0081 – As 4 faces da vitória – parte 4

0081 – As 4 faces da vitória – p 4

Objetivo

Em nosso texto base de Tiago 1.2-5 encontramos o que chamo de quatro faces da vitória nos dias de tribulação. Elas são: a alegria, a fé, a perseverança e a sabedoria. Gosto da maneira como a Palavra expõe as coisas. Muitos focam em apenas um aspecto, mas Deus deseja que conheçamos todo o seu conselho (At 20.27). Não foque em apenas uma verdade, foque em Cristo, pois Ele é todas as verdades.

Nesta última mensagem da série, desejo recapitular alguns aspectos marcantes para nós:

  1. Nunca perca a alegria. Quais pensamentos e atividades lhe dão alegria? Pense neles. Jesus em troca da alegria proposta suportou a cruz. Seu futuro é maior que seu passado. É necessário mantermos a alegria no Senhor. Ao desfrutar de Cristo, nossa alegria é completa. Deus deseja que você receba cura, saúde, provisão, proteção, paz, mente sã, a fim de ser alegre e feliz. É impossível ser feliz sem a alegria. O domínio do Espírito Santo em nossa vida envolve tanto a paz como a alegria.

  2. . Tudo o que agrada a Deus envolve a fé. Se você oferta sem fé isto não agrada a Deus. Toda oferta dada a Ele deve envolver a fé e a alegria, esses conheceram o amor do Pai, pois está escrito: “Deus ama quem dá com alegria”. Se você deu uma oferta com alegria, terá recompensa. Se hoje você lamenta, então perderá a colheita. Você tem de misturar fé e alegria ao fazer algo ao Senhor. No trabalho para Deus não existe cansaço na alma. Se o que você faz traz peso, pare. Pois o jugo de Jesus é leve e suave. Quem aprende com Ele, descansa.

  3. Perseverança. Pensamos que perseverar é ir até o limite de nossas forças físicas e mentais. Sei disto porque naturalmente sou assim. Tenho aversão à preguiça. Quem tem “corpo mole” sofre do meu lado. Quando Jesus chamou a Pedro, André, Tiago e João eles não estavam parados na vida, eles estavam trabalhando. Se você é preguiçoso no serviço natural da vida, será na disciplina espiritual. Bem, mas graças a Deus que a perseverança bíblia não significa isto. A perseverança é o foco de Deus na provação. Ela é o fim de tudo. Perseverar é “permanecer”. Toda a ação da dor, sofrimento, pressões, perdas, visam nos levar a ter “mais Jesus e menos de nós”. É muito importante que você permaneça em Jesus, em Sua Palavra viva e em Seu amor. São três as únicas três áreas necessárias. Perseverança é um fruto da longanimidade, nada mais. E fruto é gerado pela intimidade. Fique em Cristo, em Sua vitória, em Sua fé, em Seu amor, em Sua Palavra e você vencerá todas as coisas.

Hoje falaremos do principal entre todos. Parafraseando o que Tiago diz: “se você não sabe como realizar o que falei anteriormente, então peça sabedoria, peça com fé”. Se você sabe, então não precisa de sabedoria. A sabedoria é só para aqueles que sabem que não sabem. É muito ruim quando achamos que sabemos algo e insistimos em dar nosso parecer na ignorância... realmente é terrível ! Já é um avanço quando sabemos o quê não sabemos.

O que a Sabedoria lhe dará?

Amo a sabedoria... como a amo! Quando medito nela é como se estivesse diante de um banquete. Ela me satisfaz, porque a minha, a nossa... sabedoria é Cristo. Quanto mais permaneço nEle, mais sabedoria possuo.

A sabedoria só existe para aqueles que desfrutam da graça. 

Meditando nela, ouvi o Espírito me falar algo que me acrescentou muito. Ele me disse se alguém for verdadeiramente sábio, ele jamais viverá na pobreza. Muitos imaginam que ser pobre é ser santo. Que ser pobre é uma escolha do destino. Não é verdade. Deus não tem filhos prediletos. Ele não deu uma herança maior para mim e menor para você. Não deu para nossos líderes uma herança que os enriquece e para nós apenas algumas migalhas que caem da mesa. Somos todos filhos, igualmente privilegiados, se alguns estão desfrutando mais do pão dos filhos é porque se sentaram na mesa! Venha e sente-se na mesa também, este é o seu lugar. Já percebeu aquela pessoa que gosta de sentar diferentemente dos outros. Ele fica no canto. Às vezes é mediocridade, por se sentir, indigno. Ou é orgulho, por querer destaque. Jesus suportou na cruz a dor da pobreza. A cruz foi um grande filtro que eliminou a maldição da lei e liberou a bênção de Abraão.

A sabedoria te dará?

Longevidade, Riquezas, Honra, Delícias, Paz, Frutos de Vida e Felicidade

Pv 3.16-18

Segundo este texto são sete coisas que a sabedoria te dará. Você as quer?

O alongar-se da vida [1] está na sua mão direita, na sua esquerda, riquezas [2] e honra [3]. Os seus caminhos são caminhos deliciosos [4], e todas as suas veredas, paz [5]. É árvore de vida [6] para os que a alcançam, e felizes [7] são todos os que a retêm.

Pense comigo, são sete coisas desejáveis para qualquer um. Somente um tolo abriria mão de desejar tais coisas. 

Vida Longa. Deus promete longevidade, nisto está contida a saúde. Você cumprirá os seus dias sobre a terra. Cumprirá o seu propósito. Chegará até o fim. Será um vencedor e reinará com Cristo nos séculos vindouros. A sabedoria te guiará.

Riquezas. Não espiritualize isto. Em hebraico significa literalmente riquezas e bens. Tornar-se rico. É verdade que existem pessoas muito ricas neste mundo governado pelo maligno. Mas a riqueza que não é acompanhada de paz e felicidade não é riqueza, é tormento. Na cruz Jesus liberou a bênção de Abraão para que sejamos enriquecidos com bens desta terra. 

Abraão foi riquíssimo. Somos filhos dele pela fé e participamos de sua bênção. Se você acha que miséria é bênção, é por isso, que nunca enriquecerá.

Desejo repetir o que disse anteriormente, sei que parece forte, mas é real: Se você vive na pobreza é porque rejeitou a sabedoria de Deus.

Ser pobre é não ter o suficiente para você e sua casa e nem para “dar ao próximo”.

Ao muito interessante é que a palavra pobreza (ryss...) ocorre sete vezes somente em provérbios, não ocorre em nenhum outro livro do Velho Testamento! Abaixo estão os textos, com o número Strong´s 07389, a palavra no original é: reysh.

Provérbios 10:15  Os bens do rico são a sua cidade forte; a pobreza dos pobres é a sua ruína <07389>.

Provérbios 13:18  Pobreza <07389> e afronta sobrevêm ao que rejeita a instrução, mas o que guarda a repreensão será honrado.

Provérbios 24:34  assim sobrevirá a tua pobreza <07389> como um ladrão, e a tua necessidade, como um homem armado.

Provérbios 28:19  O que lavra a sua terra virá a fartar-se de pão, mas o que se ajunta a vadios se fartará de pobreza <07389>.

Provérbios 30:8  afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza <07389> nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário;

Provérbios 31:7  para que bebam, e se esqueçam da sua pobreza <07389>, e de suas fadigas não se lembrem mais.

Nada é por acaso na Bíblia, Deus deixou escondido isto aqui. 

Não busque enriquecer, busque ser sábio. Antes de empreender, busque a sabedoria. Quantas ideias brilhantes não deram em nada! Porque faltou sabedoria. Se você foca no resultado sem considerar os princípios, falhará. 

Este é o perigo de amar as riquezas. Você ama ser rico então falhará. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males. 

A sabedoria diz: 

Provérbios 4:6  Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te protegerá.

Quem ama o dinheiro amou a coisa errada. Quem ama a sabedoria será protegido do mal. Pense em algo que você realmente ama? Isto lhe dá prazer? Da mesma maneira a sabedoria deve ser amada por você.

Honra. É traduzido como glória em muitos textos. A palavra é Kabod. Deus deseja te honrar diante das pessoas. Ele deseja mostrar que está do seu lado. A melhor coisa que pode acontecer em sua vida é ser “favorecido pelo Pai”. As pessoas verão que Deus é com você, assim como foi com Abraão, Isaque e Jacó e tantos outros. Deus honrará suas palavras, como você diz acontecerá e Deus honrará o “trabalho de suas mãos”. Você deve pedir por sabedoria.

Provérbios 4.8 te ensina a abraçar a sabedoria de maneira INTENSA. O grau do verbo é intenso para estimar... exaltar e honrar.

Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará;

É um abraço intenso. Tal intensidade pode ser demonstrada no aperto de mão, muito mais comum entre nós. Não se trata de um aperto de mão “casca de banana”, mas de um aperto “quebra nozes”.

Caminhos Deliciosos. São caminhos agradáveis, belos. Veja como Deus deseja te favorecer. Por que não amar a sabedoria? O principio da sabedoria é: adquire sabedoria! Se você a amar, Ela te conduzirá por uma vida agradável. No mundo há muito conhecimento, mas pouca sabedoria.

No Salmo 27.4 Davi pediu para morar na casa do Senhor para contemplar a beleza do Senhor. Esta beleza é a palavra traduzida como “caminhos deliciosos”. Jesus te revelará sua beleza.

Veredas de Paz, de Shalom. Veredas diferem um pouco de caminhos. Veredas são sulcos marcados no caminho. Isto aponta para “pisar as pisadas de Jesus”. A sabedoria te mostrará o caminho que conduz à paz, sempre. Isto é maravilhoso. No Salmo 65.11 vemos que “suas pisadas destilam fartura”. 

Não é errado você consultar um especialista, mas nem sempre eles estão certos! Ainda mais se não temem a Deus. Não é garantia de veredas de paz.

Árvore de vida. Claramente aponta para Jesus. Adão tolamente escolheu errado. A única coisa que Deus pediu para Adão fazer, ele falhou! Quando você confia em seu próprio entendimento também falhará. Adão não compreendeu que aquela árvore da vida era Deus mesmo revelado em Jesus. Jesus já estava na terra, no Éden, desejando que o homem vivesse por Ele. Em João 6.57 Jesus diz, “quem de mim se alimenta, por mim viverá”. Você deseja viver por si mesmo ou por meio de Cristo? Então coma dele.

Nossa única fraqueza é não se alimentar direito. Discipulado é ensinar as pessoas a permanecerem em Cristo, em sua Palavra Rhema e em Seu amor. Jesus disse: “ensine-os a guardar”. Quanto você tem um objeto de grande valor, como você o guarda? Deixa à vista? Qualquer pode manuseá-lo? Claro que não. Ensinar a guardar é mostrar o valor das coisas de Deus.

Existe tanta porcaria como alimento inadequado neste mundo. Nossos jovens precisam discernir, a sabedoria o fará. A Palavra diz, “não se conforme com o mundo”, porque muitos desejam ser iguais a eles? É a sabedoria que ensina. Você deveria desejar ser como Jesus, não como algum famoso desta terra. Tolos não percebem a qualidade dos alimentos. Se você der chocolate de qualquer qualidade para as crianças elas comem, quando amadurecem definem entre o que é bom e ruim.

O que o mundo pensa sobre o casamento? Vale tudo, não é necessário uma aliança. As pessoas se juntam e parecem não se importar com a sabedoria de Deus. Se você quiser caminhos deliciosos e de paz, pise nas pisadas de Jesus deixadas em Sua palavra de graça. Casamento não é lei, é graça. Foi inaugurado no inicio de tudo. Quem pensa que pode viver sem o casamento não viu a graça. Vive na lei e esta traz culpa, condenação e medo de Deus.

Em nada deficientes... necessita

Tiago 1:4,5  Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes <leipo>. 5  Se, porém, algum de vós necessita de <leipo> sabedoria,

Note que a perseverança deve ter ação completa “em nada deficientes”. Tal deficiência é demonstrada na “necessidade” de sabedoria. Trata-se da mesma palavra. É como se Tiago dissesse: “se a perseverança (sabemos que é permanecer) não for completa então você tem necessidade de sabedoria”. 

Uma das colunas da sabedoria é o TEMPO. Se alguém não RESPEITA O TEMPO, não respeita a SABEDORIA.

Vou repetir, se você não respeita o tempo em tudo na vida, então você não respeita a sabedoria.

É a coisa mais real que eu poderia te dizer!

Sempre digo: “quem não respeita meu tempo, não respeitará minha sabedoria”. Não desejo gastar minha vida com gente assim.

Eclesiastes 8:5  Quem guarda o mandamento não experimenta nenhum mal; e o coração do sábio conhece o tempo e o modo.

Veja Efésios 5.15,16 :

15  Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, 16  remindo o tempo, porque os dias são maus.

Remir é exagorazo.  É a mesma palavra que diz que Jesus nos resgatou da maldição da lei. Ele nos comprou do mercado de escravos, mediante um preço. Remir o tempo é pagar-lhe o que é devido.

A Sabedoria é a Coisa Principal

Pv 4.7 (RC) “A sabedoria é a coisa principal [re’shiyth] ;...” e também a primeira sobre todas. Trata-se de prioridade. Em Gn 1.1 vemos que “no princípio criou Deus os céus e a terra.” Princípio é re’shiyth. Antes de qualquer pedido, você deve pedir por sabedoria. Coloque-a em primeiro lugar

Ela precede os dons do Espírito:

1Co 12.8a   Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria;

Jesus crescia em sabedoria e graça

Lucas 2.40   Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele;

Jesus primeiramente se tornou Sabedoria para nós

1 Coríntios 1:30  Mas vós sois dele, em Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção,

Muitos colocam a santificação em primeiro, mas a Bíblia diz que primeiro Ele é sabedoria para nós. Se a sabedoria é primeiro tudo o mais se ajustará.

1 Rs 3.6-8

Salomão foi sacrificar em Gibeão onde estava o tabernáculo de Moisés. De noite o Senhor lhe aparecesse e lhe diz: “peça o que quiseres que eu te darei”. O que você pediria? 

Salomão responde e, diz por duas vezes que Deus usou de “grande benevolência” para com seu pai Davi. Grande Benevolência é “gadol checed” ou seja “grande/abundante graça”. O que é graça? É receber unicamente pela fé, tudo o que Jesus conquistou para nós. Se eu merecer alguma coisa, então não é graça. A graça é derramada para aqueles que sabem que não merecem nada.

As palavras no original nos dão riqueza de entendimento. Salomão disse: “dá-me coração compreensivo”. A palavra compreensivo é shama cujo sentido literal é ouvir. significa habilidade e talento para fazer coisas. É sabedoria no sentido geral. Deus deu isto a todo homem, mesmo aqueles que não nasceram de novo, possuem habilidades.

Mas somente para os seus filhos Ele deu entendimento [discernimento].



Comentários