0314 – Você Não é Órfão

 

0314 – Você Não é Órfão




Introdução

Você não é órfão, disse Jesus em João 14.18: Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros.

O Espírito Santo habitando em você é a garantia que você é filho amado. Não permita que o espírito de orfandade leve dúvidas sobre sua filiação.

Você crê em Jesus? Então foi feito filho de Deus. Segundo João 1.12: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome.

Tudo o que o PAI é para jesus, é para você também.

Jesus é filho e você recebeu o espírito dele. Você se tornou herdeiro com Cristo.

Rejeite a imagem de um deus impessoal

As religiões dos homens apresentam “seu Deus” como alguém austero, impessoal, intocável e distante. Um deus que precisa ser apaziguado em sua ira, pelo sacrifício de seus seguidores.

O que é a orfandade?

 Orfandade é tudo aquilo que destrói a imagem do Pai, o propósito, a proteção, o carinho, a aceitação e o amor do Pai em seu coração.

 O dever da família é refletir o amor de Deus. Todo ser humano necessita ser amado e ser aceito. É uma necessidade de todos, e por isso, a família foi criada.

 Satanás tenta constantemente destruir a imagem da paternidade.

 A unção do Espírito converte os corações em Malaquias 4.5  diz: Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do SENHOR; 6  ele converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que eu não venha e fira a terra com maldição.

É a unção do Espírito que converterá os corações de pais para filhos e filhos para pais.

Uma Distorção Familiar


Lares com a imagem paterna destruída.

 

Jefté foi um juiz que fez um voto tolo. Como pai teria que guardar seu lar, mas o expôs à morte. Sua rejeição surgiu quando foi expulso da casa do pai, porque ele era filho de uma prostituta, o que permitiu a entrada do espírito de orfandade em sua vida. Os inimigos de Israel, filhos de Amom, armaram uma guerra contra Israel e, por não haver valentes, eles recorreram a Jefté que se tornou chefe sobre eles. O SENHOR deu a vitória para Jefté. Não havia necessidade de um voto tolo como ele fez. Entretanto as distorções em sua paternidade causaram a morte de sua filha.

 

Juízes 11.30  Fez Jefté um voto ao SENHOR e disse: Se, com efeito, me entregares os filhos de Amom nas minhas mãos,31  quem primeiro da porta da minha casa me sair ao encontro, voltando eu vitorioso dos filhos de Amom, esse será do SENHOR, e eu o oferecerei em holocausto. [..] 34  Vindo, pois, Jefté a Mispa, a sua casa, saiu-lhe a filha ao seu encontro, com adufes e com danças; e era ela filha única; não tinha ele outro filho nem filha. 35  Quando a viu, rasgou as suas vestes e disse: Ah! Filha minha, tu me prostras por completo; tu passaste a ser a causa da minha calamidade, porquanto fiz voto ao SENHOR e não tornarei atrás.

 

Como a orfandade entra nas famílias:

        1 – Por apresentar uma Deusa.

               Ídolos que mostram a figura da santa, com um filhinho e sempre sem a presença do Pai dessa criança.

        2 – O Pai ausente fisicamente.

                O abandono familiar (separação), morte prematura, fuga da paternidade.

        3 – O Pai ausente emocionalmente e moralmente

           O pai que se desmoralizou e mesmo estando presente, é como se não tivesse, vive se escondendo e fugindo do sacerdócio, abdicando de sua função de marido e pai. Não se importa com os filhos e nem com os seus deveres e direitos.

          Isso leva a mãe a assumir as funções de governo da casa. Os filhos levarão este exemplo quando constituírem suas próprias famílias.

        4 – O Pai autoritário sem comunicação sadia com os filhos.

Descarrega muita ira ao ser contrariado ou desobedecido. Não admite questionamentos nem da esposa e nem dos filhos. Fechado, orgulhoso e egoísta, não se dá a conhecer a ninguém. Põe a capa de super-homem.

  2 – As consequências da Orfandade:

         1 – Forte rejeição

De alguma forma você já foi rejeitado.

E sem restauração nós sempre aceitamos a mentira que não somos aceitos por Deus, ou só somos aceitos pelas nossas ações corretas.

2 –  Rebelião em consequência da Rejeição

      A rebeldia é produzida pela falta de amor e aceitação de pai.

 3 –  Insegurança para os desafios da vida

      A instabilidade deixa a pessoa infrutífera, sem auto-estima, não aposta em si mesma. Acha que não consegue fazer nada, não aceita desafios, aliás, corre deles. Aqui é a raiz de muita falta de determinação, nunca termina o que começa.

4 –  Falta de direção e propósito

      Qual é o seu norte, pra onde você está indo, qual é o seu propósito, você leva a vida ou a vida te leva ? Parece que a vida não tem sentido, mesmo na igreja, você não sabe para que você “serve”, que parte do corpo você trabalha.

      Pessoas assim também têm grande dificuldades de se encaixarem numa visão corporal, vivem uma visão pessoal e sem propósito corporal.

 5 – Raiva e ódio dos Pais

      Aqui é o gravíssimo avesso do amor de pai.

 6 –  Distanciamento enorme entre Pais e Filhos

      O pai que não conhece o coração do filho, pois este não se abre, por causa do medo e da falta de liberdade e relacionamento.

      O filho só procura o pai quando a coisa aperta e ele não vê mais solução sozinho.

7 – O filho quer agradar a todos, vive preocupado com sua imagem.

      Decorrente do pai autoritário, onde não se tem liberdade, se errar, sempre tem medo do castigo e da surra, pois o pai descarregava muita ira nas palavras e na forma de corrigir fisicamente. O pai autoritário traz uma subestimação terrível, nunca confia nos filhos, nunca aposta neles, acha que eles são para sempre crianças e que não possuem maturidade para realizar as coisas, e ai os filhos se esforçam muito, estudam muito, trabalham muito, tudo pra mostrar pro pai que ele é bom e ter a confiança dele.

8 – Medo de não ser aceito em várias situações (drogas, prostituição, etc)

      Quando o filho não tem aceitação em casa... outros..., a rodinha do colégio e faculdade o aceitam, a prostituição entra violentamente nesta hora, onde o filho não tem força de resistência por causa da carência. As pessoas do mundo o cercam e para se sentir parte do pessoal, aceitam as drogas, bebidas e prostituição.

 9 – A pior e mais terrível consequência é que levamos para Deus a imagem de nosso Pai terreno.

 Concluímos que Deus é um ser distante , que de vez em quando quebra nossos galhos, isso quando o buscamos. Etc....

  Ou que Deus é um Pai castigador, com chicote na mão, esperando a hora de você errar pra te castigar.

  Não acreditamos nas Palavras do Pai.

 Você não é órfão!

 O órfão que está na igreja, ele tenta compensar Deus com obras, ações e votos, sacrifícios pesados que levam a frustração.

 É legalista. Tem por Pai a Lei.

 Romanos 8:15  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.

Onde você se encaixa aqui

 Você pode ser o filho que ainda não perdoou seu Pai, ainda está perdido, sem direção e afeto. Não se tornou o homem que deveria.

Você não aceita muito bem as autoridades , questiona demais.

Você não enxerga autoridade como proteção.

Em consequência disso, você pode ser o Pai que ainda está ferido e continua o processo de orfandade em seus filhos, onde você percebe rejeição, rebelião, distanciamento, falta de abertura, etc...

 Todo filho restaurado, automaticamente se torna um pai saudável.

A restauração de Deus

             A primeira coisa que Deus é (antes de tudo): Pai.

 “ Porque, se meu pai e minha mãe me desampararem, o SENHOR me acolherá.”   (Salmos 27:10).

“ A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo.” (Tiago 1:27).

 Pais entesouram para os filhos

“ Eis que, pela terceira vez, estou pronto a ir ter convosco e não vos serei pesado; pois não vou atrás dos vossos bens, mas procuro a vós outros. Não devem os filhos entesourar para os pais, mas os pais, para os filhos.”  2 Co 12:14

O Pai Deus entesourou para você toda sorte de bênçãos nas regiões celestes em Cristo Jesus.

Ele preparou tudo. ISTO É A GRAÇA.

Não temos que lutar para sermos aceitos, porque JÁ SOMOS em Cristo.

Deus ama você profundamente.


DEUS É SEU VERDADEIRO PAI

“ A ninguém sobre a terra chameis vosso pai; porque só um é vosso Pai, aquele que está nos céus.” Mateus 23:9

Seu verdadeiro Pai é o que está nos céus. Ele nunca esqueceu de você, nunca o abandonou. Ele é o autor da sua vida. 

Sempre que Jesus falou com Deus chamou-o de Pai, exceto na cruz quando foi feito pecado por nós, Ele disse: “Deus meu, Deus meu, porque me desamparaste”.

Muitas vezes, quando estamos sujos, ou nos sentimos indignos, chamamos o Pai de Deus, e não de Pai.

Lembra-se do filho pródigo, faz-me um de seus servos...

O FILHO PRÓDIGO

Lc 15.11 Continuou: Certo homem tinha dois filhos; 12  o mais moço deles disse ao pai: Pai, dá-me a parte dos bens que me cabe. E ele lhes repartiu os haveres. 13  Passados não muitos dias, o filho mais moço, ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá dissipou todos os seus bens, vivendo dissolutamente.  14  Depois de ter consumido tudo, sobreveio àquele país uma grande fome, e ele começou a passar necessidade.  15  Então, ele foi e se agregou a um dos cidadãos daquela terra, e este o mandou para os seus campos a guardar porcos.  16  Ali, desejava ele fartar-se das alfarrobas que os porcos comiam; mas ninguém lhe dava nada.  17  Então, caindo em si, disse: Quantos trabalhadores de meu pai têm pão com fartura, e eu aqui morro de fome! 18  Levantar-me-ei, e irei ter com o meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; 19  já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus trabalhadores. 20  E, levantando-se, foi para seu pai. Vinha ele ainda longe, quando seu pai o avistou, e, compadecido dele, correndo, o abraçou e beijou [beijar várias vezes].

21  E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. 22  O pai, porém, disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, vesti-o, ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; 23  trazei também e matai o novilho cevado. Comamos e regozijemo-nos, 24  porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se.

Perceba o verso 21, quando o espírito de orfandade penetrou o coração do jovem. Ele não se achava digno de ser filho, mas queria ser um trabalhador. Queria a aceitação pelo trabalho e não pela posição de filho.

Você é filho amado, porque nasceu assim, na família de Deus. Nunca abandone essa posição, nunca confesse o contrário. Não permita que o espírito de orfandade atue em seus pensamentos.

Jesus disse em João 8.35: “O escravo não fica sempre na casa; o filho, sim, para sempre”. Seu lugar é habitar na casa do Pai para sempre. Talvez você não se perdeu, mas existem áreas em sua vida que foram perdidas. O Pai vai restaurar.  Ele vai curar.

Ele o trará para junto de si, onde Seu amor envolverá seu coração e o resultado será a ALEGRIA indescritível de Sua Presença e de suas bênçãos.

A alegria existe quando estamos no lugar certo... junto ao Pai.

Um beijo no coração.

Comentários