0312 – Como Vencer no Dia Mau

 

0312 – Como Vencer no Dia Mau

 


Introdução

 

Deus programou dias felizes para você, mas existe o dia mau. O dia mau é quando o diabo arma ciladas e vem atacá-lo em sua fé. Ele cria circunstâncias, usa pessoas e lança pensamentos ruins, enfermidades surgem, decepções e tribulações.

 

Como podemos vencer no dia mau? O Senhor nos proveu de Sua armadura espiritual. Você precisa conhecê-la e possuí-la em fé.

A Armadura de Deus


Paulo diz que precisamos estar vestidos de TODA armadura para podermos permanecer inabaláveis. Não devemos pensar na armadura como algo místico. Cada peça da armadura é um aspecto da verdade do evangelho que deve ser compreendido e possuído pela fé.

 

Se houver falha na crença em uma dessas verdades do evangelho, você cairá nas ciladas do diabo.

 

Ef 6.10 Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.

11  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;

12  porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.

13  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.

14  Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.

15  Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;

16  embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.

17  Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;

18  com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos...Ef. 6:14-18

 

Quando tomamos toda a armadura de Deus nós permanecemos inabaláveis. Assim tomar a armadura de Deus não é algo pequeno e sem importância, mas se trata de algo vital para vencer.

 

Cada peça da armadura aponta para um aspecto do evangelho. Trata-se, portanto de algo doutrinário. Quando cremos corretamente estamos usando a armadura. Quando a fé está errada em qualquer em qualquer um desses pontos, nos tornamos abaláveis.


Todas as partes da armadura estão relacionadas com a Nova Aliança. Não há nada aqui do Velho Testamento da lei. Aqueles que possuem uma fé errada e andam segundo a lei do merecimento, tornam-se vulneráveis aos ataques do maligno. Os ataques com dardos inflamados virão sobre todos nós, mas aqueles que possuem uma armadura correta permanecem inabaláveis.

 

A questão da guerra é tirá-lo da revelação da sua posição triunfante em Cristo. O diabo procura levar você para às práticas da velha aliança a fim colocá-lo debaixo de culpa, condenação e medo.


1) Cingindo-vos com a verdade

Cingir significa usar uma cinta ou um cinto. A verdade é o evangelho. O Senhor disse aos fariseus: “e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” (Jo. 8:32). Os fariseus conheciam a lei e mesmo assim não eram livres, assim a verdade não é a lei.


Paulo chama o evangelho de “a verdade do evangelho” em Gálatas 2:14. A verdade do evangelho é uma cinta.

 

Você normalmente utiliza um cinto para segurar a calça! Os soldados romanos sustentavam no cinto a espada e adagas. Já observou que você não começa a se vestir pelo cinto? Ele não é o primeiro item de uma vestimenta. Mas espiritualmente ele é. Porque simboliza a verdade. A verdade é que sustenta todas as coisas. A verdade vence os falsos sentimentos da mentira. Conhecer a verdade nos encaminha para a liberdade.

 

A verdade sempre caminha com a graça e não com a lei. “Graça e verdade” vieram por meio de Jesus (João 1.17b).

 

 O Espírito é chamado de “Espírito da Verdade”. A verdade é uma fortaleza. O Espírito Santo somente nos convence da verdade. “Ele nos guia a toda a verdade”.

 

O primeiro cavaleiro de Apocalipse simboliza o “engano”. Se o diabo não enganar você, ele não vence você.

 

Cada área de sua vida que não estiver sendo governada pela verdade terá como substituta uma operação do erro e tudo o mais estará comprometido.


2) Vestindo-vos da couraça da justiça

A couraça protegia o peito do guerreiro. As setas malignas visam atingir o coração com condenação e acusação. I João 3:20-21 diz que percebemos a acusação no coração.  

Uma vez que o coração é atingido com condenação teremos dificuldade de ter comunhão com o Senhor, por isso é vital estar vestido com a couraça da justiça.


O que é essa justiça? Certamente não é a justiça da obediência aos mandamentos da lei. É a justiça da fé. É a justiça de Cristo que recebemos como um dom.


Precisamos declarar continuamente somos justiça de Deus em Cristo Jesus. Nunca se achegue ao Pai confiado em algum merecimento, mas sempre chegue confiado no Cordeiro.

 

E ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé. Fl 3:9

 

Mesmo quando você falhar declare ousadamente: “Eu sou justiça de Deus em Cristo”. Seja consciente de sua justiça pela fé.

 

Se há culpa e condenação, você foi golpeado pelo diabo! Pela fé declare que Jesus é a sua justiça e descanse nessa verdade.

3) Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz


Segundo W Vine “preparação” tem o significado de “fundamento”, como no Salmos 89.14: Justiça e direito são o fundamento do teu trono; graça e verdade te precedem.

 

Os pés aqui apontam para o fundamento, a firmeza no combate. O que lhe dá essa firmeza? É a paz de Cristo que excede todo entendimento. O evangelho da paz é o firme fundamento do trono.

 

É a paz que temos por causa da verdade do evangelho de que todos os nossos pecados foram perdoados e todas as nossas dívidas foram quitadas diante de Deus. O evangelho da paz não depende de você, mas depende de Cristo. Não se trata do quão mal somos nós, mas do quão bom ele é.

 

Temos paz porque já não temos medo. Provamos o imenso amor do Pai manifestado em sua graça e esse amor de Deus lança fora todo medo. Quanto mais provamos da graça mais vencemos o medo e a condenação e assim vivemos em paz.

 

Quando andamos na paz, sabemos que Deus destrói os nossos inimigos:  E o Deus da paz, em breve, esmagará debaixo dos vossos pés a Satanás. Romanos 16:20.

 

É o Deus da Paz que nos conserva santos: O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 Ts 5:23.

 


4) Embraçando sempre o escudo da fé

É por meio do escudo da fé que apagamos os dardos de fogo do maligno.

Tal escudo, no conceito da Escritura, é um escudo que o envolve por detrás e por diante. É uma cerca de proteção.

 

Essas flechas inflamadas são pensamentos de desqualificação e intimidação. Todo o tempo o inimigo mostra que não fizemos isso ou aquilo, que somos desqualificados, que estamos muito distantes do padrão de Deus. Satanás é acusador. Vencemos a acusação pela verdade sobre o sangue de Cristo.

Toda a armadura está relacionada com uma fé correta. É quando cremos corretamente que podemos resistir o maligno.

 

Todas as coisas de Deus são recebidas pela fé, mas o inimigo tenta nos enganar dizendo que crer não basta, mas que temos antes de obedecer aos mandamentos.

 

Somos tentados a ter alguma justiça própria para assim merecermos o milagre. Esses são os dardos inflamados do maligno.


Todos os milagres do Senhor foram recebidos exclusivamente pela fé. Em nenhum momento o Senhor exigiu das pessoas um bom comportamento antes de fazer o milagre. As pessoas certamente tinham problemas conjugais, ressentimentos e intrigas, mas o Senhor nunca disse para eles primeiro cumprirem os mandamentos antes de curá-los.

5) Tomai também o capacete da salvação


A certeza da salvação
é como um capacete na sua cabeça. No momento em que você duvida da sua salvação todas as partes da armadura perdem a utilidade.

A Palavra de Deus também fala da esperança da nossa salvação (1Ts 5.8). A esperança bíblica é a expectativa confiante de que algo bom vai acontecer! Essa esperança descansa no amor do Pai. Se sabemos que somos amados, então esperamos que coisas boas aconteçam. O ensino que você é salvo hoje, mas pode perder a salvação amanhã roubará a esperança da salvação.

 

Jesus disse que ninguém pode arrebatar você das mãos dele. Você recebeu vida eterna, não é uma vida temporária. Você nasceu de novo e não tem que renascer novamente cada vez que erra. Confie no poder de Deus que o mantém salvo.

 

Deus certamente disciplinará os filhos que não seguem na luz da revelação que receberam. Deus disciplina porque Ele é Pai e, tratará com cada um, mas isso não significa que tal filho perde a filiação, ou seja, a salvação.

6) Tomai a espada do Espírito


A espada do Espírito é a palavra de Deus. No original palavra aqui é rhema, que significa a palavra viva liberada a nós pelo Espírito. Sabemos que a Bíblia é a palavra de Deus. Mas se essa palavra for apenas letras impressas, não será Espírito e nem espada.  

 

Quando Logos é Viva ela se torna numa espada! (Hb 4.12). A “palavra viva” é a palavra rhema.

O Senhor Jesus disse em João 6:63: “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.” Mais uma vez a expressão usada é “rhema”. Isso significa que sempre que Jesus fala existe vida. Toda palavra que gera condenação e culpa não foi falada por Jesus.


Tudo o que Deus faz, ele o faz pela Palavra e pelo Espírito. É da união entre a Palavra e o Espírito que temos a espada para vencermos o diabo.

 

O diabo é um estrategista de guerra, ele assedia com um pensamento constante, esperando a sua aceitação. Sabemos que o menor golpe dado por muito tempo no mesmo local derrubará a qualquer um. Uma gota d´água pingando constantemente cria rachaduras no concreto. Você só pode vencer o diabo com a PALAVRA VIVA que é a Espada. É o elemento que expulsará o diabo. Você tem que dizer para ter a vitória.

 

7) Orando em todo tempo no Espírito

A maneira como vestimos todas as peças da armadura é orando no Espírito. Por que podemos afirmar isso? Observe os versos 17 e 18:

 

17  Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; 18  com [diâr - através de]  toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito...

 

Com” no verso 18 é diâr no grego que significa: “através de..., por meio de...” . Ou seja, você veste toma a Espada do Espírito através da oração no espírito.

 

E o que significa orar no Espírito? Significa orar em línguas. Quando você ora no Espírito está se revestindo da palavra revelada de Deus. É através da palavra rhema que obtemos a fé necessária para os milagres. A fé vem por ouvir a palavra rhema. Quando você está orando no Espírito seu espírito é iluminado para receber rhema, você receberá as palavras vivas que transformam circunstâncias.

 

Você não é transformado porque conhece a Palavra escrita, você é transformado pela Palavra Revelada. Não digo isso diminuindo o valor de conhecer a Palavra escrita, pois é através dela que obteremos a palavra viva.

 

Confesse e creia na verdade da armadura de Deus sobre sua vida. Ore no Espírito o máximo que puder, pratique isso.

 

Amém.

 

 

 

Comentários