soldados:

o   “- Se Deus se importa com você que venha livrá-lo, porque você disse que é Filho de Deus”;

o   “ - Desça da cruz e creremos em você”!

 4.     Um dos ladrões o reconhece e diz: “[...] Jesus, lembra-te de mim quando vieres no teu reino. Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso”. (Lc. 23:42,43);

 O paraíso é descrito em Lucas 16.22-27. 22  Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para o seio de Abraão; morreu também o rico e foi sepultado. 23  No inferno, estando em tormentos, levantou os olhos e viu ao longe a Abraão e Lázaro no seu seio. 24  Então, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim! E manda a Lázaro que molhe em água a ponta do dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama. 25  Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro igualmente, os males; agora, porém, aqui, ele está consolado; tu, em tormentos. 26  E, além de tudo, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que querem passar daqui para vós outros não podem, nem os de lá passar para nós. 27  Então, replicou: Pai, eu te imploro que o mandes à minha casa paterna, 28  porque tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de não virem também para este lugar de tormento. 29  Respondeu Abraão: Eles têm Moisés e os Profetas; ouçam-nos. 30  Mas ele insistiu: Não, pai Abraão; se alguém dentre os mortos for ter com eles, arrepender-se-ão. 31  Abraão, porém, lhe respondeu: Se não ouvem a Moisés e aos Profetas, tampouco se deixarão persuadir, ainda que ressuscite alguém dentre os mortos.

o   Há um céu e há um inferno.

o   Há um reino e há um paraíso.

 

5.     Jesus vê sua mãe Maria e diz: “Mulher, eis aí teu filho. Depois, disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. (João 19:25-27a).

o   Seu cuidado como filho mais velho, mostra seu afeto e responsabilidade.

 

6.     Quase meio dia (12h) toda a terra escureceu (Mt 27.45 NTLH diz: Ao meio-dia começou a escurecer, e toda a terra ficou três horas na escuridão). Até às 15h, quando o segundo cordeiro seria sacrificado no Templo.

o   Jesus vive o Salmos 22, “o inferno está ao redor da cruz”.

 7.     Às 15h (3 da tarde), o shofar volta a tocar, o segundo cordeiro era imolado.

o   E, neste momento, Clamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lamá sabactâni? O que quer dizer: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? (Mt. 27:46).

o   É um brado de súplica e dor, quando percebe que o Pai o abandonara.

o   Aqui existe um ponto inexplicável, não explicamos a trindade perfeita, portanto não explicamos a separação sofrida por Jesus.

 

8.     8E Jesus diz: “Tenho Sede” – João 19.28

o   Ele recebe todo o julgamento sobre nossos pecados, iniquidades, transgressões e se faz maldito em nosso lugar!

A ira de Deus caiu sobre Jesus e todo o julgamento foi satisfeito.

A ira de Deus não recai mais sobre todo aquele que crê em Jesus.

 

9.     9. Jesus percebendo que tudo havia se cumprido, grita: “Está consumado” (Jo 19.30)

 

o   Jesus cumpriu todos as exigências da lei de Deus;

o   Todo pecado foi punido;

o   Toda maldição foi punida;

o   Todo o castigo foi executado;

 

Está consumado. Aleluia! Não existe nada mais a ser feito. Tudo foi completado!

 10.  As últimas palavras de Cristo na cruz foram:Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” e, expira.

 11.  O véu do templo foi rasgado de alto a baixo

o   O véu se rasgou, tremeu a terra, fenderam-se as rochas, abriram-se sepulcros. Por quê? Porque Jesus é a ressurreição e a vida (João 11.25).

  

o   O centurião e os que com ele guardavam a Jesus, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de Deus.

 

o   Muitos corpos de santos ressuscitaram e saindo dos sepulcros entraram em Jerusalém e foram vistos por muitos.

§  O rico suplicara para o Pai Abraão que mandasse alguém dentre os mortos para falar com seus 5 irmãos, a fim de não irem para o inferno, Abraão lhe negou o pedido, mas Jesus atendeu. Ele é maior que Abraão!

 

 

O que acontece APÓS esse momento?

 

1)     Jesus entra no paraíso e ao seu lado está o ladrão da cruz;

Ele se revela a todos os justos que lá estavam. Jesus é a Promessa cumprida. Davi lidera todos em um grande cântico de louvores a Deus.

 

2)     Do outro lado estão os demônios,

 

o   Estão observando que o Rei está sendo entronizado nos louvores do seu povo;

o   Um grande abismo os separa.

 

3)     Jesus então cruza o abismo;

o   A luz da vida ilumina todo o inferno, o império das trevas se abala;

o   Jesus vai até onde Satã está, enquanto passa todo joelho tem que se dobrar e os demônios têm que confessar que Ele é o Senhor.

o   Jesus toma as chaves da morte e inferno e esmaga a cabeça de Satanás!

o   Os demônios começam a gritar: “fechem as portas” não permita que ele saia.

o   Mas de repente, um som como de vento impetuoso invade o inferno;

o   É o Espírito Santo, a glória do Pai, a SUPREMA grandeza do PODER de DEUS;

o   O Espírito Santo coloca Jesus num corpo glorificado.

o   Antes o tinha colocado no ventre de Maria.

o   É domingo bem cedo, o dia da ressurreição, a garantia eterna que toda a obra foi aceita.

 

 É domingo pela manhã, no jardim do sepulcro a pedra foi removida.

 

1.     Um anjo do Senhor vindo do céu chegou e removeu a pedra e assentou-se sobre ela, o seu aspecto era como um relâmpago e os guardas ficaram como mortos!

 

2.     Maria Madalena encontra Jesus, Ele tem que ir ao Pai: Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus. João 20.17

 

o   Jesus tinha que completar a redenção entrando nos Santos dos Santos com o seu próprio sangue, para nos dar a promessa do Espírito Santo.


·       Em Hebreus 9:12 diz:  não por meio de sangue de bodes e de bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou no Santo dos Santos, uma vez por todas, tendo obtido eterna redenção.

 

o   SE É ETERNA, não há mais nada a fazer;

o   Tudo já foi consumado.

 

Em 1 Co 15:17 lemos:  E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados.

Se Cristo ressuscitou então não permaneço mais nos meus pecados! 

Tudo foi consumado a obra perfeita foi realizada e tudo está disponível pela graça de Cristo para você, se você apenas crer.

Amém e Amém.

Comentários