0160 – E Cessou A Praga

0160 – E Cessou A Praga


Introdução

Uma imagem contendo homem, mesa, frente, amarelo

Descrição gerada automaticamente

Esta mensagem é profética para nossos dias. O sacrifício perfeito de Cristo foi para Deus como oferta de aroma suave. Este aroma suave aponta para a obra perfeita de Cristo como incenso aromático diante de Deus. Paulo, pelo Espírito, disse: 

Efésios 5:2  E andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave.

Você descobrirá que o COVID-19 segundo a obra de Cristo, já foi eliminado de sobre sua vida: A PRAGA CESSOU. Tantos os efeitos de saúde, quanto financeiros sobre sua vida NÃO AVANÇARÃO, porque Jesus é o incenso agradável a Deus, aceito, perfeito e NESTES DIAS continuamente ELE “queima” diante de Deus ao INTERCEDER por você.

O segredo para resistir a essa praga e o que é necessário para impedi-la de atingir sua vida pode ser encontrado nesta história de Números 16.

Abra seu coração em fé para compreender que quando você ora, Jesus mistura em suas orações a doce fragrância de seu incenso, a sua obra PERFEITA e CONSUMADA NA CRUZ, eliminando, assim, qualquer praga contra você e sua casa.


O Incenso queimado extermina a praga

Alguns levitas se rebelaram contra Arão que era o sumo-sacerdote nos dias da instituição do Tabernáculo de Moisés. Arão representa a Cristo nesta passagem, que é nosso sumo-sacerdote eterno. Leiamos o texto:

Nm 16.41 Mas, no dia seguinte, toda a congregação dos filhos de Israel murmurou contra Moisés e contra Arão, dizendo: Vós matastes o povo do SENHOR. 42  Ajuntando-se o povo contra Moisés e Arão e virando-se para a tenda da congregação, eis que a nuvem a cobriu, e a glória do SENHOR apareceu. 43  Vieram, pois, Moisés e Arão perante a tenda da congregação. 44  Então, falou o SENHOR a Moisés, dizendo: 45  Levantai-vos do meio desta congregação, e a consumirei num momento; então, se prostraram sobre o seu rosto. 46  Disse Moisés a Arão: Toma o teu incensário, põe nele fogo do altar, deita incenso sobre ele, vai depressa à congregação e faze expiação por eles; porque grande indignação saiu de diante do SENHOR; já começou a praga. 47  Tomou-o Arão, como Moisés lhe falara, correu ao meio da congregação (eis que já a praga havia começado entre o povo), deitou incenso nele e fez expiação pelo povo. 48  Pôs-se em pé entre os mortos e os vivos; e cessou a praga. 


Observe as declarações deste texto: “Já Começou a Praga” – este cenário fala dos tempos em que estamos. Hoje, estamos enfrentando uma praga o COVID-19, no mundo. Nunca houve algo tão devastador na história. Em tão pouco tempo fez milhares de mortes e inseriu a economia mundial em recessão. 


Arão foi o Intercessor do Povo Como Sumo-sacerdote 

A figura de Arão nesta passagem aponta para Jesus, pois, hoje, ele é o nosso sumo-sacerdote e intercessor. A função básica de um sacerdote é interceder diante de Deus pelos seus irmãos.

O que Jesus está fazendo hoje nos céus? Ele está exercendo sua função de sumo-sacerdote e, INTERCEDE por você. Veja Romanos 8.34: Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. É muito bom quando sabermos que alguém está orando por nós, muitíssimo melhor é saber que Jesus está orando por nós, nos céus! Você pode dar uma aleluia?

Ainda em Hebreus 7.25 vemos a descrição da obra de Cristo como sumo sacerdote:

Hb 7.25  Por isso, também pode salvar totalmente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. 26  Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, 27  que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. 28  Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre. E em Hb 8.1: Ora, o essencial das coisas que temos dito é que possuímos tal sumo sacerdote, que se assentou à destra do trono da Majestade nos céus, 2  como ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo que o Senhor erigiu, não o homem.

Jesus é o seu intercessor nos céus e o Espírito Santo é o seu intercessor na terra: 

Romanos 8:26  Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis. 27  E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

Por que existe tanta oração ao nosso favor? Porque a oração é um tipo do incenso sendo queimado diante de Deus, conforme diz Apocalipse 8.3: Veio outro anjo e ficou de pé junto ao altar, com um incensário de ouro, e foi-lhe dado muito incenso para oferecê-lo com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro que se acha diante do trono.

O altar de ouro que está diante do trono de Deus é o verdadeiro e, em figura, foi representado no tabernáculo de Moisés e no templo de Salomão, aqui na terra.


O Sumo Sacerdote Também nos Livra da Recessão 

Jó padeceu enfermidades e falência financeira, por 9 meses de sua vida. Hoje nenhum dos filhos de Deus poderia comparar sua vida como a de Jó, pelo fato que Jó não tinha um intercessor, ele não tinha um representante diante de Deus. Em Jó 9:33 ele disse: Não há entre nós árbitro que ponha a mão sobre nós ambos.

Você, hoje, tem Jesus como Sumo Sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque (Hb 7:21). O sacerdócio de Melquisedeque só tinha bênçãos para dar, nenhuma maldição (em Gn 14:18–20 diz:Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; era sacerdote do Deus Altíssimo; 19  abençoou ele a Abrão e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, que possui os céus e a terra; 20  e bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus adversários nas tuas mãos. E de tudo lhe deu Abrão o dízimo). 

Por causa do seu sumo sacerdote, Jesus, espere apenas o bem na sua vida.  Não se engane, tudo o que é bom vem de Jesus e tudo o que é mau vem do diabo. Deus só abençoa seus filhos, sempre! Veja o que diz Tiago 1.16,17: Não vos enganeis, meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.

Aleluias! Tudo o que é bom vem do seu Pai das luzes. E ele nunca varia, nunca muda, nunca pensa diferente a seu respeito, porque você está em Cristo, eternamente justificado.


O INCENSÁRIO de OURO


Toma o teu incensário, põe nele fogo do altar, deita incenso sobre ele” disse Moisés para Arão. Arão deveria pegar as brasas do altar do holocausto que simboliza a cruz de Cristo, onde o cordeiro era sacrificado e, colocar nelas o incenso aromático. Quando esse incenso tocava as brasas de fogo, uma fragrância com cheiro suave era liberada em forma de fumaça.


O incensário de Arão era de ouro e não de bronze como os incensários dos revoltosos Corá, Abirão e Datã (leia o contexto de Números 16). O ouro fala da natureza de Divina de Cristo. O incensário era especialmente utilizado no grande dia da expiação, quando o sumo sacerdote adentrava além do véu, no Santo dos Santos, com sangue do cordeiro e também com o incensário liberando a fumaça aromática. 

Similarmente Jesus também penetrou os céus e com seu sangue fez expiação por nós e agora, hoje, está liberando a fragrância de sua obra perfeita como INCENSO diante de Deus.


“O incenso” -  O incenso é uma figura das perfeições de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vida e obra. Toda a sua beleza em palavras, obras, pensamentos e ações diante de Deus foram agradáveis. 


Hoje você e eu, nós, somos a fragrância de Cristo na terra. Cada vez que o louvamos, oramos, adoramos, e anunciamos seu nome, estamos liberando a doce fragrância de seu perfume, conforme Paulo diz em 2 Coríntios 2.14: Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento.


OS INGREDIENTES do INCENSO

Quando estudamos os ingredientes que compõem o incenso, entendemos por que o incenso fala da perfeição de nosso Senhor Jesus Cristo. A composição deste incenso sagrado foi dada para Moisés em Êxodo 30.34:

Disse mais o SENHOR a Moisés: Toma substâncias odoríferas, estoraque, ônica e gálbano; estes arômatas com incenso puro, cada um de igual peso; 35  e disto farás incenso, perfume segundo a arte do perfumista, temperado com sal, puro e santo.

Cada especiaria assim como o sal apontam para Jesus em sua completa e perfeita obra a seu favor. Além disto, esses elementos EXALAM a fragrância de Cristo, quando você ora.

Vejamos o que eles representam:

Estoraque

A palavra hebraica é "nataph " e sua raiz significa "gotejar, destilar, profetizar, pregar, discursar". Era utilizada no contexto da pregação e profecia, das palavras doces e nobres. Moisés disse em Deuteronômio 32.2:  Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva. 

Jesus é nosso Mestre, Profeta e Pregador do evangelho da paz. O evangelho que goteja dos céus e traz frescor para a terra é a pregação das BOAS NOVAS da obra de Cristo. Sua vida desceu a nós como orvalho dos céus que formava o Maná a cada manhã.

Ônica 

A palavra hebraica é sh@cheleth (Shoréléti) tem como raiz: "shachal" (ChárraLlêque significa "leão".   O Leão, na Bíblia, representa nosso Senhor Jesus em sua vitória sobre os inimigos e Rei dos Reis. O Leão de Judá venceu (Ap 5.5). 

Gálbano 

A palavra tem origem em "cheleb" (rrêlév) que significa gordura. Gordura é algo bom no Velho Testamento ela aponta para “o melhor”.

Abel trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura [o melhor] deste. Essa mesma palavra rrêlév” é usada para descrever como o “melhor” do dízimo dado ao Senhor. 

Números 18: 28–29  Assim, também apresentareis ao SENHOR uma oferta de todos os vossos dízimos que receberdes dos filhos de Israel e deles dareis a oferta do SENHOR a Arão, o sacerdote. 29  De todas as vossas dádivas apresentareis toda oferta do SENHOR: do melhor delas, a parte que lhe é sagrada.

Nm 18:17  Mas o primogênito do gado, ou primogênito de ovelhas, ou primogênito de cabra não resgatarás; são santos; o seu sangue aspergirás sobre o altar e a sua gordura queimarás em oferta queimada de aroma agradável ao SENHOR.

O dízimo é uma oferta de aroma agradável ao SENHOR, como o incenso aromático.

Fp 4:18  Recebi tudo e tenho abundância; estou suprido, desde que Epafrodito me passou às mãos o que me veio de vossa parte como aroma suave, como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. 19  E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades.

Paulo recebeu a oferta como sacrifício aceitável e aprazível a Deus. O dízimo e oferta são como o incenso cuja fragrância de Cristo exala ao recebê-la. Deus ama quem dá com alegria.

No Antigo Testamento existem duas maneiras de oferecer sua oferta ao Senhor:

  • A oferta Movida

    • Na oferta movida, o peito assado do cordeiro (uma figura do amor de Jesus por nós) é balançado, ou movido, da direita para a esquerda, diante do Senhor. A oferta movida exala o amor, tanto do ofertante para com Deus, quanto de Deus para com ele. Jesus como oferta foi “movido” diante de Deus lembrando-o o quanto Ele amava o Pai. O desejo de Jesus não era retornar para o seu trono de glória, mas para o Pai (João 13.1). 

  • A oferta alçada

    • Na oferta alçada, o sacrifício era levantado para cima e para baixo. O dízimo é uma oferta alçada. 

    • Existia a “oferta pacífica” oferecida como ações de graças e louvores ao Senhor.  Nela a coxa direita do cordeiro (a parte mais forte) era movimentada para cima e para baixo. Esta oferta tipifica a nossa justificação e a paz, que agora, temos com Deus por meio do sacrifício da cruz.

Quando você junta a oferta movida e a oferta alçada, elas formam uma imagem da cruz.

Precisamos da manifestação do amor de Jesus e do poder de Jesus em nossas vidas. Poder sem amor pode ser abusivo e amor sem poder é impotente.

Nosso melhor deve ser para Deus. Nosso primeiro dia da semana, nosso melhor amor, nosso melhor tempo.

VOLTEMOS AOS INGREDIENTES:

Incenso

Era branco e provinha da seiva de uma árvore. O branco nos fala de pureza e de justiça. Quando Jesus nasceu os sábios trouxeram seus tesouros: ouro, incenso e mirra. A vida de Jesus foi completamente agradável a Deus Pai. Poucas vezes ouvimos sobre a voz de Deus. Ela soa como trovão nos céus. Ela é Poderosa e majestosa e foi ouvida pelos homens nos dias de Jesus na terra, dizendo: “Este é meu Filho amado em quem me comprazo”. 

Soldados foram incumbidos de prender Jesus, mas não puderam e, ao voltarem aos seus mandantes, disseram: Jamais alguém falou como este homem. João 7:46.

Temperado com sal  

O incenso recebia o sal. O sal age tanto como tempero quanto como conservante. O sal possui a qualidade de algo durável, isso fala de aliança perpétua. Em todas as ofertas do Velho Testamento, o sal deveria ser aplicado:

Levítico 2:13  Toda oferta dos teus manjares temperarás com sal; à tua oferta de manjares não deixarás faltar o sal da aliança do teu Deus; em todas as tuas ofertas aplicarás sal.

Na Nova Aliança temperar com sal representa as Palavras de Graça que devem sair de nossa boca


Cl 4.6 A vossa palavra seja sempre agradável [cheia de graça], temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um


O que significa temperar seu discurso com graça? 

A graça é um favor imerecido, ou seja, aquilo que nós não merecemos. Assim “palavras de graça” são aquelas que você fala para as pessoas mesmo que elas não mereçam. São sempre palavras de bênção. Ao desfrutar do bom perfume de Cristo exalado na comunhão com Ele, você será como Ele é. Suas palavras serão tocadas com a “brasa do altar” e misturadas com o incenso serão agradáveis ao ouvinte. 


O INCENSO NA PRESENÇA DO SENHOR JESUS

Ex. 30.36 NTLH  — Moa uma parte desse incenso até que vire um pó bem fino. Depois leve-o para dentro da Tenda da Minha Presença, onde eu me encontrarei com você, e coloque-o diante da arca da aliança. Considerem esse incenso como uma coisa muito sagrada.


No texto acima, vemos que Deus ordenou a Moisés deveria levar o incenso para o Santo dos Santos, diante da arca. Sabemos que a arca simboliza a Presença de Jesus. O lugar da intimidade, onde Ele fala conosco. É o nosso espírito, o lugar secreto, de descanso e paz.

Jesus falou que o Pai nos encontra no lugar secreto da oração para nos recompensar.

Aprenda a dedicar uma porção de seu tempo, todos os dias, para desfrutar de Jesus, neste ambiente de oração.

Considere este TEMPO como algo MUITO SAGRADO.

Historiadores dizem que a roupa do sumo sacerdote ficava impregnada com o perfume do incenso, era algo sobrenatural! Assim, você também exalará a Jesus, quando a fragrância do incenso de Cristo exala em Sua Presença. Foi por isto que Paulo disse em 2 Coríntios 2:15: Porque nós somos para com Deus o bom perfume de Cristo, tanto nos que são salvos como nos que se perdem.


Nenhum Mal pode Prevalecer na Presença de Jesus

Arão correu para o meio do povo, no meio da praga, com seu incensário na mão e, a praga, cessou. Assim como Arão, Jesus está no meio de seu povo, Ele anda na igreja. Apocalipse diz: “e, no meio dos candeeiros, um semelhante a filho de homem, [...]” Os candeeiros representam a igreja, eu e você, o templo de Deus. Jesus está no nosso meio, com o incensário em suas mãos, intercedendo por nós, por isso, NADA DE RUIM LHE ACONTECERÁ, creia nisto, desfrute disto!

Toda vez que você orar, imagine uma fragrância doce subindo como fumaça para Deus. Deus se deleita nela, porque lembra a obra perfeita de Cristo. Sempre que ela estiver em seus lábios, o perfume de Cristo será sentido e, praga nenhuma poderá chegar à tua casa.

Desta maneira, quanto mais você ora, mais você é animado, revigorado, restaurado em sua saúde, mais o bom perfume lhe dá satisfação e prazer. 

QUANDO DEUS É LEMBRADO DE JESUS, A PRAGA CESSA.

No meio deste confinamento, “queime mais incenso”, glorifique Jesus através do louvor e da adoração, fale aos outros como Jesus é maravilhoso e, venha ao Pai dizendo para Ele como Jesus é perfeito. 

Encha seu lar dos louvores a Cristo. 

O povo sobreviveu à praga, não por serem extremamente santos, mas por causa do incenso que o sumo sacerdote trouxe. 

Hoje temos um sumo sacerdote que abençoa e nunca amaldiçoa. Jesus torna nossos louvores e orações aceitáveis ​​ao Pai. Mesmo agora, Jesus está intercedendo por você diante do Pai.

Aproxime-se com um coração sincero. Mesmo que não haja imperfeição em suas orações, Jesus mistura o seu incenso a elas, tornando-as plenamente agradáveis ao Pai.

Ap 5.8  E, quando tomou o livro, os quatro seres viventes e os vinte e quatro anciãos prostraram-se diante do Cordeiro, tendo cada um deles uma harpa e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos, 9  e entoavam novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro e de abrir-lhe os selos, porque foste morto e com o teu sangue compraste para Deus os que procedem de toda tribo, língua, povo e nação 10  e para o nosso Deus os constituíste reino e sacerdotes; e reinarão sobre a terra.

Nossas orações alcançam Deus como incenso hoje. Elas são doces e perfeitas para Ele. Não oramos com base em nossos méritos, mas com base na perfeição de Jesus, na sua doce fragrância da obra consumada. Assim, exercemos nosso sacerdócio e realeza, num mundo cercado pelo medo e pelas trevas.

Como Davi, aprenda a levantar as mãos a Deus em oração e louvor, mãos santas, sem ira e sem incredulidade e você perceberá a DOCE FRAGRÂNCIA de Cristo sendo aceita pelo Pai.

Sl 141.2  Suba à tua presença a minha oração, como incenso, e seja o erguer de minhas mãos como oferenda vespertina.

Amém.


Comentários