0080 – As 4 faces da vitória – parte 3

0080 – As 4 faces da vitória – p 3

Introdução

Tg 1.2-5. 

“Tende por motivo de...” traz o sentido primário de “conduzido”. Podemos interpretar o texto da seguinte maneira: “seja conduzido pela alegria”. 

O que lhe dá alegria? Às vezes sinto a necessidade urgente de estar com os irmãos. Há pessoas que me alegram o coração. Minha família sempre me alegra. Muitas vezes, não percebemos o valor que pessoas têm para nós até perdê-las. Sinto alegria em ver as coisas boas da vida e desfrutar de momentos com irmãos amados. Não valorizamos os relacionamentos como deveríamos. Perdemos a oportunidade de nos manter alegres.

Sinto alegria em jogar dominó com minha esposa e ficar “antes” dela na rodada, assim consigo fazê-la falar “passo”! Eu me divirto! Porque quando ela está antes de mim, ela me faz passar! (Aí ela se diverte!!). 

Deus deseja que tenhamos “dias felizes”. Tais dias são de alegria!

Jesus suportou o sofrimento da cruz, por causa da alegria. “Em troca da alegria que lhe estava proposta suportou a cruz” (Hb 12.2). Jesus pensou na alegria e então encarou a cruz. Logo, existem coisas que geram alegria em você e, esta alegria, é a força de Deus.

Pense na alegria do que será o “reino de Cristo”. Estaremos para sempre com Ele. Ele enxugará toda a lágrima. Não sei porque choraremos nos céus, mas assim como romanticamente o marido enxuga as lágrimas de sua esposa, Ele fará isto conosco. Aleluia! 

Pense que as gotas de tribulações desta vida não se comparam à imensidão de um oceano de alegria. Você foi escolhido, chamado, justificado e glorificado. Aleluia!

No meio da tribulação mantenha-se envolvido com aquilo que lhe dá alegria. 

A alegria restaura o valor de cada momento, cada ação, cada pessoa. Mudei de cidade, estado e costume a pouco tempo, depois de 52 anos acostumado com minha vida em SP. Confesso que minha motivação e alegria são vocês, amados irmãos. Vocês me mantém alegre. 

Depois da fé vem a “provação da fé” 

Sua fé será provada. Você precisa saber disto. Não existe fé sem provação da fé. Suas palavras serão provadas. O diabo resistirá sua declaração de fé. Ele promoverá toda sorte de perturbações ao seu redor, a fim de entristecê-lo. 

O que Deus operará em nós através da provação da fé? PERSEVERANÇA COMPLETA. Desejo que você compreenda o que é a perseverança do Senhor, isto também te dará mais alegria!

De barro para Rocha

Você foi formado do barro desta terra. Barro é algo mole, inconsistente, mas em Cristo você nasceu de novo e tem uma nova constituição, você agora é rocha, pois Jesus é a Rocha. Jesus disse para Simão Barjonas: “Agora tu és uma rocha (Pedro)”. E sobre esta “rocha” edificarei minha igreja. Foi a única vez que Jesus disse “Simão Barjonas” lembrando-o de sua origem natural, barrenta! Você foi formado naturalmente do barro, da terra, de Adão, de seu pai natural, mas agora tu és rocha, formado do céu, formado do último Adão e do segundo homem.

É lindo como Paulo descreve nossa nova natureza em 1Co 15.45-49. Como trouxemos a imagem do natural, agora, devemos também manifestar a imagem do homem celestial que é Cristo.

45  Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. 46  Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. 47  O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. 48  Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. 49  E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.

Deus está tornando você numa rocha, porque somente rochas podem EDIFICAR A SUA IGREJA. E sobre esta natureza de rocha, as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja (Mt 16.16-18) ! Aleluia!! Isto é poderoso. É pão do céu!

16  Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. 17  Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus. 18  Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Perseverança é Hupomone

Em grego perseverança é Hupomonê significa estabilidade, constância. Todavia a origem desta palavra é hupoméno que vem de hupo + meno. Trazendo o sentido de “permanecer debaixo”. Então podemos afirma que perseverança na tribulação é “permanecer”. Isto me lembra a figura de Jesus comparando-se à galinha que ajunta seus pintinhos debaixo das asas. Ainda, o salmista disse: “debaixo de suas asas estarei seguro”. O que Deus deseja operar em você através da provação te ensinar simplesmente a PERMANECER nEle.

Não é maravilhoso? O mundo ensina que você para ser um campeão tem de se esforçar ao extremo, tem de perseverar. Vemos filmes de atletas que foram até o seu limite e então se tornaram campeões, mas na graça do Senhor a perseverança é simplesmente permanecer em sua posição.

Qual é a sua posição atual? Você está EM CRISTO.

12x Permanecer

Perseverar é simplesmente permanecer. 

Em João capítulo 15 Jesus mencione 12 vezes a palavra permanecer. Doze ponta para o número de governo da na Bíblia, isto deve governar sua vida. Se o Senhor lhe disser algo uma vez é suficiente para você crer? E se Ele repetir na mesma fala doze vezes? Acho que é mais do que relevante, não concorda? 

Vejamos o texto.

Permanecer é frutificar (longaminidade)

A longaminidade é o fruto que gera perseverança. 

Fruto é resultado de intimidade, de permanecer.

  1. Permanecer em Cristo;

    • Gl 5.4;

  2. Permanecer na Palavra Revelada (Rhema);

    • Rhema vem por ouvir a Palavra de Cristo, o evangelho de Cristo que é o evangelho da graça;

  3. Permanecer no Amor de Deus;

    • 1Jo 4.18,19 “perfeito amor”;

    • 1Jo 4.16 “permanecer no amor”.

  4. Permanecer uns com os outros.

    • 1Jo 4.12 “se amarmos uns aos outros... O amor permanece”.

Jesus é a Videira Verdadeira

João 15 começa dizendo que Jesus é a videira verdadeira. É a verdadeira porque Israel foi comparado a uma videira no Salmo 80.8, todavia eles falharam, não sendo uma referência para nós. Por isso, Jesus em João 15 diz que ele é a videira verdadeira.

No verso 5, vemos que nós somos os ramos. O problema porque muitos não frutificam é que tentam ser a videira e não ocupam seu lugar de ramos. Jesus nos ensina que devemos permanecer na posição que somos. Somos ramos, não geramos frutos, apenas manifestamos os frutos. Enquanto a lei exige que você faça algo para Deus, a fim de frutificar. A graça espera que você descanse, que permaneça, na obra de Cristo.

Você não é o provedor, não é o originador, não é você quem gera, só há um que pode fazê-lo, é Cristo. Se você permanecer conectado, então manifestará o fruto. Você não é responsável pelos frutos, mas a Videira. 

Imagine uma videira sem os ramos, seria apenas um tronco. Não seria propriamente uma videira, certo? Isto significa que na essência, Jesus é tudo. Manifestamos a Ele mesmo e somos como Ele é.

Não somos cedros

cedro do libano 2.jpg

Em Isaías 2.12,13 Deus é contra todos os Cedros do Líbano, Deus os despedaça com sua voz (Sl 29.5). Por que? Os cedros são símbolos de altivez, orgulho e soberba. Cedros consomem toda a água ao redor e impedem a luz do sol. Se uma planta estiver perto dele, morrerá. Isto fala de nossos relacionamentos. Somos ramos da videira, recebemos vida para dar vida. Aqui ninguém é um Cedro que impede os demais de crescerem, nosso coração é investir em sua vida. Em acreditar nos sonhos de Deus para você. Em levá-lo a cumprir seu propósito. 

Pegaremos em sua mão, ajudaremos você, seja pela oração ou aconselhamento, em humildade, a fim de que você cresça. Espero que todos os líderes sejam facilitadores dos irmãos, não aqueles que monopolizam, que exigem, que desejam controlar a vida de um discípulo. Os cedros serão abatidos. Você é como nós ramos. Somente Cristo é o Cabeça, somente Ele é a videira. Nós somos todos iguais diante do Senhor.

O Cuidado do Pai

Deus é o Viticultor. Deus é Pai. Deus está cuidando de você. Ele te conhece individualmente e sabe o melhor para você. Ele poderia ter feito mais anjos para ter comunhão com Ele, entretanto optou por ter mais filhos! Você é filho de Deus. Nada poderia ser melhor do que isto, fomos feitos à Sua Imagem e Semelhança, temos os mesmos sentimentos... e podemos andar nesta terra, como Jesus andou. É o que diz 1 João 2.6:

1 João 2:6  aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou.

Deus está cuidando de você. É algo que Ele faz agora, neste momento. Ele faz isto “cortando” e “podando” você, quando você não dá fruto. Muitos imaginam que cortar é lançar fora, mas a palavra no grego mostra que cortar é, na verdade, “levantar” [airo]. Veja a seguinte imagem:

videira - ramo no chão.JPG

Por estar caído o ramo não consegue manifestar os frutos, então o Senhor carinhosamente o levanta até o lugar adequado para frutificar. É isto que o bom agricultor está fazendo em sua vida hoje. Não importa quantas vezes você tenha caído, Ele tem alegria em levantar você. O Pai nunca nos exclui, ele nunca nos lança fora... “De maneira alguma o lançarei fora...” disse Jesus.

Jesus levantará você, como se faz numa plantação da Videira. Veja a seguinte imagem:

Entenda que não somos nós quem geramos os frutos, o crescimento, a maturidade, é Jesus. Frutos são resultado de permanecer nEle. O verbo dar é phero que significa trazer. Trazer os frutos é manifestá-los e apresentá-los em nossa vida.

O Pai limpa pela palavra. A palavra é tão poderosa que sempre muda você, sempre limpa sua vida, sempre orienta. Ela te conduzirá para a Casa da Bondade, onde há fartura. Quando Jesus lava os pés dos discípulos, ele o faz pela Sua palavra. Nós precisamos ser lavados constantemente. Enquanto nossos pés são lavados, os pés de Cristo são ungidos (João 12.3). Ele é todo perfeito em seus caminhos. Ele sempre nos guiará ao amadurecimento. Louvado seja o Senhor!

Permaneça em Cristo

O que significa permanecer? É ficar conectado e não tentar ser a videira, mas permanecer onde está, na sua posição de ramo. A perseverança não está em meu esforço próprio, mas em minha decisão de descansar nEle. Eu estou conectado nEle, desfruto dEle, bebo dEle e me alimento dEle.

Permanecer é... seja ramo. Não tente ser a videira. Quando estiver em provações, diga “eu não posso, mas tudo posso nele que me fortalece”.

Quando você não depende da vida que flui da Videira, você depende de você, isto é justiça própria.

Em Gálatas, Paulo diz que nos desligamos de Cristo.

Gl 5.4 De Cristo vos desligastes, vós que procurais justificar-vos na lei; da graça decaístes.

Existem duas maneiras de você se justificar: uma é crendo que você é a justiça de Deus em Cristo e a outra é guardando toda a lei. Como ninguém consegue guardar toda a lei de Deus, então você não pode ser justificado por ela. 

Quem anda na justiça pela lei se gloria de não ter pecados semelhantes ao do outro. “Eu e você sem a graça de Cristo não somos melhores do que qualquer pecador”.

Não abra mão da perseverança

Recuse-se a viver religiosamente. A religião te ensina o esforço próprio para perseverar até o fim. A graça te ensina a descansar em Jesus. A permanecer. Nunca abra mão disto!

  • Hb 10.35-37 e 11.1;

  • Esperança = Âncora da alma: Hb 6.18,19;

    • Trazer à memória... dá esperança;

  • Rm 5.1-5

    • Perseverança-> experiência->, esperança;

    • Navios lançam a âncora, nas tempestades.

  • Isaías 40:31  mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.


A primeira menção de esperança na Bíblia (Tiqvah ⬄ cordão, corda)

A primeira menção da palavra esperança na Bíblia está no episódio de Raabe, em Josué.

  • Josué 2. 17  Disseram-lhe os homens: Desobrigados seremos deste teu juramento que nos fizeste jurar, 18  se, vindo nós à terra, não atares este cordão de fio de escarlata à janela por onde nos fizeste descer; e se não recolheres em casa contigo teu pai, e tua mãe, e teus irmãos, e a toda a família de teu pai. E ela disse: Segundo as vossas palavras, assim seja. Então, os despediu; e eles se foram; e ela atou o cordão de escarlata à janela.


Amém.


Comentários