0080 – As 4 faces da Vitória – parte 2

0080 – As 4 faces da Vitória – p2

A confissão de nossos lábios é mais importante do que você imagina. Você já parou para pensar que a salvação ocorre quando alguém crê com o coração e confessar com a boca.

Crer com o coração e confessar com a boca é a maneira de caminharmos em fé.

Você projeta seu mundo e viverá nele através de palavras.

Deus criou todas as coisas. E estabeleceu que o justo viverá pela fé. Assim torna-se vital que você saiba como a fé funciona.

A fé é uma Lei

                Leis existem para governar determinada área. Na física temos a lei da gravidade. Sem ela não poderíamos nos locomover nesta terra. Também há a lei da eletricidade, se soubermos como ela opera podemos nos beneficiar, mas se negligenciarmos sua operação podemos ter prejuízos. Você já ligou algum equipamento na tensão errada e o queimou? Já tomou algum choque elétrico? Ou já soube de alguém que morreu por negligenciar o poder da eletricidade? Assim a fé é uma lei, se negligenciarmos sua operação nada ocorrerá.

                Muitas vezes encontramos pessoas amáveis, dedicadas a Deus, com um coração puro e sincero, mas que não saem do lugar. Não avançam naquilo que a Palavra lhes promete. Por que? Muitas vezes porque não conhecem os princípios da fé. Sem fé é impossível agradarmos a Deus.

                Romanos 3.27 afirma que a fé é uma lei.

Onde, pois, a jactância? Foi de todo excluída. Por que lei? Das obras? Não; pelo contrário, pela lei da fé.

                Se a fé é uma lei, ela não é regida por sentimentos. Ele é regida por princípios. Perceba também que lei neste texto não se refere aos mandamentos da velha aliança.

Deus Disse ... Deus viu

Deus Disse... Assim se Fez

Deus se utiliza dos métodos espirituais para operar Sua vontade. Ele é Soberano e poderia agir como quisesse, mas determinou a operação de todas as coisas. Assim, Ele mesmo não ultrapassa o que estabeleceu. Quando Deus desejou tirar a terra do caos e reconstruí-la após a destruição feita pela diabo. Ele nos mostra o princípio da fé. Crer com o coração e falar com a boca. Durante todo o processo da criação encontramos a expressão: “Deus disse... Deus viu” ou “Deus disse... assim se fez”. Essa é a lei espiritual da fé para alterar qualquer coisa.

1.       Gn 1.3, 4 “Disse Deus...E viu Deus”, criou a Luz;

2.       Gn 1.6,7 “Disse Deus... Assim se fez”;

3.       Gn 1.9 “Disse Deus... Assim se fez”;

4.       Gn 1.11 “Disse Deus... Assim se fez”;

5.       Gn 1.14,15 “Disse Deus... Assim se fez”;

6.       Gn 1.20,21 “Disse Deus... E viu Deus;

7.       Gn 1.24 “Disse Deus... Assim se fez”;

8.       Gn 1.26,30 “Disse Deus... Assim se fez”;

Nada acontece na terra sem que palavras de fé sejam ditas. Todo nosso futuro é determinado pelas palavras de hoje. Palavras criam pontes entre o presente e o futuro.

Em Gn 2.1 lemos: “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército”. Toda a criação foi um resultado de “falar e depois ver”. Este é o princípio da fé. Podemos ter aquilo que confessamos.

Não é teoria. É um fato. É uma lei espiritual. Ela funciona toda vez que é aplicada corretamente. Deus nunca faz nada antes de dizê-lo. Deus é um Deus de fé. Deus liberou sua fé através de suas palavras.

Você pode questionar: “- Mas Ele é Deus, Ele tem poder no que fala”. É fato. Porém não se esqueça que o homem foi criado à imagem e semelhança de Deus.

Gn 1.26:

Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.

A imagem e semelhança de Deus conferem ao homem a mesma categoria espiritual que Deus. Como Adão governava a criação? Pela força física? Não. Ele governava pelas suas palavras.

O homem é uma duplicata de Deus. Somos um ser espiritual. Operamos no espírito, a mesma esfera de Deus. O princípio de crer e falar é o tipo da fé de Deus. É como a fé opera.

Foi exatamente isto que Jesus disse em Marcos 11.22-24:

...crer que se fará o que diz, assim será... (v.23)

No início do verso 23, Jesus disse se alguém disser e não duvidar no coração. Por que ele não disse: “se meus discípulos... ou se os pastores...”. Porque todo o homem é um ser espiritual e pode operar esta lei.

A palavra “pedir” (verso 24 - aijtevw) trás o sentido de “desejar”. Jesus nunca orou o problema. Não foque no problema, foque na promessa, no desejo que há em seu coração. Você não deve orar os seus problemas, mas pelo que deseja. Muitas orações ficam sem respostas porque se focam no problema. Quando orar, ore o que você deseja de acordo com a Palavra.

Somos filhos amados que devem imitar o nosso Pai (Ef 5.1). Você não poderia imitá-lo corretamente senão falar como Ele, certo?  Deus chama à existência as coisas que não existem (Rm 4.17).

Pare e pense: Se Jesus viesse a você pessoalmente e lhe dissesse: “- Filho, a partir de agora, tudo acontecerá exatamente como você disser”. Isso mudaria seu vocabulário? Eu acredito que sim. Todavia, foi exatamente o que Ele disse em Mc 11.23.

Fé no Coração

Jesus disse que a crença é no coração e não na mente. Qual a diferença? Quando você tem fé no coração sua confissão não muda diante dos problemas. A fé na mente é uma fé emocional, baseada na razão e não no coração. Por isso, ela acredita no que vê e sente. Se você espera sentir algo para declarar que está curado, ou recebeu algo de Deus, então é uma fé na mente. Ela não funciona.

Não são as tempestades da vida que nos derrotam, mas as confissões erradas.

A fé vem pelo ouvir da Palavra (Rhema). Você deve meditar e confessar constantemente a Palavra Escrita, em algum momento ela se tornará rhema em seu coração. Quando você tiver a rhema saberá. Não se trata de “forçar a crer”,mas de continuar a declarar o que se crê.

O Poder Criativo da Palavra

O anjo do Senhor falando a Maria disse:

porque nenhuma palavra, vinda de Deus, será impossível. (Lc 1.37 TB).

Nenhuma palavra - rhema de Deus é impossível. Todas têm o poder de gerar vida. O poder de curar, de prosperar, de mudar as circunstâncias. Você recebe rhema através da palavra logos.

Você domina pelo que diz.

João 1.1-3 diz que a Palavra estava com Deus, A Palavra era Deus e tudo foi feito por intermédio da Palavra.

 No princípio, era o Verbo [Palavra], e o Verbo [Palavra]  estava com Deus, e o Verbo [Palavra] era Deus. 2  Ele [Palavra] estava no princípio com Deus. 3  Todas as coisas foram feitas por ele [Palavra], e sem ele [Palavra] nada do que foi feito se fez.

Jesus é a palavra personificada. Em Apocalipse 19.13 (RC) “E estava vestido de uma veste salpicada de sangue, e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus”.

Cite em voz alta o texto de João 1.1-3, substituindo Verbo e Ele (Jesus) por Palavra. Você sente o poder desta confissão?

Onde está esta palavra poderosa?

Paulo diz que está na sua boca e no seu coração, Rm 10.8:

Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.

Muitos ainda não acreditam no poder inserido na confissão. Em Rm 10.9 sabemos que a salvação ocorre quando confessamos com a boca e cremos no coração. Se alguém não confessar a Jesus como Senhor não é salvo, mesmo que diga que crê em seu coração.

A salvação é chamada de confissão em Hebreus.

Hebreus 3:1  Por isso, santos irmãos, que participais da vocação celestial, considerai atentamente o Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, Jesus,

Nossa confissão em fé trará as bênçãos prometidas na Nova Aliança. Podemos ter o que falamos em fé.

Você sempre está dizendo algo, seja produtivo ou não. Suas palavras definem seu coração, suas intenções e sua fé.

Devemos aprender a usar nossas palavras de maneira mais eficaz. As palavras são como um pequeno leme que está conduzindo o curso de sua vida. Grandes navios são conduzidos por um pequeno leme (Tg 3.4).

Palavras são sementes

Levítico 19:19  Guardarás os meus estatutos; não permitirás que os teus animais se ajuntem com os de espécie diversa; no teu campo, não semearás semente de duas espécies; nem usarás roupa de dois estofos misturados.

Não misture as sementes. Misturar as sementes é declarar a fé e depois a incredulidade. Isto resultará em incredulidade.

Um dos impedimentos para a colheita é a mistura de sementes. Se um jumento cruzar com uma égua dará um burro ou mula. Como são indivíduos resultantes do cruzamento entre espécies com número de cromossomos diferentes (ímpar) burros e mulas tendem a nascer estéreis.

Se você mistura uma palavra de fé com uma declaração de dúvida, você não obterá o que deseja. Sua última declaração cancela a primeira. Se confessar no domingo, mas negar na sexta, você não receberá.

Suas palavras serão testadas pelo diabo.  Será o combate da fé.

O mundo espiritual é controlado pela palavra de Deus. As coisas não mudarão se não mudarmos nossa confissão. Palavras produzem de acordo com sua espécie.

Enquanto confessa, o diabo falará com você. Sua fala sempre traz dúvida, descrença e desencorajamento. Deus, por outro lado, jamais fala de dúvidas, de fracassos ou de desencorajamento.

Você tem Fé

Deus distribuiu uma medida da fé (Rm 12.3). Como você a mede. Pela quantidade da Palavra de Deus em você. Quanto mais Palavra falada, mais quantidade de fé. Por isso, medite e estude a Palavra de Deus.

O Combate da fé

2Tm 4.7 Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

Por que Paulo diz que guardou a fé? Porque é a fé que o inimigo quer roubar de você. É somente pela fé que você decide se alegrar, é somente pela fé que você recebe a graça, é somente pela fé que você crê no amor de Deus.

A Semente de Fé

Lc 17.5-6  Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé.  6 Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira [sicômoro – figueira]: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.

Os apóstolos pediram que Jesus lhes desse mais fé. Jesus não disse que daria, mas disse como eles poderiam obtê-la. Em outras palavras, ele disse: "Você terá mais fé, se usar a fé que tem”. Mesmo que seja como um pequeno grão de mostarda.

O grão de mostarda (sua fé) deve FALAR ao problema. Assim sua fé crescerá.

Qual problema está à sua frente? A falta de recursos? Em vez de disser: Não conseguirei pagar as contas, diga “O meu Deus suprirá todas as minhas necessidades, segundo sua riqueza em glória, em Cristo Jesus”.

Em vez de declarar que não aguenta mais... diga: “O Senhor é a fortaleza da minha vida”.

A única maneira de remover os problemas é abrindo sua boca e falando para o problema.

Olhe Firmemente para Jesus

Nm 21.9  Fez Moisés uma serpente de bronze e a pôs sobre uma haste; sendo alguém mordido por alguma serpente, se olhava para a de bronze, sarava.

         O que fazer quando sua fé parece fraca e a vitória perdida? Olhe para Jesus. Ele é a Palavra. Declare Jesus e não o seu problema. Jesus sempre é a SALVAÇÃO de DEUS para todas as situações.

                Considere mais a Palavra de Deus do que os seus problemas, pense mais nela. Fale mais sobre ela do que sobre seus problemas. O que você diz cria uma imagem dentro de você e controlará seus pensamentos.

O povo havia pecado, chamaram o Maná de pão vil (sem valor, desprezível). O maná era o pão do céu! Que milagre todos os dias!

Se você estivesse na posição de Moisés o que diria ao povo? Morram seus rebeldes! (Acho que alguns falariam assim!). Eles estavam morrendo devido à mordida de serpentes abrasadoras.  Qual a solução? Chame rapidamente a Equipe de ministerial e peça para que todos comprem veneno de cobra, ou chamem rapidamente uma empresa especializada. Vamos ensinar aos irmãos como matar cobras. Qual a solução? Deus disse: “Olhe para a Cruz”. Deus mandou Moisés fazer uma serpente de bronze e colocá-la num madeiro. É um símbolo da cruz. Bronze simboliza juízo. Naquela cruz, todos nós somos sarados. Naquela cruz fomos perdoados. Naquela cruz fomos feitos filhos amados. Completamente perdoados, definitivamente justificados, imensuravelmente amados para sempre. Ó Bendito sangue.

Olhe para o autor e consumador da fé, Jesus.

Conclusão

Você pode liberar a fé que está dentro de você. Há uma medida dada por Deus suficiente para enfrentar seus gigantes. Libere-a falando. Recuse-se a duvidar da Palavra. Creia no que seus lábios falam.

Compartilhamento

1)      Desde o último domingo, quais palavras você têm declarado?

2)      Você percebe a dúvida e a ansiedade vindo contra você? É o bom combate da fé, não desista.

3)      Se avaliar o que tem dito, sua vida está compatível com tais palavras?


Comentários