0315 – O Sopro de Deus

 

0315 – O Sopro de Deus



Introdução

A Bíblia não é um diário de acontecimentos. A Bíblia não é um compêndio de história, ela fala sobre Deus, mas é muito mais, ela é o Sopro de Deus. Sopro significa espírito. É através do Espírito que há vida de Deus.

          Gênesis 2:7  Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.

O fôlego neste texto é o sopro de Deus que deu vida ao homem. Assim é com a Palavra de Deus, ela lhe dará vida.

A Bíblia é o Sopro de Deus

2 Timóteo 3:16,17  Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, 17  a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.

O que é a Bíblia? Bíblia significa “Livro” no grego. Mas não é um livro comum, toda a sua Escritura é o sopro de Deus. A palavra inspirada significa o “sopro”.

A Escritura contém o próprio Deus. Quando Deus fala Ele está junto em sua palavra. Se você receber uma carta de alguém distante de você, a pessoa continuará no local de origem, enquanto as palavras dela chegarão até você. Diferentemente de nós, quando Deus fala Ele está junto à Sua Palavra.

Ao se relacionar com a Palavra, você se relaciona com a vida do Espírito. Não com letras impressas. Não se trata de obter conhecimento, mas vida.

Tudo o que Deus é está contido neste livro. Deus é vida, amor, paz, alegria, poder e sabedoria, etc. Assim você obtém tudo através desse livro que é a Bíblia.

Toda a vez que você se aproxima desse livro com o coração e espírito abertos, você tocará em Deus. Não terá somente conceitos, conhecimento, palavras ou sentenças, mas o próprio Deus.

Onde Deus está? Deus está na Sua Palavra.

Você precisa amar e se relacionar com a Palavra de Deus.

O sopro é o Espírito. Precisamos inalar o sopro de Deus. Precisamos orar a Palavra a fim de exercitarmos nosso espírito e sermos cheio dele.

Não procuramos conhecimento ou “regras” de conduta, mas desejamos contactar o SENHOR. Desejamos vê-lo com nosso coração. Assim seremos transformados de glória em glória.

Sem o sopro da palavra somos como o “boneco” de barro, Adão. Por exemplo: um ministro pode fazer um casamento e ler Efésios 5 para os noivos, eles prometem cumprir tudo o que está escrito. Mas não terão sucesso, apenas por conhecer o que está escrito. Eles devem receber o sopro de Deus. Que é a Sua revelação pelo espírito. Devem orar pedindo o espírito de sabedoria e revelação.

Precisamos ler em oração a Palavra de Deus.

Cl 3.16  Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

Habitar é permanecer. Ricamente é de forma a transbordar. A palavra deve estar diante de nossos olhos, sendo ouvida pela nossa confissão e guardada no coração para nos dar vida e saúde para o corpo. Paulo nos ensina a cantar a Palavra. Salmodiar a Palavra e sermos gratos pela Palavra em nosso coração. A nossa boca manifestará e encherá o nosso coração. Por isso, cante a Palavra, fale a palavra, louve com as palavras escritas.

Ezequias prosperou como nenhum outro rei de Israel, porque restaurou os cânticos dos Salmos de Davi e Asafe.

Faça o mesmo.

A Palavra é a Disciplina de Deus

Hebreus 12.6  Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe. 7  É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que filho há que o pai não corrige?

A correção de Deus é dada pela Sua Palavra.

A Escritura é útil para o ensino. Existem duas maneiras de você aprender alguma coisa: pela sabedoria ou pela dor.

Escolha a sabedoria da Palavra de Deus.

Aprenda a Manejar Bem a Palavra de Deus

2 Tm 2.15  Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Manejar bem significa “cortar bem”. O obreiro é o trabalhador na obra. Você é um trabalhador no reino de Cristo?

Então, você deve “cortar bem” a Palavra.

Toda a Escritura é a Palavra de Deus, mas nem tudo o que está escrito é para você. Cortar bem é separar o Velho Testamento do Novo Testamento, é separar a Lei da Graça. Veja Jesus:

Lucas 4.17  17  Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito:

18  O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,

19  e apregoar o ano aceitável do Senhor.

20  Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele.

Jesus citou Isaías 61.1

O Espírito do SENHOR Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; 2  a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram.

Jesus fechou o livro logo após a frase: “a apregoar o ano aceitável do SENHOR”. Jesus CORTOU BEM e não leu: “o dia da vingança do nosso Deus”. A Escritura é inspirada por Deus, mas você precisa saber diferenciar bem o que se aplica na Nova Aliança e o que não se aplica.

Que maravilha! Jesus não veio apregoar a vingança de Deus, mas a salvação de Deus.

MEDITE NA PALAVRA

Sempre que a Bíblia menciona a meditação ela está associada à prosperidade e êxito.  Você não poderá desenvolver sabedoria espiritual sem meditação na Palavra de Deus.

Deus revelou este fato para Josué:

Josué 1:8  Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

A meditação na Palavra prosperará qualquer área da sua vida. Seja você um empregado, empresário, marido, esposa ou aluno.

Comida espiritual gera força espiritual.

Por que Deus contaria para Josué como prosperar? Porque a vontade de Deus é prosperar seus servos, imagine quanto aos filhos!

A palavra “medita” de Josué 1.8 é “hagah”, no hebraico e, significa “sussurrar”, ou seja, falar “baixinho consigo mesmo”. Meditar não está nos pensamentos, mas na boca!

Deus disse para Josué: “deste livro”, Josué estava lendo o livro. O livro tem que ser aberto. Você tem que ler e sussurrar a palavra.

Observe a sequência dos fatos bíblicos. O último capítulo de Deuteronômio 34.9 diz: Josué, filho de Num, estava cheio do espírito de sabedoria, porquanto Moisés impôs sobre ele as mãos;[...] ). Josué estava cheio do espírito de sabedoria. Logo, na sequência, temos Josué capítulo 1 Deus lhe disse para meditar na Palavra, por quê? Porque é a meditação na Palavra de Deus que mantém a sabedoria de Deus em sua vida. Você recebe sabedoria, mas precisará mantê-la.

Tome tempo para meditar na Palavra, comece com 10 ou 15 minutos por dia, pelo menos e, vá aumentando o tempo. Comece lendo o Novo Testamento.

PRATIQUE A PALAVRA

Ainda em Josué 1.8 Deus disse: “...para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito...”

Josué 1:8  Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

Cuidado em fazer” é a palavra “shamar” que significa “guardar, vigiar, observar, prestar atenção”, ela ocorre 29 vezes no livro de provérbios, em Provérbios 4.21 diz: Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração”.

Você pratica naturalmente aquilo que está em seu coração.

De que adiantaria Josué meditar e não praticar a Palavra? Ser bem-sucedido envolve a meditação e a prática da Palavra, Tiago o pastor dos apóstolos do Cordeiro, disse:

Tiago 1.22 diz: Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.

Há muitos que falam a respeito da Palavra e até mesmo se alegram na Palavra, mas não há muitos praticantes da Palavra. Se você quer robustecer seu espírito humano, pratique a Palavra de Deus.

Praticar não é obra, mas sabedoria divina. Jesus disse em Mateus 7.24: Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha.

Ninguém está livre das tempestades, elas estão no programa da vida. Jesus ensina como vencê-las: edifique sua vida, sua família, seu negócio sobre a rocha. Você faz isto, decidindo praticar, pela fé, o que a Palavra de Deus diz, principalmente os escritos apostólicos, porque são as cartas escritas pelo Espírito Santo para você, a Igreja.

Amém.

 

Comentários