0313 – 3 Razões Pelas Quais a Promessa Ainda não Aconteceu

 

0313 – 3 Razões Pelas Quais a Promessa Ainda não Aconteceu.



Introdução

Deus nunca chega atrasado. Toda espera tem um propósito, ela está realizando algo maior ao teu favor. Davi chegou a dizer: “Esqueceu-se Deus de ser benigno? Ou, na sua ira, terá ele reprimido as suas misericórdias?(Salmos 77:9)  e, ainda: Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? (Salmos 13:1). Davi está aflito, ao ponto de questionar a bondade de Deus!

Ninguém gosta de atrasos. Seja nos negócios, no transporte, ou no cumprimento das promessas. Mas por que nem tudo ocorre no tempo em que esperamos? Por que Deus parece tardio? Ele é tão bom e se alegra com nossa prosperidade, mesmo assim, por que Ele permite os atrasos?

Gostaria de compartilhar três razões pelas quais isso acontece.

Primeira Razão: Deus Tem Uma Revelação Maior para Você

João 11.3-6  Mandaram, pois, as irmãs de Lázaro dizer a Jesus: Senhor, está enfermo aquele a quem amas. Ao receber a notícia, disse Jesus: Esta enfermidade não é para morte, e sim para a glória de Deus, a fim de que o Filho de Deus seja por ela glorificado. Ora, amava Jesus a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro. Quando, pois, soube que Lázaro estava doente, ainda se demorou dois dias no lugar onde estava.

Jesus se atrasou porque havia uma glória maior a ser revelada na casa de Marta, Maria e Lázaro. Enquanto você espera, você tem que crer no amor de Deus por você. Jesus amava a Lázaro, mesmo assim, deixou que as coisas piorassem! Porque havia algo maior a ser revelado.

Em João 11.25 Jesus diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá”. Jesus primeiramente falou “eu sou a ressurreição” e de pois “a vida”. O normal é você viver, morrer e ressuscitar. Mas a grande revelação é que você já venceu a morte! A morte não tem mais domínio sobre sua vida, porque você tem um espírito ressuscitado. O poder da ressurreição habita em você. Jesus lhe deu vida eterna. É a vida que venceu toda a morte.

Deus tem algo maior do que você imagina. Em João 12:9 diz:  Soube numerosa multidão dos judeus que Jesus estava ali, e lá foram não só por causa dele, mas também para verem Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Lázaro e tornou em um testemunho vivo do poder de Deus.

Continue confessando que você é filho amado e crê que Deus tem coisas boas para você.

Jesus amava tanto essa casa em Betânia que Lucas relata que ele subiu aos céus de lá.

Então, os levou para Betânia e, erguendo as mãos, os abençoou (Lc 24.50).

É como se essa casa que ele mais gostava, fosse o céu na terra. Sua casa também pode ser o “céu na terra”. Ela pode ser reino, Ela pode ser um lugar de Presença de Deus. Como?

Fale com Ele.

Se eu for em sua casa e você não falar comigo eu não voltarei mais!

Você foi chamado para a comunhão com Jesus (1Co 1.9). Desenvolva comunhão com Jesus em sua casa, falando com Ele, invocando o seu nome. Diga do fundo do seu coração “Jesus” e Ele se manifestará com um nível de glória maior.

Em Efésios 3.17 está escrito: E, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor. No original o sentido é: “Que Cristo habite e se sinta à vontade em vossos corações”.

Jesus se revela àqueles que o invocam e o amam ao ponto de constantemente falar com Ele.

Segunda Razão: Deus está produzindo Um Nível de Confiança Maior

Vemos isso na história de Abraão e Sara.

Quando Deus chamou Abraão para sair de Ur dos Caldeus, Ele lhe disse: Eu farei de você uma grande nação. Mas não podemos ser nação sem filho e você conhece a história Abraão não podia ter filhos.

O próprio Deus quem havia feito a promessa para Abraão, Deus falou que daria um filho a ele, mas o tempo foi passando, os meses se transformaram em anos e os anos em décadas e nada parecia acontecer. Abraão e Sara tiveram que esperar 24 anos até o cumprimento da promessa!

O diabo vai transformar o tempo de espera em tempo de questionamento.

Abraão se fortaleceu dando glórias a Deus: Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus, estando plenamente convicto de que ele era poderoso para cumprir o que prometera. (Rm 4.20,21).

Dar glórias é louvar e agradecer a Deus pela promessa, porque você crê que Ele é poderoso para cumprir o que prometeu.

Por fim, sabemos que Abraão, o medroso, se transformou no pai da fé.

Terceira Razão: Haverá Restituição.

Você certamente conhece a história de Josué e Calebe. Foram enviados com outros 10 espias e por causa da incredulidade dos dez, eles tiveram que peregrinar 40 anos no deserto. Ainda que eles tenham tido que peregrinar 40 anos no deserto, o tempo parou para eles. Deus restituiu os anos de sua juventude e força.

Deus conservou Calebe com vigor e força, Ele fará o mesmo com você! Se a sua promessa parece demorar e os anos estão passando, saiba que sobre você o tempo não terá efeito, o Senhor vai cultivar e renovar as suas forças até que você desfrute da benção prometida!

Deus lhe restituirá o tempo aparentemente perdido. Ele lhe dará numa proporção maior em quantidade e qualidade.

Continue crendo enquanto espera.

Josué 14.7  Tinha eu quarenta anos quando Moisés, servo do SENHOR, me enviou de Cades-Barnéia para espiar a terra; e eu lhe relatei como sentia no coração. 10  Eis, agora, o SENHOR me conservou em vida, como prometeu; quarenta e cinco anos há desde que o SENHOR falou esta palavra a Moisés, andando Israel ainda no deserto; e, já agora, sou de oitenta e cinco anos. 11  Estou forte ainda hoje como no dia em que Moisés me enviou; qual era a minha força naquele dia, tal ainda agora para o combate, tanto para sair a ele como para voltar.

Se o Senhor falou é certo que fará.

Conclusão

Deus nunca se atrasa. O profeta Ezequiel disse: Portanto, dize-lhes: Assim diz o SENHOR Deus: Não será retardada nenhuma das minhas palavras; e a palavra que falei se cumprirá, diz o SENHOR Deus. (Ez 12.28).

Continue crendo que você é amado. Continue confessando sua fé na promessa. Continue louvando a Deus pela sua fidelidade. Não pare, não seja preguiçoso em sua fé. Tenha fé e paciência e o que Deus prometeu virá com um nível maior de glória.

Hebreus 6.12  Não queremos que se tornem preguiçosos, mas que sejam como os que creem e têm paciência, para que assim recebam o que Deus prometeu.

 Amém.

Comentários