0162 – A Oração Que Move os Céus e Abençoa a Terra

0162 – A Oração Que Move os Céus e Abençoa a Terra


Introdução

Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo.

Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos.! Tg 5.16b-18

Existe um tipo de oração que move os céus e abençoa a terra. Será que este tipo de oração é para alguém especial? Alguém único e cheio de dons e habilidades espirituais como Elias? Será que ainda hoje podemos fazer este tipo de oração? 

Gostaria de compartilhar com você sobre os princípios espirituais que governam a oração que move os céus e abençoa a terra.

Os dias de Elias

Israel estava em rebelião contra Deus e se afastara dele. O rei de Israel era Acabe, marido de Jezabel (“mulher de Baal”) e, Jezabel, era sacerdotisa do abominável deus da fertilidade Baal. Israel era filho amado de Deus, o Senhor os  livrara do Egito, da casa da servidão e os transportara nas asas da águia para a terra da promessa, onde fluía o leite e o mel. Mesmo assim, Israel se esquecera de Deus e lhe dera as costas para adorar e sacrificar a um deus pagão. 

Líderes influenciam nossa vida. Líderes são “cabeças” e todo o corpo sofrerá as consequências de suas escolhas. Quando um líder faz escolhas erradas, na carne, não desfrutará da plenitude da bênção de Deus e os seus liderados serão também. O princípio de autoridade é real. Jesus disse: “o que é nascido na carne é carne e, a carne para nada aproveita”. Se um líder começa algo na carne, de nada aproveitará, será perda de ânimo, recursos e tempo. Nunca se coloque debaixo de um líder que não está alinhado com os princípios de Deus, seja ele quem for, parente, amigo, pai ou mãe. Não viva para agradar a homens, mas a Deus. Fico admirado como algumas pessoas, em nome da amizade, preferem seguir um líder errado em seus princípios, do que perseverar em seguir os princípios do Senhor! 

Acabe foi um líder errado no coração e em suas ações, influenciado por sua esposa maligna. Não houve um líder tão mau, na história de Israel, como ele. Era uma época de densas trevas e o povo sofria muito.

elias era semelhante a nós

Elias era o profeta, a voz de Deus, naqueles dias. O Espírito Santo, através de Tiago, diz que Elias orou “com instância” para que não chovesse: "e não choveu na terra por três anos e seis meses". E, depois de três anos e meio, ele orou novamente: “e o céu deu chuva e a terra produziu seus frutos”. Elias orou um tipo de oração que moveu os céus e afetou a terra. É sobre ela que desejo compartilhar com você. 

Quando falamos sobre Elias pensamos em um homem especial com uma unção espetacular e, é por isso, que ele orou assim, no entanto, leia como o Espírito Santo o retrata, bem no início do verso, para prontamente eliminar este pensamento de nós: "Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos". Em outras palavras, ele era como você. Ele era apenas um ser humano como qualquer um de nós. Elias foi tão governado por seus sentimentos que se sentiu solitário e desejou a morte! Isto combina com um homem que fez tal oração? Parece que não! Se ele foi um justo que pode orar assim, então você também pode, pela graça de Deus. Quais são os princípios que governam tal oração? 

Muitas pessoas pensam que a oração serve apenas para acalmar as emoções das pessoas, para fazê-las se sentirem bem. Quantos de vocês sabem que a oração não é apenas para acalmar? Como um médico disse para um cristão que queria orar por seu avô doente: " - Sim, você pode orar, a oração é tão reconfortante”. Não! Não... quando oramos, não é para acalmar; oramos para mover os céus e abençoar a terra.  

Nós oramos para obter resultados, para que os céus invadam a terra. Jesus disse: “que venha o teu reino e seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus”. A oração deve movimentar os céus e abençoar a terra.

Estamos inseridos em dias onde a oração deve ganhar uma nova ousadia pelos filhos de Deus.  Acabaram-se os dias de mendicância espiritual, você é um rei e sacerdote de Deus na terra, assuma sua identidade. Sua posição é muito mais elevada do que a de Elias, porque você está na Nova Aliança. Hebreus 8.6 diz:

Agora, com efeito, obteve Jesus ministério tanto mais excelente, quanto é ele também Mediador de superior aliança instituída com base em superiores promessas.

Note os meus grifos no texto. “Mais excelente”, “Superior Aliança”, “Superiores Promessas” e além de tudo isto, Jesus é o Mediador dela! Isto significa que você está numa posição espiritual muito superior à de Elias. Suas orações são eficazes e poderosas em Deus.

a oração com insistência

Vamos para 1 Reis 17.1 a fim de compreendermos melhor que tipo de oração “com instância”, “poderosa e eficaz” foi feita por Elias:

Então, Elias, o tesbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra.

O texto mostra que Elias apenas declarou a palavra, Ele não orou a Deus, não insistiu, apenas declarou para o ímpio rei Acabe. Elias disse que nem orvalho e nem chuva cairiam sobre a terra, por anos. Uma coisa é não ter chuva, pelo menos há orvalho pela manhã, certo? Mas, Elias comandou que ambos não caíssem, cerrando os céus e secando a terra e, isto, por três anos e seis meses.

A oração “com instância” de Elias foi uma declaração de fé. O que você imagina como sendo uma ORAÇÃO COM INSISTÊNCIA? Provavelmente alguém gemendo, de joelhos, com lágrimas nos olhos e clamando a Deus. Essa é a ideia de oração com insistência, certo? 

Mas a passagem mostra que foi uma DECLARAÇÃO. Elias apenas disse: "nem orvalho nem chuva haverá nestes anos, segundo a minha palavra". E o Espírito Santo chamou isso no Novo Testamento de oração com insistência, eficácia e poder. Uau! Como Deus pensa diferente de nós? Nós pensamos: “-Como isso pode ser uma oração com fervor”? 

A chave da autoridade de elias

A chave para tal poder na oração de Elias é encontrada em sua declaração: “O Deus em cuja Presença estou”. A face de Deus representa Sua Presença. Elias tinha consciência que falava diante de Deus.

Elias foi ousado. Acabe poderia ter-lhe cortado a cabeça. Todavia, quando você tem consciência de sua posição de autoridade no mundo, você não teme nem os demônios e nem aos homens. Você diz o que precisa ser dito.

Como eu disse, você participa de uma aliança superior a que Elias participava. Elias aprendeu a viver diante do Senhor sem ser nascido de novo e sem ter a posição em Cristo que você tem hoje. Na Nova Aliança Deus não está longe, nos céus, de você. Ele mora em você, assim, muito mais que Elias, você pode viver com a consciência da Presença de Deus. Pratico o máximo que posso a oração em outras línguas, porque creio que um dos benefícios dela é me ajudar a manter o frescor do entendimento que estou na presença do Espírito Santo, pelo fato de saber que as palavras são dadas por Ele.

Consciente da presença de Deus, você não temerá as críticas dos homens. Você não temerá aqueles que se levantam contra você ou mesmo aqueles que traem você. Assim como o escritor de Hebreus disse: E, assim, com confiança, ousemos dizer: O Senhor é o meu ajudador, e não temerei o que me possa fazer o homem. (Hb 13.6 RC). 

Pedro e os demais apóstolos estavam diante das autoridades do sinédrio, estes ordenaram que eles não mais falassem no nome de Jesus. o que eles fizeram? Ficaram assustados e preocupados? Ao invés disseram: “Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens”. É como se dissessem, “-Ei autoridades, nós estamos na presença da autoridade maior, não temos medo de vocês”.

Davi disse no Salmos 16:8: O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. É um texto profético sobre Cristo e pertence totalmente a você. A consciência da Presença do Espírito Santo lhe transmite ousadia e autoridade, você não se abala como os demais. Nem as circunstâncias, nem a ofensa dos homens e nem a traição deles abalará você.

Em Efésios 2.6,7 encontramos a maior manifestação da graça de Deus para conosco, chamada de suprema riqueza de sua graça:

E, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus;  para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

Tal expressão “suprema riqueza” significa que não há nada maior ou mais elevado. Não existe expressão maior da graça de Cristo do que você saber e viver na posição do trono. Você está assentado hoje no trono com Cristo. O trono é o seu lugar de domínio. A autoridade de Cristo foi-lhe dada.

Quando você sabe onde você está e quem está ao seu lado, você nunca se afundará no pensamento de vítima, de coitadíssimo. Todos haviam abandonado o apóstolo Paulo, ele não reclamou, porque sabia quem estava com ele. Veja o texto de 2Tm 4.16-18:

Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram. Que isto não lhes seja posto em conta! Mas o Senhor me assistiu e me revestiu de forças, para que, por meu intermédio, a pregação fosse plenamente cumprida, e todos os gentios a ouvissem; e fui libertado da boca do leão. O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A ele, glória pelos séculos dos séculos. Amém!

Este é um dos textos que você deveria memorizar. Deus lhe assiste quando todos o abandonarem. Ele te livrará de toda obra maligna e Ele te guiará a salvo para seu reino celestial. Aleluias! Algumas pessoas diminuem em muito o poder da salvação. Você não entrará no reino celestial porque é bom e esforçado, você entrará no reino porque foi justificado por Deus, Ele mesmo te colocará lá.

Abraão conheceu este princípio de “andar na Presença de Deus”. Ele teve várias aparições de Deus em sua vida até que ele sentou, comeu e bebeu com Deus, conversando como um homem a seu amigo. Note a sequência das experiências de Abraão:

Deus lhe apareceu como o Deus da Glória (Atos 7). O Deus de poder e que está em Seu Trono. Depois em Gênesis 14, Abrão conheceu o Deus Altíssimo. O possuidor dos céus e da terra, foi quando lhe deu o dízimo em reconhecimento disto. Seguindo, Deus lhe aparece como o “Escudo” em Gênesis 15. Em Gênesis 17 algo poderoso aconteceu:

Quando atingiu Abrão a idade de noventa e nove anos, apareceu-lhe o SENHOR e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda na minha presença e sê perfeito.

Deus se revela como o “Shadday”, o Deus que é a fonte de tudo. E lhe entrega a mesma chave que Elias mais tarde usou: “anda na minha presença e sê perfeito”. Abrão teve seu nome mudado a partir daqui, ele passou a ser Abraão (o pai de multidões). Porque a revelação da Presença mudará você. Ainda tem mais, em Gênesis 18, Deus vem e se revela a Abraão como um homem! O que você prefere? O Deus da glória, da provisão, do cuidado ou o Deus que senta com você na sua mesa e conversa com você?

Andar na Presença lhe conduzirá à maturidade espiritual.

Abraão conheceu a Deus e isto lhe deu PODER DIANTE de DEUS e PODER diante dos homens. Em Gênesis 18 encontramos o diálogo dele com Deus:

Então, partiram dali aqueles homens e foram para Sodoma; porém Abraão permaneceu ainda na presença do SENHORE, aproximando-se a ele, disse: Destruirás o justo com o ímpio? Se houver, porventura, cinqüenta justos na cidade, destruirás ainda assim e não pouparás o lugar por amor dos cinqüenta justos que nela se encontram? Longe de ti o fazeres tal coisa, matares o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio; longe de ti. Não fará justiça o Juiz de toda a terra? Então, disse o SENHOR: Se eu achar em Sodoma cinqüenta justos dentro da cidade, pouparei a cidade toda por amor deles. Disse mais Abraão: Eis que me atrevo a falar ao Senhor, eu que sou pó e cinza. Na hipótese de faltarem cinco para cinqüenta justos, destruirás por isso toda a cidade? Ele respondeu: Não a destruirei se eu achar ali quarenta e cinco. Disse-lhe ainda mais Abraão: E se, porventura, houver ali quarenta? Respondeu: Não o farei por amor dos quarenta. Insistiu: Não se ire o Senhor, falarei ainda: Se houver, porventura, ali trinta? Respondeu o SENHOR: Não o farei se eu encontrar ali trinta. Continuou Abraão: Eis que me atrevi a falar ao Senhor: Se, porventura, houver ali vinte? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos vinte.  Disse ainda Abraão: Não se ire o Senhor, se lhe falo somente mais esta vez: Se, porventura, houver ali dez? Respondeu o SENHOR: Não a destruirei por amor dos dez. Tendo cessado de falar a Abraão, retirou-se o SENHOR; e Abraão voltou para o seu lugar.

Você consegue perceber a ousadia de Abraão? Veja que foi Abraão que “cessou de falar”. Ele estabeleceu os limites! Normalmente é o chefe que diz que a reunião acabou!

Algo lindo é revelado sobre a influência de um justo em sua oração, nesta passagem.

A cidade de Sodoma e Gomorra tinha em torno de 10.000 habitantes. Deus disse que 10 justos impediriam os 10mil de morrerem. A proporção é de 1justo para 1.000 pessoas, certo?

Hoje, você é justo em Cristo. Sua oração tem influência, no mínimo, sobre 1.000 pessoas! Vemos isto em outros textos:

Jó 33.23 registra esta mesma proporção:”`Se com ele, pois, houver um anjo, um intérprete, um entre mil, para declarar ao homem o que lhe é justo...” 

E, ainda:

Eclesiastes 7:28 “causa que a minha alma ainda busca, mas não a achei; um homem entre mil achei ...”.

Quando anda na Presença de Deus, você tem influência nos céus e autoridade na terra.

Quando você tem poder com Deus, você tem poder com os homens

Você tem acesso livre ao trono da graça, você é conhecido nos céus. Você tem influência com Deus! 

A Bíblia nos diz que uma noite o Senhor apareceu, como homem, a Jacó; era o Senhor Jesus, em sua aparência pré-encarnada e Jesus lutou com Jacó. Jacó era um lutador, durante toda a sua vida ele teve que lutar, lutou com seu irmão mais velho, lutou com sua família, lutou com seu pai..., enfim lutou por tudo na vida. Sua vida estava em constante lutas, hoje,  alguns vivem assim, nunca estão em paz, sempre estão lutando.

Finalmente, Jacó entrou no combate final de sua vida, o Senhor lutou com ele, bendito combate! Nele Jacó foi transformado. Enquanto Jacó lutava da maneira de sempre, com todas as suas forças, o Senhor lhe dizia: "Deixa-me ir, pois já rompeu o dia”. Jesus não queria podia fazer nada por ele. Mas quando Jacó reconheceu sua condição, então o Senhor lhe disse: “Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste [no hebraico é: ter poder] com Deus e com os homens e prevaleceste” (Êx 32.28). Jesus disse que Jacó tinha poder com Deus e com os homens”

Quando você tem PODER COM DEUS, você tem PODER COM OS HOMENS. Você sabe como ele obteve poder com Deus? A Bíblia nos diz que, pela fé, Jacó quis a bênção. Por isso, Jesus lhe “feriu” na articulação da coxa (representando força humana). Jacó não podia mais lutar com suas forças naturais, então foi mudado e obteve poder com Deus.  

Note a verdade: “enquanto você lutar com suas próprias forças e métodos naturais, o Senhor quererá partir, mas, no momento, em que você desistir de lugar e confiar na bênção de Deus em Cristo, obterá PODER com Deus”.

Não é verdade o ditado: “Deus ajuda aqueles que se ajudam”, isto não está na Bíblia. É pensamento do homem, não é de Deus. Deus ajuda aqueles que realmente dizem: "Não posso evitar. Não posso superar esse vício em pornografia. Não posso superar esse vício em fumar. Não posso superar esse problema de temperamento. Não posso, mas eu creio que Jesus pode”. “Não posso vencer a enfermidade, mas Jesus tu és minha saúde”. “Não vejo saída para os problemas financeiros, mas Jesus Tu és meu provedor”. “Tu és o Senhor dos Senhores”. Amém? Você deseja obter poder para com Deus?

Jesus só endireita os caminhos entregues a Ele.

orando para mover os céus e abençoar a terra

Uma declaração de fé é uma oração “com instância” que move os céus e abençoa a terra, quando a fazemos na presença de Deus, segundo Sua Palavra.

Jesus disse: “E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos”.  Deus o ouve quando você suspira o Seu Nome: Pai. Não é Deus quem precisa ser convencido a te abençoar. A oposição é do diabo.

Quando você declara o que está escrito, agrada a Deus, sua oração é fervorosa e movimenta os céus e abençoa a terra.

Não ore pedindo o que já é seu. Ore declarando o que você já tem. Se eu acredito que Jesus me livrou da maldição e levou meus pecados, as minhas enfermidades, minhas depressões, medo, pânico, pobreza, tudo naquela cruz, então posso orar com instância quando declaro: “eu possuo em Nome de Jesus”.

Não faça orações como um escravo: "Ó Deus Poderoso, ó Deus, por favor, Deus, cure meu filho. Ó Deus, cure minha filha. Ó Deus, por favor, faça isso, Senhor. Ó Deus, por favor, faça isso, tenha misericórdia, me perdoe pelos meus muitos pecados”. Eu me lembro de um irmão que se você pedisse para ele orar duas orações seguidas, ele sempre dizia: “Senhor perdoa os meus muitos pecados”. Eu era jovem e pensava: “ - Como ele pôde pecar tanto em tão pouco tempo”!

Ore como um filho amado, rei e sacerdote sobre a terra, em Nome de Jesus:

Eclesiastes 10:7 diz:  Vi servos a cavalo e príncipes andando a pé como servos sobre a terra.

Quando você ora negando a obra consumada de Cristo, você não influencia a terra. Orações em desarmonia com a realidade da obra realizada por Cristo em essência dizem: “Deus não me ouve, Ele não está convencido ainda, Deus não quer me dar”. Pare com isto! Deus lhe ouve sempre, Ele sempre quer abençoar. AMÉM?

É por isso que muitas orações, aparentemente piedosas, não são respondidas. Se a oração não for respondida, ela perde o sentido. Torna-se numa oração inútil. 

Veja por este outro lado, quando você declara a verdade, o Espírito Santo que é chamado do Espírito da Verdade confirmará a verdade. Se você orar negando as Escrituras, então sua oração não terá a confirmação dEle, porque não é a verdade! 

Você é um rei no Reino de Cristo. Ore de acordo com sua posição.

Jesus lhe ensinou que Deus é Pai Amoroso que sempre ouve você. Ore para mover os céus e abençoar a terra.

Um beijo no coração


Comentários