0304 – A Palavra Sustenta Todas as Coisas

 

0304 – A Palavra Sustenta Todas as Coisas



Introdução

Tudo o que existe é sustentado pela Palavra de Deus, Hebreus 1.3 diz:  Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, [...].

Se Deus contasse uma mentira o universo inteiro se desintegraria.

Sua vida, seus negócios, seu casamento, seu ministério, sua saúde, enfim tudo é sustentado pela palavra de Deus. Você tem uma palavra de Deus? Senão tiver estará vulnerável.

A Palavra Define, Explica e Expressa Deus

João 1.1 diz: “No princípio era o Verbo [logos], e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus..”

Ninguém explica Deus, somente a Palavra. Uma pessoa que fica em silêncio é uma pessoa misteriosa. À medida que ela fala, ela se torna conhecida, revelada! Assim, é a Palavra de Deus que o define, explica e expressa.

A Palavra Com Deus

João 1.2 diz: “A Palavra estava com Deus”

A Palavra sempre contém Deus. Imagine que você está em um lugar distante de seus pais e recebe cartas deles. As cartas contêm as palavras de seus pais, mas eles continuam distantes de você. Você não consegue abraçá-los nem beijá-los. Diferentemente de nós, quando Deus fala, Ele vai junto. Porque Sua Palavra é com Ele.

Quando a Palavra de Deus chega a você, Ele está Presente!

A Palavra Era Deus

Jesus é a Palavra Viva de Deus.

Maria x Zacarias

Zacarias era um sacerdote, mesmo assim, duvidou da Palavra de Deus. Em Lucas 1.11-20 diz que o anjo do Senhor lhe apareceu e disse: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João. Então, perguntou Zacarias ao anjo: Como saberei isto? Pois eu sou velho, e minha mulher, avançada em dias. Então, o anjo lhe disse: “Ficarás mudo e não poderás falar até ao dia em que estas coisas venham a realizar-se; porquanto não acreditaste nas minhas palavras, as quais, a seu tempo, se cumprirão”

Zacarias não creu na palavra de Deus. Ele disse: “Como saberei isto?”. Ele fica mudo por 9 meses. A incredulidade sempre tem consequências graves.

Seis meses depois o anjo Gabriel apareceu a Maria, uma jovem virgem entre 14 e 15 anos, e lhe anunciou o nascimento de Cristo. Sua atitude foi de fé. Em Lucas 1.34-38 diz: 34  Então, disse Maria ao anjo: Como será isto, pois não tenho relação com homem algum? 35  Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus. 36  E Isabel, tua parenta, igualmente concebeu um filho na sua velhice, sendo este já o sexto mês para aquela que diziam ser estéril. 37  Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas. 38  Então, disse Maria: Aqui está a serva do Senhor; que se cumpra em mim conforme a tua palavra. E o anjo se ausentou dela.

Zacarias questionou a Palavra do anjo, enquanto Maria questionou o método.

Maria respondeu diferentemente para o anjo do Senhor. Ela colocou toda a responsabilidade na Palavra. Seja conforme sua Palavra. Assim você de agir, coloque tudo sobre a Palavra de Deus.

Talvez você nem imagine o que Maria enfrentou, quando decidiu crer na Palavra e na vinda do Messias.

a. Negou-se a si mesma

Se dispôs à vergonha e rejeição de ser mãe sem um marido. Isto é negar o eu, a reputação e a preocupação com a opinião humana.

b. Se dispôs à morte

Segundo a lei qualquer pessoa que fosse pega em adultério deveria ser apedrejada em praça pública. Naturalmente ninguém iria acreditar em sua versão de que a criança fora gerada pelo Espírito Santo.

Assim que soube da gravidez José planejou deixá-la secretamente. Maria estava em apuros.

c. Negou o entendimento próprio

Não é fácil para uma jovem virgem aceitar a comissão de gerar um filho. Depois de ouvir o anjo talvez começássemos a questionar: não é bíblico, pois nunca Deus agiu assim antes, é contra a lei porque ainda não sou casada, é imoral e antiético, não é socialmente aceitável.

Assim como Maria precisamos às vezes renunciar ao nosso entendimento teológico tradicional. Deus fez algo novo completamente diferente de tudo até então.

Para nós hoje pode parecer algo simples, mas não foi para Maria. Ela creu acima de todos os obstáculos. Não será diferente para nós. A fé tem desafios.

d. Pelo poder do Espírito Santo

Maria creu e o Poder do Altíssimo a envolveu, como a fumaça que surge do incenso queimado diante do Senhor!

A Presença do Espírito mais a Palavra liberada geram vida.

A fé é a única coisa que agrada a Deus. Sabemos que o mais importante, na vida de um cristão, é ser agradável a Deus.

Qual tem sido sua resposta para a Palavra de Deus? Você confia e anda nela?

Por que a fé é tão importante?

A fé é tão importante, porque Deus não concederá graça por nenhum outro meio.

Quando você tiver problemas no lar, na escola, no trabalho ou até sentir necessidades pessoais, suas orações serão inúteis se você não crer na Palavra de Deus. 

Tendo a Palavra de Deus

A obra de Cristo é verdadeira - embora o mundo inteiro vá perecer se não tiver a Palavra de Deus. Jesus disse para os discípulos: "Passemos para a outra margem". Depois, Ele foi dormir na popa do barco. De súbito, formou-se uma grande tempestade de vento, e as ondas se arremessavam de tal forma contra o barco, que este já se enchia de água. Os discípulos acordaram o Senhor, dizendo: "Mestre, não Te importa que pereçamos?" Então, Jesus levantou-se e repreendeu o vento. Quando o vento se aquietou, houve grande bonança. Depois, o que Jesus disse aos discípulos? "Por que sois assim tímidos? Como é que não tendes fé?" (veja Mc 4.35-41).

Se o Senhor ordenar que você passe para a outra margem, você passará para a outra margem, independentemente das tempestades que surgirem.

Você é capaz de crer?

Comentários