0161 – Deus Sempre Te Ouve

0161 – Deus Sempre Te Ouve

Introdução

Tiraram, então, a pedra. E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, [...].” (João 11.41,42a). 

Este verso é maravilhoso! Jesus enquanto esteve na terra sempre foi ouvido pelo Pai. 

Existiu alguma ocasião que Jesus não foi ouvido? Alguns pensam que Jesus não foi ouvido pelo Pai no Getsêmani, quando lhe pediu “Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice” e o Pai não o livrou da morte pela cruz. O que você precisa compreender é que o “cálice” referido por Jesus não era a morte na cruz, mas a morte iminente que o assolava naquele momento, quando suou gotas de sangue. Se Jesus morresse ali, não haveria salvação da morte eterna, das maldições da lei e todos nós estaríamos condenados. Jesus sentiu a morte querendo levá-lo, então clamou ao Pai. O grito “está consumado” que encerrou toda a nossa condenação tinha que ser bradado na cruz.

Como podemos afirmar isto? O escritor de Hebreus diz:

Hebreus 5:7  Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade.

O único momento na vida terrena de Jesus que ele orou com lágrimas e forte clamor foi no Getsêmani e diz o texto que ele foi ouvido. Se ele foi ouvido, então o cálice não era a morte na cruz, era a morte iminente que o sondava naquele momento.

E quanto às suas orações? Será que SEMPRE são ouvidas pelo Pai? O que você pensa sobre isto?

Seu relacionamento com o Pai mudará completamente quando souber no espírito que DEUS SEMPRE TE OUVE. Mesmo algo tão devastador como “morte de quatro dias” impedirá você de obter o milagre.

Brigas no casamento podem impedir nossas orações?

1 Pedro 3:7  Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.

A interpretação mais comum deste texto é que se o casal vive em brigas suas orações não serão ouvidas, mas gostaria que você observasse que o texto não diz isto e não diz que “Deus não ouvirá as orações do casal”.  O pensamento do texto é o seguinte: “quando o casal que briga, DEIXA DE ORAR”. E, ao contrário, quando um casal ora eles não brigam. 

Quando existe honra no casamento há oração conjunta, de concordância entre o marido e a mulher. A oração, neste caso, é como um termômetro para a temperatura saudável do casamento.

Se ambos concordarem a respeito de qualquer coisa: a compra da casa, do carro, na disciplina dos filhos, no ministério, na mudança e etc, os céus concordarão. É muito poderosa a concordância em oração do casal.

O PECADO pode impedir DEUS DE OUVIR AS SUAS ORAÇÕES?

O que poderia impedir sua oração de ser ouvida? O pecado? Será mesmo? É verdade que na Velha Aliança Deus não ouviu o povo, quando este desprezou a Sua Palavra. Mas hoje, na nova aliança, depois do sacrifício perfeito de Jesus por você, que o perdoou de todos os seus pecados e, o tornou justo, inocente, livre de condenação e culpa, será que, mesmo que você peque, Deus não o ouve? Ou será que horas Ele ouve e horas Ele não ouve? O que você acha?

Vamos a alguns exemplos na Bíblia. 

Jesus curou o paralítico de 38 anos e lhe disse: “Não peques mais, para que nada pior lhe aconteça”. Ele havia pecado e ficado enfermo. E Jesus curou este homem pelo ato de sua misericórdia, independentemente da fé do homem. Porque o pecado dele não o impediu de ser ouvido!

A Bíblia diz que milhares de pessoas foram curadas por Jesus. Será que entre eles não havia nenhum pecador? Lucas 6.19 diz: “E todos da multidão procuravam tocá-lo, porque dele saía poder; e curava todos”. O pecador tocando o santo. O profano tocando o santo. Um e outro eram curados pelo poder de Cristo. 

A Lei nos ensina que Deus não nos ouve se houver pecado em nossos corações. Mas, procure na nova aliança uma afirmação desta. Não existe! Deus é tão gracioso e misericordioso que Ele sempre ouve seus filhos. Bem sei que esta declaração ultrapassa o nosso raciocínio, mas é a pura verdade.

Na Lei estava escrito:

Números 5:2  Ordena aos filhos de Israel que lancem para fora do arraial todo leproso, todo o que padece fluxo e todo imundo por ter tocado em algum morto.

Na lei qualquer um desses três pecados era suficiente para expulsar alguém da congregação de Israel. O leproso, o que tinha fluxo e todo imundo que houvesse tocado em algum morto eram considerados imundos e bandidos de entre o povo.

Jesus cura os três. Em Mateus 8 ele toca no leproso e o cura, em Mateus 9 a mulher de fluxo toca nele e é curada e na sequência, ainda em Mateus 9, ele cura a filha de Jairo que estava morta. Aleluias! Glórias a Deus, como Ele é perfeito e bom! Na lei o pecado impedia as pessoas de receberem, na graça Jesus cura a todas elas. Porque o pecado não o impede de ser ouvido!


Será que uma fé pequena nos impede de sermos ouvidos?

 Jesus desce do Monte da Transfiguração com três discípulos e estes ao se aproximarem dos outros viram uma numerosa multidão ao redor e que os escribas discutiam com eles. O assunto era que os discípulos não conseguiram expulsar um demônio do filho de um dos presentes. O pai do menino disse para Jesus: “se tu podes alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos” (Mc 9.22). Ao que Jesus lhe respondeu: “Se podes! Tudo é possível ao que crê”. Então o pai disse: “Eu creio! Ajuda-me na minha falta de fé”! (Mc 9.24). Este pai não cria que Jesus pudesse expelir o demônio, mesmo assim, Jesus o expulsou. Viu que a pequena fé não impediu o pai de ser ouvido?

Deus é amoroso e capaz de entender o seu nível de fé. Mesmo que ela seja pequena, não é um obstáculo para Ele, desde que acha sinceridade em seu coração. Lembra-se de Tomé? Ele não estava na primeira manifestação de Cristo após sua ressurreição. Oito dias depois Jesus reaparece e imediatamente se vira para Tomé e responde a sua petição. Tomé estava cheio de dúvidas, mas, mesmo assim, Jesus veio para atendê-lo. Por que é assim? Porque Deus é misericordioso, bondoso, gracioso e ama você. Mesmo suas dúvidas não o impedem de ser ouvido.

Pedro e os discípulos haviam pescado a noite toda e nada apanharam. Estavam lavando as redes quando Jesus manda que o barco fosse para o alto mar e novamente lançassem a rede. Pedro retruca: “Senhor já fizemos isto muitas vezes, nada apanhamos, mas sob a tua palavra lançarei a rede”. Eles pegaram tantos peixes que o barco quase afundou. Será que Pedro estava crendo na possibilidade de pegar alguns peixes? Não, não estava, ele apenas obedeceu e o milagre aconteceu.

Por que Deus sempre te ouve?

Deus sempre te ouve porque você está EM CRISTO.

2 Coríntios 5:17  E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Você nasceu de novo, já não é mais a velha criatura de antes! Agora, o Pai sempre te ouve, assim como sempre ouve Jesus. Utilize a lógica da sua mente, agora: se você crê que está EM Cristo e, Cristo disse que sempre é ouvido, logo, você sempre é ouvido porque ORA NO NOME DELE. Jesus disse: 

João 16.23 Naquele dia, nada me perguntareis. Em verdade, em verdade vos digo: se pedirdes alguma coisa ao Pai, ele vo-la concederá em meu nome. 24  Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. 25  Estas coisas vos tenho dito por meio de figuras; vem a hora em que não vos falarei por meio de comparações, mas vos falarei claramente a respeito do Pai. 26  Naquele dia, pedireis em meu nome; e não vos digo que rogarei ao Pai por vós. 27  Porque o próprio Pai vos ama, visto que me tendes amado e tendes crido que eu vim da parte de Deus. 28 Vim do Pai e entrei no mundo; todavia, deixo o mundo e vou para o Pai. 29  Disseram os seus discípulos: Agora é que falas claramente e não empregas nenhuma figura. 30  Agora, vemos que sabes todas as coisas e não precisas de que alguém te pergunte; por isso, cremos que, de fato, vieste de Deus.

Os discípulos entenderam. Não existe nenhuma figura de linguagem aqui. Você entende também? Preste bem atenção, você entende também? Então diga comigo: “O Pai sempre me ouve, porque eu estou em Cristo e peço no Nome dele”.

Sua fé irá até o ponto em que você compreende as coisas de Deus. Se você não souber a sua posição EM CRISTO, não terá uma fé efetiva. A ignorância rouba de você o milagre.

Você está em Cristo, quando você ora, é como se Jesus orasse e, o Pai sempre ouve. Você crê nisto? Quando Deus lhe atribuiu a justiça de Cristo, Ele o colocou na mesma posição que Cristo tem diante dele. Por causa desta posição de justo, você sempre é ouvido. Aleluias!

quando sou ouvido, sou atendido

Você pode estar pensando: “Tudo bem, Deus me ouve, mas não significa que ele fará o que eu pedi”. Observe o que o Espírito disse, através do apóstolo João:

1Jo 5.14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15  E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.

Se Ele te ouve, ele responde. Amém? 

Veja como sua confiança pode ser real: se Deus sempre te ouve, então Ele sempre responde. O que você pediu ao Pai? O que você está pedindo? Ele te ouviu? Se você sabe que Ele te ouviu, então celebre, declare sua confiança, que mais cedo ou mais tarde, no momento certo, você obterá o pedido que lhe tem feito. Aleluias!

Pastor, mas o texto diz: “se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve”. É verdade e, que bom que é assim. Se um filho pequeno pedir para brincar com as facas e você lhe der, você seria um pai irresponsável.

Se você desconhece a vontade do seu Pai celeste, não terá fé para crer. A fé, como eu disse, firma-se no conhecimento da vontade de Deus. 

“Pastor, você está esquecendo o que Tiago 4 diz?”, não, não estou. Vamos ao texto:

Tiago 4:1-3 De onde procedem guerras e contendas que há entre vós? De onde, senão dos prazeres que militam na vossa carne? 2  Cobiçais e nada tendes; matais [assassino], e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; 3  pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres. 4  Infiéis, não compreendeis que a amizade do mundo é inimiga de Deus? Aquele, pois, que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.

A descrição sobre as atitudes dessas pessoas é terrível! Eles são assassinos, são invejosos, amam os prazeres carnais, cobiçosos, promotores de guerras e lutas, são infiéis e amam o mundo. Isto não parece uma descrição de um filho de Deus, parece? Qual filho de Deus que deseja matar outro? Que odeia e inveja o outro? Está escrito em 1 João 3.15: “Todo aquele que odeia a seu irmão é assassino; ora, vós sabeis que todo assassino não tem a vida eterna permanente em si”. Quem odeia não tem a vida eterna permanente em si, isto é, não nasceu de novo.

Ainda, o apóstolo Paulo utiliza a mesma palavra “prazeres” para uma pessoa que não nasceu de novo:

Tito 3:3  Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, desgarrados, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros.

Tais pessoas não amam a Deus, porque não são seus filhos! Quem nasceu de novo, ama ao Pai e deseja tudo o que Ele deseja. Pensemos no natural, você já viu algum filho recém-nascido ao dar começar a olhar para o seu pai, lhe transmitisse a sensação: “odeio você”? Já viu? Claro que não. Todo filho ama o seu pai, assim também todo que é nascido de Deus, AMA a Deus.

Deus responde, mas nem sempre é sim, é isto mesmo?

Eu sei que um argumento é: “Deus ouve e sempre responde, mas às vezes é um NÃO”. Vamos deixar a Bíblia interpretar a Bíblia. Paulo pelo Espírito escreveu:

2Co 1.19  Porque o Filho de Deus, Cristo Jesus, que foi, por nosso intermédio, anunciado entre vós, isto é, por mim, e Silvano, e Timóteo, não foi sim e não; mas sempre nele houve o sim. 20  Porque quantas são as promessas de Deus, tantas têm nele o sim; porquanto também por ele é o amém para glória de Deus, por nosso intermédio.

Nele tem o SIM para todas as promessas de Deus. QUANTAS PROMESSAS irmãos? Todas. É difícil para a mente humana considerar tamanha bondade de Deus. A religião atrapalha a pureza do evangelho de Cristo. Todavia, fique com a Bíblia, com a verdade escrita. Ache uma promessa de Deus para sua necessidade, nela já existe o selo do “SIM de DEUS” e, você poderá dar o amém da fé. 

O texto na versão NTLH diz:

2Co 1.19 NTLH  Pois Jesus Cristo, o Filho de Deus, que foi anunciado entre vocês por Silas, por Timóteo e por mim mesmo, não é “sim” e “não” ao mesmo tempo. Pelo contrário, ele é o “sim” de Deus 20  porque é o “sim” de todas as promessas de Deus. Por isso dizemos “amém”, por meio de Jesus Cristo, para a glória de Deus.

Deus já deu o sim e você pode dar o AMÉM? Amém significa que você crê.

Não existe uma promessa escrita apenas para dar uma “falsa esperança” de um amanhã melhor. Nada disto. Não caia neste engano. Seu Pai ama você, Ele já preparou a casa para você, tudo está pronto. Apenas creia. Você sempre é ouvido e sempre terá um SIM. 

O pai sempre lhe dará as coisas boas

Tiago diz: “não vos enganeis amados irmãos, toda boa dádiva e todo dom perfeito vem lá do alto, do Pai das Luzes, em quem não pode haver sombra de variação” (Tg 1.16-17). Deus nunca, nunca mesmo, nunca e nunca MUDA de opinião. Ele já definiu tudo. Ele sempre lhe dará boas coisas.

Jesus disse em Mateus 7.7-11:

Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?

Você é pai ou mãe? Qual seria sua resposta para estas questões colocadas por Jesus. Ele está certo? Se é assim com você, quanto mais será com seu Pai Celeste que te ama perfeitamente.

Cura é coisa boa?

Provisão financeira é coisa boa?

Um casamento feliz é coisa boa?

Não importa o que você está precisando se é BOM pode pedir

O diabo não poderá deter alguém que conhece a verdade. Deus sempre te ouve e deseja lhe dar coisas boas.


O poder da fé

Em Marcos 11.22-24 Jesus ensina sobre a fé do tipo de Deus. Ele disse:

Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; 23  porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. 24  Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco.

A essência da fé está nesta passagem. Quando você pedir, no mesmo momento, creia que recebeu e assim será com você.

Vejamos o verso 24 na versão NTLH da Bíblia:

Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado.

Qual a razão de você orar e crer que recebeu, assim que ora? Sem que haja qualquer manifestação nos sentidos físicos, visível ou palpável do seu pedido?

Porque você SABE QUE DEUS SEMPRE TE OUVE, em Nome de Jesus.

Quando você pede, Ele ouve, quando Ele ouve, Ele dá.

Você não tem que sentir que recebeu. Os sentimentos não têm nada a ver com a fé. A fé nasce no coração, no espírito, não no corpo.

“ -- Mas pastor, eu não consigo crer, eu preciso de mais fé”. Os discípulos também pediram para Jesus aumentar-lhes a fé. Vamos ao texto em Lucas 17.5,6:

Então, disseram os apóstolos ao Senhor: Aumenta-nos a fé. Respondeu-lhes o Senhor: Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a esta amoreira: Arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá.

Uma amoreira é um sicômoro, uma árvore com profundas raízes e ramos fortes, não é uma plantinha qualquer. O que Jesus respondeu para os discípulos? Ele disse: “DIGA a esta amoreira: arranca-te e transplanta-te no mar; e ela vos obedecerá”. Em outras palavras Jesus dizia: “Comande ao seu problema que desapareça. Abra sua boca e declare aquilo que você quer que aconteça”. 

Muitas pessoas falam e falam como seus problemas são grandes, intransponíveis e impossíveis. Quanto mais falam assim, mais seus problemas aumentam, mais enraizados se tornam. Em vez disto, COMANDE, fale PARA O PROBLEMA, dê uma ordem a ele, em Nome do Senhor Jesus.

Jesus estava dizendo: “Sua fé aumentará quando você utilizar a fé que você já tem”. E você faz isto, falando contra o problema. A fé cresce à medida que falamos com fé. Todos recebemos uma medida de fé. Não existe um filho de Deus que não tenha fé. Está escrito: “[...] segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um” (Rm 12.3). Você é um filho(a) da fé!

Você percebe um novo nível de fé em seu coração neste momento? Você pode utilizá-la contra este problema que está perturbando sua vida e ele sairá da sua vida, agora mesmo.

dentro de você só existe a fé

A dúvida sempre é algo que vem de fora. É o diabo que lança seus dardos de dúvida contra a Palavra de Deus. Aprenda a rejeitar a dúvida, expulse-a de sua mente, em Nome de Jesus. Exerça autoridade contra ela.

No texto de Marcos 11, na expressão: “não duvidar”, a voz do verbo que expressa a ação sobre o sujeito é a VOZ PASSIVA, ou seja, o sujeito recebe a ação. Ex. “O rapaz foi expulso da loja” o sujeito recebe a ação do verbo, ele é passivo. Assim é com a dúvida. O diabo a lança em você, pelos sintomas físicos, pelas circunstâncias e se você a aceitar como se fosse sua, sua fé ficará bloqueada. Por outro lado, CRER está na voz ativa. É você quem dispara a fé que está em seu coração, apenas falando e falando...

Veja o que fez Abraão após ter crido na Palavra do Senhor que ele seria pai de uma multidão inumerável:

Rm 4.18  Abraão, esperando contra a esperança, creu [voz ativa], para vir a ser pai de muitas nações, segundo lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19  E, sem enfraquecer [voz ativa] na fé, embora levasse em conta o seu próprio corpo amortecido, sendo já de cem anos, e a idade avançada de Sara, 20  não duvidou [voz passiva], por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu [voz passiva], dando [voz ativa] glória a Deus, 21  estando plenamente convicto [voz ativa] de que ele era poderoso para cumprir [voz ativade Deus]  o que prometera.

Pela graça de Deus disponível a você, pelo Espírito Eterno que habita em você, seja ATIVO NA FÉ sabendo que o Pai sempre te ouve.

Amém.


Comentários